• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Desafio: 30 dias de livros

Dia 01- Seu livro favorito - D. Quixote, de Miguel de Cervantes.

Aqui o que escrevi a respeito do livro no meu TOP 5
D. Quixote conta a história do fidalgo de vida medíocre Alonso Quijana, que de tanto ler livros de cavalaria (alguns de qualidade mais que duvidosa) acaba não distinguindo mais realidade de fantasia e resolve sair pelo mundo feito cavaleiro para vingar os fracos, amparar donzelas e justiçar os mal feitores, numa paródia aos ideais decadentes dos livros de cavalaria num mundo que se fazia cada vez mais individualista. Sua Dama é uma camponesa sem educação, que ele imagina uma fidalga belíssima. Suas princesas, vagabundas de beira de estrada. Seu corcel um pangaré velho meio morto de fome. Seus gigantes malvados são moinhos de vento. Seu escudeiro Sancho Pança, ao invés de ser um pajem bem nascido é um camponês ignorante. Aliás, D.Quixote e Sancho são dois personagens que se completam, quase como duas partes de uma só pessoa. Sancho é materialista, preocupado em primeiro lugar com a mesa farta, com o copo cheio e a cama bem feita. Apesar de ter a sabedoria e o pragmatismo dos homens simples aceita servir seu amo esperando ser governador de uma ilha que o fidalgo ganhará em combate. É quando ele embarca na fantasia e se mostra tão louco quanto D. Quixote que nós temos os momentos mais hilários do livro. Quixote é o homem idealista, de alma tão boa e nobre que acaba criando um mundo a parte para fugir da realidade do mundo que não lhe serve. Cervantes trata a personagem da maneira mais amarga possível. Ele serve de brinquedo aos poderosos. É espancado pelos ingratos presos que liberta e é ridicularizado de todas as maneiras possíveis. E quando finalmente se cura de sua loucura, no fim da vida, se dá conta da realidade e percebe que não existem mais herois. Se é que alguma vez existiram.O livro é perfeito. Não é a toa que foi escolhido em 2002 o maior livro de todos os tempos.
 
Última edição:
Dia 01- Seu livro favorito

Fico com O Senhor dos Anéis. O que mais me chamou a atenção foram as descrições sempre muito bem feitas, acompanhadas pela história muito envolvente. O tem de realidade que a narrativa tem, para mim, é espetacular!

Dia 02- O livro que mais odeia

Memórias Póstumas de Brás Cubas. Não é que eu ODEIE ele, só que o livro não está na minha lista de favoritos. Talvez porque eu tenha lido por obrigação na escola, não fui muito animado para ler. Além disso, não me identifiquei muito com todo o realismo contando a sociedade carioca da época. Se eu lê-lo de novo, posso mudar de opinião, mas por enquanto é o que eu menos gostei.

Dia 03- Um livro que te surpreendeu completamente (positivamente ou negativamente)

Senhora - José de Alencar. Me surpreendeu bastante, porque a ideia que eu tinha dele não tinha nada a ver com a realidade. Eu achava que a história seria meio melosa, com amores não correspondidos (nunca tinha lido nada de José de Alencar antes). Mas a história se mostrou muito melhor do que eu imaginei, com a atitude da Aurélia em casar e humilhar o marido, pensando que ele só se interessava no dote. Foi muito melhor que a encomenda.

Dia 04- Um livro que te faz lembrar de casa

Os livros do Guimarães Rosa me lembram muito minha casa, mas eu fico com Sagarana. Todo o regionalismo mineiro dos livros dele é muito familiar. Mesmo não morando na mesma região de Minas onde se passa a maioria dos contos, a fala, os costumes, tudo me lembra esse cantinho do Brasil.

Dia 05- Um livro de não-ficção que você gostou

A Criação: como salvar a vida na Terra - Edward O. Wilson. Escrito por um dos maiores biólogos do século XX, o livro fala de alguns problemas ambientais e chama o leitor para uma mudança. Além disso, ele é escrito em forma de carta a um pastor, chamando a atenção para deixar de lado as discussões entre ciência e religião e fazer alguma coisa pelo planeta.

"Ciência e religião são as duas forças mais poderosas da sociedade. Juntas, elas podem salvar a Criação."

Dia 06- Um livro que te faz chorar

Zezinho, o dono da porquinha preta - Jair Vitória. Li ele quando era criança e não cheguei a chorar, mas fiquei muito triste na época quando acabei de ler. Zezinho sofre muito ao defender a porquinha, vai conta seu pai, apanha muito. Além de toda a angústia do menino ao achar que a porca morreu na enchente e a preocupação por causa da doença que matava os porcos.

Dia 07- Um livro que é difícil de ler

Viagem - Cecília Meireles. Eu não sou muito fã de poesia e precisei ler esse livro para o vestibular. São poucas as poesias em que consegui entender alguma coisa, eu só ficava viajando, parecia que o livro era interminável. Por isso, é o que eu achei mais difícil de ler justamente por não entender o que estava lendo.

Dia 08- Um livro que não é famoso e que você acredita que deveria ser um best-seller

Essa foi difícil, mas eu fico com Nove Noites - Bernardo Carvalho. Bom eu acho que ele não é tão famoso quanto eu acho que deveria, nunca tinha ouvido falar dele antes de ler para um vestibular. A história gira em torno da investigação do narrador sobre o que teria acontecido com um antropólogo americano, Buel Quain, que veio para o Brasil estudar índios. A narrativa também mistura com as vivências do autor com os índios do Xingu quando criança. Me chamou muito a atenção o mistério da morte de Quain, até porque aconteceu realmente esse episódio do americano no Brasil, o que dá um tom de realidade muito grande para a obra.

Dia 09- Um livro que você leu mais de uma vez

O Silmarillion - J.R.R. Tolkien. Acho que ninguém aqui conhece esse livro né?? :mrgreen: O Silma é um livro muito bom que vale a pena ser lido muitas vezes (como qualquer outro do Tolkien). Sempre dou uma lidinha nele pra relembrar alguma passagem ou característica de algum personagem.

Dia 10- O primeiro romance que você lembra de ter lido

Doze Horas de Terror - Marcos Rey. Ganhei esse livro, da série Vaga-lume, de uma tia e li quando tinha uns 9 ou 10 anos. Gostei demais do mistério e de toda a perseguição que existe. O casal fugindo da ruiva que queria matar eles por causa de um dinheiro que alguém tinha roubado. Pena que meu livro sumiu :( . Mas é muito bom.

Dia 11- O livro que fez com que você se apaixonasse pela leitura

De novo Doze Horas de Terror. Depois que eu terminei de ler ele, comecei a ler outros da série Vaga-lume que minha tia tinha. Depois foram os que a escola pedia e por aí foi, sempre que tinha oportunidade lia um, seja da escola ou não.

Dia 12- Um livro que te absorvia tanto emocionalmente que você não conseguiu terminá-lo ou teve que deixá-lo um pouco de lado

Acho que o Apocalipse da Bíblia, pelos mesmos motivos que a Indily. Quando eu comecei a ler esse livro, a um bom tempo atrás, ficava imaginando tudo literalmente, com bolas de fogo caindo dos céus, abismos de fogo se abrindo, tudo muito catastrófico. Fiquei tão impressionado que tive que parar, porque eu estava ficando com medo. Fora esse não teve nenhum, sempre que pego um livro pra ler, dificilmente não termino.

Dia 13- Livro favorito da infância

Foi o primeiro livro que ganhei, chamava-se Porco e contava sobre o porco e as coisas da fazenda. Livrinho bem simples, pra crianças que estão aprendendo a ler. Eu gostava tanto que lia direto esse livrinho e acabei decorando a história.

Dia 14- Livro que deveria estar na lista de leituras obrigatórias da escola

Pensei muito pra escolher um, eu ficava na dúvida para escolher um livro com motivo que não fosse puramente "porque é muito bom esse livro" (senão seria O Senhor dos Anéis). Fico então com A Ilíada - Homero. Essa história é comentada nas aulas de história (assim como A Odisséia, A Eneida, ...) e seria bom que os alunos a lessem para ter um conhecimento mais detalhado do que realmente foi a Guerra de Tróia, suas causas e consequências; ter um contato maior com as histórias gregas.

Dia 15- Livro favorito lidando com cultura estrangeira

A Eneida - Virgílio. Não é um livro de não-ficção, mas em algumas passagens cita um pouco da cultura da época. Durante toda a história da fuga dos exilados troianos para a região do Lácio, é mostrado vários costumes da sociedade daquela época. Me lembro bem da passagem quando um personagem morre (e esqueci o nome dele) e a alma dele não descansa até ele ser enterrado. E no seu funeral é mostrado o costume de colocar as moedas nos olhos do morto para pagar o barqueiro.

Dia 16- Livro favorito adaptado para o cinema

O Senhor dos Anéis - J.R.R. Tolkien. Acho que sobre O Senhor dos Anéis não preciso falar muita coisa, o Náring já falou tudo. Esse livro é muito bom e por mais que o Peter Jackson tenha feito suas modificaçõeszinhas (que pra quem leu o livro pode ser inadmissível), eu achei que a adaptação como um todo foi muito boa. Fez com que a gente mergulhasse ainda mais na Terra-média.

Dia 17- Adaptação para o cinema que foi completamente deturpada

O Ladrão de Raios - Rick Riordan. Eu gostei demais da série do Percy Jackson, mas a adaptação do primeiro livro não ficou muito boa. Cortaram passagens que seriam importantes para uma continuação e mudaram muita coisa da história, como quem realmente estava por trás do roubo do raio de Zeus. E outros detalhes pequenos, mas quem leu se sente incomodado ao notar que eles não estão ali. Estão começando a contratar o pessoal para O Mar de Mostros, aí quero ver como vão juntar as pontas soltas e começar a falar do Cronos.

Dia 18- Um livro que você adora e não é mais encontrado nas livrarias

Acho que não tenho! Os livros que eu mais gosto sempre encontro vendendo em algum lugar, tanto loja física quanto internet. Não consegui lembrar de nenhum.

Dia 19- Um livro que fez você mudar completamente de ideia sobre algo (não-ficção)

Eu ainda não li um livro que me fizesse mudar de ideia sobre alguma coisa, mas tem um que me ajudou a formar minha opinião sobre evolução, religião, essas coisas. Acho que se encaixa aqui, até porque eu finalmente decidi em que acreditar. Ele se chama A Evolução Humana: de onde viemos? para onde vamos? - Paulo D'Amaro. Ele é escrito numa linguagem simples, pra leigos mesmo. Aborda as pesquisas sobre a evolução humana, as evidências dos fósseis e outros aspectos da evolução humana. No final, traz a eterna discussão sobre evolução x religião. Lendo esse capítulo pude chegar numa conclusão sobre como eu acredito que deve ter acontecido tudo, sem ficar com dúvidas ou temores de que minha opinião fosse contra minhas crenças religiosas.
 
Vamos brincar!
Dia 01- Seu livro favorito - Essa é dificil, porque tem vários que eu amoadoro de paixão e não consigo decidir qual o melhor dentre eles, então escolhi o que li mais vezes, que foi Prólogo de Amor de Taylor Caldwell. É uma história que te deixa literalmente sem saber o que pensar no final e é bem capaz de mudar sua opinião diversas vezes.

Dia 02- O livro que mais odeia
O Segredo - Rhonda Byrne... Na verdade eu odeio quase todos os livros de autoajuda, por serem na maioria das vezes mentirosos e frustrantes. Esse livro em especial tras 'dicas' impossiveis e tolas, que não ajudarão em nada na sua vida, a menos que voce queira que tudo caia do céu (o que obviamente nao acontecerá).

Dia 03- um livro que te surpreendeu completamente (positivamente ou negativamente) : então, pra mim foi Mestre dos Mares do Patrick O'Brian. Eu ganhei achando que ia ser mais uma história de piratas e blablabla, e qual não foi minha surpresa quando me deparei com uma história envolvente, cheia de críticas e caricaturas do mundo da navegação antiga e suas dificuldades e tramas. Sem falar que o capitão Jack Aubrey é DEMAIS! Me surpreendeu do inicio ao fim, positivamente.

Dia 04- um livro que te faz lembrar de casa: Fala sério, mãe de Thalita Rebouças. Não tem como não lembrar de casa com esse livro que traz todos os dramas e alegrias da vida familiar. As relaçoes entre mãe e filha do livro me lembram situaçoes muito parecidas com as que eu vivi e vivo todo dia.

Dia 05- Um livro de não-ficção que você gostou: Cazuza - só as mães são felizes. Mano, quer história mais comovente que a do Cazuza? E esse desabafo da Lucinha Araújo é de arrancar lágrimas.

Dia 06- Um livro que te faz chorar: Meu Pé de Laranja Lima de Augusto Vasconcelos. Ah, a amizade!! A improvável e, hoje em dia, vista com MUITOS maus olhos, amizade entre um menino de cinco anos e um senhor cinquentão é de abalar qualquer coração ou mente dura. Quem imaginaria que um moleque travesso, marcado pela pobreza e surras constantes da família, poderia mudar suas atitudes ao encontrar um português e tornar-se seu melhor amigo?
T.T

Dia 07- Um livro que é difícil de ler: Notre Dame de Paris, chésus, são 1324231423 páginas, com MUITA enrolação, até chegar na parte legal. O livro não é chato em si, mas é cansativo PARACARAMBA!

Dia 08- Um livro que não é famoso e que você acredita que deveria ser um best-seller: Syngué Sabour, Pedra-de-paciência de Atiq Rahimi. O livro conta o drama e a agonia de uma afegã condenada a cuidar do marido inválido após um tiro na nuca. Achando que ele é apenas um vegetal, ela desabafa sobre tudo. Coisas que jamais poderia dizer e confessar, ela diz, enquanto nas ruas a guerra ainda é cotidiana. Mas um dia sua pedra-de-paciência explode e a consequência é a libertação do seu tormento. Um livro singular, pouco conhecido, mas que tem potencial de sobra pra virar best-seller e consagrar o autor.

Dia 09- um livro que você leu mais de uma vez: O Menino no Convés de John Boyne. Esse livro é encantador. Não dá pra não se envolver na triste história de John Jacob Turnstile, que é o menino que dá nome ao livro, ou em suas aventuras a bordo do navio fatídico do capitão Bligh em sua viagem ao Tahiti. A historia é contada através do ponto de vista de Turnstile, que cai de para-quedas no navio e desperta a atenção e até a amizade do capitão. Como eu AMO histórias náuticas, o título me atraiu e quando eu li, percebi que esse entraria pro roll do meu top5 de livros. Ah, li exatas 14 vezes!

Dia 10- O primeiro romance que você lembra de ter lido: A Segunda Aurora, de Barbara Jefferis. É curtinho (não lembro o número de páginas), mas envolvente, comovente e eu chorei! Tava ainda aprendendo a ler, e eu na minha mania de querer ser phodona, com meus 4 ou 5 aninhos, peguei na bolsa da minha mãe. Reli umas 9 vezes desde então.

Dia 11- O livro que fez com que você se apaixonasse pela leitura: Harry Potter e a Pedra Filosofal. Fui criada no meio de livros, desde bebê com aqueles de banho, mas o que me fez mergulhar de cabeça no universo das letras foi o primeiro Harry Potter. Qando lançou eu tinha 6 anos, e viciei. De alguns tempos pra cá, eu desviciei MUITO de HP, apesar de ainda gostar bastante. Agradeço MUITO ao mundo de HP por ser meu trampolim pra um mar de páginas. :)

Dia 12- Um livro que te absorvia tanto emocionalmente que você não conseguiu terminá-lo ou teve que deixá-lo um pouco de lado: Foi Nosso Lar de Chico Xavier. A narrativa é tão vibrante, intensa e real, que eu fiquei impressionada. Alguns disseram que era psicologico, pode até ter sido, mas eu como filha de médiuns, fiquei MUITO impressionada. Até hoje não sei descrever o que senti lendo esse livro, mas eu tive que largá-lo. Fiquei quase 6 meses sem nem ver a capa, mas um belo dia dei com ele no meu armário e continuei até o fim. Continuo impressionada.

Dia 13- Livro favorito da infância: Poutz, livro favorito da infância. Sinceramente, não sei, porque houve vários... Vou de novo pelo critério ''qual li mais'' e daí eu tiro uma coleção (num sei se vale, mas...): Para gostar de ler que reúne monstros sagrados da nossa literatura como Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Rubem Braga, Fernando Sabino e vários outros. Eu lembro que adorava o de Contos e Crônicas, e isso me inspirou a começar a escrever minhas primeiras historinhas, porque eu queria meu nome num livro daqueles... ^^

Dia 14- Livro que deveria estar na lista de leituras obrigatórias da escola: Eu diria que qualquer obra do Monteiro Lobato, porque ele é um monstro da nossa literatura, e vale muito a pena conhecer as obras dele. Tudo bem que muita gente reclama de ter que ler obrigado, mas os livros do Lobato são tão gostosos, tão fáceis e tão ricos que qualquer um amaria lê-los.

Dia 15- Livro favorito lidando com cultura estrangeira: Esse eu vou repetir. O Garoto no Convés de John Boyne. Mostra duas culturas, como dois países completamente diferentes viviam (talvez ainda vivam). A face de um Tahiti selvagem, onde as mulheres andavam seminuas e se ofereciam para os marinheiros não era mais choque para os ingleses que se aproveitavam do 'paganismo' das moças para possuí-las sem remorso. A cultura inglesa nas navegações, a presença forte da hierarquia militar e social, muita citação ao cristianismo e as sujeiras de Londres.

Dia 16- Livro favorito adaptado para o cinema: Harry Potter e a Câmara Secreta. Escolhi esse por ser meu favorito da série HP e por ter sido a melhor adaptação, na minha opinião.
''Inimigos do herdeiro, cuidado''

Dia 17- Adaptação para o cinema que foi completamente deturpada: Harry Potter e o Enigma do Príncipe. Cara, adaptar é uma coisa, deturpar é outra. Adaptar é você pegar algo do original e dar uma nova visão, um novo ângulo e acrescentar seu ponto de vista. O que aconteceu com esse filme foi triste. Inventaram um início, vários personagens relevantes somem, alterações idiotas... Enfim, o pior Harry Potter na minha opinião.
 
Dia 01- Seu livro favorito: pergunta difícil, nunca consigo dar a mesma resposta, mas dessa vez fico com O Livro dos Espíritos, cada vez que leio aprendo algo diferente, ativa minha autocrítica e me torna uma pessoa melhor, mais doce, mais humana.

Dia 02- O livro que mais odeia: Crepúsculo - Stephenie Meyer, porque usou vampiros sem personalidade como mero pano de fundo para um romance adolescente e enjoativo. O pior foi a onda da mídia que veio depois.

Dia 03- Um livro que te surpreendeu completamente (positivamente ou negativamente): O Cavaleiro e o Samurai - Orlando Paes Filho me surpreendeu negativamente porque eu esperava mais de um livro épico tão bem ilustrado e com uma proposta ótima de enredo. No entanto, o que obtive foram detalhes fúteis e repetitivos tentando melhorar uma história absolutamente previsível, superficial e massante
(existem umas três ou quatro pausas na narrativa nas quais o narrador deixa de contar a história para virar a página do livro, tomar mais um gole de hidromel ou chegar mais perto da lareira!).

Além disso, muitos amigos meus indicaram os livros de Orlando Paes Filho como ótima leitura épica/medieval, então devo admitir que peguei o livro esperando mais.
 
[se quiser ler inteiro, clica na seta azul]

06/07/2011

DIA 01 - Seu Livro Favorito - (...) vou de Orgulho e Preconceito. - Jane Austen.

07/07/2011

DIA 02 - O Livro Que Mais Odeia - O que eu mais odiei até hoje MESMO foi Eurico, O Presbítero, de Alexandre Herculano.

08/07/2011

Dia 03 - Um livro que te surpreendeu completamente (positivamente ou negativamente) (...) Vai parecer bobo, mas colocarei Eragon - Christopher Paolini. [1º livro... mas também a série toda!]

09/07/2011

Dia 04 - Um livro que te faz lembrar de casa - (...) A Última Guerreira - Steven Pressfield.

10/07/2011

Dia 05 - Um livro de não-ficção que você gostou - (...) Marley & Eu - John Grogan.

11/07/2011

Dia 06 - Um livro que te faz chorar - (...) Harry Potter e as Relíquias da Morte - J. K. Rowling. Chorei do início ao fim com tanta matança.

12/07/2011

Dia 07- Um livro que é difícil de ler - Um livro que eu não tive 'coragem' para terminar: Christiane F..

25/07/2011

Dia 08 - Um livro que não é famoso e que você acredita que deveria ser um best-seller - Poxa... complicou minha vida :mrgreen: Vou por Feios, de Scott Westerfield.

Dia 09- Um livro que você leu mais de uma vez - foram vários, com certeza...este certamente não foi o que eu li milhares de vezes, mas merece destaque: O Guarani, José de Alencar.

Foi um daqueles livros que me obrigaram a ler na escola quando eu ainda não estava preparada para esse tipo de leitura. Eu, na época, com 14 anos, fiquei tão injuriada que desisti de ler e tirei 10 na prova só ficando de ouvido ligado nos comentários de quem tinha lido :lol:

Anos depois, não sei exatamente quando, resolvi reler e gostei.
Não vou dizer que "Nossa! Uau! Adorei!"... Mas gostei bastante e consegui perceber a beleza e o valor desse tipo de livro de uma maneira que na adolescência não seria capaz.
 
Além disso, muitos amigos meus indicaram os livros de Orlando Paes Filho como ótima leitura épica/medieval, então devo admitir que peguei o livro esperando mais.
Eu li os dois primeiros livros do Angus e até gostei. Mas desisti da série quando percebi que o autor era muito perdido e ganancioso. Tentou dar um passo maior que as pernas, se ferrou e estragou a saga toda.
 
Dia 01- Seu livro favorito
O Senhor dos Anéis = Nunca, em nenhum livro que li, me senti tão parte da história que lia. Realmente conseguia me enxergar dentro da TM, conseguia sentir os personagens e caminhar ao lado deles. Por mais que seja fantasia extrema, consigo me identificar com cada uma das agruras e as felicidades dos usuários.
Dia 02- O livro que mais odeia
Crepúsculo = Livro pelo qual me interessei logo que saiu sob a manchete de românce vampírico revolucionário e que logo caiu nas graças do público. O tempo passou e o livro cada vendia mais. Uma pessoa de gosto confiável me sugeriu o livro e, como já queria mesmo ler, cai seco na leitura. 50 páginas depois eu já não suportava mais a diabete que me atacava o anus. E depois de me decepcionar com o livro, ainda tive que suportar mais de um ano de tietagem de meninas com déficit de personalidade e carentes que só falavam nisso 24 horas por dia.
Dia 03- Um livro que te surpreendeu completamente (positivamente ou negativamente)
O Estranho Caso do Cachorro Morto = Este foi um livro que caiu nas minhas mãos por mero acidente. Nunca tinha sequer ouvido falar dele ou do autor (Mark Haddon), mas como estava sem nada para ler no momento, resolvi passar o tempo. FIQUEI MARAVILHADO! O livro conta a história de um garoto com síndrome de Asperger (um tipo de autismo)... ou melhor, o próprio garoto conta sua história, já que é narrado em primeira pessoa. Um narrador autista contando uma história extremamente simples (a do cachorro da vizinha que morreu) sob o seu ponto de vista mentalmente diferente.
Segue um estilo de livros de detetive (já que é o garoto tentando descobrir quem matou o cão), mas a revelções que são feitas no decorrer da história mudam pra sempre a vida do protagonista.
Dia 04- Um livro que te faz lembrar de casa

O Hobbit (J. R. R. Tolkien) = Não que ele me faça lembrar de casa, mas as descobertas de Bilbo no decorrer do livro, a primeira aventura long de casa, a necessidade de conhecer o mundo e se descobrir ao mesmo tempo que sente saudades de seu pacato Condado, é uma história com o qual me identifico muito. Sempre entendo o que Bilbo está passando e sempre sinto o que ele está sentindo quando fala com saudosismo de seu lado ao fim do livro.
Dia 05- Um livro de não-ficção que você gostou

Da Cor à Cor Inexistente (Israel Pedrosa) = Raramente leio não-ficção. Os poucos que li foram durante a faculdade e um livro que adorei foi do brasileiro Israel Pedrosa. Os estudos dele sobre as cores e sua definição de um novo tipo de cor, a "Cor Inexistente", é fantástica. Um físico, historiador e artista, discípulo de Cândido Portinari, que é idolatrado em escolas de arte lá fora, mas quase totalmente desconhecido no Brasil. Taí um livro que quero ler denovo!
Dia 06- Um livro que te faz chorar

Eu poderia falar aqui de O Hobbit e O Senhor dos Anéis, que foram os únicos livros até hoje que me fizeram chorar de verdade. Mas pra não repetir os já citados, fico com Nada de Novo no Front (Erich Maria Remarque). Esse livro se tornou um dos meu favoritos e pensei muito antes de deixá-lo de fora da minha lista de 5 favoritos no outro tópico. O romance semi-biográfico é narrado em primeira pessoa e conta as desventuras do protagonista na Primeira Guerra Mundial.

Se lembram quando Frodo volta pra casa, mas não se sente bem ali? Ele já é grande demais praquele mundinho, sua casa é a mesma, mas ele nunca mais será o mesmo. Foi numa passagem muito parecido que eu quase chorei ao ler Nada de Novo no Front, quando o protagonista consegue alguns dias de licença e volta pra casa. E você pensa: isso é tudo o que um soldado deseja, não? Mas para a surpresa do protagonista, ele não se sente bem em casa. E por mais que a guerra seja dolorida e traumatizante e por mais que ele odeie o front de batalha, ele prefere voltar pra lá do que ficar naquela nostalgia de sua casa, naquela ambiente que, para ele, agora parece alienado. Lá estão todos os seus livros, suas roupas, sua família... mas aquele não é mais seu lar. Meus olhos marejaram nesta passagem.

Mas além disso, Remarque ainda descreve outras cenas, algumas mais asquerosas, como as bombas que explodem próximo à cavalos. Sua descrição é tão viva e realista, que é possível sentir a dor e a agonia dos cavalos agonizando, alguns correndo, outros caídos ao chão e o relinchar ecoando por todo o campo de batalha e atormentando todos os soldados.

É um livro que eu preciso dizer: LEIAM!
Dia 07- Um livro que é difícil de ler

Um livro que achei muito difícil e tanto que nem terminei, foi Os Irmãos Karamazov (Dostoiévski). Me esforcei para lê-lo, mas naõ entendia nada, misturava os personagens e as localidades. Não tinha nem idéia do que eles estavam falando. Acabei desistindo. Mas isso faz tempo. Um dia ainda volto a lerdo Dostô! Até porque, li "O Jogador" e adorei!!!

Dia 08- Um livro que não é famoso e que você acredita que deveria ser um best-seller


Sei que Frederick Forsyth já é um autor consagrado, mas tem um livro bem recente dele do qual pouco ouvi falar:
O Vingador. O livro foi escrito logo após os atentados de 11 de setembro e trás uma trama envolvente sobre um ex-combatente do Vietinã que se transforma num mercenário e se envolve numa história que culminaria, dois dias depois de seu término, nos atentados às Torres Gêmeas. Não sei se é um livro famoso lá fora, mas aqui no Brasil acho que não é, então vai esse mesmo! hehe
Dia 09- Um livro que você leu mais de uma vez
Já os livros de Tolkien mais de uma vez, mas pra não repetir os que já citei:

O Silmarillion. Não vou escrever nada, porque todo mundo aqui conhece e o meu post é idêntico ao daí de cima. :mrgreen:
Dia 10- O primeiro romance que você lembra de ter lido:

O primeiro livro que li foi O Mistério dos Cinco Estrelas, de Marcos Rey. Lembro que adorei a pequena aventura na época, tanto que me tornei fã de Marcos Rey e li mais uns 3 livros dele.
Mas o primeiro livro sério que li foi A Casa de Penhasco, de Agatha Christie. Outra da qual me tornei fã e já devo ter lido uns 30 livros dela.
Dia 11- O livro que fez com que você se apaixonasse pela leitura

A autora que fez eu passar a dedicar boa parte do meu tempo à leitura foi Agatha Christie. Foi graças a ela que comecei a ler.

Mas me apaixonar, apaixoar mesmo, a ponto de me identificar com a história, buscar coisas além, interpretações diferentes, explicações e estudo mais apurados, foi mesmo O Senhor dos Anéis. Só depois de ler Tolkien foi que eu passei a me aprofundar na leitura a cada livro novo que lia. Depois de SdA, sempre que leio um livro, passo a procurar mais sobre ele na internet: contexto da época, influências do autor e tudo o mais que me faça entender melhor a história que acabei de conhecer. Viva Tolkien!!! \o/
Dia 12- Um livro que te absorvia tanto emocionalmente que você não conseguiu terminá-lo ou teve que deixá-lo um pouco de lado
Dessa vez fico devendo. Vários livros já me absorveram (até mesmo alguns que já citei aí pra cima) e me afetaram muito emocionamente. Mas não me lembro de nenhum que eu tenha deixado de lado devido à "freaqueza emocional" de encarar a história de frente. Mals ae! Já deixei de ler livros por serem chatos, mas não por me impactarem!
Dia 13- Livro favorito da infância

Era um livrinho bem bobinho, bem infantil, daquele fininho e grandões, quase uma revista. Não sei o autor, mas se chamava Os Perigos de Didi. Cada página era uma figura grandona e no roda-pé havia um pequeno parágrafo narrando o que era apresentado na imagem.
Contava a história de uma ratinha (a Didi) que saia de casa e se aventurava pelo mundo. Não me lembro mais como era, mas sei que fiz minha mãe ler e reler esse livro pra mim diversas vezes entre os meus 4 e 6 anos.
Depois de um tempo já sabia decorado todo o texto do livro e, mesmo sem saber ler ou escrever na época, pegava o livrinho e ficava declamando o texto enquanto olhava as figuras e fingia que tava lendo! :lol:


Edit.:

Achei um link!!! Rá!!!
É a narração da história em áudio com as imagens do livro (refeitas a mão, como dá pra perceber. Mas são iguais): http://www.youtube.com/watch?v=df7QYK5OTQc
Dia 14- Livro que deveria estar na lista de leituras obrigatórias da escola
Acho até que ele já é um livro comum nas escolas, mas não obrigatório. Mas...
Incidente em Antares, de Érico Veríssimo! O livro que dispensa qualquer aula de História do Brasil que você venha a ter durante o segundo grau. Um livro que, através de uma metáfora fodástica, que envolve até zumbis, mostra o Brasil como ele é.

Dia 15- Livro favorito lidando com cultura estrangeira
Esse sim é complicado, porque todos os livros que li lidam com cultura estrangeira, em maior ou menor grau.
Juro que pensei muito pra responder esse 15º dia, mas fico com...

Os Três Mosqueteiros, de Alexandre Dummas, Pai
.
Conheci muito sobre a França daquela época, a influência católica sobre o império, a rivalidade entre França e Inglaterra, e até mesmo um pouco dos motivos pelos quais os franceses são nacionalistas tão ferrenhos.



----------
Reli a lista toda e me lembrei de alguns livros que eu poderia ter colocado, mas que me esqueci compeltamente. Quando chegar no final dos 30 dias, vou anexar alguns títulos a mais, como alternativa para alguns dias do passado.
 
Dia 01 - Seu livro favorito: O Nome do Vento
Muda com uma certa frequencia, masno momento, esse é o livro que me conquistou. Achei a história bem feita e envolvente. Me prendeu a atenção do início ao fim. É aquele tipo de livro que você volta pra casa correndo pra continuar lendo. Ou pelo menos para mim foi.

Dia 02 - O livro que mais odeia: A Cabana.

Fiquei entre ele e o Código Da Vinci, mas acabei indo por ele. Não que eu tenha raiva do conteúdo, ou da mensagem do livro. Eu tenho ódio das consequencias que ele trouxe. Agora para onde eu viro tem alguém tentando em convencer que estou errado por não ser católico porque não entendi a "mensagem correta", e que eu deveria ler para "compreender tudo". É, já me ditaram esse livro vezes o bastante para eu saber do que se trata. É uma conclusão à qual eu já tinha chegado anos antes, e acho que qualquer um que se desse ao trabalho de raciocinar por algumas horas chegaria, não precisam esfregar na minha cara ela cada vez que tenho uma conversa, obrigado.

Dia 03 - Um livro que te surpreendeu completamente: Os Magos (Lev Grossman)
Sabe aqueles livros que têm uma proposta interessante, boas criticas, um começo bem legal, que te deixam com uma incrível vontade de ler, ao ponto de você ficar com medo de ele ser na verdade ruim, mas quando você lê, descobre que ele é incrível mesmo? Então, não é o caso dele. Ele tem todo o chamativo, mas a execução é porca. O personagem principal é tão irritante que dá vontade de dar um tiro nele, e todo o clima de "não há salvação, a vida é uma &¨%# aprenda a viver com isso" dá nos nervos. Tem algumas partes bem interessantes, e um ou dois personagens que cativam. Mas, fora isso, foi uma grande perda de tempo.


Dia 04 - Um livro que te faz lembrar de casa: A Espada na Pedra (T. H. White)
Todo o clima no qual esse livro é escrito me é muito aconchegante. Ele é calmo, tem um toque infantil, mas não o bastante para não ser levado a sério. Ele me acalma e me faz sentir em casa, não importa onde eu esteja. E me faz lembrar de casa, não da minha casa lugar físico, mas do conceito de lar, seja qual for o local ao qual eu o atribuo no momento. Me lembra de infância, de deitar no chão da sala sob o calor do fim de tarde, de correr pela rua descalço brincando de esconde-esconde, e de bananas cobertas com leite em pó (o que, na minha infância, teve o papel que bolinhos de chuva geralmente têm). Enfim, me lembra de casa. Seja como época, lugar ou conceito. Um livro muito bom também, devo acrescentar.

Dia 05 - Um livro de não-ficção que você gostou: Eram os deuses astronautas? (E. von Däniken)
É um livro bem interessante. Nele o autor discute as semelhanças entre astronautas e as representações dos deuses antigos, pondo em questão a identidade do que chamamos de deuses. Não entrarei na discussão, já que não poderia falar com a mesma propriedade, mas o autor tem argumentos bem interessantes, e, mesmo que eu não concorde pessoalmente com a teoria dele, ainda é uma teoria interessantíssima para se conhecer.

Dia 06 - Um livro que te faz chorar: As Brumas de Avalon (Marion Zimmer Bradley)
Esse é comlicado. Eu nunca cheguei a chorar num livro. Na verdade nunca chorei de verdade com mídia nenhuma, então sempre que essa questão surge, eu considero como resposta a coisa me me levou mais perto de chorar, oque geralmente significa olhos vermelhos e aguados. fazer oque, é a vida. Enfim, essa série de livros me tocou profundamente. Eu consegui me apegar às personagens muito mais que o normal, então as reviravoltas da trama me inspiraram ódio, raiva, alegria e tristeza profundas. Vai entrar no meu Top 5 de livros com certeza.

Dia 07 - Um livro que é difícil de ler: A Volta ao Mundo em 80 Dias (Julio Verne)
Não é que seja propriamente dificil de complicado. Mas ele é muito cansativo. Eu achei um livro muito estático. Pouco dinâmico para uma narrativa de ficção. Ele é bom, mas cansa muito, enjoa, tanto que eu não consegui terminar. Parei faltando um quarto para terminar o livro, mas simplesmente não pude ir em frente. Uma pena.

Dia 08- Um livro que não é famoso e que você acredita que deveria ser um best-seller: O Analista de Bagé (Luis Fernando Verissimo)
Esse livro é um tanto quanto velho já. É uma colentânea de crônicas humorísticas do Verissimo, com a "O Analista de Bagé" como principal. O Livro é engrassadíssimo, com um humor mais inteligente do que o que estamos acostumados hoje em dia. Verissimo é, sem duvida, o melhor cronista de humor brasileiro na minha opinião. Se você gosta de crônicas, esse é um livro que eu recomendo com certeza.

Dia 09- Um livro que você leu mais de uma vez: As Brumas de Avalon: A Senhora da Magia (Marion Zimmer Bradley)
Ok, eu tive que me repetir, mas não exatamente. É raro eu reler um livro. Eu sempre falo que vou reler, mas acabo não o fazendo. Mas esse livro, que é o primeiro da série que eu já mencionei, eu nem sei quantas vezes eu li. Em parte porque eu o adorei, em parte porque eu recomecei a série muitas e muitas vezes. Interessante é que, apesar de saber toda a história, eu sempre me emocionava denovo.

Dia 10- O primeiro romance que você lembra de ter lido: O Pequeno Príncipe (Antoine de Saint-Exupéry)
Eu nem lembro minha idade, mas meu pai um dia apareceu com esse livro, disse que era o livro que ele leu quando criança e que eu tinha que ler. Eu odiei o livro. Completamente. Eu o li forçado e eu li antes de ter maturidade para compreender o livro por completo. Não tinha como gostar desse jeito. Mas, querendo ou não, foi o primeiro romance que eu li. Tenho vontade de ler ele um dia denovo, dessa vez por vontade própria e com a maturidade adequada.

Dia 11- O livro que fez com que você se apaixonasse pela leitura: Harry Potter e a Câmara Secreta(J. K. Rowling)
Esse livro foi o primeiro livro que eu li por vontade própria, e foi o que me mostrou o quanto a leitura pode ser prazerosa. Eu me apaixonei pela trama e por como uma história escrita pode ser dinâmica. Acho que eu tinha uns 9 anos na época. Claro que fiquei meio confuso, uma vez que comecei pelo segundo livro da série, mas isso não me impediu (na verdade o primeiro livro da série, foi o 4º que eu li XD).

Dia 12 - Um livro que te absorvia tanto emocionalmente que você não conseguiu terminá-lo ou teve que deixá-lo um pouco de lado: As Brumas de Avalon: O Prisioneiro da Árvore (Marion Zimmer Bradley)
Odeio ter que pegar outro livro de uma série que eu já mencionei, mas não tem jeito. Não teve um livro que eu tenha tido que parar de ler, eu sempre vou em frente. Ser absorvido emocionalmente só me faz querer viver mais e mais o livro, então eu não pro. Acontece que esse livro me tomou tanto, me roubou tanto do mundo ao meu redor, que não tem como não mencionar ele. Eu estava trabalhando na epoca, e eu lembro que no fim do período eu ficava esperando chegar no ônibus para voltar para casa lendo. Eu chegava a ficar meio triste quando a viagem acabava por que ia ter que parar de ler.

Dia 13- Livro favorito da infância: Harry Potter (J. K. Rowling)
Assim fica dificil não repetir. Tive alguns livros muito interessantes na infância, mas na época, nada me divertiu mais que a série Harry potter. Hoje em dia, apesar de divertida, a acho um pouquinho infantil, mas na época, eram meus livros favoritos.

Dia 14- Livro que deveria estar na lista de leituras obrigatórias da escola: O Senhor dos Anéis (J. R. R. Tolkien)
A série toda. Convenhamos, são livros muito bem escritos, e foram a base do modo como nós vemos a fantasia hoje em dia. O Senhor dos Anéis foi um marco na escrita de ficção, todo mundo deveria conhecer. E é uma leitura bem mais agradável que muitos dos livros que pedem...

Dia 15- Livro favorito lidando com cultura estrangeira: O Cavaleiro e O Samurai(Orlando Paes Filho)
Não é realmente não-ficção, e, mesmo que bastante romantizado, ele dá uma idéia legal do Japão feudal e da Escócia da mesma época, e a convivência dos dois guerreiros de backgrounds tão diferentes também fica bem interessante. Claro que é preciso filtrar o que tem base e oque é romantismo.

Dia 16- Livro favorito adaptado para o cinema: O Sehor dos Anéis(J. R. R. Tolkien)
É, já desisti de evitar repetição, tô vendo que vou ter que repetir mesmo...
Enfim, Dúnadan ja falou tudo. Mesmo com as modificações, foi a melhor adaptação de filme para cinema que eu já vi.

Dia 17- Adaptação para o cinema que foi completamente deturpada: Eragon (Christopher Paolini)
Ok, houveram muitas adaptações deturpadas, mas devo dizer que essa foi a mais horrenda que eu ja vi, ao ponto de ser quase sem ligação. Eles alteraram tanta coisa, que eu duvido ser possível sequer continuar a história em filmes. Isso, é claro, sem contar a [Irony]maravilhoooosa[/Irony] atuação de Edward Speleers no papel de Eragon, ou as misteriosas orelhas normais da elfa. O que é uma pena, porque os efeitos, e a Saphira, ficaram muito belos. Maldita seja essa adaptação. Maldita seja ela e o cavalo que a trouxe.

Dia 18- Um livro que você adora e não é mais encontrado nas livrarias: A Rainha do Ar e das Sombras (T.H. White)
O segundo livro da série, dando continuidade À Espada na Pedra, e, curiosamente, mais dificil de encontrar que este antecessor. É um livro igualmente bom, fico feliz de ter encontrado ele para vender, apesar de não poder dizer o mesmo do resto da série, que não consigo achar em lugar algum. :disgusti:

Dia 19- Um livro que fez você mudar completamente de ideia sobre algo (não-ficção)
Olha, acho que nada jamais me fez mudar completamente de idéia a respeito de algo. Eu dificilmente sou suficientemente radical em algum ponto para que uma mudança completa de opinião seja sequer possível. Poderia citar livros que mudaram ou refinaram minha opinião e algum ponto, como Go Rin No Sho(Os Cinco Anéis), adaptado da obra de Miyamoto Musashi, que expandiu bastnate minha visão, mas nunca algo me fez mudar completamente de idéia. Vou ter que deixar o dia de hoje vazio.

Dia 20- Um livro que você recomendaria para uma pessoa ignorante/racista/de mente fechada: O Pistoleiro(Stephen King)
Não conheço livro algum que recomendaria para alguém racista. Mas a maioria das pessoas que eu conheço ignorantes ou com mente fechadas, são pessoas que não pensam, que não valorizam a introspecção, a reflexão, incapazes de analizar algo de pontos de vista multiplos, incapazes de lançar um olhar novo sobre algo antigo, pessoas que vêem o mundo com os mesmos olhos que lhes foram dados por pais, amigos e professores ao longo de toda sua vida, e agora se prendem, cristalizados em um mundo falso e ilusório, em uma mentira forjada a aço. Para esses eu recomendaria O Pistoleiro. O final do livro é extremamente abstrato, e, se você tem a cabeça tão limitada assim, as chances são que não entenda nada, ou fique completamente perdido. Seria um desafio interessante para ensinar essas pessoas a pensar.
 
Dia 01 - Seu livro favorito: O Morro dos Ventos Uivantes
Sinceramente, não tenho um livro favorito, mas esse foi o primeiro livro que eu fui atrás em uma biblioteca e um dos primeiros que me despertou a vontade de estar sempre continuando a leitura. Então, se for pra escolher um, acho que no momento, o que me veio à cabeça foi esse.

Dia 02 - O livro que mais odeia: Édipo Rei
Não é exatamente por causa da história, que eu mal lembro, por sinal, mas eu li esse livro muito nova e obrigada pelo colégio. A linguagem era difícil para uma criança e eu tive que fazer inúmeros trabalhos sem nem entender o que acontecia na história. Foram provas, resumos e cartazes mal-feitos porque eu simplesmente não conseguia ler ou entender o livro. Acabei pegando tanta raiva que ele ocupa esse papel de destaque.

Dia 03 - Um livro que te surpreendeu completamente (positivamente ou negativamente): Uma crença silenciosa em anjos
Eu não lembro o nome do autor, mas esse livro realmente me surpreendeu. Eu normalmente não gosto de um livro com uma história policial então eu li meio desconfiada, mas eu acabei adorando. O modo como o autor foi contando o enredo foi diferente do que normalmente eu vejo, então eu realmente me surpreendi.

Dia 04 - Um livro que te faz lembrar de casa: Harry Potter (nenhum em especial, mas a história como um todo)
Eu não coloquei um livro em específico, mas se fosse para escolher um deles seria a Pedra Filosofal. Nesse a sensação de encontrar o lar em uma escola é mais forte e mais alegre também. Lembra muito uma época em especial em que eu considerava minha escola mais minha casa do que minha própria casa. Era pra escola que eu corria todo o dia e não queria sair, pois era ali que se encontravam as pessoas com quem eu me importava e me identificava. Então, me lembrar de casa, na verdade seria me lembrar do lugar que tive como um lar, que foi a escola. E esse livro me faz lembrar disso.

Dia 05- Um livro de não-ficção que você gostou: Marley e Eu
Eu li apenas dois livros de não-ficção, que eu me lembre, na vida. E eu acho que nem preciso falar muito desse livro, considerando que já falaram dele e que quase todo mundo conhece. Enfim, foi um livro de não-ficção que eu gostei e um dos únicos que li.

Dia 06- Um livro que te faz chorar: O Corcunda de Notre-Dame (Victor Hugo)
Sinceramente, já chorei em tanto livros que foi difícil escolher. Optei por esse, que apesar de bem conhecido, não foi muito comentado por aqui como outros que eu poderia ter colocado. Acabei chorando no finalzinho, bem nas últimas páginas.

Dia 07 - Um livro que é difícil de ler: Os Lusíadas (Camões)
Sério, eu quase desistir de ler esse livro, mas precisava pra escola. A minha sorte foi que tinha algumas notas de rodapés, que eu acabei lendo mais do que a história em si. Para cada meia página de história, havia meia página de rodapé explicando alguma coisa. Foi difícil e maçante.

Dia 08- Um livro que não é famoso e que você acredita que deveria ser um best-seller: O Nome do Vento (Patrick Rothfuss)
Esse livro já esteve na lista dos mais vendidos do New York Times, mas não chegou a ter aquela fama de best-seller que faz com que todos conheçam o livro em vários países e tudo o mais. E, nunca encontrei alguém que conhecesse a história, que merece ser conhecida, já que é muito boa.

Dia 09- Um livro que você leu mais de uma vez: O Segredo da Plataforma Treze (Eva Ibbotson)
Quando eu era mais nova, tinha poucos livros, de forma que aqueles que eram os que eu mais gostava, eu relia sempre que tinha vontade. Esse foi o livro que eu mais reli porque o adorava. É uma história para crianças que nunca enjoava e entediava. Apesar de quase o ter decorado, relê-lo nunca foi chato.

Dia 10- O primeiro romance que você lembra de ter lido: O Caso da Borboleta Atíria (Lúcia Machado de Almeida)
É um dos clássicos da Série Vaga-lume e minha mãe o leu na infância, há no mínimo 30 anos atrás. Ela acabou me dando o livro quando eu era mais nova junto com alguns outros e esse foi o que mais me chamou a atenção e eu li primeiro. Não me lembro de nenhum anterior e nem da minha idade na época, mas eu lembro que tinha adorado a história

Dia 11- O livro que fez com que você se apaixonasse pela leitura: Ella Enfeitiçada (Gail Carson Levine)
Ganhei esse livro quando era mais nova e foi com ele que comecei a querer ler outros. Eu nunca tinha tido vontade de ir atrás de uma história, embora gostasse de ler. Com ele, comecei a procurar outros livros, principalmente aqueles que tivessem o toque de fantasia que esse tinha.

Dia 12 - Um livro que te absorvia tanto emocionalmente que você não conseguiu terminá-lo ou teve que deixá-lo um pouco de lado: As Brumas de Avalon: O Gamo Rei (Marion Zimmer Bradley)
Eu li toda a série tendo que parar em alguns pontos para respirar um pouco, de tanto que a história me absorvia, entretanto, este teve um momento que me tocou tão profundamente que eu tive que parar por alguns dias. Caso eu não tivesse parado um pouco, não teria conseguido ir em frente com a leitura.

Dia 13- Livro favorito da infância: O Segredo da Plataforma Treze (Eva Ibbotson)
Eu já citei esse livro, de forma que não há muito o que falar. Ele é o meu favorito da infância pelos mesmos motivos que foi um livro que eu li mais de uma vez: eu nunca enjoava ou entediava. A história é ótima e escrita de um modo perfeito para uma criança.

Dia 14- Livro que deveria estar na lista de leituras obrigatórias da escola: Drácula (Bram Stoker)
Acho esse livro excelente para ser usado na escola. Desperta o gosto pela leitura, é perfeito pra falar da época em que romances góticos estavam em alta na Europa e pode ser adaptado para leitura em diferentes idades. Isso sem falar que a história em si é ótima. Todos já ouviram falar na história e assistiram filmes, desenhos e outras coisas que tenha base no Conde Drácula. Mostrar aos alunos o livro que originou isso deveria ser feito em escolas.

Dia 15- Livro favorito lidando com cultura estrangeira: Odisseia (Homero)
Eu não li muitos livros que tratam de cultura estrangeira, mas do que li, esse é o que eu mais gosto. As criaturas mitológicas, os deuses gregos e a história em si me cativaram na época da escola, se tornando um livro obrigatório que eu li com gosto.

Dia 16- Livro favorito adaptado para o cinema: Desventuras em Série (Lemony Snicket)
O filme e os livros diferem bastante, mas ainda assim, eu adorei o filme. Apesar de só abodar os três primeiros de uma série de treze e criar algumas coisas que não deveria existir, o filme ficou bem trabalhado e conseguiu passar todo aquele jeito de contar que só essa série possui. Na minha opinião, um dos poucos filmes que conseguiu alterar detalhes do livro sem estragar completamente a história.

Dia 17- Adaptação para o cinema que foi completamente deturpada: Os Seis Signos da Luz (Susan Cooper)
Os efeitos do filme foram ótimos, mas a história deixou a desejar. Sinceramente, a inclusão de personagens que não existiam, a mudança de importância de certos personagens, o final, o começo, enfim, o filme inteiro ficou completamente diferente da história do livro. Na minha opinião, ele realmente deturpou toda a história e me fez achar que os ingressos do cinema deveriam ter sido gastos em outra coisa.

Dia 18- Um livro que você adora e não é mais encontrado nas livrarias: O Diário da Princesa (Meg Cabot)
Era uma série de livros que eu gostava quando criança, mas tive que parar no primeiro porque simplesmente não conseguia encontrar a sequência em livraria alguma. Eu encontrava, raramente, os seguintes ao que eu estava procurando, mas aquele que eu queria, nunca. Desse jeito, eu nunca consegui ir em frente com a história.

Dia 19- Um livro que fez você mudar completamente de ideia sobre algo (não-ficção): Violetas na Janela (Patrícia)
Esse foi um livro que mudou minha opinião a respeito de livros para doutrina religiosa. Fez eu perceber que há como um livro que serve para ensinar ser interessante, com uma leitura leve e que desperte interesse. Ao contrário de muitos outros livros parecidos, ele não força uma ideia, não é cansativo e tem uma história boa.
 
Dia 01- Seu livro favorito - Se eu pudesse escolher apenas um dos livros de Harry Potter eu escolheria entre eles, mas como dividir isso pra mim é impossível, escolho O Pequeno Príncipe que em um pequeno livro simples conseguiu passar tanta coisa por tantas vezes que foi lido.

Dia 02- O livro que mais odeia: Harry Potter e a Filosofia de William Irwin... cara sério,, essas coisas de "sei lá o que" e a filosofia ou "a historia real por tras de bla bla bla" são irritantes, embora tenha coisas validas é um conjunto tão grande de porcarias que me irritei totalmente

Dia 03- um livro que te surpreendeu completamente (positivamente ou negativamente): A Lenda dos Guardiões. Sei que é uma série de livros e pelo visto deve ser infinita, to no sexto livro e ouvi que tem 15... mas pensei q seria totalmente infantil e bobo, mas como amo livrs de fantasia resolvi encarar. É uma série deliciosa e o primeiro livro "A Captura" é cativante, emocionante e envolvente. Surpreendeu totalmente.

Dia 04- Um livro que te faz lembrar de casa: Longe é um Lugar que Não Existe. Richard Bach coloca de forma tão bela a amizade, distância e os ensinamentos que nos fazem notar que o que realmente procuramos, queremos e amamos estão sempre dentro de nós nesse livro, que é impossível não lembrar de casa, do porto seguro lendo ele.

Dia 05- Um livro de não-ficção que você gostou: Uma Mulher chamada Jackie. Uma biografia não me lembro se autorizada (creio q sim) da Jackeline Kennedy... Muito bom o livro.

Dia 06- Um livro que te faz chorar - O Pequeno Príncipe. Tá eu sei que já citei ele, mas e quem disse que consigo pensar em outro que tenha me feito chorar...

Dia 07- Um livro que é difícil de ler - Contos Inacabados de Númenor e da Terra Média... VO TE FALÁ HEIN! Sô chegada nas coisas que esse tal de Tóki escreve, mas ô livrinho chato dos infernos! Ele de tão chato chega a ser difícil, não pela linguagem, mas pq ele é cansativo ao extremo com os fatos e comentarios do Cristopher...

Dia 08- Um livro que não é famoso e que você acredita que deveria ser um best-seller - NÃO SEI.... Juro, perdão, vou ficar devendo até encontrar algo. Mas eu simplesmente não achei um que eu conseguisse colocar na opção. FAIL FOR ME I KNOW!

Dia 09- Um livro que você leu mais de uma vez - Ilíada (Homero).... Por mais que me chamem de louca, histórias da grécia antiga e suas batalhas e acontecimentos sempre me encantaram... tive que ler a primeira vez na escola, acho que na 7ª série, depois acho que li mais umas 3 vezes. Não é o único, mas escolhi pra não ficar repetindo títulos como fiz com O Pequeno Príncipe.

Dia 10- O primeiro romance que você lembra de ter lido - Pollyanna. Admito não me lembrar muito bem. Li apenas uma vez e era bem nova... não me lembro de quase nada.

Dia 11- O livro que fez com que você se apaixonasse pela leitura - Longe É Um Lugar Que Não Existe de Richard Bach... “Podem os quilômetros separar-nos realmente dos amigos? Se você quer estar com alguém a quem ama, já não está lá? - pergunta o Beija-Flor" Preciso falar mais alguma coisa? Ele mexe comigo simplesmente porque Longe É Um Lugar Que Não Existe. É simples... “Haveremos de nos encontrar outra vez, sempre que desejarmos, no meio da única comemoração que não pode jamais terminar.
Tenho esse livro até hoje, está em estado de calamidade, mas o que ele significa pra mim transcende as páginas...

Dia 12- Um livro que te absorvia tanto emocionalmente que você não conseguiu terminá-lo ou teve que deixá-lo um pouco de lado - AHHH NÃO SEI! Acho q só o Apocalipse da Bíblia eu deixei de lado qdo era mais nova e comecei a pensar demais no jeito que era descrito o fim, o dia do juizo sei lá, e achei meio catastrófico demais, mas eu era novinha, mas sempre fui o tipo de pessoa que quando sofro/emociono/fico feliz demais com algum livro, tenho a tendência de desesperar pra terminá-lo. Então não consigo ver um livro sequer que tenha me absorvido a ponto de eu deixar de lado ou não terminar.

Dia 13- Livro favorito da infância - Era um livrinho de Fábulas e Contos, onde a que eu mais gostava era d'A Cigarra e a Formiga. Aprendi muito com essa cigarrinha aproveitadeira :lol:

Dia 14- Livro que deveria estar na lista de leituras obrigatórias da escola - Tudo depende de que grau falamos... mas acho que O Príncipe de Maquiavel é algo interessante a ser estudado. Não tenho motivos reais pra isso... apenas acho.

Dia 15- Livro favorito lidando com cultura estrangeira - Odisséia de Homero... sempre adorei a cultura grega, tratando-se de mitos ou de história em si, a narração de Odisseu voltando da Guerra de Tróia é muito gostosa de ler.
Dia 16- Livro favorito adaptado para o cinema - Pieguisses de lado né... O Senhor dos Anéis é sem dúvida a melhor adaptação que já vi ao cinema. Tem sim suas alterações e falhas, mas adaptação é adaptação. E foram bem fieis até!
 
Dia 08- Um livro que não é famoso e que você acredita que deveria ser um best-seller: É difícil saber se um livro que você acha desconhecido é mesmo desconhecido, mas vou citar um livro nacional O garoto que queria ser Deus (Assis Utsch), é um bom livro. Para provar que é desconhecido, fui eu que o adicionei no Skoob, eu adicionei o autor e não consegui achar uma foto dele e esse livro apenas eu li.
 
Última edição:
Vamos brincar!
Dia 01- Seu livro favorito - Essa é dificil, porque tem vários que eu amoadoro de paixão e não consigo decidir qual o melhor dentre eles, então escolhi o que li mais vezes, que foi Prólogo de Amor de Taylor Caldwell. É uma história que te deixa literalmente sem saber o que pensar no final e é bem capaz de mudar sua opinião diversas vezes.

Dia 02- O livro que mais odeia
O Segredo - Rhonda Byrne... Na verdade eu odeio quase todos os livros de autoajuda, por serem na maioria das vezes mentirosos e frustrantes. Esse livro em especial tras 'dicas' impossiveis e tolas, que não ajudarão em nada na sua vida, a menos que voce queira que tudo caia do céu (o que obviamente nao acontecerá).

Dia 03- um livro que te surpreendeu completamente (positivamente ou negativamente) : então, pra mim foi Mestre dos Mares do Patrick O'Brian. Eu ganhei achando que ia ser mais uma história de piratas e blablabla, e qual não foi minha surpresa quando me deparei com uma história envolvente, cheia de críticas e caricaturas do mundo da navegação antiga e suas dificuldades e tramas. Sem falar que o capitão Jack Aubrey é DEMAIS! Me surpreendeu do inicio ao fim, positivamente.

Dia 04- um livro que te faz lembrar de casa: Fala sério, mãe de Thalita Rebouças. Não tem como não lembrar de casa com esse livro que traz todos os dramas e alegrias da vida familiar. As relaçoes entre mãe e filha do livro me lembram situaçoes muito parecidas com as que eu vivi e vivo todo dia.

Dia 05- Um livro de não-ficção que você gostou: Cazuza - só as mães são felizes. Mano, quer história mais comovente que a do Cazuza? E esse desabafo da Lucinha Araújo é de arrancar lágrimas.

Dia 06- Um livro que te faz chorar: Meu Pé de Laranja Lima de Augusto Vasconcelos. Ah, a amizade!! A improvável e, hoje em dia, vista com MUITOS maus olhos, amizade entre um menino de cinco anos e um senhor cinquentão é de abalar qualquer coração ou mente dura. Quem imaginaria que um moleque travesso, marcado pela pobreza e surras constantes da família, poderia mudar suas atitudes ao encontrar um português e tornar-se seu melhor amigo?
T.T

Dia 07- Um livro que é difícil de ler: Notre Dame de Paris, chésus, são 1324231423 páginas, com MUITA enrolação, até chegar na parte legal. O livro não é chato em si, mas é cansativo PARACARAMBA!

Dia 08- Um livro que não é famoso e que você acredita que deveria ser um best-seller: Syngué Sabour, Pedra-de-paciência de Atiq Rahimi. O livro conta o drama e a agonia de uma afegã condenada a cuidar do marido inválido após um tiro na nuca. Achando que ele é apenas um vegetal, ela desabafa sobre tudo. Coisas que jamais poderia dizer e confessar, ela diz, enquanto nas ruas a guerra ainda é cotidiana. Mas um dia sua pedra-de-paciência explode e a consequência é a libertação do seu tormento. Um livro singular, pouco conhecido, mas que tem potencial de sobra pra virar best-seller e consagrar o autor.

Dia 09- um livro que você leu mais de uma vez: O Menino no Convés de John Boyne. Esse livro é encantador. Não dá pra não se envolver na triste história de John Jacob Turnstile, que é o menino que dá nome ao livro, ou em suas aventuras a bordo do navio fatídico do capitão Bligh em sua viagem ao Tahiti. A historia é contada através do ponto de vista de Turnstile, que cai de para-quedas no navio e desperta a atenção e até a amizade do capitão. Como eu AMO histórias náuticas, o título me atraiu e quando eu li, percebi que esse entraria pro roll do meu top5 de livros. Ah, li exatas 14 vezes!

Dia 10- O primeiro romance que você lembra de ter lido: A Segunda Aurora, de Barbara Jefferis. É curtinho (não lembro o número de páginas), mas envolvente, comovente e eu chorei! Tava ainda aprendendo a ler, e eu na minha mania de querer ser phodona, com meus 4 ou 5 aninhos, peguei na bolsa da minha mãe. Reli umas 9 vezes desde então.

Dia 11- O livro que fez com que você se apaixonasse pela leitura: Harry Potter e a Pedra Filosofal. Fui criada no meio de livros, desde bebê com aqueles de banho, mas o que me fez mergulhar de cabeça no universo das letras foi o primeiro Harry Potter. Qando lançou eu tinha 6 anos, e viciei. De alguns tempos pra cá, eu desviciei MUITO de HP, apesar de ainda gostar bastante. Agradeço MUITO ao mundo de HP por ser meu trampolim pra um mar de páginas. :)

Dia 12- Um livro que te absorvia tanto emocionalmente que você não conseguiu terminá-lo ou teve que deixá-lo um pouco de lado: Foi Nosso Lar de Chico Xavier. A narrativa é tão vibrante, intensa e real, que eu fiquei impressionada. Alguns disseram que era psicologico, pode até ter sido, mas eu como filha de médiuns, fiquei MUITO impressionada. Até hoje não sei descrever o que senti lendo esse livro, mas eu tive que largá-lo. Fiquei quase 6 meses sem nem ver a capa, mas um belo dia dei com ele no meu armário e continuei até o fim. Continuo impressionada.

Dia 13- Livro favorito da infância: Poutz, livro favorito da infância. Sinceramente, não sei, porque houve vários... Vou de novo pelo critério ''qual li mais'' e daí eu tiro uma coleção (num sei se vale, mas...): Para gostar de ler que reúne monstros sagrados da nossa literatura como Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Rubem Braga, Fernando Sabino e vários outros. Eu lembro que adorava o de Contos e Crônicas, e isso me inspirou a começar a escrever minhas primeiras historinhas, porque eu queria meu nome num livro daqueles... ^^

Dia 14- Livro que deveria estar na lista de leituras obrigatórias da escola: Eu diria que qualquer obra do Monteiro Lobato, porque ele é um monstro da nossa literatura, e vale muito a pena conhecer as obras dele. Tudo bem que muita gente reclama de ter que ler obrigado, mas os livros do Lobato são tão gostosos, tão fáceis e tão ricos que qualquer um amaria lê-los.

Dia 15- Livro favorito lidando com cultura estrangeira: Esse eu vou repetir. O Garoto no Convés de John Boyne. Mostra duas culturas, como dois países completamente diferentes viviam (talvez ainda vivam). A face de um Tahiti selvagem, onde as mulheres andavam seminuas e se ofereciam para os marinheiros não era mais choque para os ingleses que se aproveitavam do 'paganismo' das moças para possuí-las sem remorso. A cultura inglesa nas navegações, a presença forte da hierarquia militar e social, muita citação ao cristianismo e as sujeiras de Londres.

Dia 16- Livro favorito adaptado para o cinema: Harry Potter e a Câmara Secreta. Escolhi esse por ser meu favorito da série HP e por ter sido a melhor adaptação, na minha opinião.
''Inimigos do herdeiro, cuidado''

Dia 17- Adaptação para o cinema que foi completamente deturpada: Harry Potter e o Enigma do Príncipe. Cara, adaptar é uma coisa, deturpar é outra. Adaptar é você pegar algo do original e dar uma nova visão, um novo ângulo e acrescentar seu ponto de vista. O que aconteceu com esse filme foi triste. Inventaram um início, vários personagens relevantes somem, alterações idiotas... Enfim, o pior Harry Potter na minha opinião.

Dia 18- Um livro que você adora e não é mais encontrado nas livrarias: Clarissa de Érico Veríssimo. Olha, tô caçando esse livro desde que eu tinha 10 anos! Minha mãe sempre quis que eu lesse e eu também tive curiosidade de ler o livro que tem meu nome ;) Mas enfim, é um livro bem antigo e raro e foram necessários meses e meses pra achar uma livraria (nem em sebo eu achei) que fizesse encomenda (isso porque eu moro no Rio!). Mais meses e meses de espera e finalmente chegou. Hoje em dia, se eu perguntar em qualquer livraria, vai ser o mesmo parto.
 
Dia 01- Seu livro favorito
O Senhor dos Anéis = Nunca, em nenhum livro que li, me senti tão parte da história que lia. Realmente conseguia me enxergar dentro da TM, conseguia sentir os personagens e caminhar ao lado deles. Por mais que seja fantasia extrema, consigo me identificar com cada uma das agruras e as felicidades dos usuários.
Dia 02- O livro que mais odeia
Crepúsculo = Livro pelo qual me interessei logo que saiu sob a manchete de românce vampírico revolucionário e que logo caiu nas graças do público. O tempo passou e o livro cada vendia mais. Uma pessoa de gosto confiável me sugeriu o livro e, como já queria mesmo ler, cai seco na leitura. 50 páginas depois eu já não suportava mais a diabete que me atacava o anus. E depois de me decepcionar com o livro, ainda tive que suportar mais de um ano de tietagem de meninas com déficit de personalidade e carentes que só falavam nisso 24 horas por dia.
Dia 03- Um livro que te surpreendeu completamente (positivamente ou negativamente)
O Estranho Caso do Cachorro Morto = Este foi um livro que caiu nas minhas mãos por mero acidente. Nunca tinha sequer ouvido falar dele ou do autor (Mark Haddon), mas como estava sem nada para ler no momento, resolvi passar o tempo. FIQUEI MARAVILHADO! O livro conta a história de um garoto com síndrome de Asperger (um tipo de autismo)... ou melhor, o próprio garoto conta sua história, já que é narrado em primeira pessoa. Um narrador autista contando uma história extremamente simples (a do cachorro da vizinha que morreu) sob o seu ponto de vista mentalmente diferente.
Segue um estilo de livros de detetive (já que é o garoto tentando descobrir quem matou o cão), mas a revelções que são feitas no decorrer da história mudam pra sempre a vida do protagonista.
Dia 04- Um livro que te faz lembrar de casa

O Hobbit (J. R. R. Tolkien) = Não que ele me faça lembrar de casa, mas as descobertas de Bilbo no decorrer do livro, a primeira aventura long de casa, a necessidade de conhecer o mundo e se descobrir ao mesmo tempo que sente saudades de seu pacato Condado, é uma história com o qual me identifico muito. Sempre entendo o que Bilbo está passando e sempre sinto o que ele está sentindo quando fala com saudosismo de seu lado ao fim do livro.
Dia 05- Um livro de não-ficção que você gostou

Da Cor à Cor Inexistente (Israel Pedrosa) = Raramente leio não-ficção. Os poucos que li foram durante a faculdade e um livro que adorei foi do brasileiro Israel Pedrosa. Os estudos dele sobre as cores e sua definição de um novo tipo de cor, a "Cor Inexistente", é fantástica. Um físico, historiador e artista, discípulo de Cândido Portinari, que é idolatrado em escolas de arte lá fora, mas quase totalmente desconhecido no Brasil. Taí um livro que quero ler denovo!
Dia 06- Um livro que te faz chorar

Eu poderia falar aqui de O Hobbit e O Senhor dos Anéis, que foram os únicos livros até hoje que me fizeram chorar de verdade. Mas pra não repetir os já citados, fico com Nada de Novo no Front (Erich Maria Remarque). Esse livro se tornou um dos meu favoritos e pensei muito antes de deixá-lo de fora da minha lista de 5 favoritos no outro tópico. O romance semi-biográfico é narrado em primeira pessoa e conta as desventuras do protagonista na Primeira Guerra Mundial.

Se lembram quando Frodo volta pra casa, mas não se sente bem ali? Ele já é grande demais praquele mundinho, sua casa é a mesma, mas ele nunca mais será o mesmo. Foi numa passagem muito parecido que eu quase chorei ao ler Nada de Novo no Front, quando o protagonista consegue alguns dias de licença e volta pra casa. E você pensa: isso é tudo o que um soldado deseja, não? Mas para a surpresa do protagonista, ele não se sente bem em casa. E por mais que a guerra seja dolorida e traumatizante e por mais que ele odeie o front de batalha, ele prefere voltar pra lá do que ficar naquela nostalgia de sua casa, naquela ambiente que, para ele, agora parece alienado. Lá estão todos os seus livros, suas roupas, sua família... mas aquele não é mais seu lar. Meus olhos marejaram nesta passagem.

Mas além disso, Remarque ainda descreve outras cenas, algumas mais asquerosas, como as bombas que explodem próximo à cavalos. Sua descrição é tão viva e realista, que é possível sentir a dor e a agonia dos cavalos agonizando, alguns correndo, outros caídos ao chão e o relinchar ecoando por todo o campo de batalha e atormentando todos os soldados.

É um livro que eu preciso dizer: LEIAM!
Dia 07- Um livro que é difícil de ler

Um livro que achei muito difícil e tanto que nem terminei, foi Os Irmãos Karamazov (Dostoiévski). Me esforcei para lê-lo, mas naõ entendia nada, misturava os personagens e as localidades. Não tinha nem idéia do que eles estavam falando. Acabei desistindo. Mas isso faz tempo. Um dia ainda volto a lerdo Dostô! Até porque, li "O Jogador" e adorei!!!

Dia 08- Um livro que não é famoso e que você acredita que deveria ser um best-seller


Sei que Frederick Forsyth já é um autor consagrado, mas tem um livro bem recente dele do qual pouco ouvi falar:
O Vingador. O livro foi escrito logo após os atentados de 11 de setembro e trás uma trama envolvente sobre um ex-combatente do Vietinã que se transforma num mercenário e se envolve numa história que culminaria, dois dias depois de seu término, nos atentados às Torres Gêmeas. Não sei se é um livro famoso lá fora, mas aqui no Brasil acho que não é, então vai esse mesmo! hehe
Dia 09- Um livro que você leu mais de uma vez
Já os livros de Tolkien mais de uma vez, mas pra não repetir os que já citei:

O Silmarillion. Não vou escrever nada, porque todo mundo aqui conhece e o meu post é idêntico ao daí de cima. :mrgreen:
Dia 10- O primeiro romance que você lembra de ter lido:

O primeiro livro que li foi O Mistério dos Cinco Estrelas, de Marcos Rey. Lembro que adorei a pequena aventura na época, tanto que me tornei fã de Marcos Rey e li mais uns 3 livros dele.
Mas o primeiro livro sério que li foi A Casa de Penhasco, de Agatha Christie. Outra da qual me tornei fã e já devo ter lido uns 30 livros dela.
Dia 11- O livro que fez com que você se apaixonasse pela leitura

A autora que fez eu passar a dedicar boa parte do meu tempo à leitura foi Agatha Christie. Foi graças a ela que comecei a ler.

Mas me apaixonar, apaixoar mesmo, a ponto de me identificar com a história, buscar coisas além, interpretações diferentes, explicações e estudo mais apurados, foi mesmo O Senhor dos Anéis. Só depois de ler Tolkien foi que eu passei a me aprofundar na leitura a cada livro novo que lia. Depois de SdA, sempre que leio um livro, passo a procurar mais sobre ele na internet: contexto da época, influências do autor e tudo o mais que me faça entender melhor a história que acabei de conhecer. Viva Tolkien!!! \o/
Dia 12- Um livro que te absorvia tanto emocionalmente que você não conseguiu terminá-lo ou teve que deixá-lo um pouco de lado
Dessa vez fico devendo. Vários livros já me absorveram (até mesmo alguns que já citei aí pra cima) e me afetaram muito emocionamente. Mas não me lembro de nenhum que eu tenha deixado de lado devido à "freaqueza emocional" de encarar a história de frente. Mals ae! Já deixei de ler livros por serem chatos, mas não por me impactarem!
Dia 13- Livro favorito da infância

Era um livrinho bem bobinho, bem infantil, daquele fininho e grandões, quase uma revista. Não sei o autor, mas se chamava Os Perigos de Didi. Cada página era uma figura grandona e no roda-pé havia um pequeno parágrafo narrando o que era apresentado na imagem.
Contava a história de uma ratinha (a Didi) que saia de casa e se aventurava pelo mundo. Não me lembro mais como era, mas sei que fiz minha mãe ler e reler esse livro pra mim diversas vezes entre os meus 4 e 6 anos.
Depois de um tempo já sabia decorado todo o texto do livro e, mesmo sem saber ler ou escrever na época, pegava o livrinho e ficava declamando o texto enquanto olhava as figuras e fingia que tava lendo! :lol:


Edit.:

Achei um link!!! Rá!!!
É a narração da história em áudio com as imagens do livro (refeitas a mão, como dá pra perceber. Mas são iguais): http://www.youtube.com/watch?v=df7QYK5OTQc
Dia 14- Livro que deveria estar na lista de leituras obrigatórias da escola
Acho até que ele já é um livro comum nas escolas, mas não obrigatório. Mas...
Incidente em Antares, de Érico Veríssimo! O livro que dispensa qualquer aula de História do Brasil que você venha a ter durante o segundo grau. Um livro que, através de uma metáfora fodástica, que envolve até zumbis, mostra o Brasil como ele é.
Dia 15- Livro favorito lidando com cultura estrangeira
Esse sim é complicado, porque todos os livros que li lidam com cultura estrangeira, em maior ou menor grau.
Juro que pensei muito pra responder esse 15º dia, mas fico com...

Os Três Mosqueteiros, de Alexandre Dummas, Pai
.
Conheci muito sobre a França daquela época, a influência católica sobre o império, a rivalidade entre França e Inglaterra, e até mesmo um pouco dos motivos pelos quais os franceses são nacionalistas tão ferrenhos.

Dia 16- Livro favorito adaptado para o cinema

O Senhor dos Anéis. Tolkien. Tentem deduzir porque!
 
Dia 01- Seu livro favorito

Fico com O Senhor dos Anéis. O que mais me chamou a atenção foram as descrições sempre muito bem feitas, acompanhadas pela história muito envolvente. O tem de realidade que a narrativa tem, para mim, é espetacular!

Dia 02- O livro que mais odeia

Memórias Póstumas de Brás Cubas. Não é que eu ODEIE ele, só que o livro não está na minha lista de favoritos. Talvez porque eu tenha lido por obrigação na escola, não fui muito animado para ler. Além disso, não me identifiquei muito com todo o realismo contando a sociedade carioca da época. Se eu lê-lo de novo, posso mudar de opinião, mas por enquanto é o que eu menos gostei.

Dia 03- Um livro que te surpreendeu completamente (positivamente ou negativamente)

Senhora - José de Alencar. Me surpreendeu bastante, porque a ideia que eu tinha dele não tinha nada a ver com a realidade. Eu achava que a história seria meio melosa, com amores não correspondidos (nunca tinha lido nada de José de Alencar antes). Mas a história se mostrou muito melhor do que eu imaginei, com a atitude da Aurélia em casar e humilhar o marido, pensando que ele só se interessava no dote. Foi muito melhor que a encomenda.

Dia 04- Um livro que te faz lembrar de casa

Os livros do Guimarães Rosa me lembram muito minha casa, mas eu fico com Sagarana. Todo o regionalismo mineiro dos livros dele é muito familiar. Mesmo não morando na mesma região de Minas onde se passa a maioria dos contos, a fala, os costumes, tudo me lembra esse cantinho do Brasil.

Dia 05- Um livro de não-ficção que você gostou

A Criação: como salvar a vida na Terra - Edward O. Wilson. Escrito por um dos maiores biólogos do século XX, o livro fala de alguns problemas ambientais e chama o leitor para uma mudança. Além disso, ele é escrito em forma de carta a um pastor, chamando a atenção para deixar de lado as discussões entre ciência e religião e fazer alguma coisa pelo planeta.

"Ciência e religião são as duas forças mais poderosas da sociedade. Juntas, elas podem salvar a Criação."

Dia 06- Um livro que te faz chorar

Zezinho, o dono da porquinha preta - Jair Vitória. Li ele quando era criança e não cheguei a chorar, mas fiquei muito triste na época quando acabei de ler. Zezinho sofre muito ao defender a porquinha, vai conta seu pai, apanha muito. Além de toda a angústia do menino ao achar que a porca morreu na enchente e a preocupação por causa da doença que matava os porcos.

Dia 07- Um livro que é difícil de ler

Viagem - Cecília Meireles. Eu não sou muito fã de poesia e precisei ler esse livro para o vestibular. São poucas as poesias em que consegui entender alguma coisa, eu só ficava viajando, parecia que o livro era interminável. Por isso, é o que eu achei mais difícil de ler justamente por não entender o que estava lendo.

Dia 08- Um livro que não é famoso e que você acredita que deveria ser um best-seller

Essa foi difícil, mas eu fico com Nove Noites - Bernardo Carvalho. Bom eu acho que ele não é tão famoso quanto eu acho que deveria, nunca tinha ouvido falar dele antes de ler para um vestibular. A história gira em torno da investigação do narrador sobre o que teria acontecido com um antropólogo americano, Buel Quain, que veio para o Brasil estudar índios. A narrativa também mistura com as vivências do autor com os índios do Xingu quando criança. Me chamou muito a atenção o mistério da morte de Quain, até porque aconteceu realmente esse episódio do americano no Brasil, o que dá um tom de realidade muito grande para a obra.

Dia 09- Um livro que você leu mais de uma vez

O Silmarillion - J.R.R. Tolkien. Acho que ninguém aqui conhece esse livro né?? :mrgreen: O Silma é um livro muito bom que vale a pena ser lido muitas vezes (como qualquer outro do Tolkien). Sempre dou uma lidinha nele pra relembrar alguma passagem ou característica de algum personagem.

Dia 10- O primeiro romance que você lembra de ter lido

Doze Horas de Terror - Marcos Rey. Ganhei esse livro, da série Vaga-lume, de uma tia e li quando tinha uns 9 ou 10 anos. Gostei demais do mistério e de toda a perseguição que existe. O casal fugindo da ruiva que queria matar eles por causa de um dinheiro que alguém tinha roubado. Pena que meu livro sumiu :( . Mas é muito bom.

Dia 11- O livro que fez com que você se apaixonasse pela leitura

De novo Doze Horas de Terror. Depois que eu terminei de ler ele, comecei a ler outros da série Vaga-lume que minha tia tinha. Depois foram os que a escola pedia e por aí foi, sempre que tinha oportunidade lia um, seja da escola ou não.

Dia 12- Um livro que te absorvia tanto emocionalmente que você não conseguiu terminá-lo ou teve que deixá-lo um pouco de lado

Acho que o Apocalipse da Bíblia, pelos mesmos motivos que a Indily. Quando eu comecei a ler esse livro, a um bom tempo atrás, ficava imaginando tudo literalmente, com bolas de fogo caindo dos céus, abismos de fogo se abrindo, tudo muito catastrófico. Fiquei tão impressionado que tive que parar, porque eu estava ficando com medo. Fora esse não teve nenhum, sempre que pego um livro pra ler, dificilmente não termino.

Dia 13- Livro favorito da infância

Foi o primeiro livro que ganhei, chamava-se Porco e contava sobre o porco e as coisas da fazenda. Livrinho bem simples, pra crianças que estão aprendendo a ler. Eu gostava tanto que lia direto esse livrinho e acabei decorando a história.

Dia 14- Livro que deveria estar na lista de leituras obrigatórias da escola

Pensei muito pra escolher um, eu ficava na dúvida para escolher um livro com motivo que não fosse puramente "porque é muito bom esse livro" (senão seria O Senhor dos Anéis). Fico então com A Ilíada - Homero. Essa história é comentada nas aulas de história (assim como A Odisséia, A Eneida, ...) e seria bom que os alunos a lessem para ter um conhecimento mais detalhado do que realmente foi a Guerra de Tróia, suas causas e consequências; ter um contato maior com as histórias gregas.

Dia 15- Livro favorito lidando com cultura estrangeira

A Eneida - Virgílio. Não é um livro de não-ficção, mas em algumas passagens cita um pouco da cultura da época. Durante toda a história da fuga dos exilados troianos para a região do Lácio, é mostrado vários costumes da sociedade daquela época. Me lembro bem da passagem quando um personagem morre (e esqueci o nome dele) e a alma dele não descansa até ele ser enterrado. E no seu funeral é mostrado o costume de colocar as moedas nos olhos do morto para pagar o barqueiro.

Dia 16- Livro favorito adaptado para o cinema

O Senhor dos Anéis - J.R.R. Tolkien. Acho que sobre O Senhor dos Anéis não preciso falar muita coisa, o Náring já falou tudo. Esse livro é muito bom e por mais que o Peter Jackson tenha feito suas modificaçõeszinhas (que pra quem leu o livro pode ser inadmissível), eu achei que a adaptação como um todo foi muito boa. Fez com que a gente mergulhasse ainda mais na Terra-média.

Dia 17- Adaptação para o cinema que foi completamente deturpada

O Ladrão de Raios - Rick Riordan. Eu gostei demais da série do Percy Jackson, mas a adaptação do primeiro livro não ficou muito boa. Cortaram passagens que seriam importantes para uma continuação e mudaram muita coisa da história, como quem realmente estava por trás do roubo do raio de Zeus. E outros detalhes pequenos, mas quem leu se sente incomodado ao notar que eles não estão ali. Estão começando a contratar o pessoal para O Mar de Mostros, aí quero ver como vão juntar as pontas soltas e começar a falar do Cronos.

Dia 18- Um livro que você adora e não é mais encontrado nas livrarias

Acho que não tenho! Os livros que eu mais gosto sempre encontro vendendo em algum lugar, tanto loja física quanto internet. Não consegui lembrar de nenhum.

Dia 19- Um livro que fez você mudar completamente de ideia sobre algo (não-ficção)

Eu ainda não li um livro que me fizesse mudar de ideia sobre alguma coisa, mas tem um que me ajudou a formar minha opinião sobre evolução, religião, essas coisas. Acho que se encaixa aqui, até porque eu finalmente decidi em que acreditar. Ele se chama A Evolução Humana: de onde viemos? para onde vamos? - Paulo D'Amaro. Ele é escrito numa linguagem simples, pra leigos mesmo. Aborda as pesquisas sobre a evolução humana, as evidências dos fósseis e outros aspectos da evolução humana. No final, traz a eterna discussão sobre evolução x religião. Lendo esse capítulo pude chegar numa conclusão sobre como eu acredito que deve ter acontecido tudo, sem ficar com dúvidas ou temores de que minha opinião fosse contra minhas crenças religiosas.

Dia 20- Um livro que você recomendaria para uma pessoa ignorante/racista/de mente fechada

A Criação: como salvar a vida na Terra - Edward O. Wilson. De novo vou falar dele porque acho que seria indicado pra pessoas de mente fechada, que não tentam entrar num consenso entre ciência e religião, ou mesmo tentar aceitar um ao outro. Como eu falei no outro post, o livro mostra que ciência e religião tem que deixar de lado todas as suas desavenças e se unir para uma causa maior, que é a salvação do planeta, que reflete na vida de muitas pessoas. Esse livro seria legal para que quem é totalmente contra a ciência (ou contra a religião) pudesse ver que ambas movem muitas pessoas e que seria legal que seja feito algo maior a partir dessa união. Com tanta coisa maior que precisa ser feita, tentar convencer o outro de como tudo surgiu, pra mim, é coisa de segundo plano.
 
Dia 01- Seu livro favorito - D. Quixote, de Miguel de Cervantes.
Dia 02- O livro que mais odeia -Uma bagaça chamada a Profecia Celestina. Porra de livro ruim. Li na época por sugestão de uma namorada que era chegada nessas coisas exotéricas. Medonho.
 
Dia 01- Seu livro favorito: pergunta difícil, nunca consigo dar a mesma resposta, mas dessa vez fico com O Livro dos Espíritos, cada vez que leio aprendo algo diferente, ativa minha autocrítica e me torna uma pessoa melhor, mais doce, mais humana.

Dia 02- O livro que mais odeia: Crepúsculo - Stephenie Meyer, porque usou vampiros sem personalidade como mero pano de fundo para um romance adolescente e enjoativo. O pior foi a onda da mídia que veio depois.

Dia 03- Um livro que te surpreendeu completamente (positivamente ou negativamente): O Cavaleiro e o Samurai - Orlando Paes Filho me surpreendeu negativamente porque eu esperava mais de um livro épico tão bem ilustrado e com uma proposta ótima de enredo. No entanto, o que obtive foram detalhes fúteis e repetitivos tentando melhorar uma história absolutamente previsível, superficial e massante. Além disso, muitos amigos meus indicaram os livros de Orlando Paes Filho como ótima leitura épica/medieval, então devo admitir que peguei o livro esperando mais.

Dia 04- Um livro que te faz lembrar de casa: mais uma pergunta difícil, creio que "Dewey, um gato entre livros" - Vicky Myron porque cresci rodeada de gatos (e ainda tenho 5 bichanos comigo atualmente) e a cada capítulo lembro das peripécias de meus gatos na casa em que eu vivia quando era criança.
 
Mais meses e meses de espera e finalmente chegou. Hoje em dia, se eu perguntar em qualquer livraria, vai ser o mesmo parto.


É que agora você já conseguiu encontrá-lo, mas quando for assim, tente recorrer ao site Estante Virtual. Só para você ter uma idéia, procurei o Clarissa lá e é livro que não acaba mais (tudo bem baratinho). Particularmente, estou sempre comprando livros nesse site e até hoje não tive problemas.

Bjs.
 
Dia 17 - Adaptação para o cinema que foi completamente deturpada


Prevejo que os membros do Fórum vão me esperar na saída para me espancar até a morte, rs. Pois eu citarei aqui aquela coisa disforme e grotesca que o Peter Jackson criou: um lixo completo e absoluto que deve fazer Tolkien espumar de raiva no Paraíso e desejar ter um fuzil próximo às mãos prontinho para usar... Não gosto do filme pelo fato de não ter tudo quanto há nos livros - seria uma exigência estúpida de minha parte, ainda mais por se tratar de uma obra tão complexa e detalhista. Eu não gosto do filme simplesmente por ter coisas que não estão nos livros, que são criações do P. Jackson, não do Tolkien. Quer criar algo, escreva sua própria estória. Agora, se quer colocar suas próprias idéias na obra de alguém, por favor, não diga que é criação artística, pois isso não passa de charlatanismo puro e simples.

Mas... Ainda não odeio totalmente ele: estou ansioso por assistir O Hobbit. Talvez seja uma boa adaptação e me aquiete a disposição. Do contrário, senhor P. Jackson, no dia que vieres ao Brasil se prepare para tomar uma voadora! :yep:

[]'s!
 
Dia 01 - Seu livro favorito: O Morro dos Ventos Uivantes
Sinceramente, não tenho um livro favorito, mas esse foi o primeiro livro que eu fui atrás em uma biblioteca e um dos primeiros que me despertou a vontade de estar sempre continuando a leitura. Então, se for pra escolher um, acho que no momento, o que me veio à cabeça foi esse.

Dia 02 - O livro que mais odeia: Édipo Rei
Não é exatamente por causa da história, que eu mal lembro, por sinal, mas eu li esse livro muito nova e obrigada pelo colégio. A linguagem era difícil para uma criança e eu tive que fazer inúmeros trabalhos sem nem entender o que acontecia na história. Foram provas, resumos e cartazes mal-feitos porque eu simplesmente não conseguia ler ou entender o livro. Acabei pegando tanta raiva que ele ocupa esse papel de destaque.

Dia 03 - Um livro que te surpreendeu completamente (positivamente ou negativamente): Uma crença silenciosa em anjos
Eu não lembro o nome do autor, mas esse livro realmente me surpreendeu. Eu normalmente não gosto de um livro com uma história policial então eu li meio desconfiada, mas eu acabei adorando. O modo como o autor foi contando o enredo foi diferente do que normalmente eu vejo, então eu realmente me surpreendi.

Dia 04 - Um livro que te faz lembrar de casa: Harry Potter (nenhum em especial, mas a história como um todo)
Eu não coloquei um livro em específico, mas se fosse para escolher um deles seria a Pedra Filosofal. Nesse a sensação de encontrar o lar em uma escola é mais forte e mais alegre também. Lembra muito uma época em especial em que eu considerava minha escola mais minha casa do que minha própria casa. Era pra escola que eu corria todo o dia e não queria sair, pois era ali que se encontravam as pessoas com quem eu me importava e me identificava. Então, me lembrar de casa, na verdade seria me lembrar do lugar que tive como um lar, que foi a escola. E esse livro me faz lembrar disso.

Dia 05- Um livro de não-ficção que você gostou: Marley e Eu
Eu li apenas dois livros de não-ficção, que eu me lembre, na vida. E eu acho que nem preciso falar muito desse livro, considerando que já falaram dele e que quase todo mundo conhece. Enfim, foi um livro de não-ficção que eu gostei e um dos únicos que li.

Dia 06- Um livro que te faz chorar: O Corcunda de Notre-Dame (Victor Hugo)
Sinceramente, já chorei em tanto livros que foi difícil escolher. Optei por esse, que apesar de bem conhecido, não foi muito comentado por aqui como outros que eu poderia ter colocado. Acabei chorando no finalzinho, bem nas últimas páginas.

Dia 07 - Um livro que é difícil de ler: Os Lusíadas (Camões)
Sério, eu quase desistir de ler esse livro, mas precisava pra escola. A minha sorte foi que tinha algumas notas de rodapés, que eu acabei lendo mais do que a história em si. Para cada meia página de história, havia meia página de rodapé explicando alguma coisa. Foi difícil e maçante.

Dia 08- Um livro que não é famoso e que você acredita que deveria ser um best-seller: O Nome do Vento (Patrick Rothfuss)
Esse livro já esteve na lista dos mais vendidos do New York Times, mas não chegou a ter aquela fama de best-seller que faz com que todos conheçam o livro em vários países e tudo o mais. E, nunca encontrei alguém que conhecesse a história, que merece ser conhecida, já que é muito boa.

Dia 09- Um livro que você leu mais de uma vez: O Segredo da Plataforma Treze (Eva Ibbotson)
Quando eu era mais nova, tinha poucos livros, de forma que aqueles que eram os que eu mais gostava, eu relia sempre que tinha vontade. Esse foi o livro que eu mais reli porque o adorava. É uma história para crianças que nunca enjoava e entediava. Apesar de quase o ter decorado, relê-lo nunca foi chato.

Dia 10- O primeiro romance que você lembra de ter lido: O Caso da Borboleta Atíria (Lúcia Machado de Almeida)
É um dos clássicos da Série Vaga-lume e minha mãe o leu na infância, há no mínimo 30 anos atrás. Ela acabou me dando o livro quando eu era mais nova junto com alguns outros e esse foi o que mais me chamou a atenção e eu li primeiro. Não me lembro de nenhum anterior e nem da minha idade na época, mas eu lembro que tinha adorado a história

Dia 11- O livro que fez com que você se apaixonasse pela leitura: Ella Enfeitiçada (Gail Carson Levine)
Ganhei esse livro quando era mais nova e foi com ele que comecei a querer ler outros. Eu nunca tinha tido vontade de ir atrás de uma história, embora gostasse de ler. Com ele, comecei a procurar outros livros, principalmente aqueles que tivessem o toque de fantasia que esse tinha.

Dia 12 - Um livro que te absorvia tanto emocionalmente que você não conseguiu terminá-lo ou teve que deixá-lo um pouco de lado: As Brumas de Avalon: O Gamo Rei (Marion Zimmer Bradley)
Eu li toda a série tendo que parar em alguns pontos para respirar um pouco, de tanto que a história me absorvia, entretanto, este teve um momento que me tocou tão profundamente que eu tive que parar por alguns dias. Caso eu não tivesse parado um pouco, não teria conseguido ir em frente com a leitura.

Dia 13- Livro favorito da infância: O Segredo da Plataforma Treze (Eva Ibbotson)
Eu já citei esse livro, de forma que não há muito o que falar. Ele é o meu favorito da infância pelos mesmos motivos que foi um livro que eu li mais de uma vez: eu nunca enjoava ou entediava. A história é ótima e escrita de um modo perfeito para uma criança.

Dia 14- Livro que deveria estar na lista de leituras obrigatórias da escola: Drácula (Bram Stoker)
Acho esse livro excelente para ser usado na escola. Desperta o gosto pela leitura, é perfeito pra falar da época em que romances góticos estavam em alta na Europa e pode ser adaptado para leitura em diferentes idades. Isso sem falar que a história em si é ótima. Todos já ouviram falar na história e assistiram filmes, desenhos e outras coisas que tenha base no Conde Drácula. Mostrar aos alunos o livro que originou isso deveria ser feito em escolas.

Dia 15- Livro favorito lidando com cultura estrangeira: Odisseia (Homero)
Eu não li muitos livros que tratam de cultura estrangeira, mas do que li, esse é o que eu mais gosto. As criaturas mitológicas, os deuses gregos e a história em si me cativaram na época da escola, se tornando um livro obrigatório que eu li com gosto.

Dia 16- Livro favorito adaptado para o cinema: Desventuras em Série (Lemony Snicket)
O filme e os livros diferem bastante, mas ainda assim, eu adorei o filme. Apesar de só abodar os três primeiros de uma série de treze e criar algumas coisas que não deveria existir, o filme ficou bem trabalhado e conseguiu passar todo aquele jeito de contar que só essa série possui. Na minha opinião, um dos poucos filmes que conseguiu alterar detalhes do livro sem estragar completamente a história.

Dia 17- Adaptação para o cinema que foi completamente deturpada: Os Seis Signos da Luz (Susan Cooper)
Os efeitos do filme foram ótimos, mas a história deixou a desejar. Sinceramente, a inclusão de personagens que não existiam, a mudança de importância de certos personagens, o final, o começo, enfim, o filme inteiro ficou completamente diferente da história do livro. Na minha opinião, ele realmente deturpou toda a história e me fez achar que os ingressos do cinema deveriam ter sido gastos em outra coisa.

Dia 18- Um livro que você adora e não é mais encontrado nas livrarias: O Diário da Princesa (Meg Cabot)
Era uma série de livros que eu gostava quando criança, mas tive que parar no primeiro porque simplesmente não conseguia encontrar a sequência em livraria alguma. Eu encontrava, raramente, os seguintes ao que eu estava procurando, mas aquele que eu queria, nunca. Desse jeito, eu nunca consegui ir em frente com a história.

Dia 19- Um livro que fez você mudar completamente de ideia sobre algo (não-ficção): Violetas na Janela (Patrícia)
Esse foi um livro que mudou minha opinião a respeito de livros para doutrina religiosa. Fez eu perceber que há como um livro que serve para ensinar ser interessante, com uma leitura leve e que desperte interesse. Ao contrário de muitos outros livros parecidos, ele não força uma ideia, não é cansativo e tem uma história boa.

Dia 20- Um livro que você recomendaria para uma pessoa ignorante/racista/de mente fechada: O Hobbit
Eu acho que seria uma boa leitura para aqueles que ficam reclamando de livros do gênero. Gente que diz que Senhor dos Anéis é perda de tempo e que os livros são horríveis e tudo o mais. Começando com Hobbit, que é mais tranquilo, acho que seria o começo para que essas pessoas vejam como Tolkien é ótimo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo