• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Circulo de Leis - Discussões Gerais

Pessoas! Vamos reviver isso aqui?

Sei que deveria ter feito o meu há séculos, mas a vida complica e sempre acabo parando no meio do caminho e perdendo o fio da meada!
 
Gente então... o menino Elendil foi gracinha e mandou uns desenhos bem legais pra mi pra anexar aos nossos reus como o Alf havia sugerido
Vou tentar falar com o ALF primeiro pra ver se era algo nesse estilo q ele pensava e logo apareço! =D
 
Projeto preliminar de regras:


FASE PRELIMINAR

ESCOLHA DO RÉU
Qualquer usuário da Valinor que desejar pode indicar 1 (um) personagem de Tolkien para ser o réu (aquele que será julgado) durante o prazo de indicações. Só valerão as seguintes obras: O Hobbit, A Sociedade do Anel, As Duas Torres, O Retorno do Rei, O Silmarillion e Contos Inacabados.

Após 3 (três) dias ou até o limite de 20 (vinte) indicações (o que ocorrer primeiro), todos os nomes indicados serão recolhidos e uma enquete será criada para ser decidido o personagem que será julgado.

A enquete ficará aberta durante 3 (três) dias e, ao final desse prazo, será automaticamente encerrada e seu resultado divulgado.


FASE DE JULGAMENTO

BANCAS DE ACUSAÇÃO, DEFESA E JÚRI


BANCA DE ACUSAÇÃO
A banca de acusação será presidida pelo usuário que indicou o personagem que foi escolhido através da enquete para ser réu, e por mais dois membros da Valinor à sua escolha.

Caso o Presidente da banca de acusação renuncie ao seu cargo, será aberto um prazo de 12 horas no qual o primeiro usuário que requisitar o cargo será o novo Presidente da banca de acusação. O novo Presidente terá um prazo de 48 horas para formar o resto a banca.


BANCA DE DEFESA
A banca de defesa será presidida por qualquer usuário da Valinor que, durante a eleição do réu, se prontificar a conduzir a defesa e por duas outras pessoas de sua escolha. A priori não há nenhum tipo de critério para se tornar presidente: ganha o cargo quem requisitá-lo primeiro.
_____________________________________

O tempo para a formação destas duas bancas é de 48 horas. Até o fim desse prazo os componentes da acusação e defesa deverão ser informados no tópico do julgamento atual. Caso essa determinação não seja cumprida, o VTBBC se reserva ao direito de escolher os membros da banca que ainda não tiver sido formada para adiantar o julgamento.


BANCA DE JURADOS
O Júri será presidido por qualquer usuário da Valinor que, durante a eleição do réu, se prontificar a presidir o Júri e por quatro outras pessoas de sua escolha. A priori não há nenhum tipo de critério para se tornar presidente: ganha o cargo quem requisitá-lo primeiro.
Além de escolher os demais Jurados, é dever do Presidente do Júri cuidar para que todas as perguntas e votos sejam feitos no prazo indicado e postar os votos dos jurados, sem identificá-los, no momento oportuno.
Qualquer usuário que desejar pode se inscrever para a banca de jurados. Para isso basta postar "Quero ser jurado" no tópico da enquete, preferencialmente de maneira destacada e que facilite a visualização. O prazo para a inscrição dos jurados será o mesmo da duração da enquete (3 dias corridos) e a escolha dos 4 outros componentes da banca será feita pelo presidente do Júri. _____________________________________

Escolhido o réu e formadas as bancas de Acusação e Defesa, o VtBBC anunciará os escolhidos para o júri, e será dado incício ao Julgamento.

Uma vez criado o tópico de julgamento do réu vencedor, os usuários não poderão fazer comentários que possam induzir ou influenciar as bancas e os jurados, nem chamar a atenção para pontos relevantes para o caso que não foram mencionados nas peças.

O primeiro post do tópico do julgamento do réu conterá o nome dos integrantes das três bancas e do juiz. A partir deste momento, o processo todo será conduzido pelo juiz escolhido e anunciado pelo VtBBC. Qualquer reclamação ou ponderação deverá ser feita perante ele.

PRAZOS PARA ARGUMENTAÇÃO E PRONUNCIAMENTOS DE CADA BANCA


O julgamento se inicia com a peça inicial apresentada pela Acusação. Ao menos um dos três membros da Banca de Acusação terá a obrigação de cumprir com o compromisso assumido, independentemente da presença dos demais membros da banca. Casos excepcionais serão resolvidos pelo juiz.

O julgamento terá duas rodadas de argumentação. Isso significa que cada banca apresentará, alternadamente, duas peças em que serão expostos os motivos pelos quais o réu deve ser condenado ou absolvido.

Os prazos para apresentar as peças e eventuais recursos começam a correr no dia seguinte ao seu marco inicial.

A cada banca será concedido o prazo de 3 (três) dias corridos para a apresentação de seus argumentos. Assim, no dia seguinte ao da postagem do primeiro tópico do julgamento do réu, começa a correr o prazo de 3 (três) dias para que a acusação poste a sua peça. No dia seguinte ao dia em que a Acusação postar seus argumentos, começarão a correr os 3 (três) dias para que a defesa faça o mesmo. Este mesmo processo se repete na segunda rodada, que é contínua à primeira.

Exemplificação para seqüência das argumentações:
Caso a acusação apresente seus argumentos em uma sexta-feira, o prazo para a defesa apresentar seus argumentos inicia no sábado e se estende até segunda-feira.
Caso haja algum imprevisto que impeça qualquer uma das bancas de se manifestar dentro do prazo, o juiz do caso deverá ser avisado por MP.

Os argumentos de todas as peças apresentadas deverão ser feitos sob uma ótica endógena à Arda, ou seja, como se todos estivessem dentro de um tribunal, com o réu presente e tudo o mais. Não serão aceitas citações diretas das obras, caso seja necessário esclarecimento o Juiz pedirá para a banca que comprove seus argumentos.

Caso alguma das bancas utilizem trechos de obras caberá ao juiz invalidar o argumento e determinar que a banca apresente novamente o material dentro das regras. Em caso de reincidência, o juiz poderá determinar a perda do direito de manifestação (a banca ficará sem apresentar uma peça).


Apresentadas as peças de cada banca, cada jurado e o juiz terão 2 (dois) dias para fazer uma pergunta à cada uma das bancas (acusação e defesa). No caso dos jurados, findo o prazo de dois dias, respondidas as suas perguntas ou não, eles deverão dar o seu voto com base em tudo o que foi exposto considerando o réu culpado ou inocente em um voto fundamentado dentro de 3 (três) dias, contados a partir da resposta de todas as bancas ou do término do prazo para resposta, o que ocorrer primeiro. As perguntas são de caráter facultativo (os jurados e o juiz as fazem se quiserem), mas cada jurado fica obrigado a apresentar uma breve justificativa para seu voto e assim dizer se o réu deverá ser CONDENADO ou ABSOLVIDO.

Não será permitido o fracionamento dos votos pelos jurados em hipótese alguma. Os jurados devem votar apenas pela CONDENAÇÃO ou ABSOLVIÇÃO do réu, dando uma breve justificativa para o voto.

Os votos dos jurados deverão ser enviados por MP para o Presidente do Júri, que postará todos eles omitindo o nome do jurado que o proferiu. SOMENTE O PRESIDENTE PODERÁ PUBLICAR OS VOTOS, PARA QUE NÃO HAJA MEIO DE SE IDENTIFICAR O AUTOR. Os votos devem ser publicados em um post apenas.

Havendo unanimidade nos votos dos jurados não haverá a possibilidade de recurso e o julgamento acaba assim que o juiz der a sentença (cuja única finalidade será a de estabelecer uma pena, em caso de condenação, ou de delcarar o réu inocente, em caso de absolvição).

Caso não haja unanimidade, a banca perdedora (a que tiver menos votos ao seu favor) terá 2 dias para recorrer, contestando unicamente o conteúdo dos votos a ela desfavoráveis. Da mesma forma, a partir da apresentação do recurso, a banca vencedora terá 2 dias para responder ao recurso usando apenas o que JÁ foi exposto, sem apresentação de fatos novos.

Os recursos são destinados aos próprios jurados, pedindo para que estes mudem seus votos, coisa que estes poderão fazer ou não. Se, depois de apresentados o recurso e a resposta, os jurados mudarem seus votos e assim se atingir a unanimidade, o juiz apenas proferirá a sentença declarando a inocência do réu ou aplicando-lhe uma pena.

Se mesmo depois de apresentado o recurso e a resposta ainda não houver unanimidade entre os jurados, a decisão final ficará a cargo do juiz, que proferirá uma sentença fundamentada condenando ou absolvendo o réu, conforme o seu próprio convencimento. Ressaltamos que a manifestação do juiz neste caso é uma decisão e não um voto. Assim, caso no júri hajam dois votos a favor da condenação e um pela absolvição, se no final o juiz decidir pela absolvição, não haverá empate de 2 a 2. A palavra final em caso de discordância é exclusivamente do juiz.
 
Última edição:
É só arrumar essa parte do texto:

BANCA DE JURADOS
O Júri será presidido por qualquer usuário da Valinor que, A banca de defesa será presidida por qualquer usuário da Valinor que, durante a eleição do réu, se prontificar a presidir o Júri e por quatro outras pessoas de sua escolha.


Acho que você esqueceu de mudar alguma coisa aí, não foi?
 
Descendo de paraquedas no tópico.... antes de mais nada, 2 avisos: ando desmemoriada [vou acabar indo no médico desse jeito] e só li as últimas 4 páginas [desculpa Ly!] e também não li as regras que o Meneldur posto, mas vou ler

To com uma dúvida: o que é exatamente essa coisa de marqueteiro?
Como eu disse, to desmemoriada... tenho a ligeira impressão, vaga lembrança de já ter participado disso na época do Gollum, mas realmente não lembro o que era / como funcionava.

To perguntado pq, dependendo de como for, posso ter algumas sugestões para que se façam as campanhas sem descumprir as regras e virar palhaçada.

Agora, se for com relação à divulgação do julgamento apenas, eu fiz um banner meio tardio durante o julgamento de Túrin que a Ly até gostou [embora não tivesse muito caprichado :oops:]. Qualquer coisa posso fazer mais nos próximos julgamentos.

De resto, não tenho muito a acrescentar.
 
Não discordei de nada, e concordei com o Alf...

a pergunta é... sério que vamos deixar os marqueteiros de novo? Juro que toda vez isso me deixa tensa, pq povo abuuuusa de leve sabe?

Acho que as regras do menel sem eles estão tão mais felizes de serem aceitas rs

Se quiserem fazer marketing que façam, mas nada tem a ver com as bancas... e voltarmos ao sistema antigo de formação das bancas como o Menel postou...

Ai a Elriol se quiser coordena SEPARADAMENTE uma equipe de marketing... topam?

AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH E eu nunca mais aceito partição de votos haushaushuas
 
Tipo, eu concordo com a Ly. Deixa campanha livre. Quem quiser faz, faz banner, campanha em assinatura, e o que quiser. Mas deixa separado das bancas. Sei lá, esse negócio de marqueteiros deixa o processo de escolha meio "saturado", eu acho.
 
Ah, finalmente achei alguma regra ligada aos marqueteiros.

Na minha humilde opinião [pode me apedrejar :dente:] eu acho que o povo não lê as regras porque elas são textos longos... Se escritas de uma outra forma poderiam chamar mais atenção sem causar "preguiça" [estranho essa preguiça de ler num fórum de Tolkien, mas enfim...]
Claro que eu me refiro apenas às regras de marketing... as regras do julgamento em si estão perfeitas e devem continuar no mesmo formato!

Quanto a campanha de marketing, finalmente achei as regras da última que teve pra dar uma "estudada".

CAMPANHAS​

Os usuários que desejarem poderão fazer campanhas "eleitorais" para promover o personagem que eles gostariam que fosse a julgamento. A campanha poderá ser feita por um usuário individual ou por um grupo de usuários (doravante chamados de "marqueteiros"). Se feita por um usuário, ele poderá ter direito a uma vaga numa das bancas (como será explicado mais abaixo). Se feita por um grupo, o grupo indicará previamente um dos seus membros que poderá integrar a banca. Como só há três vagas em cada banca, somente uma das vagas de cada banca poderá ser ocupada por um marqueteiro, exceto se aquele a quem couber escolher os ocupantes das outras vagas decidir chamar outro marqueteiro para compô-la.

Cada marqueteiro só pode fazer campanha para apenas um candidato, e cada candidato só pode ter um marqueteiro. Por isso, uma vez postada a enquete com os nomes de candidatos a réu, qualquer usuário poderá adotar um candidato para o qual fará campanha, por meio de um post no tópico da enquete. O post deverá conter expressamente o nome do candidato a réu adotado e, no caso de um grupo de marqueteiros, o nome de todos eles e aquele que será beneficiado com vaga na banca caso a campanha seja bem sucedida. Isso tudo pode ser feito até que seja anunciado o resultado final da enquete que escolherá o réu.

DISTRIBUIÇÃO DAS VAGAS PARA OS MARQUETEIROS

1) Caso o candidato de um dos marqueteiros seja escolhido réu (vença a enquete):

I - O marqueteiro vencedor (aquele que fez campanha para o candidato escolhido pela enquete para ser o réu) terá direito a uma vaga na banca de acusação ou defesa, conforme sua vontade;

II - O marqueteiro do candidato que ficou em segundo lugar (aquele que obteve mais votos depois do vencedor da enquete) terá direito a uma vaga no júri.

Se o segundo colocado desistir de integrar o júri, sua vaga será oferecida ao próximo marqueteiro abaixo dele. Não havendo quem preencha sua vaga, o VtBBC decidirá quem vai compor o júri. Se o primeiro colocado desistir de sua vaga numa das bancas, esta NÃO será oferecida ao segundo colocado. Neste caso, caberá aos presidentes das respectivas bancas preenchê-las.

2) Caso o candidato escolhido como réu não tenha marqueteiro, mas se tiverem sido feitas campanhas para outros personagens, o marqueteiro cujo candidato tiver obtido mais votos terá direito a uma vaga no júri. Se ele desistir de integrar o júri, sua vaga será oferecida ao próximo marqueteiro abaixo dele. Não havendo quem preencha sua vaga, o VtBBC decidirá quem vai compor o júri.

Os demais marqueteiros não abrangidos pelas regras acima, caso existam, não terão direito a integrarem as bancas.

Se algum dos marqueteiros conseguir uma vaga, deverá comunicar ao VtBBC seu desejo de integrar a banca em até 48h. Se não o fizer dentro do prazo, o VtBBC interpretará o silêncio como uma renúncia ao direito de integrar a banca e promoverá a ocupação da vaga por outra pessoa, da maneira adequada.

Um marqueteiro não poderá fazer parte de duas bancas e a mesma banca não poderá ter mais de um marqueteiro, exceto se aquele a quem couber escolher seus outros integrantes (presidentes ou VtBBC) decida chamar um segundo marqueteiro para compô-la.

As campanhas para os personagens não precisam ter a mesma seriedade que se espera das peças apresentadas por cada banca, mas devem ser criativas e feitas no próprio tópico da enquete. Em hipótese alguma serão toleradas práticas consideradas como spam, sob pena de serem aplicadas as sanções previstas pelo regulamento do Fórum Valinor.

Confiram aqui uma campanha já realizada numa edição anterior do Círculo da Lei:

Movimento pró-Isildur 1
Movimento pró-Isildur 2
Movimento pró-Isildur 3
Movimento pró-Isildur 4

Ali acho que teve 2 erros:

1º o marqueteiro ganhador ter uma vaga garantida na banca.

2º que a campanha não precisava ter um teor tão sério quanto o julgamento em si.
E aí que vira palhaçada!!!
Eu concordo e compreendo que as campanhas servem para dar uma descontraída e agitar a galera... mas tem gente que entende isso como carnaval "pode tudo"!!!
Se o julgamento todo é sério, então as campanhas devem ter um teor um pouco mais sério também!!!

Eu vou pensar - se vocês concordarem - em novas regras pra isso e posto aqui mais tarde!

Também posso, como a Ly sugeriu, coordenar essa parte independente do julgamento [bancas], orientar o pessoal e etc... Mas aí vou precisar de um resguardo da moderação em caso de infração :mrgreen:
 
Mas se não vai ter espaço na banca e tal, pra quê ter regra pra isso? Quem quiser fazer campanha, junta e faz, ou faz sozinho. Que nem tá acontecendo com o Miss.
 
Mas se não vai ter espaço na banca e tal, pra quê ter regra pra isso? Quem quiser fazer campanha, junta e faz, ou faz sozinho. Que nem tá acontecendo com o Miss.

1 - Vira baderna [como é no Miss / Mister... e, teoricamente, o julgamento é mais sério, certo?]
2 - Pra evitar SPAM
3 - O marqueteiro pode se candidatar, só não é certo que ele terá a vaga. Já escrevi um rascunho de regra sobre isso.
4 - Além das punições previstas no fórum para as infrações comuns... O marqueteiro fica banido do julgamento se sair da linha [pra não atrapalhar o julgamento, óbivo. E pra Ly não ir parar no hospital :lol:].

Epa!!!
Isso me deu uma idéia:

Porque não é criado um sub-fórum que reúna TODOS os julgamentos???
Assim o sub-fórum teria suas próprias regras que deveriam ser respeitadas por todos e daria menos dor de cabeça, não?!

Posso levar isso ao "fale conosco"?
 
Última edição:
Sim, mais eu acho que o legal da coisa é as pessoas serem "livres" pra fazer campanha e tal. Julgamento passado, por exemplo, não teve marqueteiro e tudo rolou de boa.

Tipo, tem um marqueteiro, beleza. E as outras pessoas? Não podem fazer campanha? É só deixar bem claro os limites. Não precisa nomear uma(s) pessoa(s) específica(s).
 
Sim, mais eu acho que o legal da coisa é as pessoas serem "livres" pra fazer campanha e tal. Julgamento passado, por exemplo, não teve marqueteiro e tudo rolou de boa.

Tipo, tem um marqueteiro, beleza. E as outras pessoas? Não podem fazer campanha? É só deixar bem claro os limites. Não precisa nomear uma(s) pessoa(s) específica(s).

Mas as regras servem justamente pra clarear os limites :roll: :sacou:
 
Concordo com absuolutamente tudo que a Elriow falou! Sério! Embasbaquei e feliz fiquei \o/

A Moderação (oi) te da todo respaldo que precisar.

Faça as regras e nos mostre o quanto antes.

Elas não serão "parte" do julgamento, mas serão enquadradas no post como um adendo... e abriremos um tópico EXTRA para elas e a ELRIOW será a responsável. (e sim a Moderação te ajuda).

Quanto ao Sub-Fórum eu acho genial, mas aconselho a algum de vcs 2 pedir no FC pq se eu pedir mais alguma coisa acho que apanho! Já fiz o VtBBC (usuário) virar moderador de algumas áreas da AT pra conseguir fazer os concursos e tudo mais.. então é melhor eu ter calma nessa hora. mas acho justo, LINDO e digno rs
 
Concordo com absuolutamente tudo que a Elriow falou! Sério! Embasbaquei e feliz fiquei \o/



A Moderação (oi) te da todo respaldo que precisar.

Faça as regras e nos mostre o quanto antes.

Elas não serão "parte" do julgamento, mas serão enquadradas no post como um adendo... e abriremos um tópico EXTRA para elas e a ELRIOW será a responsável. (e sim a Moderação te ajuda)

Obrigada, Ly!!!

To fazendo uns rascunhos... até o fim da tarde reviso e posto aqui! :joinha:

P.S.: pra facilitar sua vida, Ly, pode dizer só Aranel :lol:

Quanto ao Sub-Fórum eu acho genial, mas aconselho a algum de vcs 2 pedir no FC pq se eu pedir mais alguma coisa acho que apanho! Já fiz o VtBBC (usuário) virar moderador de algumas áreas da AT pra conseguir fazer os concursos e tudo mais.. então é melhor eu ter calma nessa hora. mas acho justo, LINDO e digno rs

Eu gosto da ideia do sub-fórum.

Er... então... eu fui mandar a mensagem lá e tá aparecendo um erro: "You must select a thread prefix."
Eu vou fechar a página e tentar de novo.

[Achei o problema. Eu sou lerda nessas coisas :disgusti:]

Sim, mais eu acho que o legal da coisa é as pessoas serem "livres" pra fazer campanha e tal. Julgamento passado, por exemplo, não teve marqueteiro e tudo rolou de boa.

Então... rolou de boa porque NÃO teve marqueteiro... quando tem dá problema, porque vira bagunça.
Infelizmente, não tem meio termo [acredite... eu adoraria se tivesse!]

Tipo, tem um marqueteiro, beleza. E as outras pessoas? Não podem fazer campanha? É só deixar bem claro os limites. Não precisa nomear uma(s) pessoa(s) específica(s).

É preciso nomear pessoas específicas para mantê-las na linha.

Dando exemplo do próprio julgamento... no último eu fui da defesa. Eu não podia simplesmente postar a peça do jeito que eu queria que fosse, sem conversar com os outros antes... era preciso que houvesse diálogo e integração entre nós pra coisa sair certinha e não ficar confusa no tópico, com milhares de posts desnecessários, spams, floods e flammers....
É exatamente a mesma coisa!!!
Se não houver uma coordenação, vira um inferno!!!

O clube da Amizade [onde tem diário, miss / mister, tópico de namoro e afins] é pra zuação livre mesmo... Mas os julgamentos, não!
 
Última edição:
Então... rolou de boa porque NÃO teve marqueteiro... quando tem dá problema, porque vira bagunça.
Infelizmente, não tem meio termo [acredite... eu adoraria se tivesse!]
Mas se quando tem vira bagunça... e nao tem meio termo... pra que os marqueteiros? :dente:

Agora, eu não disse que foi bom porque não teve marqueteiros. EU só acho que isso mostra que eles são desnecessários.

Dando exemplo do próprio julgamento... no último eu fui da defesa. Eu não podia simplesmente postar a peça do jeito que eu queria que fosse, sem conversar com os outros antes... era preciso que houvesse diálogo e integração entre nós pra coisa sair certinha e não ficar confusa no tópico, com milhares de posts desnecessários, spams, floods e flammers....
É exatamente a mesma coisa!!!
Se não houver uma coordenação, vira um inferno!!!

O clube da Amizade [onde tem diário, miss / mister, tópico de namoro e afins] é pra zuação livre mesmo... Mas os julgamentos, não!
Sim, mas no caso da defesa, é outra coisa. Vocês tem três dias pra juntar e fazer uma peça. Agora imagina na campanha... Um tem uma ideia, aí manda pros outros aprovarem. Aí o marqueteiro não tá online, até sair! Em três dias de votação não sai nada.

Eu dou novamente o exemplo do Julgamento de Túrin: teve floodação? Não. Rolou umas campanhas legais, sem problema. E sem marqueteiro também.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo