• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Harry Potter e a Pedra Filosofal (J. K. Rowling)

Ué Melian, faz que nem eu: abre o Word Pad - ou equivalente - e vai escrevendo. Depois no final acrescenta os comentários a respeito da conversa no tópico. Assim num perde o fio da meada ;)

Gente, tem tanto tópico de HP que não seria viável criar algo ao estilo do Clube Star Wars? Até pra não atrapalhar o funcionamento da área de literatura? [é só uma idéia... podem ignorar se quiserem].

Daqui a pouco vou tentar terminar PF e aí faço algum comentário mais útil aqui.
 
Esse livro envelheceu tão bem. Eu estava pensando sobre isso, há alguns dias, e percebi o quão elucidativo ele é, para quem faz uma (re)leitura atenta. Da primeira vez que li, naquela euforia toda, louca para ler os próximos, deixei passar muita coisa. Muitas pistas, na verdade. Está tudo lá, gente. Tudo.

-Tem uma hora em que Hagrid fala com o Harry, sobre Voldemort: "não sei se ainda tinha humanidade suficiente para morrer". OMG. No fim do livro, Dumbledore fala a mesma coisa: "... sem estar propriamente vivo, ele não pode ser morto".
- Quando estão no Gringotes, Harry pergunta à Hagrid por que só um louco tentaria roubar o banco, e ele responde: "dizem que há dragões guardando os cofres de segurança". SÉTIMO LIVRO, MEU DEUS.
-Na aula de poções, quando o Sev começa a humilhar o Potter, ele fala que "o bezoar é uma pedra tirada do estômago da cabra e pode salvá-lo da maioria dos venenos". E no sexto livro?
- E quando Harry pensava que Snape tinha lido seus pensamentos? "Harry não imaginava como; no entanto, por vezes tinha a horrível sensação de que Snape podia ler pensamentos". LEGILIMÊNCIA, MEU DEUS, QUINTO LIVRO, MEU DEUS!
- E sobre o Neville: "sua boa nota em Herbologia compensou a péssima nota em Poções". GENTE, NO QUARTO LIVRO, ELE AJUDA O HARRY COM A TAREFA.
Etc.

Gosto demais de toda a apresentação do mundo bruxo, tudo é novidade demais nesse livro. E o melhor, não é novidade apenas para o Harry, é para nós, leitores, também.

Acho espetacular a ansiedade do Harry antes da cerimônia de seleção das casas. Compartilhei da ansiedade dele. E juro que achei plausível quando ele pensou que teria de fazer um coelho sair do chapéu ou coisa do gênero. Essa é a visão que a gente é condicionado a ter de magia: TRUQUES.

E quando o Harry é apresentado ao Quadribol, e todas as explicações? Acho sensacional.

O espelho de Ojesed é de uma lição tão profunda. Como bem disse o bom velhinho (que não é o papai Noel) "não faz bem viver sonhando e se esquecer de viver".

E não preciso comentar sobre o quão sublime é, para mim, a fala do Dumbledore, no fim do livro:

"ter sido amado tão profundamente, mesmo que a pessoa que nos amou já tenha morrido, nos confere uma proteção eterna".
 
Última edição por um moderador:
Já tinha reparado nesses detalhes da última vez que li e estou reparando neles agora de novo, relendo.

Tem mais revelações, por exemplo:

A McGonagall, logo que o Hagrid chega com Harry nos braços, pergunta ao Dumbledore se ele não poderia retirar a cicatriz e Dumbledore responde "CICATRIZES PODEM SER MUITO ÚTEIS, tenho uma acima do joelho que é um mapa perfeito do metrô de Londres". Ora, para que um bruxo como ele precisaria de um mapa do metrô de Londres? :lol: Tudo está implícito na sua excentricidade... Cada frase que sai da boca de Dumbledore e parece sem pé nem cabeça, esconde uma pista.

ou quando ele se faz de sonso:

McGonagall pergunta porque Voldemort escolheu Harry e porque justo um bebezinho conseguiu pará-lo e ele responde que não sabe e que talvez nunca venhamos a saber. Só que ele sabia de absolutamente TUDO.
E imagino que até deve ter sentido um certo remorso nesse dia, pois parte da tragédia era sua culpa: se ele não estivesse com a capa, mesmo Rabicho sendo traidor, os Potter não teriam sido achados.
E 11 anos depois ele devolve a capa para o Harry. JÁ TAVA LÁ.... TUDO LÁ... :lol:
 
Última edição:
A Pedra Filosofal é a que revela mais coisas sobre o sétimo, eu acho, mas creio que o grande lance é o motivo de Voldemort querer matar Harry.
 
Última edição:
A Rowling tem uma coisa de boa, ela consegue utilizar mt bem o ambiente ao redor do personagem. Tudo é bem contruído. Ela tb dá as dicas e as utiliza no final.
 
Bom super fã eu já sou. Sempre releio os livros, dqui uns dias estou decorando. Infelizmente não tenho dois livros da série, só os li pegando emprestado e pela Internet.
 
Ecthelion, aproveita e diz aí qual foi o mal entendido que você achou no 1º livro.

Ontem eu estava relendo a parte em que o Harry compra a varinha e o Sr. Olivaras faz 2 comentários diferente sobre a varinha de Voldemort. É bem bobinho, pode até mesmo ter sido erro de tradução:

"- Lamento dizer que vendi a varinha que fez isso [a cicatriz do Harry] - disse ele suavemente. - Trinta e cinco centímetros. Nossa. Uma varinha poderosa, muito poderosa nas mãos erradas... Bom, se eu tivesse sabido o que a varinha ia sair por aí fazendo..." [pág 75]

"- Lembro-me de cada varinha que vendi, Sr. Potter. De cada uma. Acontece que a fênix, cuja pena está na sua varinha, produziu mais uma pena, apenas mais uma. É muito curioso que o senhor tenha sido destinado para esta varinha porque a irmã dela, ora, a irmã dela produziu a sua cicatriz.
Harry engoliu em saco.
- É, trinta e quatro centímetros. Puxa. É realmente curioso como essas coisas acontecem.(...)"
[pág. 77]

Além do tamanho diferente - como eu disse, uma bobagem - eu fiquei com a impressão de que ele estava falando de 2 varinhas diferentes.
 
Última edição:
Ecthelion, aproveita e diz aí qual foi o mal entendido que você achou no 1º livro..
Sim, por favor :)
Adoro catar esses errinhos.


Ontem eu estava relendo a parte em que o Harry compra a varinha e o Sr. Olivaras faz 2 comentários diferente sobre a varinha de Voldemort. É bem bobinho, pode até mesmo ter sido erro de tradução:

"- Lamento dizer que vendi a varinha que fez isso [a cicatriz do Harry] - disse ele suavemente. - Trinta e cinco centímetros. Nossa. Uma varinha poderosa, muito poderosa nas mãos erradas... Bom, se eu tivesse sabido o que a varinha ia sair por aí fazendo..." [pág 75]

"- Lembro-me de cada varinha que vendi, Sr. Potter. De cada uma. Acontece que a fênix, cuja pena está na sua varinha, produziu mais uma pena, apenas mais uma. É muito curioso que o senhor tenha sido destinado para esta varinha porque a irmã dela, ora, a irmã dela produziu a sua cicatriz.
Harry engoliu em saco.
- É, trinta e quatro centímetros. Puxa. É realmente curioso como essas coisas acontecem.(...)"
[pág. 77]

Além do tamanho diferente - como eu disse, uma bobagem - eu fiquei com a impressão de que ele estava falando de 2 varinhas diferentes.

Varinha provavelmente medida em ocasiões diferentes :batera:
 
Como eu disse é mais um mal entendido ou uma impressão errada mesmo e não estou com o meu livro à mão, portanto, perdoem algum deslize.

O Hagrid, ele pega o HP bebê ainda de noite, da casa destruída pelo feitiço que não deu certo do Voldemort, passa o dia todo com ele e só devolve pra casa dos tios na outra noite mas o livro tenta passar a impressão de que foi coisa rápida (não fala que o bebê HP passou o dia todo com o Hagrid e só na noite seguinte que vai pra casa dos tios). Lembram que durante todo o dia foi uma festa, com bruxos circulando entre trouxas, revoada de corujas durante o dia e td mais? Então só nessa noite que o bebê HP foi entregue pros seus tios.


Seria algo assim:
Noite 1 -> Voldemort ataca, dá errado e "morre". Casa destruída e HP bebê é pego pelo Hagrid.
Dia 2 -> festa, todo mundo feliz pelo Voldemort ter "morrido", revoada de corujas durante o dia e tudo mais.
Noite 2 -> Hagrid entrega o HP pros tios, com Dumbledore a MacGonagal.
 
Última edição:
Na época mor do vício eu já tinha pensado nisso, mas acabei esquecendo:
Onde diabretes o Hagrid passou o dia com o Harry? Porque há essa altura o Sirius já estava caçando o Rabicho e a história dele ter traido os Potter já deveria ter espalhado. Mesmo assim o Hagrid se refere a ele como Jovem Sirius, e não como se ele fosse um bandido.

A McGonagall passou o dia vigiando a Petunia e o Duda. Eu imagino que o Dumbledore comentou com ela o que faria com o Harry e mandou o Hagrid ficar escondido em algum lugar, para entregar o garoto de forma mais discreta pra Petunia. Porque mesmo sem moto voadora, Hagrid é tudo, menos discreto. E as roupas do Dumbledore são indiscretas até em convenção de Drag.
 
Como eu disse é mais um mal entendido ou uma impressão errada mesmo e não estou com o meu livro à mão, portanto, perdoem algum deslize.

O Hagrid, ele pega o HP bebê ainda de noite, da casa destruída pelo feitiço que não deu certo do Voldemort, passa o dia todo com ele e só devolve pra casa dos tios na outra noite mas o livro tenta passar a impressão de que foi coisa rápida (não fala que o bebê HP passou o dia todo com o Hagrid e só na noite seguinte que vai pra casa dos tios). Lembram que durante todo o dia foi uma festa, com bruxos circulando entre trouxas, revoada de corujas durante o dia e td mais? Então só nessa noite que o bebê HP foi entregue pros seus tios.


Seria algo assim:
Noite 1 -> Voldemort ataca, dá errado e "morre". Casa destruída e HP bebê é pego pelo Hagrid.
Dia 2 -> festa, todo mundo feliz pelo Voldemort ter "morrido", revoada de corujas durante o dia e tudo mais.
Noite 2 -> Hagrid entrega o HP pros tios, com Dumbledore a MacGonagal.

É verdade... mas embora nada tenha sido dito a respeito neste e nos outros livros, dá para calcularmos que o Dumbledore previa aquela arruaça toda e mandou o Hagrid abrigá-lo e escondê-lo até à noite, né...

E tem a questão do Sirius também... Muito bem observado, Ecthelion!
Porque o Sirius perseguiu o Rabicho e foi preso logo depois de emprestar a moto ao Hagrid.
Dumbledore diz que passou por milhares de lugares - especialmente festas - durante o dia todo. Acho meio impossível que a notícia não tivesse chegado aos seus ouvidos...
E, no entando, quando o Hagrid chega dizendo displicentemente que pegou a moto emprestada do Sirius, ninguém se abala!

Isso ficou estranho mesmo...
 
Última edição:
É verdade... mas embora nada tenha sido dito a respeito neste e nos outros livros, dá para calcularmos que o Dumbledore previa aquela arruaça toda e mandou o Hagrid abrigá-lo e escondê-lo até à noite, né...

E tem a questão do Sirius também... Muito bem observado, Ecthelion!
Porque o Sirius perseguiu o Rabicho e foi preso logo depois de emprestar a moto ao Hagrid.
Dumbledore diz que passou por milhares de lugares - especialmente festas - durante o dia todo. Acho meio impossível que a notícia não tivesse chegado aos seus ouvidos...
E, no entando, quando o Hagrid chega dizendo displicentemente que pegou a moto emprestada do Sirius, ninguém se abala!

Isso ficou estranho mesmo...

A meu ver a prisão de Sirius não foi tão rápida assim.
Ele deu a moto pro Hagrid e foi atrás de Rabicho. Ponto.
 
Concordo.

Deve ter levando uns dias pro Sirius achar o Rabicho. Ratos se escondem bem.
 
A meu ver a prisão de Sirius não foi tão rápida assim.
Ele deu a moto pro Hagrid e foi atrás de Rabicho. Ponto.

Concordo.

Deve ter levando uns dias pro Sirius achar o Rabicho. Ratos se escondem bem.

Faz tempo que eu não leio, mas lembro bem dessa parte: o Sirius perseguiu o Peter por horas logo depois de sair da casa destruída, até eles chegarem num beco cheio de trouxas. Ele sabia que tinha sido o Peter porque era o único que sabia da troca de última hora do Fiel do Segredo.
O Sirius tentou lançar um feitiço no Peter e este se aproveitou da situação, cortando o dedo e se transformando em rato para fugir pelo bueiro e ser dado como morto.
 
Última edição:
Na época mor do vício eu já tinha pensado nisso, mas acabei esquecendo:
Onde diabretes o Hagrid passou o dia com o Harry? Porque há essa altura o Sirius já estava caçando o Rabicho e a história dele ter traido os Potter já deveria ter espalhado. Mesmo assim o Hagrid se refere a ele como Jovem Sirius, e não como se ele fosse um bandido.

A McGonagall passou o dia vigiando a Petunia e o Duda. Eu imagino que o Dumbledore comentou com ela o que faria com o Harry e mandou o Hagrid ficar escondido em algum lugar, para entregar o garoto de forma mais discreta pra Petunia. Porque mesmo sem moto voadora, Hagrid é tudo, menos discreto. E as roupas do Dumbledore são indiscretas até em convenção de Drag.
Pelo que eu entendi, o Hagrid não sabia nada do Sirius, talvez ele tenha passado o dia todo incomunicável.

É verdade... mas embora nada tenha sido dito a respeito neste e nos outros livros, dá para calcularmos que o Dumbledore previa aquela arruaça toda e mandou o Hagrid abrigá-lo e escondê-lo até à noite, né...

E tem a questão do Sirius também... Muito bem observado, Ecthelion!
Porque o Sirius perseguiu o Rabicho e foi preso logo depois de emprestar a moto ao Hagrid.
Dumbledore diz que passou por milhares de lugares - especialmente festas - durante o dia todo. Acho meio impossível que a notícia não tivesse chegado aos seus ouvidos...
E, no entando, quando o Hagrid chega dizendo displicentemente que pegou a moto emprestada do Sirius, ninguém se abala!

Isso ficou estranho mesmo...
A única coisa que justfica isso é o Dumbledore ser discreto e a Minerva não saber direito da história.

A meu ver a prisão de Sirius não foi tão rápida assim.
Ele deu a moto pro Hagrid e foi atrás de Rabicho. Ponto.
Eu sempre tive a impressão que o Sirius vai e pega o Rabicho bem rápido. Ele tinha o faro do cachorro pra ajudar e tava desesperado pra achar o rato.

Concordo.

Deve ter levando uns dias pro Sirius achar o Rabicho. Ratos se escondem bem.
Isso eu não sei, a Rowling não deixou isso mt claro, mas a impressão que eu tive foi outra.

Faz tempo que eu não leio, mas lembro bem dessa parte: o Sirius perseguiu o Peter por horas logo depois de sair da casa destruída, até eles chegarem num beco cheio de trouxas. Ele sabia que tinha sido o Peter porque era o único que sabia da troca de última hora do Fiel do Segredo.
O Sirius tentou lançar um feitiço no Peter e este se aproveitou da situação, cortando o dedo e se transformando em rato para fugir pelo bueiro e ser dado como morto.
A questão é: Sirius pegou ele por questão de horas ou de dias?
 
A questão é: Sirius pegou ele por questão de horas ou de dias?

Foi uma perseguição à pé. Quanto tempo eles aguentariam correndo???

Porque, do que eu me lembro, o Peter só se transformou quando foi encurralado... nenhuma vez antes.

Mas quando eu reler comento isso melhor lá no tpc de PdA
 
Última edição:
Ecthelion, aproveita e diz aí qual foi o mal entendido que você achou no 1º livro.

Ontem eu estava relendo a parte em que o Harry compra a varinha e o Sr. Olivaras faz 2 comentários diferente sobre a varinha de Voldemort. É bem bobinho, pode até mesmo ter sido erro de tradução:

"- Lamento dizer que vendi a varinha que fez isso [a cicatriz do Harry] - disse ele suavemente. - Trinta e cinco centímetros. Nossa. Uma varinha poderosa, muito poderosa nas mãos erradas... Bom, se eu tivesse sabido o que a varinha ia sair por aí fazendo..." [pág 75]

"- Lembro-me de cada varinha que vendi, Sr. Potter. De cada uma. Acontece que a fênix, cuja pena está na sua varinha, produziu mais uma pena, apenas mais uma. É muito curioso que o senhor tenha sido destinado para esta varinha porque a irmã dela, ora, a irmã dela produziu a sua cicatriz.
Harry engoliu em saco.
- É, trinta e quatro centímetros. Puxa. É realmente curioso como essas coisas acontecem.(...)"
[pág. 77]

Além do tamanho diferente - como eu disse, uma bobagem - eu fiquei com a impressão de que ele estava falando de 2 varinhas diferentes.

Vamos ver...

"I'm sorry to say I sold the wand that didi it," he said softly. "Thirteen-and-a-half inches. Yew. Powerful wand, very powerful, and in the wrong hands... well, if I'd known what that wand was going out into the world to do..."

"I remember every wand I've ever sold, Mr. Potter. Every single wand. It so happens that the phoenix whose tail feather is in your wand, gave another feather - just one other. It is very curious indeed that you should be destined for this wand when its brother - why, its brother gave you that scar."
Harry swallowed.
"Yes, thirteen-and-a-half inches. Yew. Curious indeed how this things happen. [...]"


~~~~~~~~

Sobre Hagrid e Sirius etc

Antes de mais nada: Harry Potter precisa de um "Conto dos anos" :lol:

Agora o que eu descobri em uma pesquisa rápida: Hagrid foi pegar Harry em Godric's Hollow e, quando estava saindo, Sirius apareceu e deu a moto pra ele. Sirius, quando desconfiou de Rabicho, primeiro foi conferir o esconderijo deste, depois foi pra casa dos Potter e aí já era tarde demais. Não achei nada sobre o tempo que Sirius levou para encontrar Rabicho.

Sobre o tempo que Hagrid levou para levar Harry até a casa dos Dursley: vocês pararam pra pensar na distância entre Hogwarts e Godric's Hollow, e depois entre GH e Surrey? Hadrid não podia aparatar na primeira parte da viagem e a moto voadora não era tão rápida assim...
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo