• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sua 1º Comunhão!

Sim, eu entendo o seu ponto. Já pesquisou sobre a Igreja Ortodoxa? Talvez te esclareça melhor essa questão do desenvolvimento da Igreja ao longo da história, como que esse afastamento da Igreja em relação à Igreja primitiva só se deu por razões histórico-culturais e mais na Igreja romana ou ocidental.

Segundo os ortodoxos, há motivos doutrinários também
 
A Igreja Ortodoxa se separou por vários motivos, mas pra mim foi mais político do que eclesiástico. Os orientais não suportavam a idéia de ter um papa ocidental e deu no que deu.:roll:
 
Fato. Agora essa história de Igreja primitiva, isso é balela. Como se a Igreja tivesse que ser algo imutável em suas estruturas para todo o sempre. Pff...
 
Eu não fiz.

burn-the-witch-burn-witch-kill-monty-python-demotivational-poster-1223816026.jpg


Sério agora. Meus pais foram super abertos nesse ponto comigo. Perguntaram minha opinião e disseram que eu só faria se eu quisesse. Cresci em um ambiente familiar composto de diversas religiões e sempre fui educada de modo a respeitar todas e seguir aquela que me agradasse.
 
Apesar de eu não ser mais seguidor da igreja católica como em outros tempos, eu me lembro muito bem da minha primeira comunhão. Foi em 1984 na mesma igreja que meus pais casaram e fui batizado no centro de S. Caetano.
 
Bom
não só fiz primeira comunhão, como depois continuei para Crismar e depois entrei no convento.
 
Tava arrumando as caixas e albuns de fotos e achei algumas da minha 1a comunhão. Não sei onde estão as fotos da igreja (ainda está tudo meio bagunçado), essas eu tirei em casa, antes de ir para a cerimônia.

Foi em dezembro de 1977, eu tinha 9 anos de idade. Tivemos de fazer uma veste igual para todas as meninas. Pelo que me lembro os meninos usavam um short vinho, camisa branca de manga comprida, e gravata borboleta vinho, meia branca e sapato preto. E o calor dusinfernus típico de Valadares em dezembro cozinhava todo mundo.

O que eu lembro é
da emoção,
da convicção,
de me achar linda com a roupa (relevem, eu tava empogada e tinha 9 anos, rsrsrsrs),
de achar a hóstia com gosto de casquinha de sorvete (daquelas branquinhas, mais baratas),
da emoção de ganhar um bolo feito e decorado pela minha avó (cresci ouvindo as lendárias histórias de como minha avó fazia bolos lindos e maravilhosos, coisa que nenhum neto nunca tinha experimentado, porque esse bolo foi a única coisa que eu vi minha avó fazer na cozinha em toda a minha vida).

Lembro também da decepção coletiva de todas as crianças da minha família quando mandaram o bolo para o padre e as freiras e nenhum de nós provou nadinha do bolo lendário rsrsrsrsrsrsrs

004.jpg
É meio assustador para mim o fato da minha mãe ainda ter essa toalha de mesa guardada. Eu vi outro dia. Mas isso não tem nada haver com a história.


005.jpg
 
Só me lembro que ninguém me deixou brincar com medo que eu estragasse o vestido (maldito). Vestido esse que só andei 2x... Enfim...
 
Eu não fiz.

burn-the-witch-burn-witch-kill-monty-python-demotivational-poster-1223816026.jpg


Sério agora. Meus pais foram super abertos nesse ponto comigo. Perguntaram minha opinião e disseram que eu só faria se eu quisesse. Cresci em um ambiente familiar composto de diversas religiões e sempre fui educada de modo a respeitar todas e seguir aquela que me agradasse.

Eu também não fiz, pelos mesmos motivos que você citou.. Meus pais deixaram eu decidir e na minha família cada um acredita em determinada religião (:
 
Na minha opinião o catecismo deveria ser bem mais pedagógico, mais centrado na doutrina e bem menos decoreba.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo