• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O tamanho do livro influencia?

Poisé, Arandelis....
Bem como vc disse, as vezes um livro de 100 páginas pode demorar semanas. Estou lendo agora O Príncipe (200p), de Nicolau Makiavel. É um livro voltado à filosofia e tem umas idéias muito loucas, e estou tendo que ler ele com muita calma para conseguir prestar a atenção no que o autor está querendo passar. De qualquer forma, não tenho o costume de ler rápido... Mas eu não me importaria em ler um livro de 50 páginas nem uma coleção inteira de livros (como a de Freud) que deve passar as 5000. O que vale é o conteúdo. Até mesmo para crianças, pois tendo o icentivo conseguirão desenvolver muito melhor seu hábito para a leitura.

Nunca vou me esquecer de uma frase do Bill Gates quando perguntaram para ele se seus filhos teriam computadores. Ele disse: "Claro que terão computadores, mas antes terão livros!"
 
Todos sabem que o que vale é o conteúdo.
Mas QUASE ngm põe em prática.
O que está faltando são estimulos vindos da escola para que os alunos comecem a ler por prazer, e não por obrigação. E que não importe o tamanho do livro, e sim, a reflexão sobre ele.
 
Sim, vc está certa, Belapathy.
Mas eu acho que os verdadeiros interessados são os que não vêem os trabalhos de literatura como uma obrigação, e sim, de certa forma, como um prazer.
Os que não praticam a leitura são os que realmente não gostam de ler, não acham interessante aquilo. Uns pegam o hábito desde cedo, outros mais tarde... depende de cada um.
 
Os que não praticam a leitura são os que realmente não gostam de ler, não acham interessante aquilo.

Sim sim. Claro.
Mas não é só por causa disso que a pessoa tem de desrespeitar um autor ou coisa assim.

Hoje por exemplo me senti muito mal ao ouvir uma colega minha (nem digo quem foi, né kakau....), chamando o Fernando Sabino de Esquizofrênico (Argh.. como se escrve isso?) só por causa de UMA HISTORIA! PELO AMOR DE DEUS!!!!!! Só por causa de um livro de fantasia, que obrigatoriamente tem essas caracteristicas de ser meio-voado.... "O menino no espelho" é só uma história, e eu acho que não é necessário ofender o autor por causa de ela não gostar de livros de "fantasia".
 
Ah claro, não comentei quanto a menosprezar autores. Isso eu acho uma grande falta de respeito...
Mas, se Fernando Sabino sofria de esquisofrenia, o dizem de J.R.R. Tolkien? As vezes fico me perguntando "de onde esse cara tirou Barbárvore, Tom Bombadil".. Um colega meu de trabalho até já me disse uma vez brincando "Aquele cara devia fumar um enquanto escrevia"... Fantasia é o principal "foco" talvez, de jogos de RPG. Eu jogo RPG, escrevo viagens e não sou esquisofrênico (ou qualquer outra doença que seja atribuída). :wink:

Mas, acima de tudo, para que alguém possa fazer alguma crítica à um autor, que ao menos conheça o seu trabalho antes.
 
Acho que com certeza não influencia...o que vale é o conteúdo mesmo...
Mas o que me chama atenção são livros volumosos mesmo....
 
Naum pra mim naum...Quer dizer, não da maneira que vcs estão dizendo...
Estou dizendo que o livro pra mim é melhor se for maior!
Parece que o livro fica mais importante...
Mas eu tbm gosto de livros curtinhus...e leio tdo que me cai na mão, desde literatura véia como Divina Comédia até livrinhus fininhus e de fácil leitura, como um q eu li há algum tempo, chamado "guerra na casa do João". Li em 1 dia. É pra jovem, mas cá entre nós: pra jovem sem vocabulário nenhum, pke o persona principal, num sabia nem o q significava a palavra "congresso"!
 
:idea: Acho que o tamanho do livro influencia sim. Livros muito finos geralmente não desenvolvem muito a história, prefiro livros maiores. O único problema é o peso.
Comprei a edição única do SDA ano passado e me arrependi, meu braço ficava doendo quando eu estava lendo há muito tempo, era mais pesado para eu carregar para as aulas e para ler no horário de descanso no estágio... Enfim, se fosse hoje eu compraria os livros separados, não compraria a edição única, que só teve uma vantagem, foi mais barata $$$$.
:lily: :lily: :lily: :lily: :lily: :lily: :lily:
 
Bueno...

A questão, definitivamente, não está no tamanho. Mas no conteúdo. Vou tomar por consideração os livros de Direito, que ultimamente são a minha única leitura, além de SW.

Existem várias monografias fininhas, com pouco mais de 100 páginas, que esgotam o tema ao qual foram destinadas. Por outro lado, determinados tratados, extensos em demasia, apenas cansam o leitor, que os largam para lá.

Para não vir uma certa mocinha vir aqui dizer que novamente eu generalizo tudo, claro, existem obras enormes que são excelentes, como o Tratado de Direito Privado, Pontes de Miranda, que mesmo escrito a vários anos e possuir 60 volumes, deveria ser obrigatório na biblioteca de qualquer jurista.

Volto ao que falei inicialmente: tudo depende do conteúdo das obras. Às vezes, obras muito extensas só servem para enfeitar biblioteca ou para escorar cama.
 
Sim, sem dúvida. Não se pode julgar um livro pelo tamanho fisico. Leia Noite na Taverna, Eu e Outras Poesias, Primaveras, qualquer um do 007... são livros que não são grandes e nem por isso deixam de ser excelentes.
 
Pra mim, o tamanho não tem a minima importancia, tanto que os ultimos 5 livros que eu li tem mias de 300 páginas.

E eu até falo da minha irmã (ela tem 13 anos) quando ela pega aqueles livrinhos de 100, 200 páginas ( na idade dela eu já tinha lido O Tempo e o Vento)
 
Faramir of Ithilien disse:
Se tamanho fosse fator determinante, o que seriam dos contos?

As pessoas fazem livros com vários contos, e aí os livros ficam grossos, hihhihihi :P

Brincadeirinha, eu entendo o que vc quis dizer. A questão é que quando um escritor opta por criar na forma de conto, já está embutido nisso a intenção de uma narrativa curta. É uma das delimitações do gênero, é o que diferencia conto de romance. Mas é sim, a maior prova de que se você tem uma boa idéia, não são necessárias muitas linhas para expô-la :wink:
 
V disse:

:idea: OK. Li "A Revolução dos Bichos", um bom livro, uma história bem desenvolvida apesar do livro ser fino. Mas nem todos os escritores são George Orwell e no geral um livro fino não desenvolve bem a história. 8-)
 
Hummm... livros grandes despertam minha curiosidade.

"Sobre o que há tanto do que ser dito?"

Já o inverso já não se aplica. Não desmeresso um livro por ele ser fino.
 
Eu costumo encarar livros finos e grossos da mesma maneira. Como ja disseram, narrativas curtas não tem problemas nenhum em existir.

A unica coisa que eu realmente diferencio entre as duas são os personagens. Nos livros mais longos eles tem como se desenvolver melhor... :wink:
 
claro que influencia!
se o livro tem menos de 300 pgs eu nem me arrisco a ler, pq quando eu começo a me empolgar com a historia, ela acaba!
dai naum tem nem graça... :lol:
e quando eu leio um livro fino, eu costumo ler 2 ou 4 ao mesmo tempo pra dar mais emoçaõ... :roll:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo