• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"O Mochileiro das Galáxias" (Douglas Adams)

Os meus, primeira edição no Brasil, estão na Alemanha. Acho que vou ter que comprar novamente. Que pena :<
 
Sobre o 6 livro da série, apesar de ter escrito por um ator que aparente não ter muito a ver com o estilo de Douglas Adams (ele escreve o Artemis Fowl), recebeu bastante criticas boas, pena eu não saber ingles, queria realmente conferir.
 
Eu comprei os livros e estou quase na metade do segundo. Infelizmente, vou ter que terminá-lo via .pdf, pois após a página 144 volta a repetir da página 65 até a 90 e tra-la-la-la-li. =S

Minhas considerações: eu estou gostando, mas não achei genial. Pelo contrário, achei-o um livro comum, para passar o tempo e que dificilmente lerei mais que 2 ou 3 vezes, como faço com Tolkien e outros autores. Aliás, em certos momentos não consegui evitar uma comparação com "O Hobbit" que, aos meus olhos, trás um humor simples e extremamente sofisticado em todos os momentos - o que, no meu ver, não acontece com o "Guia": algumas tentativas de fazer piada não funcionaram (ao menos para mim).

Mas gostei, sim. Marvin, o robô depressivo é minha personagem favorita. Hilariante. =)

Agora falta terminar o 2º volume e partir pros demais.


[]'s!
 
Eu comprei os livros e estou quase na metade do segundo. Infelizmente, vou ter que terminá-lo via .pdf, pois após a página 144 volta a repetir da página 65 até a 90 e tra-la-la-la-li. =S

Minhas considerações: eu estou gostando, mas não achei genial. Pelo contrário, achei-o um livro comum, para passar o tempo e que dificilmente lerei mais que 2 ou 3 vezes, como faço com Tolkien e outros autores. Aliás, em certos momentos não consegui evitar uma comparação com "O Hobbit" que, aos meus olhos, trás um humor simples e extremamente sofisticado em todos os momentos - o que, no meu ver, não acontece com o "Guia": algumas tentativas de fazer piada não funcionaram (ao menos para mim).

Mas gostei, sim. Marvin, o robô depressivo é minha personagem favorita. Hilariante. =)

Agora falta terminar o 2º volume e partir pros demais.


[]'s!

HEREGE! Tudo bem, nada agrada a todo mundo.
 
Pequena dúvida. Seria muito bom se alguém conseguisse responder, pq até agora não achei ngm que consiga....

Trecho retirado do site Milliways:

42 — A resposta fundamental para Vida, Universo e Tudo Mais, como computada pelo Pensador Profundo. A pergunta correta para essa resposta é desconhecida, já que o computador que foi criado para encontrá-la, a Terra, foi demolido pelos vogons para construção de um desvio intergaláctico.
Mais tarde se revela que, aparentemente, a pergunta era "Qual é o resultado de seis vezes nove?". Isso serviria pra mostrar que o Universo não é apenas bizarro, mas fundamentalmente errado.
Nota: 6 x 9 = 54. 54 na base 13, é realmente 42. Douglas respondeu aos espertalhões que descobriram isso dizendo "Ninguém escreve piadas na base 13". O por quê de DNA ter escolhido 42 é um mistério, mas de acordo com ele, era simplesmente um número qualquer, sem significado, e simplesmente veio em sua mente na hora de escrever.



Alguém poderia me dizer o que raios é essa tal "base 13"? É algo da matemática, sei lá do que? Como funciona?
Eu li isso do site também, mas como minha cabeça para matemática simplsmente não funciona, eu não entendi:


Base 13 — Base 13 é uma base numérica que utiliza 13 dígitos. A base numérica que usamos é a decimal, isto é, utiliza dez dígitos: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9. Arranjando esses números em sequência, pode-se escrever qualquer número que se queira.
Na base 13, no entanto, teríamos mais três algarismos. Por exemplo, se pegarmos A, B e C, como os outros três algarismos, a contagem de zero até 54 ficaria assim (o número entre parênteses é o valor na base decimal):
0 (0), 1 (1), 2 (2), 3 (3), 4 (4), 5 (5), 6 (6), 7 (7), 8 (8), 9 (9), A (10), B (11), C (12), 10 (13), 11 (14), 12 (15), 13 (16), 14 (17), 15 (18), 16 (19), 17 (20), 18 (21), 19 (22), 1A (23), 1B (24), 1C (25), 20 (26), 21 (27), 22 (28), 23 (29), 24 (30), 25 (31), 26 (32), 27 (33), 28 (34), 29 (35), 2A (36), 2B (37), 2C (38), 30 (39), 31 (40), 32 (41), 33 (42), 34 (43), 35 (44), 36 (45), 37 (46), 38 (47), 39 (48), 3A (49), 3B (50), 3C (51), 40 (52), 41 (53), 42 (54).

Veja então que 6 x 9 = 42 na base 13.


:o?:
"Ninguém escreve piadas na base 13" :rofl:
Douglas Adams é muito engraçado, adoro esse humor inteligente. Eu também fiquei pensando nesse 6x9 sem explicação, ainda não cheguei numa conclusão mas é interessante imaginar que o universo é fundamentalmente errado.

ps: não sabia que existia base 13, mas é o mesmo que hexadecimal (base 16) ou binário (base 2).
 
Estou relendo o Guia, pq comprei a série toda esses dias, e nunca achei ela completa para ler em lugar nenhum.
Algumas coisas interessantes que constatei lendo O Guia do Mochileiro das Galaxias.
*D.A cita todos os outros livros da série no primeiro livro.
* essas mesmas citações são de forma decrescente.
De modo que no inicio do livro quando o Arthur lê sobre Terra ele acha uma atualização dizendo: "Praticamente Inofensiva
Quando os golfinhos vão embora eles se despendem com "Adeus, e Obrigado pelos Peixes.
Assim que é dito sobre o grande mistério da Vida, o Universo e Tudo o Mais.
E por ultimo eles vão comer no Restaurante no Fim do Universo.

Só eu percebi isso, ou é proposital?
 
Estou relendo o Guia, pq comprei a série toda esses dias, e nunca achei ela completa para ler em lugar nenhum.
Algumas coisas interessantes que constatei lendo O Guia do Mochileiro das Galaxias.
*D.A cita todos os outros livros da série no primeiro livro.
* essas mesmas citações são de forma decrescente.
De modo que no inicio do livro quando o Arthur lê sobre Terra ele acha uma atualização dizendo: "Praticamente Inofensiva
Quando os golfinhos vão embora eles se despendem com "Adeus, e Obrigado pelos Peixes.
Assim que é dito sobre o grande mistério da Vida, o Universo e Tudo o Mais.
E por ultimo eles vão comer no Restaurante no Fim do Universo.

Só eu percebi isso, ou é proposital?

Interessante.
Eu não percebi isso, não.
Li os livros à pouco tempo, os cinco em seguida e pela primeira vez, então deve ter passado batido já que não conhecia as outras referências.
 
Eu acho que os títulos foram sendo dados de acordo com o que aconteceu/foi citado na série, por isso mesmo que os títulos já aparecem no primeiro volume.

Meio como O Senhor dos Anéis (filme) que cita todos os nomes de capítulos do livro.
 
Eu acho que os títulos foram sendo dados de acordo com o que aconteceu/foi citado na série, por isso mesmo que os títulos já aparecem no primeiro volume.

Meio como O Senhor dos Anéis (filme) que cita todos os nomes de capítulos do livro.
Pera lá que isso é novidade pra mim. Como assim?
 
Pera lá que isso é novidade pra mim. Como assim?

No primeiro filme A Sociedade do Anel, é mencionado (através de falas dos personagens, placas etc) o título de capítulos de OSdA e O Hobbit.
Por exemplo: pra festa de aniversário do Bilbo os hobbits levantam uma faixa em que está escrito "Uma Festa Inesperada";
Gandalf, quando fica fumando cachimbo na sala do Bolsão, pensativo se o anel de Bilbo é mesmo o Um, murmura "Charadas no Escuro" (títulos de capítulos de "O Hobbit").
Tem mais, mas agora só lembro desses, e só reparei isso no primeiro filme (que assisti inúmeras vezes) não lembro se tem nos outros. :think:
 
Observando que é Douglas Adams acho mais provável que seja proposital. Uma piada interna entre os livros

É bem comum também que os capítulos dos filmes sejam dados de acordo com os do livro e adicionados mais alguns. N'O Senhor dos Anéis isso é feito.

No filme do Hobbit, se não me engano eles citam também os nomes dos capítulos do livro. Lembro da cena onde eles estão nas arvores e Thorin diz "Da frigideira pro fogo".
 
tá. vale lembrar que antes de ser livro, o guia do mochileiro das galáxias foi uma série para rádio, e boa parte do que se vê no primeiro e no segundo livro já estavam nessa série. ou seja: quando ele começou a escrever os livros, já tinha mais ou menos ideia do que viria depois. era um universo já previamente criado, digamos assim. então a ideia de mostly harmless, ou so long and thanks for all the fish já existiam antes dos livros serem publicados - por isso é normal que isso tudo já seja citado no primeiro livro. não acho que tenha sido necessariamente proposital (do tipo, uau, olha aqui esse foreshadowing que foda), é só que são ideias (e piadas) fortes para a série (e o universo da série) como um todo, portanto é natural a escolha dessas para os títulos posteriores.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo