• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Howard Shore e o processo criativo da trilha sonora para a Terra-média

Administração Valinor

Administrador
Colaborador
O Compositor canadense Howard Shore, que está compondo novamente a trilha sonora para a Terra-média – dessa vezpara O Hobbit – deu uma entrevista em áudio para o Classifilm.co.ukEis alguns trechos: Questionado sobre a renovação da sua parceria com Peter Jackson para O Hobbit, ele diz que: “Estar de volta à Terra-média é uma [...]Artigos relacionados:
  1. Leitura de O Hobbit: lição de casa para Howard Shore e Ian McKellen
  2. Compositor Howard Shore retornará à Terra-Média
  3. 12 dias de Howard Shore na Alemanha

Leia Mais...
 
Última edição por um moderador:
Meu envolvimento é o meu lápis, a página, as barras de música na minha frente, e a orquestração. É um processo contínuo que é feito todos os dias. O livro sempre está aberto na minha mesa, e estou sempre lendo as palavras de Tolkien.
Muito interessante o processo criativo!

Eu imagino que seja um pouco estressante compor sob um pretexto (o livro, nesse caso). Haja inspiração!
 
Tudo é mais difícil de se fazer quando você tem que seguir um tema... Ainda mais quando se trata de compor uma trilha para uma história de Tolkien!

Mas tenho certeza que Howard Shore fará um bom trabalho.
 
Nem sabia que ele era canadense, nem que sexta foi o aniversário da morte de Tolkien, deve ser mesmo difícil compor algo, ainda mais sobre pressão de um monte de nerd chato se por acaso você fizer merda.
 
Acredito (com 99% de certeza hehe) que Howard Shore usará trechos da já utilizada trilha de O Senhor dos Aneis, principalmente a melodia do tema da sociedade e do tema dos hobbits (concerning hobbits) em momentos em que o Bilbo aparece, ou quando ele fizer a ligação do anel com os acontecimentos que levaram a Guerra do Anel. Acho que será algo subjetivo, como uma melodia que nos faça lembrar do que ja ouvimos nos filmes de LOTR, algumas notas, sei la.
Acho pouco provável que a trilha seja totalmente nova, sem nada que nos faça lembrar dos filmes.
 
Parece realmente que esse novo trabalho do Shore está sendo mais difícil que a trilha do SDA. Se for mais difícil tenho certeza de que ficará melhor.
 
mal posso esperar. qdo vi senhor dos aneis pela primeira vez nem fazia ideia que existia essa historia. agora com o hobbitt será diferente.

a trilha sonora de SDA é maravilhosa, do hobbit nao será diferente!
 
Trilha Sonora, assim como Maquiagem, Figurino e Efeitos Visuais, já é um Oscar garantido. O trabalho de Howard Shore é MUITO bom mesmo, consegue captar a Terra-média e seus temas de um jeito que nunca vi nenhum fã reclamar.
 
Trilha Sonora, assim como Maquiagem, Figurino e Efeitos Visuais, já é um Oscar garantido. O trabalho de Howard Shore é MUITO bom mesmo, consegue captar a Terra-média e seus temas de um jeito que nunca vi nenhum fã reclamar.

Também nunca vi. Honestamente, o considero como o maior compositor de filmes/temas da atualidade. Embora Hanz Zimmer também mande super bem. Tenho toda a trilha sonora de O Senhor dos Anéis aqui em casa, amo ouvir a "trilha" do Condado de manhã, é super massa! E é com certeza que falo que Shore usará algumas trilhas do SDA.
 
Realmente, Howard Shore faz um ótimo trabalho como compositor, de modo que eu me sinta na Terra Média! Muito bom saber que teremos ele de volta!
 
Eu fico curioso para saber como Peter Jackson vai fazer a ligação do Hobbit com o Senhor dos Anéis. Não tanto no sentido de enredo, mas no sentido "emocional". A trilha sonora vai ser uma parte fundamental desse processo. Não acho que Shore vai chegar a repetir grandes partes das trilhas, mas ele com certeza usará certos "ecos" da trilha so SdA para ajudar a ambientar o telespectador. Esse recurso já é utilizado no próprio SdA. Por exemplo, quando Boromir se levanta e fala no Conselho de Elrond, dá pra ouvir, fraquinho, um pedaço do tema de Gondor. Esse é o tipo de coisa que eu aposto que Shore continuará fazendo.
 
A trilha do Hobbit lembrará muito o SDA, mas muito mesmo. Mas Shore certamente fará um trabalho diferente.

A meu ver esses ecos se repetirão, entretanto, embora o filme tenha uma conotação mais "infantil" em comparação com o SDA, muitas faixas do Hobbit terão um caráter mais obscuro ("pesado") principalmente nas ligações dos eventos com o SDA.

Vamos ver... se tudo der certo (e com certeza dará) essa pode ser a melhor trilha sonora dos últimos anos e para os próximos anos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo