• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Desafio: 30 dias de livros

Dia 01 - Seu livro favorito: O Morro dos Ventos Uivantes
Sinceramente, não tenho um livro favorito, mas esse foi o primeiro livro que eu fui atrás em uma biblioteca e um dos primeiros que me despertou a vontade de estar sempre continuando a leitura. Então, se for pra escolher um, acho que no momento, o que me veio à cabeça foi esse.

Dia 02 - O livro que mais odeia: Édipo Rei
Não é exatamente por causa da história, que eu mal lembro, por sinal, mas eu li esse livro muito nova e obrigada pelo colégio. A linguagem era difícil para uma criança e eu tive que fazer inúmeros trabalhos sem nem entender o que acontecia na história. Foram provas, resumos e cartazes mal-feitos porque eu simplesmente não conseguia ler ou entender o livro. Acabei pegando tanta raiva que ele ocupa esse papel de destaque.

Dia 03 - Um livro que te surpreendeu completamente (positivamente ou negativamente): Uma crença silenciosa em anjos
Eu não lembro o nome do autor, mas esse livro realmente me surpreendeu. Eu normalmente não gosto de um livro com uma história policial então eu li meio desconfiada, mas eu acabei adorando. O modo como o autor foi contando o enredo foi diferente do que normalmente eu vejo, então eu realmente me surpreendi.

Dia 04 - Um livro que te faz lembrar de casa: Harry Potter (nenhum em especial, mas a história como um todo)
Eu não coloquei um livro em específico, mas se fosse para escolher um deles seria a Pedra Filosofal. Nesse a sensação de encontrar o lar em uma escola é mais forte e mais alegre também. Lembra muito uma época em especial em que eu considerava minha escola mais minha casa do que minha própria casa. Era pra escola que eu corria todo o dia e não queria sair, pois era ali que se encontravam as pessoas com quem eu me importava e me identificava. Então, me lembrar de casa, na verdade seria me lembrar do lugar que tive como um lar, que foi a escola. E esse livro me faz lembrar disso.

Dia 05- Um livro de não-ficção que você gostou: Marley e Eu
Eu li apenas dois livros de não-ficção, que eu me lembre, na vida. E eu acho que nem preciso falar muito desse livro, considerando que já falaram dele e que quase todo mundo conhece. Enfim, foi um livro de não-ficção que eu gostei e um dos únicos que li.

Dia 06- Um livro que te faz chorar: O Corcunda de Notre-Dame (Victor Hugo)
Sinceramente, já chorei em tanto livros que foi difícil escolher. Optei por esse, que apesar de bem conhecido, não foi muito comentado por aqui como outros que eu poderia ter colocado. Acabei chorando no finalzinho, bem nas últimas páginas.

Dia 07 - Um livro que é difícil de ler: Os Lusíadas (Camões)
Sério, eu quase desistir de ler esse livro, mas precisava pra escola. A minha sorte foi que tinha algumas notas de rodapés, que eu acabei lendo mais do que a história em si. Para cada meia página de história, havia meia página de rodapé explicando alguma coisa. Foi difícil e maçante.

Dia 08- Um livro que não é famoso e que você acredita que deveria ser um best-seller: O Nome do Vento (Patrick Rothfuss)
Esse livro já esteve na lista dos mais vendidos do New York Times, mas não chegou a ter aquela fama de best-seller que faz com que todos conheçam o livro em vários países e tudo o mais. E, nunca encontrei alguém que conhecesse a história, que merece ser conhecida, já que é muito boa.

Dia 09- Um livro que você leu mais de uma vez: O Segredo da Plataforma Treze (Eva Ibbotson)
Quando eu era mais nova, tinha poucos livros, de forma que aqueles que eram os que eu mais gostava, eu relia sempre que tinha vontade. Esse foi o livro que eu mais reli porque o adorava. É uma história para crianças que nunca enjoava e entediava. Apesar de quase o ter decorado, relê-lo nunca foi chato.

Dia 10- O primeiro romance que você lembra de ter lido: O Caso da Borboleta Atíria (Lúcia Machado de Almeida)
É um dos clássicos da Série Vaga-lume e minha mãe o leu na infância, há no mínimo 30 anos atrás. Ela acabou me dando o livro quando eu era mais nova junto com alguns outros e esse foi o que mais me chamou a atenção e eu li primeiro. Não me lembro de nenhum anterior e nem da minha idade na época, mas eu lembro que tinha adorado a história

Dia 11- O livro que fez com que você se apaixonasse pela leitura: Ella Enfeitiçada (Gail Carson Levine)
Ganhei esse livro quando era mais nova e foi com ele que comecei a querer ler outros. Eu nunca tinha tido vontade de ir atrás de uma história, embora gostasse de ler. Com ele, comecei a procurar outros livros, principalmente aqueles que tivessem o toque de fantasia que esse tinha.

Dia 12 - Um livro que te absorvia tanto emocionalmente que você não conseguiu terminá-lo ou teve que deixá-lo um pouco de lado: As Brumas de Avalon: O Gamo Rei (Marion Zimmer Bradley)
Eu li toda a série tendo que parar em alguns pontos para respirar um pouco, de tanto que a história me absorvia, entretanto, este teve um momento que me tocou tão profundamente que eu tive que parar por alguns dias. Caso eu não tivesse parado um pouco, não teria conseguido ir em frente com a leitura.

Dia 13- Livro favorito da infância: O Segredo da Plataforma Treze (Eva Ibbotson)
Eu já citei esse livro, de forma que não há muito o que falar. Ele é o meu favorito da infância pelos mesmos motivos que foi um livro que eu li mais de uma vez: eu nunca enjoava ou entediava. A história é ótima e escrita de um modo perfeito para uma criança.

Dia 14- Livro que deveria estar na lista de leituras obrigatórias da escola: Drácula (Bram Stoker)
Acho esse livro excelente para ser usado na escola. Desperta o gosto pela leitura, é perfeito pra falar da época em que romances góticos estavam em alta na Europa e pode ser adaptado para leitura em diferentes idades. Isso sem falar que a história em si é ótima. Todos já ouviram falar na história e assistiram filmes, desenhos e outras coisas que tenha base no Conde Drácula. Mostrar aos alunos o livro que originou isso deveria ser feito em escolas.

Dia 15- Livro favorito lidando com cultura estrangeira: Odisseia (Homero)
Eu não li muitos livros que tratam de cultura estrangeira, mas do que li, esse é o que eu mais gosto. As criaturas mitológicas, os deuses gregos e a história em si me cativaram na época da escola, se tornando um livro obrigatório que eu li com gosto.

Dia 16- Livro favorito adaptado para o cinema: Desventuras em Série (Lemony Snicket)
O filme e os livros diferem bastante, mas ainda assim, eu adorei o filme. Apesar de só abodar os três primeiros de uma série de treze e criar algumas coisas que não deveria existir, o filme ficou bem trabalhado e conseguiu passar todo aquele jeito de contar que só essa série possui. Na minha opinião, um dos poucos filmes que conseguiu alterar detalhes do livro sem estragar completamente a história.

Dia 17- Adaptação para o cinema que foi completamente deturpada: Os Seis Signos da Luz (Susan Cooper)
Os efeitos do filme foram ótimos, mas a história deixou a desejar. Sinceramente, a inclusão de personagens que não existiam, a mudança de importância de certos personagens, o final, o começo, enfim, o filme inteiro ficou completamente diferente da história do livro. Na minha opinião, ele realmente deturpou toda a história e me fez achar que os ingressos do cinema deveriam ter sido gastos em outra coisa.

Dia 18- Um livro que você adora e não é mais encontrado nas livrarias: O Diário da Princesa (Meg Cabot)
Era uma série de livros que eu gostava quando criança, mas tive que parar no primeiro porque simplesmente não conseguia encontrar a sequência em livraria alguma. Eu encontrava, raramente, os seguintes ao que eu estava procurando, mas aquele que eu queria, nunca. Desse jeito, eu nunca consegui ir em frente com a história.

Dia 19- Um livro que fez você mudar completamente de ideia sobre algo (não-ficção): Violetas na Janela (Patrícia)
Esse foi um livro que mudou minha opinião a respeito de livros para doutrina religiosa. Fez eu perceber que há como um livro que serve para ensinar ser interessante, com uma leitura leve e que desperte interesse. Ao contrário de muitos outros livros parecidos, ele não força uma ideia, não é cansativo e tem uma história boa.

Dia 20- Um livro que você recomendaria para uma pessoa ignorante/racista/de mente fechada: O Hobbit
Eu acho que seria uma boa leitura para aqueles que ficam reclamando de livros do gênero. Gente que diz que Senhor dos Anéis é perda de tempo e que os livros são horríveis e tudo o mais. Começando com Hobbit, que é mais tranquilo, acho que seria o começo para que essas pessoas vejam como Tolkien é ótimo.

Dia 21- Um livro que é um guilty pleasure: O Diário da Princesa (Meg Cabot)
Eu já comentei sobre esse livro aqui, mas uma coisa a citá-lo como um livro da infância e outra é dizer que gosta dele anos depois. É um livro um tanto quanto infantil, eu admito e, em alguns momentos, feminino demais. Mas eu acabei gostando dele, embora não tenha lido a série inteira. E, bom, é o tipo de livro que aqueles que me conhecem ficaram um pouco surpresos se eu dissesse que li.

Dia 22- Série favorita: As As Brumas de Avalon (Marion Zimmer Bradley)
Já falei dos livros dessa série e não fui a única a responder esse dia com essa série. Eu até tentei pensar se não havia alguma outra para eu não repetir tanto, mas não deu. Só essa série poderia ser a resposta. Eu amo outras séries de livros e tenho algumas que são muito importantes pra mim, mas essa é única. Ela me tocou profundamente e me cativou. Acabou se tornando minha série favorita.

Dia 23- Livro romântico favorito: Sonho de Uma Noite de Verão (William Shakespeare)
Não sei se conta colocar essa história aqui porque a história original é uma peça, mas foi a única que eu pensei. Quando eu conheci, foi através de uma versão em prosa, então eu não li a peça exatamente. Enfim, é uma história que fala sobre amor e romance e que eu gostava muito de ler. E, como eu não li quase nenhum livro romântico, acabei optando por essa mesmo.

Dia 24 - Um livro sobre o qual depois você descobriu que o autor mentiu:
Sinceramente, não entendi direito essa. Acho que deveria ser um caso de um livro de não-ficção que depois eu descobrisse que uma parte era inventada. Mas isso nunca aconteceu comigo. Então, o dia de hoje eu pulo.

Dia 25- Autobiografia ou biografia favorita:
Nunca li uma biografia ou autobiografia. A não ser que Marley & Eu conte, e eu acho que não conta, vou ter que pular esse dia novamente. Dois seguidos, que pena.

Dia 26- Um livro que você gostaria que fosse escrito:
Não é muito fácil pensar em um livro que eu gostaria que fosse escrito. Acho que o tipo de livro que sinto falta são livros de fantasia, mas sem aquele toque infantil que acontece na grande maioria dos livros assim. Quando sai um livro novo que aparenta que vai ser assim, não é raro que, na verdade, ele seja meio infantil, só não tenha parecido na hora. Assim, mais livros de fantasia para um público mais velho que o normal seriam o que eu gostaria que fosse escrito.

Dia 27- Um livro que você escreveria se tivesse os recursos necessários:
Um livro de contos. Se eu tivesse todos os recursos que fossem precisos e mais o talento, escreveria contos. Sobre temas diversos, com personagens diferentes. Algo que não fosse pensado certinho para que os contos tivessem algo em comum para estarem em um livro, mas apenas o que me desse vontade.

Dia 28- Um livro que você gostaria de nunca ter lido: Marília de Dirceu (Tomás Antônio Gonzaga)
Eu comecei a ler esse livro e acabei parando no começo da segunda parte. Estava sendo tão entediante pra mim que eu não consegui mais prosseguir. Não é exatamente o livro que eu gostaria de nunca ter lido porque eu não o terminei, mas é o mais próximo a isso que vou chegar porque eu queria não ter começado para não ficar sabendo de metade da história apenas. Até mesmo o livro que eu mais odeio eu não tenho esse sentimento porque pelo menos eu fui até o fim e usei a história pra algo, mesmo que uma prova.
 
Dia 03- Um livro que te surpreendeu completamente (positivamente ou negativamente)

Um livro que me surpreendeu positivamente na verdade são 3. A Trilogia O Senhor do Anéis. Digo isso porque um amigo que tinha lido meio que me desanimou para ler, falou que era tedioso. Mas quando li fiquei realmente supreendido pela riqueza que encontrei na trilogia.
 
Dia 01 - Seu livro favorito: O Nome do Vento
Muda com uma certa frequencia, masno momento, esse é o livro que me conquistou. Achei a história bem feita e envolvente. Me prendeu a atenção do início ao fim. É aquele tipo de livro que você volta pra casa correndo pra continuar lendo. Ou pelo menos para mim foi.

Dia 02 - O livro que mais odeia: A Cabana.

Fiquei entre ele e o Código Da Vinci, mas acabei indo por ele. Não que eu tenha raiva do conteúdo, ou da mensagem do livro. Eu tenho ódio das consequencias que ele trouxe. Agora para onde eu viro tem alguém tentando em convencer que estou errado por não ser católico porque não entendi a "mensagem correta", e que eu deveria ler para "compreender tudo". É, já me ditaram esse livro vezes o bastante para eu saber do que se trata. É uma conclusão à qual eu já tinha chegado anos antes, e acho que qualquer um que se desse ao trabalho de raciocinar por algumas horas chegaria, não precisam esfregar na minha cara ela cada vez que tenho uma conversa, obrigado.

Dia 03 - Um livro que te surpreendeu completamente: Os Magos (Lev Grossman)
Sabe aqueles livros que têm uma proposta interessante, boas criticas, um começo bem legal, que te deixam com uma incrível vontade de ler, ao ponto de você ficar com medo de ele ser na verdade ruim, mas quando você lê, descobre que ele é incrível mesmo? Então, não é o caso dele. Ele tem todo o chamativo, mas a execução é porca. O personagem principal é tão irritante que dá vontade de dar um tiro nele, e todo o clima de "não há salvação, a vida é uma &¨%# aprenda a viver com isso" dá nos nervos. Tem algumas partes bem interessantes, e um ou dois personagens que cativam. Mas, fora isso, foi uma grande perda de tempo.


Dia 04 - Um livro que te faz lembrar de casa: A Espada na Pedra (T. H. White)
Todo o clima no qual esse livro é escrito me é muito aconchegante. Ele é calmo, tem um toque infantil, mas não o bastante para não ser levado a sério. Ele me acalma e me faz sentir em casa, não importa onde eu esteja. E me faz lembrar de casa, não da minha casa lugar físico, mas do conceito de lar, seja qual for o local ao qual eu o atribuo no momento. Me lembra de infância, de deitar no chão da sala sob o calor do fim de tarde, de correr pela rua descalço brincando de esconde-esconde, e de bananas cobertas com leite em pó (o que, na minha infância, teve o papel que bolinhos de chuva geralmente têm). Enfim, me lembra de casa. Seja como época, lugar ou conceito. Um livro muito bom também, devo acrescentar.

Dia 05 - Um livro de não-ficção que você gostou: Eram os deuses astronautas? (E. von Däniken)
É um livro bem interessante. Nele o autor discute as semelhanças entre astronautas e as representações dos deuses antigos, pondo em questão a identidade do que chamamos de deuses. Não entrarei na discussão, já que não poderia falar com a mesma propriedade, mas o autor tem argumentos bem interessantes, e, mesmo que eu não concorde pessoalmente com a teoria dele, ainda é uma teoria interessantíssima para se conhecer.

Dia 06 - Um livro que te faz chorar: As Brumas de Avalon (Marion Zimmer Bradley)
Esse é comlicado. Eu nunca cheguei a chorar num livro. Na verdade nunca chorei de verdade com mídia nenhuma, então sempre que essa questão surge, eu considero como resposta a coisa me me levou mais perto de chorar, oque geralmente significa olhos vermelhos e aguados. fazer oque, é a vida. Enfim, essa série de livros me tocou profundamente. Eu consegui me apegar às personagens muito mais que o normal, então as reviravoltas da trama me inspiraram ódio, raiva, alegria e tristeza profundas. Vai entrar no meu Top 5 de livros com certeza.

Dia 07 - Um livro que é difícil de ler: A Volta ao Mundo em 80 Dias (Julio Verne)
Não é que seja propriamente dificil de complicado. Mas ele é muito cansativo. Eu achei um livro muito estático. Pouco dinâmico para uma narrativa de ficção. Ele é bom, mas cansa muito, enjoa, tanto que eu não consegui terminar. Parei faltando um quarto para terminar o livro, mas simplesmente não pude ir em frente. Uma pena.

Dia 08- Um livro que não é famoso e que você acredita que deveria ser um best-seller: O Analista de Bagé (Luis Fernando Verissimo)
Esse livro é um tanto quanto velho já. É uma colentânea de crônicas humorísticas do Verissimo, com a "O Analista de Bagé" como principal. O Livro é engrassadíssimo, com um humor mais inteligente do que o que estamos acostumados hoje em dia. Verissimo é, sem duvida, o melhor cronista de humor brasileiro na minha opinião. Se você gosta de crônicas, esse é um livro que eu recomendo com certeza.

Dia 09- Um livro que você leu mais de uma vez: As Brumas de Avalon: A Senhora da Magia (Marion Zimmer Bradley)
Ok, eu tive que me repetir, mas não exatamente. É raro eu reler um livro. Eu sempre falo que vou reler, mas acabo não o fazendo. Mas esse livro, que é o primeiro da série que eu já mencionei, eu nem sei quantas vezes eu li. Em parte porque eu o adorei, em parte porque eu recomecei a série muitas e muitas vezes. Interessante é que, apesar de saber toda a história, eu sempre me emocionava denovo.

Dia 10- O primeiro romance que você lembra de ter lido: O Pequeno Príncipe (Antoine de Saint-Exupéry)
Eu nem lembro minha idade, mas meu pai um dia apareceu com esse livro, disse que era o livro que ele leu quando criança e que eu tinha que ler. Eu odiei o livro. Completamente. Eu o li forçado e eu li antes de ter maturidade para compreender o livro por completo. Não tinha como gostar desse jeito. Mas, querendo ou não, foi o primeiro romance que eu li. Tenho vontade de ler ele um dia denovo, dessa vez por vontade própria e com a maturidade adequada.

Dia 11- O livro que fez com que você se apaixonasse pela leitura: Harry Potter e a Câmara Secreta(J. K. Rowling)
Esse livro foi o primeiro livro que eu li por vontade própria, e foi o que me mostrou o quanto a leitura pode ser prazerosa. Eu me apaixonei pela trama e por como uma história escrita pode ser dinâmica. Acho que eu tinha uns 9 anos na época. Claro que fiquei meio confuso, uma vez que comecei pelo segundo livro da série, mas isso não me impediu (na verdade o primeiro livro da série, foi o 4º que eu li XD).

Dia 12 - Um livro que te absorvia tanto emocionalmente que você não conseguiu terminá-lo ou teve que deixá-lo um pouco de lado: As Brumas de Avalon: O Prisioneiro da Árvore (Marion Zimmer Bradley)
Odeio ter que pegar outro livro de uma série que eu já mencionei, mas não tem jeito. Não teve um livro que eu tenha tido que parar de ler, eu sempre vou em frente. Ser absorvido emocionalmente só me faz querer viver mais e mais o livro, então eu não pro. Acontece que esse livro me tomou tanto, me roubou tanto do mundo ao meu redor, que não tem como não mencionar ele. Eu estava trabalhando na epoca, e eu lembro que no fim do período eu ficava esperando chegar no ônibus para voltar para casa lendo. Eu chegava a ficar meio triste quando a viagem acabava por que ia ter que parar de ler.

Dia 13- Livro favorito da infância: Harry Potter (J. K. Rowling)
Assim fica dificil não repetir. Tive alguns livros muito interessantes na infância, mas na época, nada me divertiu mais que a série Harry potter. Hoje em dia, apesar de divertida, a acho um pouquinho infantil, mas na época, eram meus livros favoritos.

Dia 14- Livro que deveria estar na lista de leituras obrigatórias da escola: O Senhor dos Anéis (J. R. R. Tolkien)
A série toda. Convenhamos, são livros muito bem escritos, e foram a base do modo como nós vemos a fantasia hoje em dia. O Senhor dos Anéis foi um marco na escrita de ficção, todo mundo deveria conhecer. E é uma leitura bem mais agradável que muitos dos livros que pedem...

Dia 15- Livro favorito lidando com cultura estrangeira: O Cavaleiro e O Samurai(Orlando Paes Filho)
Não é realmente não-ficção, e, mesmo que bastante romantizado, ele dá uma idéia legal do Japão feudal e da Escócia da mesma época, e a convivência dos dois guerreiros de backgrounds tão diferentes também fica bem interessante. Claro que é preciso filtrar o que tem base e oque é romantismo.

Dia 16- Livro favorito adaptado para o cinema: O Sehor dos Anéis(J. R. R. Tolkien)
É, já desisti de evitar repetição, tô vendo que vou ter que repetir mesmo...
Enfim, Dúnadan ja falou tudo. Mesmo com as modificações, foi a melhor adaptação de filme para cinema que eu já vi.

Dia 17- Adaptação para o cinema que foi completamente deturpada: Eragon (Christopher Paolini)
Ok, houveram muitas adaptações deturpadas, mas devo dizer que essa foi a mais horrenda que eu ja vi, ao ponto de ser quase sem ligação. Eles alteraram tanta coisa, que eu duvido ser possível sequer continuar a história em filmes. Isso, é claro, sem contar a [Irony]maravilhoooosa[/Irony] atuação de Edward Speleers no papel de Eragon, ou as misteriosas orelhas normais da elfa. O que é uma pena, porque os efeitos, e a Saphira, ficaram muito belos. Maldita seja essa adaptação. Maldita seja ela e o cavalo que a trouxe.

Dia 18- Um livro que você adora e não é mais encontrado nas livrarias: A Rainha do Ar e das Sombras (T.H. White)
O segundo livro da série, dando continuidade À Espada na Pedra, e, curiosamente, mais dificil de encontrar que este antecessor. É um livro igualmente bom, fico feliz de ter encontrado ele para vender, apesar de não poder dizer o mesmo do resto da série, que não consigo achar em lugar algum. :disgusti:

Dia 19- Um livro que fez você mudar completamente de ideia sobre algo (não-ficção)
Olha, acho que nada jamais me fez mudar completamente de idéia a respeito de algo. Eu dificilmente sou suficientemente radical em algum ponto para que uma mudança completa de opinião seja sequer possível. Poderia citar livros que mudaram ou refinaram minha opinião e algum ponto, como Go Rin No Sho(Os Cinco Anéis), adaptado da obra de Miyamoto Musashi, que expandiu bastnate minha visão, mas nunca algo me fez mudar completamente de idéia. Vou ter que deixar o dia de hoje vazio.

Dia 20- Um livro que você recomendaria para uma pessoa ignorante/racista/de mente fechada: O Pistoleiro(Stephen King)
Não conheço livro algum que recomendaria para alguém racista. Mas a maioria das pessoas que eu conheço ignorantes ou com mente fechadas, são pessoas que não pensam, que não valorizam a introspecção, a reflexão, incapazes de analizar algo de pontos de vista multiplos, incapazes de lançar um olhar novo sobre algo antigo, pessoas que vêem o mundo com os mesmos olhos que lhes foram dados por pais, amigos e professores ao longo de toda sua vida, e agora se prendem, cristalizados em um mundo falso e ilusório, em uma mentira forjada a aço. Para esses eu recomendaria O Pistoleiro. O final do livro é extremamente abstrato, e, se você tem a cabeça tão limitada assim, as chances são que não entenda nada, ou fique completamente perdido. Seria um desafio interessante para ensinar essas pessoas a pensar.

Dia 21- Um livro que é um guilty pleasure: Crepúsculo (Stephenie Meyer)
Ok, atirem os tomates. Atirem mais tomates. Mais uma leva. Pronto, agora eu me explico. Não digo que seja uma obra-prima como falam por aí. Também não acho que seja uma série que mereça todo o destaque que recebeu. Concordo com uma parte considerável das críticas, é uma série machista, é boba e tem personagens sem sal. Mas eu acho que elas foram longe demais. O filme foi, de fato, um grande monte de esterco, mas os livros não são de se jogar fora. Não acho que ela feriu lenda alguma com o ponto de vista que ela deu a vampiros e lobisomens, são lendas, afinal, cada um dá a leitura que bem entende, explicados os pontos principais, e a versão dela faz tanto sentido quanto qualquer outra, apesar de ser meio risível. A série pode não ser uma obra de arte, e não é o tipo de livro que vai marcar sua vida. Mas ainda é divertidinha, algo para se ler quando não tem mais nada melhor. Enfim, julgue quem quiser, mas apesar de não ter achado isso tudo, acredito que essa série tem seu lugar como uma leitura leve e divertida. Só não espere nada de extraordinário.
Agora podem jogar tomates de novo.

Dia 22- Série favorita: As Brumas de Avalon (Marion Zimmer Bradley)
Bem, aí não tinha jeito, eu tinha que repetir.
Já li séries excelentes, mas devo dizer, que de todas as séries que eu li mais de um livro, essa foi a que mais me envolveu e que eu mais gostei.

Dia 23- Livro romântico favorito: Cinco Minutos (José de Alencar)

De uma forma geral, não costumo gostar de livro brasileiro, tampouco de livros românticos. mas algo nesse em especial me conquistou. Acho que só a forma como é escrito, ele é muito bonito, e meio simples, sem tentar exagerar em nada. Conquistou um lugar nos meus favoritos, com humildade e sem grandes shows. Merece a menção.

Dia 24 - Um livro sobre o qual depois você descobriu que o autor mentiu
Não sei responder essa. Primeiramente eu não entendi muito bem o item. Além disso, se minha interpretação estiver correta, não acho que eu já soube de algo em um livro que eu li sobre o qual o autortenha mentido. Não sei, mesmo. Vou ter que pular esse.

Dia 25- Autobiografia ou biografia favorita
Vou ter que pular outro. Eu não leio biografias, muito menos autobiografias. Elas tendem a ser MUITO tendenciosas, seja para exaltar a pessoa, ou rebaixá-la, o que é compreensível, uma vez que para querer escrever sobre alguém, de um modo geral você ou gosta muito da pessoa, ou a odeia muito. Mas mesmo assim, eu não gosto.

Dia 26- Um livro que você gostaria que fosse escrito
Difícil dizer. Acho que, para variar, um livro de fantasia que prestasse e usasse a mitologia nórdica. Mas sem adaptação. Nada de modernização, como foi feito com a Grega na série dos Olimpianos, nem mesmo uma derivada, como fez Tolkien. Algo com oque se sabe da mitologia nórdica mesmo. Sinto falta de um pouco de mitologia pura, sem ser modificada. E eu devo admitir que a nórdica é a que me desperta mais o interesse. Sempre foi.

Dia 27- Um livro que você escreveria se tivesse os recursos necessários
Essa é fácil. Eu tenho a mania pde, para passar o tempo, pensar nas coisas ou criar histórias. Essas histórias raramente têm alguma ligação muito direta entre sí, mas nunca são completamente não-relacionadas. Eu ocasionalmente escrevo uma delas, para guardar, mas isso é raro, principalmente por preguiça ou falta de tempo. Se eu pudesse, eu escreveria todas as que já criei e que criaria por mais um tempo, um um livro. Eu tenho muita vontade de fazer isso, mas o fato de eu nunca chegar a escrevê-las, e de eu nunca achar que elas estão realmente boas, mesmo que alguém me diga o contrário, me impede de sequer tentar publicar algo.

Dia 28- Um livro que você gostaria de nunca ter lido
Não acho que tena algum. Nas poucas vezes em que um livro foi tão deplorável que eu poderia chegar a esse ponto, eu apenas o abandonei. Sem arrependimentos. XD

Dia 29- Um autor que você odeia/evita completamente e nunca lê: Augusto Cury
Simples: odeio auto-ajuda. Não tenho paciência, acho perda de tempo e tolice. É um monte de coisa óbvia que já se esperava que as pessoas soubessem pra começo de conversa. E, bem, ele não tem crédito nem entre psicólogos, porque eu deveria dar crédito a ele?
 
Dia 01- Seu livro favorito

Fico com O Senhor dos Anéis. O que mais me chamou a atenção foram as descrições sempre muito bem feitas, acompanhadas pela história muito envolvente. O tem de realidade que a narrativa tem, para mim, é espetacular!

Dia 02- O livro que mais odeia

Memórias Póstumas de Brás Cubas. Não é que eu ODEIE ele, só que o livro não está na minha lista de favoritos. Talvez porque eu tenha lido por obrigação na escola, não fui muito animado para ler. Além disso, não me identifiquei muito com todo o realismo contando a sociedade carioca da época. Se eu lê-lo de novo, posso mudar de opinião, mas por enquanto é o que eu menos gostei.

Dia 03- Um livro que te surpreendeu completamente (positivamente ou negativamente)

Senhora - José de Alencar. Me surpreendeu bastante, porque a ideia que eu tinha dele não tinha nada a ver com a realidade. Eu achava que a história seria meio melosa, com amores não correspondidos (nunca tinha lido nada de José de Alencar antes). Mas a história se mostrou muito melhor do que eu imaginei, com a atitude da Aurélia em casar e humilhar o marido, pensando que ele só se interessava no dote. Foi muito melhor que a encomenda.

Dia 04- Um livro que te faz lembrar de casa

Os livros do Guimarães Rosa me lembram muito minha casa, mas eu fico com Sagarana. Todo o regionalismo mineiro dos livros dele é muito familiar. Mesmo não morando na mesma região de Minas onde se passa a maioria dos contos, a fala, os costumes, tudo me lembra esse cantinho do Brasil.

Dia 05- Um livro de não-ficção que você gostou

A Criação: como salvar a vida na Terra - Edward O. Wilson. Escrito por um dos maiores biólogos do século XX, o livro fala de alguns problemas ambientais e chama o leitor para uma mudança. Além disso, ele é escrito em forma de carta a um pastor, chamando a atenção para deixar de lado as discussões entre ciência e religião e fazer alguma coisa pelo planeta.

"Ciência e religião são as duas forças mais poderosas da sociedade. Juntas, elas podem salvar a Criação."

Dia 06- Um livro que te faz chorar

Zezinho, o dono da porquinha preta - Jair Vitória. Li ele quando era criança e não cheguei a chorar, mas fiquei muito triste na época quando acabei de ler. Zezinho sofre muito ao defender a porquinha, vai conta seu pai, apanha muito. Além de toda a angústia do menino ao achar que a porca morreu na enchente e a preocupação por causa da doença que matava os porcos.

Dia 07- Um livro que é difícil de ler

Viagem - Cecília Meireles. Eu não sou muito fã de poesia e precisei ler esse livro para o vestibular. São poucas as poesias em que consegui entender alguma coisa, eu só ficava viajando, parecia que o livro era interminável. Por isso, é o que eu achei mais difícil de ler justamente por não entender o que estava lendo.

Dia 08- Um livro que não é famoso e que você acredita que deveria ser um best-seller

Essa foi difícil, mas eu fico com Nove Noites - Bernardo Carvalho. Bom eu acho que ele não é tão famoso quanto eu acho que deveria, nunca tinha ouvido falar dele antes de ler para um vestibular. A história gira em torno da investigação do narrador sobre o que teria acontecido com um antropólogo americano, Buel Quain, que veio para o Brasil estudar índios. A narrativa também mistura com as vivências do autor com os índios do Xingu quando criança. Me chamou muito a atenção o mistério da morte de Quain, até porque aconteceu realmente esse episódio do americano no Brasil, o que dá um tom de realidade muito grande para a obra.

Dia 09- Um livro que você leu mais de uma vez

O Silmarillion - J.R.R. Tolkien. Acho que ninguém aqui conhece esse livro né?? :mrgreen: O Silma é um livro muito bom que vale a pena ser lido muitas vezes (como qualquer outro do Tolkien). Sempre dou uma lidinha nele pra relembrar alguma passagem ou característica de algum personagem.

Dia 10- O primeiro romance que você lembra de ter lido

Doze Horas de Terror - Marcos Rey. Ganhei esse livro, da série Vaga-lume, de uma tia e li quando tinha uns 9 ou 10 anos. Gostei demais do mistério e de toda a perseguição que existe. O casal fugindo da ruiva que queria matar eles por causa de um dinheiro que alguém tinha roubado. Pena que meu livro sumiu :( . Mas é muito bom.

Dia 11- O livro que fez com que você se apaixonasse pela leitura

De novo Doze Horas de Terror. Depois que eu terminei de ler ele, comecei a ler outros da série Vaga-lume que minha tia tinha. Depois foram os que a escola pedia e por aí foi, sempre que tinha oportunidade lia um, seja da escola ou não.

Dia 12- Um livro que te absorvia tanto emocionalmente que você não conseguiu terminá-lo ou teve que deixá-lo um pouco de lado

Acho que o Apocalipse da Bíblia, pelos mesmos motivos que a Indily. Quando eu comecei a ler esse livro, a um bom tempo atrás, ficava imaginando tudo literalmente, com bolas de fogo caindo dos céus, abismos de fogo se abrindo, tudo muito catastrófico. Fiquei tão impressionado que tive que parar, porque eu estava ficando com medo. Fora esse não teve nenhum, sempre que pego um livro pra ler, dificilmente não termino.

Dia 13- Livro favorito da infância

Foi o primeiro livro que ganhei, chamava-se Porco e contava sobre o porco e as coisas da fazenda. Livrinho bem simples, pra crianças que estão aprendendo a ler. Eu gostava tanto que lia direto esse livrinho e acabei decorando a história.

Dia 14- Livro que deveria estar na lista de leituras obrigatórias da escola

Pensei muito pra escolher um, eu ficava na dúvida para escolher um livro com motivo que não fosse puramente "porque é muito bom esse livro" (senão seria O Senhor dos Anéis). Fico então com A Ilíada - Homero. Essa história é comentada nas aulas de história (assim como A Odisséia, A Eneida, ...) e seria bom que os alunos a lessem para ter um conhecimento mais detalhado do que realmente foi a Guerra de Tróia, suas causas e consequências; ter um contato maior com as histórias gregas.

Dia 15- Livro favorito lidando com cultura estrangeira

A Eneida - Virgílio. Não é um livro de não-ficção, mas em algumas passagens cita um pouco da cultura da época. Durante toda a história da fuga dos exilados troianos para a região do Lácio, é mostrado vários costumes da sociedade daquela época. Me lembro bem da passagem quando um personagem morre (e esqueci o nome dele) e a alma dele não descansa até ele ser enterrado. E no seu funeral é mostrado o costume de colocar as moedas nos olhos do morto para pagar o barqueiro.

Dia 16- Livro favorito adaptado para o cinema

O Senhor dos Anéis - J.R.R. Tolkien. Acho que sobre O Senhor dos Anéis não preciso falar muita coisa, o Náring já falou tudo. Esse livro é muito bom e por mais que o Peter Jackson tenha feito suas modificaçõeszinhas (que pra quem leu o livro pode ser inadmissível), eu achei que a adaptação como um todo foi muito boa. Fez com que a gente mergulhasse ainda mais na Terra-média.

Dia 17- Adaptação para o cinema que foi completamente deturpada

O Ladrão de Raios - Rick Riordan. Eu gostei demais da série do Percy Jackson, mas a adaptação do primeiro livro não ficou muito boa. Cortaram passagens que seriam importantes para uma continuação e mudaram muita coisa da história, como quem realmente estava por trás do roubo do raio de Zeus. E outros detalhes pequenos, mas quem leu se sente incomodado ao notar que eles não estão ali. Estão começando a contratar o pessoal para O Mar de Mostros, aí quero ver como vão juntar as pontas soltas e começar a falar do Cronos.

Dia 18- Um livro que você adora e não é mais encontrado nas livrarias

Acho que não tenho! Os livros que eu mais gosto sempre encontro vendendo em algum lugar, tanto loja física quanto internet. Não consegui lembrar de nenhum.

Dia 19- Um livro que fez você mudar completamente de ideia sobre algo (não-ficção)

Eu ainda não li um livro que me fizesse mudar de ideia sobre alguma coisa, mas tem um que me ajudou a formar minha opinião sobre evolução, religião, essas coisas. Acho que se encaixa aqui, até porque eu finalmente decidi em que acreditar. Ele se chama A Evolução Humana: de onde viemos? para onde vamos? - Paulo D'Amaro. Ele é escrito numa linguagem simples, pra leigos mesmo. Aborda as pesquisas sobre a evolução humana, as evidências dos fósseis e outros aspectos da evolução humana. No final, traz a eterna discussão sobre evolução x religião. Lendo esse capítulo pude chegar numa conclusão sobre como eu acredito que deve ter acontecido tudo, sem ficar com dúvidas ou temores de que minha opinião fosse contra minhas crenças religiosas.

Dia 20- Um livro que você recomendaria para uma pessoa ignorante/racista/de mente fechada

A Criação: como salvar a vida na Terra - Edward O. Wilson. De novo vou falar dele porque acho que seria indicado pra pessoas de mente fechada, que não tentam entrar num consenso entre ciência e religião, ou mesmo tentar aceitar um ao outro. Como eu falei no outro post, o livro mostra que ciência e religião tem que deixar de lado todas as suas desavenças e se unir para uma causa maior, que é a salvação do planeta, que reflete na vida de muitas pessoas. Esse livro seria legal para que quem é totalmente contra a ciência (ou contra a religião) pudesse ver que ambas movem muitas pessoas e que seria legal que seja feito algo maior a partir dessa união. Com tanta coisa maior que precisa ser feita, tentar convencer o outro de como tudo surgiu, pra mim, é coisa de segundo plano.

Dia 21- Um livro que é um guilty pleasure

Essa foi difícil de lembrar um, mas acho que O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry enquadra aqui. Quando eu li ele na escola, sei lá, ficava sem jeito de falar que eu li ele e tal. Não sabia o que o pessoal ia falar. :doido: Mas mesmo assim gostei demais da história, a mensagem dele é muito boa, e vale a pena ler ele.

Dia 22- Série favorita

Percy Jackson e os Olimpianos - Rick Riordan. Ao contrario do filme que não ficou bom, a série do Percy é minha favorita.O modo que o autor adaptou os mitos gregos aos EUA ficou legal, não ficou forçada, parece natural a coisa toda. Além da história que é interessante, a adaptação bem feita dos mitos foi, pra mim, o que deixou a série especial.

Dia 23- Livro romântico favorito

Senhora - José de Alencar
- eu me surpreendi muito com ele, como já tinha dito no outro post, porque achava que seria muito meloso. Eu não sou de ler muitos livros românticos, mas esse eu gostei.Com todo o desenrolar da história, as idas e vindas do Fernando e Aurélia até que no final de conciliaram de vez foi bem legal.

Dia 24 - Um livro sobre o qual depois você descobriu que o autor mentiu

Bom, que eu saiba nenhum dos autores que já li mentiu. Vou ter que pular essa... :(

Dia 25- Autobiografia ou biografia favorita

Ainda não li nenhuma biografia, nem autobiografia.Tenho muita vontade de ler Darwin: a vida de um evolucionista atormentado - James Moore & Adrian Desmond. Já me falaram muito bem dele, mas ainda não tinha oportunidade. Quem sabe um dia eu leia, mas por enquanto pulo o dia de hoje de novo...
 
Dia 17- Adaptação para o cinema que foi completamente deturpada: Eu não conheço muitas adaptações (quis dizer que conheço poucos tanto o livro quanto o filme, dos que fizeram isso). Então vou dizer nenhum.
 
Dia 01- Seu livro favorito: A Menina que Roubava Livros - Markus Zusak
Dia 02- O livro que mais odeia: Vidas Secas - Graciliano Ramos
Dia 03- Um livro que te surpreendeu completamente: Mundo sem Fim - Ken Follett
Dia 04- Um livro que te faz lembrar de casa: O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry.
Dia 05- Um livro de não-ficção que você gostou: Comer, rezar e amar - Elizabeth Gilbert.
Dia 06- Um livro que te faz chorar: O Caçador de Pipas - Khaled Hosseini.
Dia 07- Um livro que é difícil de ler :O Mundo de Sofia - Jostein Gaarder
Dia 08- Um livro que não é famoso e que você acredita que deveria ser um best-seller: [b/]A menina que não sabia ler - John Harding [/b]
Dia 09- Um livro que você leu mais de uma vez: Alice no país das maravilhas e através do espelho – Lewis Carroll
Dia 10- O primeiro romance que você lembra de ter lido: Pollyanna – Eleanor H. Porter
Dia 11- O livro que fez com que você se apaixonasse pela leitura: Harry Potter e o Cálice de Fogo – J.K. Rowling
Dia 12- Um livro que te absorvia tanto emocionalmente que você não conseguiu terminá-lo ou teve que deixá-lo um pouco de lado: Isso ainda não aconteceu comigo
Dia 13- Livro favorito da infância: Ou isto ou aquilo – Cecilia Meirelis

Dia 14- Livro que deveria estar na lista de leituras obrigatórias da escola:
As Crônicas de Nárnia - C.S.Lewis

Um livro de leitura fácil e bem divertido, muito bom para fazer gostar de ler.
E para não acabar "assustando" aqueles que não tem o hábito da leitura, os volumes individuais seriam os mais indicados.
 
Dia 01 - Seu livro favorito: O Nome do Vento
Muda com uma certa frequencia, masno momento, esse é o livro que me conquistou. Achei a história bem feita e envolvente. Me prendeu a atenção do início ao fim. É aquele tipo de livro que você volta pra casa correndo pra continuar lendo. Ou pelo menos para mim foi.

Dia 02 - O livro que mais odeia: A Cabana.

Fiquei entre ele e o Código Da Vinci, mas acabei indo por ele. Não que eu tenha raiva do conteúdo, ou da mensagem do livro. Eu tenho ódio das consequencias que ele trouxe. Agora para onde eu viro tem alguém tentando em convencer que estou errado por não ser católico porque não entendi a "mensagem correta", e que eu deveria ler para "compreender tudo". É, já me ditaram esse livro vezes o bastante para eu saber do que se trata. É uma conclusão à qual eu já tinha chegado anos antes, e acho que qualquer um que se desse ao trabalho de raciocinar por algumas horas chegaria, não precisam esfregar na minha cara ela cada vez que tenho uma conversa, obrigado.

Dia 03 - Um livro que te surpreendeu completamente: Os Magos (Lev Grossman)
Sabe aqueles livros que têm uma proposta interessante, boas criticas, um começo bem legal, que te deixam com uma incrível vontade de ler, ao ponto de você ficar com medo de ele ser na verdade ruim, mas quando você lê, descobre que ele é incrível mesmo? Então, não é o caso dele. Ele tem todo o chamativo, mas a execução é porca. O personagem principal é tão irritante que dá vontade de dar um tiro nele, e todo o clima de "não há salvação, a vida é uma &¨%# aprenda a viver com isso" dá nos nervos. Tem algumas partes bem interessantes, e um ou dois personagens que cativam. Mas, fora isso, foi uma grande perda de tempo.


Dia 04 - Um livro que te faz lembrar de casa: A Espada na Pedra (T. H. White)
Todo o clima no qual esse livro é escrito me é muito aconchegante. Ele é calmo, tem um toque infantil, mas não o bastante para não ser levado a sério. Ele me acalma e me faz sentir em casa, não importa onde eu esteja. E me faz lembrar de casa, não da minha casa lugar físico, mas do conceito de lar, seja qual for o local ao qual eu o atribuo no momento. Me lembra de infância, de deitar no chão da sala sob o calor do fim de tarde, de correr pela rua descalço brincando de esconde-esconde, e de bananas cobertas com leite em pó (o que, na minha infância, teve o papel que bolinhos de chuva geralmente têm). Enfim, me lembra de casa. Seja como época, lugar ou conceito. Um livro muito bom também, devo acrescentar.

Dia 05 - Um livro de não-ficção que você gostou: Eram os deuses astronautas? (E. von Däniken)
É um livro bem interessante. Nele o autor discute as semelhanças entre astronautas e as representações dos deuses antigos, pondo em questão a identidade do que chamamos de deuses. Não entrarei na discussão, já que não poderia falar com a mesma propriedade, mas o autor tem argumentos bem interessantes, e, mesmo que eu não concorde pessoalmente com a teoria dele, ainda é uma teoria interessantíssima para se conhecer.

Dia 06 - Um livro que te faz chorar: As Brumas de Avalon (Marion Zimmer Bradley)
Esse é comlicado. Eu nunca cheguei a chorar num livro. Na verdade nunca chorei de verdade com mídia nenhuma, então sempre que essa questão surge, eu considero como resposta a coisa me me levou mais perto de chorar, oque geralmente significa olhos vermelhos e aguados. fazer oque, é a vida. Enfim, essa série de livros me tocou profundamente. Eu consegui me apegar às personagens muito mais que o normal, então as reviravoltas da trama me inspiraram ódio, raiva, alegria e tristeza profundas. Vai entrar no meu Top 5 de livros com certeza.

Dia 07 - Um livro que é difícil de ler: A Volta ao Mundo em 80 Dias (Julio Verne)
Não é que seja propriamente dificil de complicado. Mas ele é muito cansativo. Eu achei um livro muito estático. Pouco dinâmico para uma narrativa de ficção. Ele é bom, mas cansa muito, enjoa, tanto que eu não consegui terminar. Parei faltando um quarto para terminar o livro, mas simplesmente não pude ir em frente. Uma pena.

Dia 08- Um livro que não é famoso e que você acredita que deveria ser um best-seller: O Analista de Bagé (Luis Fernando Verissimo)
Esse livro é um tanto quanto velho já. É uma colentânea de crônicas humorísticas do Verissimo, com a "O Analista de Bagé" como principal. O Livro é engrassadíssimo, com um humor mais inteligente do que o que estamos acostumados hoje em dia. Verissimo é, sem duvida, o melhor cronista de humor brasileiro na minha opinião. Se você gosta de crônicas, esse é um livro que eu recomendo com certeza.

Dia 09- Um livro que você leu mais de uma vez: As Brumas de Avalon: A Senhora da Magia (Marion Zimmer Bradley)
Ok, eu tive que me repetir, mas não exatamente. É raro eu reler um livro. Eu sempre falo que vou reler, mas acabo não o fazendo. Mas esse livro, que é o primeiro da série que eu já mencionei, eu nem sei quantas vezes eu li. Em parte porque eu o adorei, em parte porque eu recomecei a série muitas e muitas vezes. Interessante é que, apesar de saber toda a história, eu sempre me emocionava denovo.

Dia 10- O primeiro romance que você lembra de ter lido: O Pequeno Príncipe (Antoine de Saint-Exupéry)
Eu nem lembro minha idade, mas meu pai um dia apareceu com esse livro, disse que era o livro que ele leu quando criança e que eu tinha que ler. Eu odiei o livro. Completamente. Eu o li forçado e eu li antes de ter maturidade para compreender o livro por completo. Não tinha como gostar desse jeito. Mas, querendo ou não, foi o primeiro romance que eu li. Tenho vontade de ler ele um dia denovo, dessa vez por vontade própria e com a maturidade adequada.

Dia 11- O livro que fez com que você se apaixonasse pela leitura: Harry Potter e a Câmara Secreta(J. K. Rowling)
Esse livro foi o primeiro livro que eu li por vontade própria, e foi o que me mostrou o quanto a leitura pode ser prazerosa. Eu me apaixonei pela trama e por como uma história escrita pode ser dinâmica. Acho que eu tinha uns 9 anos na época. Claro que fiquei meio confuso, uma vez que comecei pelo segundo livro da série, mas isso não me impediu (na verdade o primeiro livro da série, foi o 4º que eu li XD).

Dia 12 - Um livro que te absorvia tanto emocionalmente que você não conseguiu terminá-lo ou teve que deixá-lo um pouco de lado: As Brumas de Avalon: O Prisioneiro da Árvore (Marion Zimmer Bradley)
Odeio ter que pegar outro livro de uma série que eu já mencionei, mas não tem jeito. Não teve um livro que eu tenha tido que parar de ler, eu sempre vou em frente. Ser absorvido emocionalmente só me faz querer viver mais e mais o livro, então eu não pro. Acontece que esse livro me tomou tanto, me roubou tanto do mundo ao meu redor, que não tem como não mencionar ele. Eu estava trabalhando na epoca, e eu lembro que no fim do período eu ficava esperando chegar no ônibus para voltar para casa lendo. Eu chegava a ficar meio triste quando a viagem acabava por que ia ter que parar de ler.

Dia 13- Livro favorito da infância: Harry Potter (J. K. Rowling)
Assim fica dificil não repetir. Tive alguns livros muito interessantes na infância, mas na época, nada me divertiu mais que a série Harry potter. Hoje em dia, apesar de divertida, a acho um pouquinho infantil, mas na época, eram meus livros favoritos.

Dia 14- Livro que deveria estar na lista de leituras obrigatórias da escola: O Senhor dos Anéis (J. R. R. Tolkien)
A série toda. Convenhamos, são livros muito bem escritos, e foram a base do modo como nós vemos a fantasia hoje em dia. O Senhor dos Anéis foi um marco na escrita de ficção, todo mundo deveria conhecer. E é uma leitura bem mais agradável que muitos dos livros que pedem...

Dia 15- Livro favorito lidando com cultura estrangeira: O Cavaleiro e O Samurai(Orlando Paes Filho)
Não é realmente não-ficção, e, mesmo que bastante romantizado, ele dá uma idéia legal do Japão feudal e da Escócia da mesma época, e a convivência dos dois guerreiros de backgrounds tão diferentes também fica bem interessante. Claro que é preciso filtrar o que tem base e oque é romantismo.

Dia 16- Livro favorito adaptado para o cinema: O Sehor dos Anéis(J. R. R. Tolkien)
É, já desisti de evitar repetição, tô vendo que vou ter que repetir mesmo...
Enfim, Dúnadan ja falou tudo. Mesmo com as modificações, foi a melhor adaptação de filme para cinema que eu já vi.

Dia 17- Adaptação para o cinema que foi completamente deturpada: Eragon (Christopher Paolini)
Ok, houveram muitas adaptações deturpadas, mas devo dizer que essa foi a mais horrenda que eu ja vi, ao ponto de ser quase sem ligação. Eles alteraram tanta coisa, que eu duvido ser possível sequer continuar a história em filmes. Isso, é claro, sem contar a [Irony]maravilhoooosa[/Irony] atuação de Edward Speleers no papel de Eragon, ou as misteriosas orelhas normais da elfa. O que é uma pena, porque os efeitos, e a Saphira, ficaram muito belos. Maldita seja essa adaptação. Maldita seja ela e o cavalo que a trouxe.

Dia 18- Um livro que você adora e não é mais encontrado nas livrarias: A Rainha do Ar e das Sombras (T.H. White)
O segundo livro da série, dando continuidade À Espada na Pedra, e, curiosamente, mais dificil de encontrar que este antecessor. É um livro igualmente bom, fico feliz de ter encontrado ele para vender, apesar de não poder dizer o mesmo do resto da série, que não consigo achar em lugar algum. :disgusti:

Dia 19- Um livro que fez você mudar completamente de ideia sobre algo (não-ficção)
Olha, acho que nada jamais me fez mudar completamente de idéia a respeito de algo. Eu dificilmente sou suficientemente radical em algum ponto para que uma mudança completa de opinião seja sequer possível. Poderia citar livros que mudaram ou refinaram minha opinião e algum ponto, como Go Rin No Sho(Os Cinco Anéis), adaptado da obra de Miyamoto Musashi, que expandiu bastnate minha visão, mas nunca algo me fez mudar completamente de idéia. Vou ter que deixar o dia de hoje vazio.

Dia 20- Um livro que você recomendaria para uma pessoa ignorante/racista/de mente fechada: O Pistoleiro(Stephen King)
Não conheço livro algum que recomendaria para alguém racista. Mas a maioria das pessoas que eu conheço ignorantes ou com mente fechadas, são pessoas que não pensam, que não valorizam a introspecção, a reflexão, incapazes de analizar algo de pontos de vista multiplos, incapazes de lançar um olhar novo sobre algo antigo, pessoas que vêem o mundo com os mesmos olhos que lhes foram dados por pais, amigos e professores ao longo de toda sua vida, e agora se prendem, cristalizados em um mundo falso e ilusório, em uma mentira forjada a aço. Para esses eu recomendaria O Pistoleiro. O final do livro é extremamente abstrato, e, se você tem a cabeça tão limitada assim, as chances são que não entenda nada, ou fique completamente perdido. Seria um desafio interessante para ensinar essas pessoas a pensar.

Dia 21- Um livro que é um guilty pleasure: Crepúsculo (Stephenie Meyer)
Ok, atirem os tomates. Atirem mais tomates. Mais uma leva. Pronto, agora eu me explico. Não digo que seja uma obra-prima como falam por aí. Também não acho que seja uma série que mereça todo o destaque que recebeu. Concordo com uma parte considerável das críticas, é uma série machista, é boba e tem personagens sem sal. Mas eu acho que elas foram longe demais. O filme foi, de fato, um grande monte de esterco, mas os livros não são de se jogar fora. Não acho que ela feriu lenda alguma com o ponto de vista que ela deu a vampiros e lobisomens, são lendas, afinal, cada um dá a leitura que bem entende, explicados os pontos principais, e a versão dela faz tanto sentido quanto qualquer outra, apesar de ser meio risível. A série pode não ser uma obra de arte, e não é o tipo de livro que vai marcar sua vida. Mas ainda é divertidinha, algo para se ler quando não tem mais nada melhor. Enfim, julgue quem quiser, mas apesar de não ter achado isso tudo, acredito que essa série tem seu lugar como uma leitura leve e divertida. Só não espere nada de extraordinário.
Agora podem jogar tomates de novo.

Dia 22- Série favorita: As Brumas de Avalon (Marion Zimmer Bradley)
Bem, aí não tinha jeito, eu tinha que repetir.
Já li séries excelentes, mas devo dizer, que de todas as séries que eu li mais de um livro, essa foi a que mais me envolveu e que eu mais gostei.

Dia 23- Livro romântico favorito: Cinco Minutos (José de Alencar)

De uma forma geral, não costumo gostar de livro brasileiro, tampouco de livros românticos. mas algo nesse em especial me conquistou. Acho que só a forma como é escrito, ele é muito bonito, e meio simples, sem tentar exagerar em nada. Conquistou um lugar nos meus favoritos, com humildade e sem grandes shows. Merece a menção.

Dia 24 - Um livro sobre o qual depois você descobriu que o autor mentiu
Não sei responder essa. Primeiramente eu não entendi muito bem o item. Além disso, se minha interpretação estiver correta, não acho que eu já soube de algo em um livro que eu li sobre o qual o autortenha mentido. Não sei, mesmo. Vou ter que pular esse.

Dia 25- Autobiografia ou biografia favorita
Vou ter que pular outro. Eu não leio biografias, muito menos autobiografias. Elas tendem a ser MUITO tendenciosas, seja para exaltar a pessoa, ou rebaixá-la, o que é compreensível, uma vez que para querer escrever sobre alguém, de um modo geral você ou gosta muito da pessoa, ou a odeia muito. Mas mesmo assim, eu não gosto.

Dia 26- Um livro que você gostaria que fosse escrito
Difícil dizer. Acho que, para variar, um livro de fantasia que prestasse e usasse a mitologia nórdica. Mas sem adaptação. Nada de modernização, como foi feito com a Grega na série dos Olimpianos, nem mesmo uma derivada, como fez Tolkien. Algo com oque se sabe da mitologia nórdica mesmo. Sinto falta de um pouco de mitologia pura, sem ser modificada. E eu devo admitir que a nórdica é a que me desperta mais o interesse. Sempre foi.

Dia 27- Um livro que você escreveria se tivesse os recursos necessários
Essa é fácil. Eu tenho a mania pde, para passar o tempo, pensar nas coisas ou criar histórias. Essas histórias raramente têm alguma ligação muito direta entre sí, mas nunca são completamente não-relacionadas. Eu ocasionalmente escrevo uma delas, para guardar, mas isso é raro, principalmente por preguiça ou falta de tempo. Se eu pudesse, eu escreveria todas as que já criei e que criaria por mais um tempo, um um livro. Eu tenho muita vontade de fazer isso, mas o fato de eu nunca chegar a escrevê-las, e de eu nunca achar que elas estão realmente boas, mesmo que alguém me diga o contrário, me impede de sequer tentar publicar algo.

Dia 28- Um livro que você gostaria de nunca ter lido
Não acho que tena algum. Nas poucas vezes em que um livro foi tão deplorável que eu poderia chegar a esse ponto, eu apenas o abandonei. Sem arrependimentos. XD

Dia 29- Um autor que você odeia/evita completamente e nunca lê: Augusto Cury
Simples: odeio auto-ajuda. Não tenho paciência, acho perda de tempo e tolice. É um monte de coisa óbvia que já se esperava que as pessoas soubessem pra começo de conversa. E, bem, ele não tem crédito nem entre psicólogos, porque eu deveria dar crédito a ele?

Dia 30 - Um autor que você sempre lerá, seja lá o que publique: Stephen King
Finalizando minha lista em estilo. Eu poderia ter posto Alan Poe, mas ele não está exatamente em condições de publicar mais nada, com o perdão da piada. Mas Stephen King é um autor que não faz nada que eu consiga desgostar. Até hoje nunca li algo dele que não me interessasse muito, então, é justo dizer que eu continuaria lendo tudo que ele publicasse, pois as chances são de que pareça ruim mas seja bom.
 
Dia 01 - Seu livro favorito: O Morro dos Ventos Uivantes
Sinceramente, não tenho um livro favorito, mas esse foi o primeiro livro que eu fui atrás em uma biblioteca e um dos primeiros que me despertou a vontade de estar sempre continuando a leitura. Então, se for pra escolher um, acho que no momento, o que me veio à cabeça foi esse.

Dia 02 - O livro que mais odeia: Édipo Rei
Não é exatamente por causa da história, que eu mal lembro, por sinal, mas eu li esse livro muito nova e obrigada pelo colégio. A linguagem era difícil para uma criança e eu tive que fazer inúmeros trabalhos sem nem entender o que acontecia na história. Foram provas, resumos e cartazes mal-feitos porque eu simplesmente não conseguia ler ou entender o livro. Acabei pegando tanta raiva que ele ocupa esse papel de destaque.

Dia 03 - Um livro que te surpreendeu completamente (positivamente ou negativamente): Uma crença silenciosa em anjos
Eu não lembro o nome do autor, mas esse livro realmente me surpreendeu. Eu normalmente não gosto de um livro com uma história policial então eu li meio desconfiada, mas eu acabei adorando. O modo como o autor foi contando o enredo foi diferente do que normalmente eu vejo, então eu realmente me surpreendi.

Dia 04 - Um livro que te faz lembrar de casa: Harry Potter (nenhum em especial, mas a história como um todo)
Eu não coloquei um livro em específico, mas se fosse para escolher um deles seria a Pedra Filosofal. Nesse a sensação de encontrar o lar em uma escola é mais forte e mais alegre também. Lembra muito uma época em especial em que eu considerava minha escola mais minha casa do que minha própria casa. Era pra escola que eu corria todo o dia e não queria sair, pois era ali que se encontravam as pessoas com quem eu me importava e me identificava. Então, me lembrar de casa, na verdade seria me lembrar do lugar que tive como um lar, que foi a escola. E esse livro me faz lembrar disso.

Dia 05- Um livro de não-ficção que você gostou: Marley e Eu
Eu li apenas dois livros de não-ficção, que eu me lembre, na vida. E eu acho que nem preciso falar muito desse livro, considerando que já falaram dele e que quase todo mundo conhece. Enfim, foi um livro de não-ficção que eu gostei e um dos únicos que li.

Dia 06- Um livro que te faz chorar: O Corcunda de Notre-Dame (Victor Hugo)
Sinceramente, já chorei em tanto livros que foi difícil escolher. Optei por esse, que apesar de bem conhecido, não foi muito comentado por aqui como outros que eu poderia ter colocado. Acabei chorando no finalzinho, bem nas últimas páginas.

Dia 07 - Um livro que é difícil de ler: Os Lusíadas (Camões)
Sério, eu quase desistir de ler esse livro, mas precisava pra escola. A minha sorte foi que tinha algumas notas de rodapés, que eu acabei lendo mais do que a história em si. Para cada meia página de história, havia meia página de rodapé explicando alguma coisa. Foi difícil e maçante.

Dia 08- Um livro que não é famoso e que você acredita que deveria ser um best-seller: O Nome do Vento (Patrick Rothfuss)
Esse livro já esteve na lista dos mais vendidos do New York Times, mas não chegou a ter aquela fama de best-seller que faz com que todos conheçam o livro em vários países e tudo o mais. E, nunca encontrei alguém que conhecesse a história, que merece ser conhecida, já que é muito boa.

Dia 09- Um livro que você leu mais de uma vez: O Segredo da Plataforma Treze (Eva Ibbotson)
Quando eu era mais nova, tinha poucos livros, de forma que aqueles que eram os que eu mais gostava, eu relia sempre que tinha vontade. Esse foi o livro que eu mais reli porque o adorava. É uma história para crianças que nunca enjoava e entediava. Apesar de quase o ter decorado, relê-lo nunca foi chato.

Dia 10- O primeiro romance que você lembra de ter lido: O Caso da Borboleta Atíria (Lúcia Machado de Almeida)
É um dos clássicos da Série Vaga-lume e minha mãe o leu na infância, há no mínimo 30 anos atrás. Ela acabou me dando o livro quando eu era mais nova junto com alguns outros e esse foi o que mais me chamou a atenção e eu li primeiro. Não me lembro de nenhum anterior e nem da minha idade na época, mas eu lembro que tinha adorado a história

Dia 11- O livro que fez com que você se apaixonasse pela leitura: Ella Enfeitiçada (Gail Carson Levine)
Ganhei esse livro quando era mais nova e foi com ele que comecei a querer ler outros. Eu nunca tinha tido vontade de ir atrás de uma história, embora gostasse de ler. Com ele, comecei a procurar outros livros, principalmente aqueles que tivessem o toque de fantasia que esse tinha.

Dia 12 - Um livro que te absorvia tanto emocionalmente que você não conseguiu terminá-lo ou teve que deixá-lo um pouco de lado: As Brumas de Avalon: O Gamo Rei (Marion Zimmer Bradley)
Eu li toda a série tendo que parar em alguns pontos para respirar um pouco, de tanto que a história me absorvia, entretanto, este teve um momento que me tocou tão profundamente que eu tive que parar por alguns dias. Caso eu não tivesse parado um pouco, não teria conseguido ir em frente com a leitura.

Dia 13- Livro favorito da infância: O Segredo da Plataforma Treze (Eva Ibbotson)
Eu já citei esse livro, de forma que não há muito o que falar. Ele é o meu favorito da infância pelos mesmos motivos que foi um livro que eu li mais de uma vez: eu nunca enjoava ou entediava. A história é ótima e escrita de um modo perfeito para uma criança.

Dia 14- Livro que deveria estar na lista de leituras obrigatórias da escola: Drácula (Bram Stoker)
Acho esse livro excelente para ser usado na escola. Desperta o gosto pela leitura, é perfeito pra falar da época em que romances góticos estavam em alta na Europa e pode ser adaptado para leitura em diferentes idades. Isso sem falar que a história em si é ótima. Todos já ouviram falar na história e assistiram filmes, desenhos e outras coisas que tenha base no Conde Drácula. Mostrar aos alunos o livro que originou isso deveria ser feito em escolas.

Dia 15- Livro favorito lidando com cultura estrangeira: Odisseia (Homero)
Eu não li muitos livros que tratam de cultura estrangeira, mas do que li, esse é o que eu mais gosto. As criaturas mitológicas, os deuses gregos e a história em si me cativaram na época da escola, se tornando um livro obrigatório que eu li com gosto.

Dia 16- Livro favorito adaptado para o cinema: Desventuras em Série (Lemony Snicket)
O filme e os livros diferem bastante, mas ainda assim, eu adorei o filme. Apesar de só abodar os três primeiros de uma série de treze e criar algumas coisas que não deveria existir, o filme ficou bem trabalhado e conseguiu passar todo aquele jeito de contar que só essa série possui. Na minha opinião, um dos poucos filmes que conseguiu alterar detalhes do livro sem estragar completamente a história.

Dia 17- Adaptação para o cinema que foi completamente deturpada: Os Seis Signos da Luz (Susan Cooper)
Os efeitos do filme foram ótimos, mas a história deixou a desejar. Sinceramente, a inclusão de personagens que não existiam, a mudança de importância de certos personagens, o final, o começo, enfim, o filme inteiro ficou completamente diferente da história do livro. Na minha opinião, ele realmente deturpou toda a história e me fez achar que os ingressos do cinema deveriam ter sido gastos em outra coisa.

Dia 18- Um livro que você adora e não é mais encontrado nas livrarias: O Diário da Princesa (Meg Cabot)
Era uma série de livros que eu gostava quando criança, mas tive que parar no primeiro porque simplesmente não conseguia encontrar a sequência em livraria alguma. Eu encontrava, raramente, os seguintes ao que eu estava procurando, mas aquele que eu queria, nunca. Desse jeito, eu nunca consegui ir em frente com a história.

Dia 19- Um livro que fez você mudar completamente de ideia sobre algo (não-ficção): Violetas na Janela (Patrícia)
Esse foi um livro que mudou minha opinião a respeito de livros para doutrina religiosa. Fez eu perceber que há como um livro que serve para ensinar ser interessante, com uma leitura leve e que desperte interesse. Ao contrário de muitos outros livros parecidos, ele não força uma ideia, não é cansativo e tem uma história boa.

Dia 20- Um livro que você recomendaria para uma pessoa ignorante/racista/de mente fechada: O Hobbit
Eu acho que seria uma boa leitura para aqueles que ficam reclamando de livros do gênero. Gente que diz que Senhor dos Anéis é perda de tempo e que os livros são horríveis e tudo o mais. Começando com Hobbit, que é mais tranquilo, acho que seria o começo para que essas pessoas vejam como Tolkien é ótimo.

Dia 21- Um livro que é um guilty pleasure: O Diário da Princesa (Meg Cabot)
Eu já comentei sobre esse livro aqui, mas uma coisa a citá-lo como um livro da infância e outra é dizer que gosta dele anos depois. É um livro um tanto quanto infantil, eu admito e, em alguns momentos, feminino demais. Mas eu acabei gostando dele, embora não tenha lido a série inteira. E, bom, é o tipo de livro que aqueles que me conhecem ficaram um pouco surpresos se eu dissesse que li.

Dia 22- Série favorita: As As Brumas de Avalon (Marion Zimmer Bradley)
Já falei dos livros dessa série e não fui a única a responder esse dia com essa série. Eu até tentei pensar se não havia alguma outra para eu não repetir tanto, mas não deu. Só essa série poderia ser a resposta. Eu amo outras séries de livros e tenho algumas que são muito importantes pra mim, mas essa é única. Ela me tocou profundamente e me cativou. Acabou se tornando minha série favorita.

Dia 23- Livro romântico favorito: Sonho de Uma Noite de Verão (William Shakespeare)
Não sei se conta colocar essa história aqui porque a história original é uma peça, mas foi a única que eu pensei. Quando eu conheci, foi através de uma versão em prosa, então eu não li a peça exatamente. Enfim, é uma história que fala sobre amor e romance e que eu gostava muito de ler. E, como eu não li quase nenhum livro romântico, acabei optando por essa mesmo.

Dia 24 - Um livro sobre o qual depois você descobriu que o autor mentiu:
Sinceramente, não entendi direito essa. Acho que deveria ser um caso de um livro de não-ficção que depois eu descobrisse que uma parte era inventada. Mas isso nunca aconteceu comigo. Então, o dia de hoje eu pulo.

Dia 25- Autobiografia ou biografia favorita:
Nunca li uma biografia ou autobiografia. A não ser que Marley & Eu conte, e eu acho que não conta, vou ter que pular esse dia novamente. Dois seguidos, que pena.

Dia 26- Um livro que você gostaria que fosse escrito:
Não é muito fácil pensar em um livro que eu gostaria que fosse escrito. Acho que o tipo de livro que sinto falta são livros de fantasia, mas sem aquele toque infantil que acontece na grande maioria dos livros assim. Quando sai um livro novo que aparenta que vai ser assim, não é raro que, na verdade, ele seja meio infantil, só não tenha parecido na hora. Assim, mais livros de fantasia para um público mais velho que o normal seriam o que eu gostaria que fosse escrito.

Dia 27- Um livro que você escreveria se tivesse os recursos necessários:
Um livro de contos. Se eu tivesse todos os recursos que fossem precisos e mais o talento, escreveria contos. Sobre temas diversos, com personagens diferentes. Algo que não fosse pensado certinho para que os contos tivessem algo em comum para estarem em um livro, mas apenas o que me desse vontade.

Dia 28- Um livro que você gostaria de nunca ter lido: Marília de Dirceu (Tomás Antônio Gonzaga)
Eu comecei a ler esse livro e acabei parando no começo da segunda parte. Estava sendo tão entediante pra mim que eu não consegui mais prosseguir. Não é exatamente o livro que eu gostaria de nunca ter lido porque eu não o terminei, mas é o mais próximo a isso que vou chegar porque eu queria não ter começado para não ficar sabendo de metade da história apenas. Até mesmo o livro que eu mais odeio eu não tenho esse sentimento porque pelo menos eu fui até o fim e usei a história pra algo, mesmo que uma prova.

Dia 29- Um autor que você odeia/evita completamente e nunca lê: Graciliano Ramos
Eu tenho muito respeito por esse autor e não tenho absolutamente nada contra ele. Entretanto, as histórias dele nunca me despertaram vontade ou interesse. Ele é um autor que eu evitaria ler sempre que tivesse escolha, mas apenas por questão de ter um gosto literário diferente do tipo de obra dele. Não o odeio nem nada assim, ele apenas nunca me atraiu.
 
Dia 18- Um livro que você adora e não é mais encontrado nas livrarias: Não tem nenhum, eu leio mais coisas recentes e dos antigos sempre acho (quando procuro).
 
Dia 01 - Seu livro favorito: O Morro dos Ventos Uivantes
Sinceramente, não tenho um livro favorito, mas esse foi o primeiro livro que eu fui atrás em uma biblioteca e um dos primeiros que me despertou a vontade de estar sempre continuando a leitura. Então, se for pra escolher um, acho que no momento, o que me veio à cabeça foi esse.

Dia 02 - O livro que mais odeia: Édipo Rei
Não é exatamente por causa da história, que eu mal lembro, por sinal, mas eu li esse livro muito nova e obrigada pelo colégio. A linguagem era difícil para uma criança e eu tive que fazer inúmeros trabalhos sem nem entender o que acontecia na história. Foram provas, resumos e cartazes mal-feitos porque eu simplesmente não conseguia ler ou entender o livro. Acabei pegando tanta raiva que ele ocupa esse papel de destaque.

Dia 03 - Um livro que te surpreendeu completamente (positivamente ou negativamente): Uma crença silenciosa em anjos
Eu não lembro o nome do autor, mas esse livro realmente me surpreendeu. Eu normalmente não gosto de um livro com uma história policial então eu li meio desconfiada, mas eu acabei adorando. O modo como o autor foi contando o enredo foi diferente do que normalmente eu vejo, então eu realmente me surpreendi.

Dia 04 - Um livro que te faz lembrar de casa: Harry Potter (nenhum em especial, mas a história como um todo)
Eu não coloquei um livro em específico, mas se fosse para escolher um deles seria a Pedra Filosofal. Nesse a sensação de encontrar o lar em uma escola é mais forte e mais alegre também. Lembra muito uma época em especial em que eu considerava minha escola mais minha casa do que minha própria casa. Era pra escola que eu corria todo o dia e não queria sair, pois era ali que se encontravam as pessoas com quem eu me importava e me identificava. Então, me lembrar de casa, na verdade seria me lembrar do lugar que tive como um lar, que foi a escola. E esse livro me faz lembrar disso.

Dia 05- Um livro de não-ficção que você gostou: Marley e Eu
Eu li apenas dois livros de não-ficção, que eu me lembre, na vida. E eu acho que nem preciso falar muito desse livro, considerando que já falaram dele e que quase todo mundo conhece. Enfim, foi um livro de não-ficção que eu gostei e um dos únicos que li.

Dia 06- Um livro que te faz chorar: O Corcunda de Notre-Dame (Victor Hugo)
Sinceramente, já chorei em tanto livros que foi difícil escolher. Optei por esse, que apesar de bem conhecido, não foi muito comentado por aqui como outros que eu poderia ter colocado. Acabei chorando no finalzinho, bem nas últimas páginas.

Dia 07 - Um livro que é difícil de ler: Os Lusíadas (Camões)
Sério, eu quase desistir de ler esse livro, mas precisava pra escola. A minha sorte foi que tinha algumas notas de rodapés, que eu acabei lendo mais do que a história em si. Para cada meia página de história, havia meia página de rodapé explicando alguma coisa. Foi difícil e maçante.

Dia 08- Um livro que não é famoso e que você acredita que deveria ser um best-seller: O Nome do Vento (Patrick Rothfuss)
Esse livro já esteve na lista dos mais vendidos do New York Times, mas não chegou a ter aquela fama de best-seller que faz com que todos conheçam o livro em vários países e tudo o mais. E, nunca encontrei alguém que conhecesse a história, que merece ser conhecida, já que é muito boa.

Dia 09- Um livro que você leu mais de uma vez: O Segredo da Plataforma Treze (Eva Ibbotson)
Quando eu era mais nova, tinha poucos livros, de forma que aqueles que eram os que eu mais gostava, eu relia sempre que tinha vontade. Esse foi o livro que eu mais reli porque o adorava. É uma história para crianças que nunca enjoava e entediava. Apesar de quase o ter decorado, relê-lo nunca foi chato.

Dia 10- O primeiro romance que você lembra de ter lido: O Caso da Borboleta Atíria (Lúcia Machado de Almeida)
É um dos clássicos da Série Vaga-lume e minha mãe o leu na infância, há no mínimo 30 anos atrás. Ela acabou me dando o livro quando eu era mais nova junto com alguns outros e esse foi o que mais me chamou a atenção e eu li primeiro. Não me lembro de nenhum anterior e nem da minha idade na época, mas eu lembro que tinha adorado a história

Dia 11- O livro que fez com que você se apaixonasse pela leitura: Ella Enfeitiçada (Gail Carson Levine)
Ganhei esse livro quando era mais nova e foi com ele que comecei a querer ler outros. Eu nunca tinha tido vontade de ir atrás de uma história, embora gostasse de ler. Com ele, comecei a procurar outros livros, principalmente aqueles que tivessem o toque de fantasia que esse tinha.

Dia 12 - Um livro que te absorvia tanto emocionalmente que você não conseguiu terminá-lo ou teve que deixá-lo um pouco de lado: As Brumas de Avalon: O Gamo Rei (Marion Zimmer Bradley)
Eu li toda a série tendo que parar em alguns pontos para respirar um pouco, de tanto que a história me absorvia, entretanto, este teve um momento que me tocou tão profundamente que eu tive que parar por alguns dias. Caso eu não tivesse parado um pouco, não teria conseguido ir em frente com a leitura.

Dia 13- Livro favorito da infância: O Segredo da Plataforma Treze (Eva Ibbotson)
Eu já citei esse livro, de forma que não há muito o que falar. Ele é o meu favorito da infância pelos mesmos motivos que foi um livro que eu li mais de uma vez: eu nunca enjoava ou entediava. A história é ótima e escrita de um modo perfeito para uma criança.

Dia 14- Livro que deveria estar na lista de leituras obrigatórias da escola: Drácula (Bram Stoker)
Acho esse livro excelente para ser usado na escola. Desperta o gosto pela leitura, é perfeito pra falar da época em que romances góticos estavam em alta na Europa e pode ser adaptado para leitura em diferentes idades. Isso sem falar que a história em si é ótima. Todos já ouviram falar na história e assistiram filmes, desenhos e outras coisas que tenha base no Conde Drácula. Mostrar aos alunos o livro que originou isso deveria ser feito em escolas.

Dia 15- Livro favorito lidando com cultura estrangeira: Odisseia (Homero)
Eu não li muitos livros que tratam de cultura estrangeira, mas do que li, esse é o que eu mais gosto. As criaturas mitológicas, os deuses gregos e a história em si me cativaram na época da escola, se tornando um livro obrigatório que eu li com gosto.

Dia 16- Livro favorito adaptado para o cinema: Desventuras em Série (Lemony Snicket)
O filme e os livros diferem bastante, mas ainda assim, eu adorei o filme. Apesar de só abodar os três primeiros de uma série de treze e criar algumas coisas que não deveria existir, o filme ficou bem trabalhado e conseguiu passar todo aquele jeito de contar que só essa série possui. Na minha opinião, um dos poucos filmes que conseguiu alterar detalhes do livro sem estragar completamente a história.

Dia 17- Adaptação para o cinema que foi completamente deturpada: Os Seis Signos da Luz (Susan Cooper)
Os efeitos do filme foram ótimos, mas a história deixou a desejar. Sinceramente, a inclusão de personagens que não existiam, a mudança de importância de certos personagens, o final, o começo, enfim, o filme inteiro ficou completamente diferente da história do livro. Na minha opinião, ele realmente deturpou toda a história e me fez achar que os ingressos do cinema deveriam ter sido gastos em outra coisa.

Dia 18- Um livro que você adora e não é mais encontrado nas livrarias: O Diário da Princesa (Meg Cabot)
Era uma série de livros que eu gostava quando criança, mas tive que parar no primeiro porque simplesmente não conseguia encontrar a sequência em livraria alguma. Eu encontrava, raramente, os seguintes ao que eu estava procurando, mas aquele que eu queria, nunca. Desse jeito, eu nunca consegui ir em frente com a história.

Dia 19- Um livro que fez você mudar completamente de ideia sobre algo (não-ficção): Violetas na Janela (Patrícia)
Esse foi um livro que mudou minha opinião a respeito de livros para doutrina religiosa. Fez eu perceber que há como um livro que serve para ensinar ser interessante, com uma leitura leve e que desperte interesse. Ao contrário de muitos outros livros parecidos, ele não força uma ideia, não é cansativo e tem uma história boa.

Dia 20- Um livro que você recomendaria para uma pessoa ignorante/racista/de mente fechada: O Hobbit
Eu acho que seria uma boa leitura para aqueles que ficam reclamando de livros do gênero. Gente que diz que Senhor dos Anéis é perda de tempo e que os livros são horríveis e tudo o mais. Começando com Hobbit, que é mais tranquilo, acho que seria o começo para que essas pessoas vejam como Tolkien é ótimo.

Dia 21- Um livro que é um guilty pleasure: O Diário da Princesa (Meg Cabot)
Eu já comentei sobre esse livro aqui, mas uma coisa a citá-lo como um livro da infância e outra é dizer que gosta dele anos depois. É um livro um tanto quanto infantil, eu admito e, em alguns momentos, feminino demais. Mas eu acabei gostando dele, embora não tenha lido a série inteira. E, bom, é o tipo de livro que aqueles que me conhecem ficaram um pouco surpresos se eu dissesse que li.

Dia 22- Série favorita: As As Brumas de Avalon (Marion Zimmer Bradley)
Já falei dos livros dessa série e não fui a única a responder esse dia com essa série. Eu até tentei pensar se não havia alguma outra para eu não repetir tanto, mas não deu. Só essa série poderia ser a resposta. Eu amo outras séries de livros e tenho algumas que são muito importantes pra mim, mas essa é única. Ela me tocou profundamente e me cativou. Acabou se tornando minha série favorita.

Dia 23- Livro romântico favorito: Sonho de Uma Noite de Verão (William Shakespeare)
Não sei se conta colocar essa história aqui porque a história original é uma peça, mas foi a única que eu pensei. Quando eu conheci, foi através de uma versão em prosa, então eu não li a peça exatamente. Enfim, é uma história que fala sobre amor e romance e que eu gostava muito de ler. E, como eu não li quase nenhum livro romântico, acabei optando por essa mesmo.

Dia 24 - Um livro sobre o qual depois você descobriu que o autor mentiu:
Sinceramente, não entendi direito essa. Acho que deveria ser um caso de um livro de não-ficção que depois eu descobrisse que uma parte era inventada. Mas isso nunca aconteceu comigo. Então, o dia de hoje eu pulo.

Dia 25- Autobiografia ou biografia favorita:
Nunca li uma biografia ou autobiografia. A não ser que Marley & Eu conte, e eu acho que não conta, vou ter que pular esse dia novamente. Dois seguidos, que pena.

Dia 26- Um livro que você gostaria que fosse escrito:
Não é muito fácil pensar em um livro que eu gostaria que fosse escrito. Acho que o tipo de livro que sinto falta são livros de fantasia, mas sem aquele toque infantil que acontece na grande maioria dos livros assim. Quando sai um livro novo que aparenta que vai ser assim, não é raro que, na verdade, ele seja meio infantil, só não tenha parecido na hora. Assim, mais livros de fantasia para um público mais velho que o normal seriam o que eu gostaria que fosse escrito.

Dia 27- Um livro que você escreveria se tivesse os recursos necessários:
Um livro de contos. Se eu tivesse todos os recursos que fossem precisos e mais o talento, escreveria contos. Sobre temas diversos, com personagens diferentes. Algo que não fosse pensado certinho para que os contos tivessem algo em comum para estarem em um livro, mas apenas o que me desse vontade.

Dia 28- Um livro que você gostaria de nunca ter lido: Marília de Dirceu (Tomás Antônio Gonzaga)
Eu comecei a ler esse livro e acabei parando no começo da segunda parte. Estava sendo tão entediante pra mim que eu não consegui mais prosseguir. Não é exatamente o livro que eu gostaria de nunca ter lido porque eu não o terminei, mas é o mais próximo a isso que vou chegar porque eu queria não ter começado para não ficar sabendo de metade da história apenas. Até mesmo o livro que eu mais odeio eu não tenho esse sentimento porque pelo menos eu fui até o fim e usei a história pra algo, mesmo que uma prova.

Dia 29- Um autor que você odeia/evita completamente e nunca lê: Graciliano Ramos
Eu tenho muito respeito por esse autor e não tenho absolutamente nada contra ele. Entretanto, as histórias dele nunca me despertaram vontade ou interesse. Ele é um autor que eu evitaria ler sempre que tivesse escolha, mas apenas por questão de ter um gosto literário diferente do tipo de obra dele. Não o odeio nem nada assim, ele apenas nunca me atraiu.

Dia 30 - Um autor que você sempre lerá, seja lá o que publique: Lord Byron (George Gordon Byron)
E estou finalizando esse tópico. Como última resposta, elejo alguém que não vai publicar nada novo por estar morto. Mas, como não conheço toda a obra dele, creio que que cada coisa já publicada que eu não conhecia vai ter a mesma sensação de algo inédito. Seja lá o que eu encontre dele, eu lerei, sem dúvida. Byron é um autor que eu admiro e cujos escritos sempre me agradaram muito. Jamais deixaria de ler algo dele.

E assim acabam os meus 30 dias de livros.
 
Dia 01- Seu livro favorito: pergunta difícil, nunca consigo dar a mesma resposta, mas dessa vez fico com O Livro dos Espíritos, cada vez que leio aprendo algo diferente, ativa minha autocrítica e me torna uma pessoa melhor, mais doce, mais humana.

Dia 02- O livro que mais odeia: Crepúsculo - Stephenie Meyer, porque usou vampiros sem personalidade como mero pano de fundo para um romance adolescente e enjoativo. O pior foi a onda da mídia que veio depois.

Dia 03- Um livro que te surpreendeu completamente (positivamente ou negativamente): O Cavaleiro e o Samurai - Orlando Paes Filho me surpreendeu negativamente porque eu esperava mais de um livro épico tão bem ilustrado e com uma proposta ótima de enredo. No entanto, o que obtive foram detalhes fúteis e repetitivos tentando melhorar uma história absolutamente previsível, superficial e massante. Além disso, muitos amigos meus indicaram os livros de Orlando Paes Filho como ótima leitura épica/medieval, então devo admitir que peguei o livro esperando mais.

Dia 04- Um livro que te faz lembrar de casa: mais uma pergunta difícil, creio que "Dewey, um gato entre livros" - Vicky Myron porque cresci rodeada de gatos (e ainda tenho 5 bichanos comigo atualmente) e a cada capítulo lembro das peripécias de meus gatos na casa em que eu vivia quando era criança.

Dia 05 - Um livro de não-ficção que você gostou: "Voltei" - Francisco Cândido Xavier, espírito Irmão Jacob: trata-se de uma leitura espírita que me faz refletir sobre meus reais interesses na vida e é muito eficiente para me lembrar o quanto devo me esforçar para me tornar uma pessoa melhor.
 
Dia 01- Seu livro favorito
Atravéz do Espelho do Jostein Gaarder.
Meu livro favorito pois foi o primeiro livro que realmente me marcou, tocou minha alma e me fez chorar quando eu era catatauzinha.
Ele é pequenininho, simples de ler, mas emocionante.
 
Dia 21- Um livro que é um guilty pleasure: Eu precisei procurar para saber o que era isso, e a conclusão é: nenhum, não tenho vergonha de nada que eu gosto, me pergunte e se eu gostar eu vou dizer, agradando você ou não.
 
Dia 01- Seu livro favorito

Fico com O Senhor dos Anéis. O que mais me chamou a atenção foram as descrições sempre muito bem feitas, acompanhadas pela história muito envolvente. O tem de realidade que a narrativa tem, para mim, é espetacular!

Dia 02- O livro que mais odeia

Memórias Póstumas de Brás Cubas. Não é que eu ODEIE ele, só que o livro não está na minha lista de favoritos. Talvez porque eu tenha lido por obrigação na escola, não fui muito animado para ler. Além disso, não me identifiquei muito com todo o realismo contando a sociedade carioca da época. Se eu lê-lo de novo, posso mudar de opinião, mas por enquanto é o que eu menos gostei.

Dia 03- Um livro que te surpreendeu completamente (positivamente ou negativamente)

Senhora - José de Alencar. Me surpreendeu bastante, porque a ideia que eu tinha dele não tinha nada a ver com a realidade. Eu achava que a história seria meio melosa, com amores não correspondidos (nunca tinha lido nada de José de Alencar antes). Mas a história se mostrou muito melhor do que eu imaginei, com a atitude da Aurélia em casar e humilhar o marido, pensando que ele só se interessava no dote. Foi muito melhor que a encomenda.

Dia 04- Um livro que te faz lembrar de casa

Os livros do Guimarães Rosa me lembram muito minha casa, mas eu fico com Sagarana. Todo o regionalismo mineiro dos livros dele é muito familiar. Mesmo não morando na mesma região de Minas onde se passa a maioria dos contos, a fala, os costumes, tudo me lembra esse cantinho do Brasil.

Dia 05- Um livro de não-ficção que você gostou

A Criação: como salvar a vida na Terra - Edward O. Wilson. Escrito por um dos maiores biólogos do século XX, o livro fala de alguns problemas ambientais e chama o leitor para uma mudança. Além disso, ele é escrito em forma de carta a um pastor, chamando a atenção para deixar de lado as discussões entre ciência e religião e fazer alguma coisa pelo planeta.

"Ciência e religião são as duas forças mais poderosas da sociedade. Juntas, elas podem salvar a Criação."

Dia 06- Um livro que te faz chorar

Zezinho, o dono da porquinha preta - Jair Vitória. Li ele quando era criança e não cheguei a chorar, mas fiquei muito triste na época quando acabei de ler. Zezinho sofre muito ao defender a porquinha, vai conta seu pai, apanha muito. Além de toda a angústia do menino ao achar que a porca morreu na enchente e a preocupação por causa da doença que matava os porcos.

Dia 07- Um livro que é difícil de ler

Viagem - Cecília Meireles. Eu não sou muito fã de poesia e precisei ler esse livro para o vestibular. São poucas as poesias em que consegui entender alguma coisa, eu só ficava viajando, parecia que o livro era interminável. Por isso, é o que eu achei mais difícil de ler justamente por não entender o que estava lendo.

Dia 08- Um livro que não é famoso e que você acredita que deveria ser um best-seller

Essa foi difícil, mas eu fico com Nove Noites - Bernardo Carvalho. Bom eu acho que ele não é tão famoso quanto eu acho que deveria, nunca tinha ouvido falar dele antes de ler para um vestibular. A história gira em torno da investigação do narrador sobre o que teria acontecido com um antropólogo americano, Buel Quain, que veio para o Brasil estudar índios. A narrativa também mistura com as vivências do autor com os índios do Xingu quando criança. Me chamou muito a atenção o mistério da morte de Quain, até porque aconteceu realmente esse episódio do americano no Brasil, o que dá um tom de realidade muito grande para a obra.

Dia 09- Um livro que você leu mais de uma vez

O Silmarillion - J.R.R. Tolkien. Acho que ninguém aqui conhece esse livro né?? :mrgreen: O Silma é um livro muito bom que vale a pena ser lido muitas vezes (como qualquer outro do Tolkien). Sempre dou uma lidinha nele pra relembrar alguma passagem ou característica de algum personagem.

Dia 10- O primeiro romance que você lembra de ter lido

Doze Horas de Terror - Marcos Rey. Ganhei esse livro, da série Vaga-lume, de uma tia e li quando tinha uns 9 ou 10 anos. Gostei demais do mistério e de toda a perseguição que existe. O casal fugindo da ruiva que queria matar eles por causa de um dinheiro que alguém tinha roubado. Pena que meu livro sumiu :( . Mas é muito bom.

Dia 11- O livro que fez com que você se apaixonasse pela leitura

De novo Doze Horas de Terror. Depois que eu terminei de ler ele, comecei a ler outros da série Vaga-lume que minha tia tinha. Depois foram os que a escola pedia e por aí foi, sempre que tinha oportunidade lia um, seja da escola ou não.

Dia 12- Um livro que te absorvia tanto emocionalmente que você não conseguiu terminá-lo ou teve que deixá-lo um pouco de lado

Acho que o Apocalipse da Bíblia, pelos mesmos motivos que a Indily. Quando eu comecei a ler esse livro, a um bom tempo atrás, ficava imaginando tudo literalmente, com bolas de fogo caindo dos céus, abismos de fogo se abrindo, tudo muito catastrófico. Fiquei tão impressionado que tive que parar, porque eu estava ficando com medo. Fora esse não teve nenhum, sempre que pego um livro pra ler, dificilmente não termino.

Dia 13- Livro favorito da infância

Foi o primeiro livro que ganhei, chamava-se Porco e contava sobre o porco e as coisas da fazenda. Livrinho bem simples, pra crianças que estão aprendendo a ler. Eu gostava tanto que lia direto esse livrinho e acabei decorando a história.

Dia 14- Livro que deveria estar na lista de leituras obrigatórias da escola

Pensei muito pra escolher um, eu ficava na dúvida para escolher um livro com motivo que não fosse puramente "porque é muito bom esse livro" (senão seria O Senhor dos Anéis). Fico então com A Ilíada - Homero. Essa história é comentada nas aulas de história (assim como A Odisséia, A Eneida, ...) e seria bom que os alunos a lessem para ter um conhecimento mais detalhado do que realmente foi a Guerra de Tróia, suas causas e consequências; ter um contato maior com as histórias gregas.

Dia 15- Livro favorito lidando com cultura estrangeira

A Eneida - Virgílio. Não é um livro de não-ficção, mas em algumas passagens cita um pouco da cultura da época. Durante toda a história da fuga dos exilados troianos para a região do Lácio, é mostrado vários costumes da sociedade daquela época. Me lembro bem da passagem quando um personagem morre (e esqueci o nome dele) e a alma dele não descansa até ele ser enterrado. E no seu funeral é mostrado o costume de colocar as moedas nos olhos do morto para pagar o barqueiro.

Dia 16- Livro favorito adaptado para o cinema

O Senhor dos Anéis - J.R.R. Tolkien. Acho que sobre O Senhor dos Anéis não preciso falar muita coisa, o Náring já falou tudo. Esse livro é muito bom e por mais que o Peter Jackson tenha feito suas modificaçõeszinhas (que pra quem leu o livro pode ser inadmissível), eu achei que a adaptação como um todo foi muito boa. Fez com que a gente mergulhasse ainda mais na Terra-média.

Dia 17- Adaptação para o cinema que foi completamente deturpada

O Ladrão de Raios - Rick Riordan. Eu gostei demais da série do Percy Jackson, mas a adaptação do primeiro livro não ficou muito boa. Cortaram passagens que seriam importantes para uma continuação e mudaram muita coisa da história, como quem realmente estava por trás do roubo do raio de Zeus. E outros detalhes pequenos, mas quem leu se sente incomodado ao notar que eles não estão ali. Estão começando a contratar o pessoal para O Mar de Mostros, aí quero ver como vão juntar as pontas soltas e começar a falar do Cronos.

Dia 18- Um livro que você adora e não é mais encontrado nas livrarias

Acho que não tenho! Os livros que eu mais gosto sempre encontro vendendo em algum lugar, tanto loja física quanto internet. Não consegui lembrar de nenhum.

Dia 19- Um livro que fez você mudar completamente de ideia sobre algo (não-ficção)

Eu ainda não li um livro que me fizesse mudar de ideia sobre alguma coisa, mas tem um que me ajudou a formar minha opinião sobre evolução, religião, essas coisas. Acho que se encaixa aqui, até porque eu finalmente decidi em que acreditar. Ele se chama A Evolução Humana: de onde viemos? para onde vamos? - Paulo D'Amaro. Ele é escrito numa linguagem simples, pra leigos mesmo. Aborda as pesquisas sobre a evolução humana, as evidências dos fósseis e outros aspectos da evolução humana. No final, traz a eterna discussão sobre evolução x religião. Lendo esse capítulo pude chegar numa conclusão sobre como eu acredito que deve ter acontecido tudo, sem ficar com dúvidas ou temores de que minha opinião fosse contra minhas crenças religiosas.

Dia 20- Um livro que você recomendaria para uma pessoa ignorante/racista/de mente fechada

A Criação: como salvar a vida na Terra - Edward O. Wilson. De novo vou falar dele porque acho que seria indicado pra pessoas de mente fechada, que não tentam entrar num consenso entre ciência e religião, ou mesmo tentar aceitar um ao outro. Como eu falei no outro post, o livro mostra que ciência e religião tem que deixar de lado todas as suas desavenças e se unir para uma causa maior, que é a salvação do planeta, que reflete na vida de muitas pessoas. Esse livro seria legal para que quem é totalmente contra a ciência (ou contra a religião) pudesse ver que ambas movem muitas pessoas e que seria legal que seja feito algo maior a partir dessa união. Com tanta coisa maior que precisa ser feita, tentar convencer o outro de como tudo surgiu, pra mim, é coisa de segundo plano.

Dia 21- Um livro que é um guilty pleasure

Essa foi difícil de lembrar um, mas acho que O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry enquadra aqui. Quando eu li ele na escola, sei lá, ficava sem jeito de falar que eu li ele e tal. Não sabia o que o pessoal ia falar. :doido: Mas mesmo assim gostei demais da história, a mensagem dele é muito boa, e vale a pena ler ele.

Dia 22- Série favorita

Percy Jackson e os Olimpianos - Rick Riordan. Ao contrario do filme que não ficou bom, a série do Percy é minha favorita.O modo que o autor adaptou os mitos gregos aos EUA ficou legal, não ficou forçada, parece natural a coisa toda. Além da história que é interessante, a adaptação bem feita dos mitos foi, pra mim, o que deixou a série especial.

Dia 23- Livro romântico favorito

Senhora - José de Alencar
- eu me surpreendi muito com ele, como já tinha dito no outro post, porque achava que seria muito meloso. Eu não sou de ler muitos livros românticos, mas esse eu gostei.Com todo o desenrolar da história, as idas e vindas do Fernando e Aurélia até que no final de conciliaram de vez foi bem legal.

Dia 24 - Um livro sobre o qual depois você descobriu que o autor mentiu

Bom, que eu saiba nenhum dos autores que já li mentiu. Vou ter que pular essa... :(

Dia 25- Autobiografia ou biografia favorita

Ainda não li nenhuma biografia, nem autobiografia.Tenho muita vontade de ler Darwin: a vida de um evolucionista atormentado - James Moore & Adrian Desmond. Já me falaram muito bem dele, mas ainda não tinha oportunidade. Quem sabe um dia eu leia, mas por enquanto pulo o dia de hoje de novo...

Dia 26- Um livro que você gostaria que fosse escrito

Deixa eu pensar :think: Acho que um livro que misturasse a fantasia com os dias de hoje, mas que fosse bem feita essa montagem, para dar um tom de realidade. Para que o leitor achasse que na grama de seu jardim vive pequenos elfos ou outras criaturas. Alguma coisa assim, a fantasia encontrar a realidade de uma forma que se perceba que ela sempre esteve lá, só que não percebemos.
Hum, quem sabe não escrevo isso... :think:
 
Dia 01- Seu livro favorito: A Menina que Roubava Livros - Markus Zusak
Dia 02- O livro que mais odeia: Vidas Secas - Graciliano Ramos
Dia 03- Um livro que te surpreendeu completamente: Mundo sem Fim - Ken Follett
Dia 04- Um livro que te faz lembrar de casa: O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry.
Dia 05- Um livro de não-ficção que você gostou: Comer, rezar e amar - Elizabeth Gilbert.
Dia 06- Um livro que te faz chorar: O Caçador de Pipas - Khaled Hosseini.
Dia 07- Um livro que é difícil de ler :O Mundo de Sofia - Jostein Gaarder
Dia 08- Um livro que não é famoso e que você acredita que deveria ser um best-seller: [b/]A menina que não sabia ler - John Harding [/b]
Dia 09- Um livro que você leu mais de uma vez: Alice no país das maravilhas e através do espelho – Lewis Carroll
Dia 10- O primeiro romance que você lembra de ter lido: Pollyanna – Eleanor H. Porter
Dia 11- O livro que fez com que você se apaixonasse pela leitura: Harry Potter e o Cálice de Fogo – J.K. Rowling
Dia 12- Um livro que te absorvia tanto emocionalmente que você não conseguiu terminá-lo ou teve que deixá-lo um pouco de lado: Isso ainda não aconteceu comigo
Dia 13- Livro favorito da infância: Ou isto ou aquilo – Cecilia Meirelis
Dia 14- Livro que deveria estar na lista de leituras obrigatórias da escola: As Crônicas de Nárnia - C.S.Lewis
Dia 15- Livro favorito lidando com cultura estrangeira:
Odisseia - Homero

Meu professor de história indicou o livro em uma aula sobre a Grécia Antiga e, apaixonada por história como sou, fui correndo até a biblioteca procurara-lo mesmo estando quase certa que não iria encontra-lo, por sorte estava errada.
Todas aquelas criaturas mitológicas, os deuses e seus caprichos, a narrativa em si me encantaram, fazendo deste um dos meus livros preferidos!
 
Dia 01- Seu livro favorito: A Menina que Roubava Livros - Markus Zusak
Dia 02- O livro que mais odeia: Vidas Secas - Graciliano Ramos
Dia 03- Um livro que te surpreendeu completamente: Mundo sem Fim - Ken Follett
Dia 04- Um livro que te faz lembrar de casa: O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry.
Dia 05- Um livro de não-ficção que você gostou: Comer, rezar e amar - Elizabeth Gilbert.
Dia 06- Um livro que te faz chorar: O Caçador de Pipas - Khaled Hosseini.
Dia 07- Um livro que é difícil de ler :O Mundo de Sofia - Jostein Gaarder
Dia 08- Um livro que não é famoso e que você acredita que deveria ser um best-seller: [b/]A menina que não sabia ler - John Harding [/b]
Dia 09- Um livro que você leu mais de uma vez: Alice no país das maravilhas e através do espelho – Lewis Carroll
Dia 10- O primeiro romance que você lembra de ter lido: Pollyanna – Eleanor H. Porter
Dia 11- O livro que fez com que você se apaixonasse pela leitura: Harry Potter e o Cálice de Fogo – J.K. Rowling
Dia 12- Um livro que te absorvia tanto emocionalmente que você não conseguiu terminá-lo ou teve que deixá-lo um pouco de lado: Isso ainda não aconteceu comigo
Dia 13- Livro favorito da infância: Ou isto ou aquilo – Cecilia Meirelis
Dia 14- Livro que deveria estar na lista de leituras obrigatórias da escola: As Crônicas de Nárnia - C.S.Lewis
Dia 15- Livro favorito lidando com cultura estrangeira: Odisseia – Homero

Dia 16- Livro favorito adaptado para o cinema:
O Senhor dos Anéis - J.R.R. Tolkien

Nenhuma adaptação se compara ao livro, todos sabemos, mas eu gostei dessa.
Até porque se não fosse pelos filmes eu talvez não tivesse lido a trilogia e os demais.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo