• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ciência da Terra-média: sobre olifantes e dinossauros

Bom, nada impede extrapolarmos nossos conceitos biológicos e aplicar um metabolismo de sangue frio aos Olifates, já que na terra onde viviam, havia sol em abundância. Ok.

Centro de gravidade não depende da QUANTIDADE DE MASSA, mas da DISTRIBUIÇÃO. A posição do mesmo afetaria os tipos de movimentos possíveis, como se erguer sobre duas patas. Ah, a inércia(e consequentemente os momentos linear/angular) seria gigantesca, como ocorre com qualque grande(entenda-se pesado) objeto/animal que se produza movimento.
 
É exatamente isso aistano, o fato de possuir uma inércia colossal, o bicho não iria conseguir fazer todas aquelas manobras fantásticas 8-O como aparece no filme, ou poderia?

Conseguiria parar quando desejasse ou somente quando encontrasse algo bem grande como as muralhas de Minas Tirith?
 
bom, ai é uma outra questão. Para compensar a "inercia colossal" bastariam músculos colossais (não em tamanho, em força).

Se vocÊ colocar um motor de 3000cv num microônibus, ele vai acelerar e freiar tão(iou mais) rápido que moto. E não há argumentos mecânicos que impediriam tal 'tunagem'. Da mesma forma, um Olifante forte muscularmente, poderia sim ter um controle razoável (ou mesmo acima da média) sobre seus movimentos.

E além disso não há indícios de que o conceito estritamente biológico tenha que ser seguido (nem creio que Tolkien tivesse essa intenção). Dessa forma, o filme mostra Olifantes com musculos incrivelmente fortes, e o caráter da obra deixou margens (nesse caso) para o tipo de idealização que Jackson fez.
 
Última edição:
1º parabéns pelo tópico, está muito bem bolado.

sem dúvida que os olifantes de PJ foram um exagero, concordo completamente, mas ficaram sem dúvida, um regalo para os olhos (para os meus pelo menos!)... mas seria mais realista se os tivessem feito com a altura de, no máximo dois elefantes normais... talvez esteja já eu a exagerar!

Eu diria que PJ fez uma interpretação errada dos animais do filme. No livro, são citados no poema como grandes como casas. Mas, os animais do filme eram grandes como as muralhas de Minas Tirith. Eu acho o Mûmak de Tolkien completamente possível, mas não o dinossauro mamífero do PJ.

na verdade acho que PJ não interpretou errado ou fez esse tamanho como algo impensado, acho que realmente o tamanho que ele fez foi justamente para impressionar, para deixar a cena mais emocionante e para a diferença entre as forças que lutavam, para mostrar o quão "trapaceiros" estavão sendo os exércitos de Sauron.
De modo algum acredito que ele fez isso de modo impensado ou exagerando sem querer. *-*

Como já foi totalmente batido na questão biológica tive que fazer um comentário sobre isso, por que achei que ficou meio vago. :think:
 
Parabéns pelo artigo!
Sinceramente, tb adoro os olifantes, mas acho que PJ caprichou no exagero.
Todas essas questões levantadas sobre a nutrição desses animais, bem como sistema circulatório associado à altura, tamanho e outras características morfológicas, são bem interessantes e ao mesmo tempo complicadas. Se já é difícil aferir sobre esses aspectos em seres que realmente existiram, fica mais difícil ainda tentar compreender esses fantásticos seres que ficam por conta da imaginação. Mas provavelmente não deveriam ser muito maiores que mamutes e certamente eram herbívoros...
Bem, parabéns novamente!!!
 
Excelente artigo! (pena que eu AMO os olifantes do PJ ahuahahu)
Mas os do livro fazem sentido, 'grande como uma casa' para uma musiquinha do condado.... onde so tem gente de 90 a 120 cm no máximo... acho que um elefante comum dá conta de uma toca hobbit humilde! (kitnet hobbit?) =)

:lol: kitnet é boa...


Muito bom o artigo!! Parabéns.
Mas eu tbm sou fã dos olifantes do PJ, apesar de toda sua imensidão. :mrgreen:
 
Realmente ótimo o artigo. Conseguiu ser mais interessante que o da Laracna!

E como já disseram, eu também achei que teve um efeito legal para o cinema o olifante do PJ, mas lendo o livro imaginei bem menos que aquilo.



Ótimo artigo! Valinor inovando como sempre!! Isso aew continuem assim!:joinha:
 
infelizmente li os livros depois de ter assistido os filmes filme... associei muito do visual de PJ na hora da leitura! :disgusti:
 
Nossa, tópico genial, eu sempre pensei nisso quando vi os olifantes do PJ...

Bom, como disse o Derinthuck, se eles eram do tamanho de uma casa de hobbit já é outra coisa! Mas como foi uma transposição para o cinema, sempre tem um exagero básico, como em várias outras situações na trilogia no cinema. Mas muito bem bolado o artigo, explicou tudo bem direitinho!
 
Legal, muito bom o artigo parabéns!
Levando em consideração as formas hollywoodianas de se dar forma a imaginação, só o tamanho realmente me incomodou no filme, no geral acredito que os olifantes ficaram até bons, músculos, locomoção e carregando casas. Dx
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo