• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Turismo no Japão - Otaku

Turgon

Mugiwara no Ichimi
[
attachment.php

Quem está se preparando para ir ao Japão, vai contar com uma ajuda bem-vinda do governo japonês para turbinar o itinerário e não perder os melhores pontos turísticos de cada localidade do país.

No site oficial da Japan National Tourism Organization (JNTO) você pode baixar um miniguia em inglês para ficar por dentro das principais tendências da cultura otaku, assim como os diversos eventos e lojas direcionados para esse público.

A viagem fica completa com um mapa especial que indica a localização das cidades que inspiraram os cenários das séries de maior sucesso no mundo dos animes.

Fonte: ANN
Tenho muita vontade de viajar para o Japão, conhecer os estúdios e tantos outros pontos turísticos voltados a animação japonesa. O guia é bem legal.
 

Anexos

  • otaku map.jpg
    otaku map.jpg
    77,2 KB · Visualizações: 717
Me fui! Um roteiro temático sobre os animes é tudo o que queria :lol:

Só falta grana...
 
Q ideia legal!
Eu tô programando minha viagem ao japão, e um guia assim já é uma otima! Assim já vou pesquisando e descobrindo onde mais posso ir ^^
 
Sem contar que com o guia tem como visitarmos pontos e animes de que realmente gostamos. Dá para fazer uma bela programação para o dia.

Eu estava dando uma olhada e quantos lugares! Fora os lugares que aparecem nos animes, tem shows ao vivo, cosplay, games e tantos outros eventos.
 
O ideal pra passear lega lá é ter 1 mês livre inteirinho de férias.

No dia que eu puder conhecer o Japão, os dois primeiros lugares que tenho que ir é o Estádio Nacional de Tóquio e o de Yokohama onde o SPFC conquistou seus mundiais.

Daí sim DEPOIS o resto o que puder vier a conhecer lá será sem dúvida lucro total.

E até lugar pra me hospedar não seria problema já que tenho um amigo de infância meu morando em Kyoto.
 
Nem sou super fã de anime, mas bem legal isso ai. E Japão por si só já é super interessante e tenho muita vontade de conhecer.
 
Eu não sou fã de anime [só gosto de 2], mas eu acho que até curtiria um itinerário desses...

Mas se eu fosse pro Japão, iria querer na época do festival de Sakura [as flores]. É muuuuuuito lindo!!! Ia querer visitar tanto os lugares clássicos e culturais [como museus e templos] quanto os lugares mais modernos, high tech.
 
Eu não sou fã de anime [só gosto de 2], mas eu acho que até curtiria um itinerário desses...

Mas se eu fosse pro Japão, iria querer na época do festival de Sakura [as flores]. É muuuuuuito lindo!!! Ia querer visitar tanto os lugares clássicos e culturais [como museus e templos] quanto os lugares mais modernos, high tech.
Esse festival deve ser lindo! Sempre que é retratado nos animes apresenta belas imagens.

attachment.php

attachment.php
 

Anexos

  • sakura real.jpg
    sakura real.jpg
    216,3 KB · Visualizações: 660
  • sakura anime.jpg
    sakura anime.jpg
    65,8 KB · Visualizações: 852
Eu como tenho um pé no Japão, meu avô viveu em tochigi, adorooooooo as sakuras, e curto muito anime e mangá..mas nunca fui pra la..Morro de vontade de ir.. adorei esse mini guia, ajuda bastante...ainda mais que ler kanji não é o meu forte....rs
 
Eu vi um programa em que a Regina Casé foi lá nessa época... nossa, fiquei babando!!!

Outra coisa que eu queria muito do Japão é trazer um belo kimono de seda XD
E na volta aproveitava pra passar na Índia e trazer um saree... AMO essas coisas!!!
 
Como eletrônica é uma das minha paixões, seria um pecado ir até lá sem levar algumas coisinhas com a mais alta tecnologia.
 
Eu vi um programa em que a Regina Casé foi lá nessa época... nossa, fiquei babando!!!
Não sei se você acompanhou, mas o Serginho Groisman fez boas reportagens para o Altas Horas sobre o Japão e apresentava sempre coisas bacanas a cada episódio. Eu gostava muito de acompanhar, já que dava para conhecer melhor sobre a cultura local, além dos lugares.

Agora eu não lembro se ele concentrou alguma reportagem visando apenas o mundo Otaku, pois não acompanhei todos acredito, mas já vi um programa na Record em que eles mostraram um pouco desse mundo e é realmente gostoso de se ver. Encontramos muitos produtos na rua. Vale lembrar que o Luffy (personagem do anime One Piece) já apareceu em uma revista de moda no Japão para apresentar modelos de roupa masculina.

Nesse programa da Record chegaram a mostrar um pouco dos kimonos. Ficam bonitos vestidos.
 
Bonitos e caros, dependendo do tamanho e do nível de detalhes das estampas e somados ao valor nada barato da seda, o mimo pode ficar em torno de R$ 1,000. Mas há versões mais baratas por aqui, como mostra este site de kimonos, Flor de Fogo.

attachment.php

robepretobrancoamarelo.jpg

[imghttp://forum.valinor.com.br/attachment.php?attachmentid=38552&d=1308531967[/img]
kimonos25.jpg

attachment.php

file_7_12.jpg[

Voltando ao tópico, se olharem o mapa 4 que fala do evento Nagoya Osudenkigai e berço dos maid café, na mesma região de Aichi, acontecem dois festivais totalmente inusitados para os padrões ocidentais, o Hounen Matsuri (Festival da Fertilidade) e o Onbashira (Os Pilares Sagrados). Há mais fotos nos links:

O Festival da Prosperidade e Fertilidade, chamado pelos japoneses de Hounen Matsuri, na cidade de Komaki ao norte da província de Aichi no Japão.
Hounen em japonês significa boa colheita, e Matsuri, feriado, festival. As cerimônias celebram colheita abundante, prosperidade e fertilidade.
No festival podemos encontrar chaveiros , enfeites, doces e vários outros ítens em formato de pênis, que é o símbolo máximo do festival.
A cerimônia se encerrra com o desfile de um Pênis gigante de madeira , que pesa 280 Kg e 2,5 de comprimento que é carregado só por homens de 42 anos, que o levam para o Templo Shinmei Sha.

... e Freud tinha razão... :rofl:
hounen-matsuri-3.jpg

O mais espantoso é ver adultos e crianças participando de uma celebração que, para nossa cultura cheia de tabus e preconceitos, não causa nenhum tipo de escândalo ou manifestações de falso moralismo por parte da sociedade.

O festival de Onbashira acontece a cada 7 anos nos anos do tigre e do macaco.Nos meses de abril e maio, ele é realizado na região das montanhas de Shinshu, província de Aichi. Onbashira significa “os pilares sagrados”, considerado um matsuri radical e perigoso até para os mais experiêntes. Acredita-se que esse festival, vem sendo realizado há 1200 anos.

O Onbashira Festival é uma tradição japonesa que simboliza a renovação do Grand Suwa Shrine. É constituída por duas fases: Yamadashi e Satobiki, a primeira realizada em abril, e a segunda em maio.

No primeiro evento chamado Yamadashi (saída da montanha), os homens cortam os troncos das árvores e acontece a cerimônia chamada ki-otoshi, onde aproximadamente 20 homens provam sua coragem, descendo montanha abaixo em cima dos troncos gigantes, que chegam a pesar 12 toneladas.

Esse rodeio japonês, onde o touro é uma tora gigante, desce desenfreadamente uma ladeira de 100 metros de altura. A descida pode ser tão divertida, quanto perigosa. Já causou até mortes e ferimentos graves, mas eles não deixam de participar.

A segunda fase chamada Satohiki (rumo ao santuário), acontece em maio. Os troncos cortados e galopados, são levados para o templo de caminhão e são erguidos por meio de um guindaste, tornando-se pilares sagrados pelos próximos sete anos.

Onbashira é cada um dos 16 pilares sagrados, que sustentam os quatro templos xintoístas do Suwa e são representados simbolicamente por troncos de árvores.

Dizem que a festa dos “pilares sagrados” é realizada para reverenciar o esforço humano, os grandes deuses da caça, do vento, da água e da agricultura, que são representados pelos quatro santuários.

onbashira-festival-2010-2.jpg

Fonte: Bocaberta

Destes, só não participaria da descida da colina montado em uma tora gigante... muito perigoso.
 
Última edição:
Existem 2 coisas que eu tenho vontade de ver no Japão

O Ginasio de Budokan e o Hombu Dojo, o quartel general da JKA(Japan Karate Association).

Não há nada mais que me interesse no Japão(além dos reatores nucleares que deviam ter explodido)
 
Eu estou pra ir há anos.
Mas no período de colégio só tinha 1 mês livre nas férias de fim de ano. E aí meus pais diziam que nem valeria a pena, dado que eu ficaria trancado indoors a maior parte do tempo devido as nevascas.
Na faculdade idem.
E agora no mestrado já fazem 3 anos que nem férias eu tenho.

Talvez ano que vem, ou no outro.
Vamos ver.

De preferencia voltando com alguma japinha.
 
Muito legal o guia Turgão, valeu por compartilhar!

E cara, que que é esse festival de esqui-em-tora?
Japoneses são doidos! :rofl:


Tenho muita vontade de conhecer o Japão, espero realizar isso logo.
 
Eu estava planejando sério ir lá no ano que vem. Estava procurando agência de turismo brasileira que fizesse pacotes lá, calculando se teria milhas suficientes para uma passagem (eu viajo MUITO a trabalho)...
Mas daí veio o terremoto e eu desanimei - não pelo terremoto + tsunami, isso a gente sabe que está à mercê da natureza e não tem muito jeito; mas o governo japonês escondeu informações da população e não instituiu as áreas de isolamento que deveria, e isso me deixa de cabelo em pé.
 
Última edição:
Mas daí veio o terremoto e eu desanimei - não pelo terremoto + tsunami, isso a gente sabe que está à mercê da natureza e não tem muito jeito; mas o governo japonês escondeu informações da população e não instituiu as áreas de isolamento que deveria, e isso me deixa de cabelo em pé.

Isso é muito sério já que pra nós brasileiros não é facil fazer um planejamento pra uma viagem tão longa.

Ainda assim mesmo sabendo dos problemas do país eu não desistiria de visitar o Japão por tudo que o país representa e oferece, exceto se estiver atravessando por desastre natural por um período muito longo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo