• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Agradecer Posts / Ótimo Post (+karma) Péssimo Post (-karma)

Talvez não seja um feedback de muito valor, já que a maioria pensa o contrário e pelo jeito os karmas vieram mesmo pra ficar, mas eu seria a favor de que ficasse apenas o "Agradecer por este post", e de que isso não fosse contabilizado para o usuário.

Primeiro motivo: ainda não ficou muito clara a diferença, de quando usar um ou outro. Se houver uma artigo que faça essa diferenciação, por favor me indiquem, mas por enquanto eu uso o critério pessoal de dar karma apenas quando considero o post inovador ou muito bem elaborado, e o Thanks quando simplesmente gosto ou concordo com o post. Se existe um critério estabelecido, eu não conheço, e é bem provável que usuários mais novos/menos ativos também não.

O outro motivo, até mais relevante, diz respeito à contagem. Eu tenho a sensação de que se perdeu um pouco daquilo de se postar pelo próprio valor do post dentro da discussão ou pela mera vontade de se manifestar, sem se importar se as pessoas irão pensar bem ou mal do que você escreveu. Não posso falar por todos, mas eu, às vezes, posto pensando "Tomara que eu ganhe um karma por esse post". :osigh: Não acho saudável essa "hierarquia" que acaba se criando por causa da quantidade de karmas - é natural que se dê maior valor a um usuário com muitos karmas, e acho que um espaço de discussão tem maior ganho quando todos estão em igual nível.

Minha opinião, portanto, é de que ficasse os "Agradecimentos" embaixo de cada post, apenas (que eles se limitassem ao post, e não ao usuário), e que se acabasse com os karmas. Mas é só a minha opinião, sem maiores pretensões.

Um critério que eu sempre utilizo é o de distribuir karmas nas discussões tolkenianas, independente de ser pequeno ou curto, se gerar uma boa discussão, vou lá e pontuo. Aliás, vou começar a liberar mais karmas e menos thanx, já que uso em outras áreas.

PS: Não tem como colocar uma balança ou velocímetro no lugar da carinha? poderia ficar mais interessante se ficasse diferente do thanx.
 
Eu acho que é uma ferramenta que está disponível para cada um fazer uso como achar melhor. Eu, por exemplo, por causa do meia palavra estou acostumada a dar karma pelo "conjunto da obra", quando acho que o usuário é bom e está contribuindo com o funcionamento do fórum. Quando é post que eu acho bom, eu uso o thanks. Mas o Deriel mesmo é um que dá karma por posts bons. Não tem como "padronizar" e dizer como uma pessoa vai usar o karma, até porque muitos utilizarão sem ler o "tutorial" e no final das contas dará na mesma.

Sobre isso aqui:

Não acho saudável essa "hierarquia" que acaba se criando por causa da quantidade de karmas - é natural que se dê maior valor a um usuário com muitos karmas, e acho que um espaço de discussão tem maior ganho quando todos estão em igual nível.

Eu discordo completamente. Até porque eu não dou a mínima para número de karmas, um usuário respeitado e relevante na minha opinião se coloca no fórum sem ter que ter um número absurdo de karma. Até porque wtf, Deriel nem está entre os top10, enquanto um bot como Administração Valinor está. Não dá para levar esse número de karma tão à sério assim.

Acho problemático sim o "agradecer por este post" e o "ótimo post", porque na minha opinião são iguais. Mas é o meu jeito de usar o karma, aparentemente. Continuo achando que o karma deveria ficar restrito ao perfil, até para não causar confusão entre um e outro, mas no final das contas é como disse no começo: é uma ferramenta que está disponível, cada um usa/usará (ou não usa/usará) como achar melhor, não adianta muito fazer tutoriais impondo o que seria a diferença entre um e outro quando a própria administração acaba adotando usos diferentes.

Então, resumo da ópera, relaxem aí e sem da melhor forma para deixar o fórum bonito.
 
E o karma existe desde quando? Muito tempo, ele não apareceu agora e nem vai desaparecer agora =] Não é a proposta do tópico discutir o karma em si, mas sim os novos botões de thanks e karma =]
 
Eu não tinha lido esse tópico ainda e, lendo-o agora, me passou algumas coisas pela cabeça.

Primeira delas é que eu gostei desse novo sistema de karma porque ficou mais visível. Eu sinceramente não lembrava de usá-lo antes, a menos que um post me chamasse realmente muito a atenção. E até achei legal também o fato de que se mantém a "estrelinha", onde eu posso justificar o karma se quiser, e se eu não quiser justificar, utilizo o "joinha".
Só que vi falarem mais acima que um se soma ao outro. Isso eu já não concordo muito. Porque uma única pessoa pode dar dois karmas no mesmo post. Acho exagero, para não dizer redundante. Seria uma boa se tivesse como a utilização de um bloquear a utilização do outro.

Sobre a forma de se utilizar o karma, concordo com a Anica no ponto que as pessoas têm formas diferentes de utilizar mesmo. Eu, por exemplo, costumo utilizar o "thanks" para posts que concordo ou que me fizeram rir, ou que simplesmente gostei do que a pessoa escreveu mesmo se eu não concordar; e o karma utilizo para posts bem escritos e elaborados, onde a pessoa se expressou muito bem e acrescentou bom conteúdo à discussão, mesmo que se eu não concordar com o que está escrito.
Fazer um Tutorial poderia até facilitar para algumas pessoas que não conseguiram estabelecer uma "regra" de utilização de karma, mas não necessariamente padronizaria o uso.

E concordo com o Deriel em não nivelar por baixo, e sim treinar os novatos/menos ativos na utilização do forum. Porque, como dá pra ver, tem muita gente que não lê os tópicos inteiros nem os tutoriais e não deixa de postar por isso, então cabe aos demais puxar orelhas orientar.

Quanto à nomenclatura em si, confesso que gosto como está. Parece muita coisa escrita, mas acho que fica melhor explicado.

Já os ícones... existe uma lista de opções ou dá para inserir imagem?
 
O da estrelinha eu não sei.
Mas o joinha aparece junto com os agradecimentos abaixo do seu avatar.

É o "Like" e o "Dislike". Exemplo:

Agradecimentos
Thanks (Given) 522
Thanks (Received) 147
Likes (Given) 4
Likes (Received) 1
Dislikes (Given) 0
Dislikes (Received) 0

P.S.: tem limite de agradecimentos por dia? Porque eu não to mais conseguindo agradecer :lol:
 
Última edição:
O da estrelinha eu não sei.
Mas o joinha aparece junto com os agradecimentos abaixo do seu avatar.

É o "Like" e o "Dislike". Exemplo:

Agradecimentos
Thanks (Given) 522
Thanks (Received) 147
Likes (Given) 4
Likes (Received) 1
Dislikes (Given) 0
Dislikes (Received) 0

P.S.: tem limite de agradecimentos por dia? Porque eu não to mais conseguindo agradecer :lol:

Eu queria saber justamente quem deu o da estrelinha. E o do joinha também, já que só vejo que recebi, mas não quem deu.
 
Última edição:
Mas não são ocultos nem dificultam o acesso :eek: Tá com algum problema? Fale comigo.

Primeiro post da criatura e solta isso... vc realmente acha que é um problema ou será um mero spam? o_O


Ele só deve ter lido os primeiros 3 posts do tópico :roll: e deve tá se referindo a isso aqui:

Como eu comentei antes, a maneira como esse Ótimo Post (+1 karma) e Péssimo Post (+1 karma) está sendo apresentada pode fazer com que os usuários se confundam e, principalmente novatos, podem acabar usando indiscriminadamente como se fosse o joinha de comentários em sites como Yahoo e YouTube ou o famoso "curti" do Facebook. Os usuários antigos que lerem este tópico saberão que não, mas muitos não lerão né... :roll:

Por isso sou a favor do karma ficar mais discreto, como era antes.
O ícone, se fosse possível, poderia continuar sendo uma balancinha.

Eu sinceramente não gosto de esconder funcionalidades ou dificultar acesso a elas, isso acaba fazendo com que apenas uma minoria acabe usando, distorcendo o sistema da mesma forma, só que no outro sentido. Também não gosto muito do nivelamento por baixo, do "novato vai usar errado então tem que mudar" pois não deixa de ser uma tarefa nossa treinar esse povo mais jovem no uso do fórum :think:

Eu acho que o +karma / -karma deve estar aparente sim, talvez com outra nomenclatura. E qualquer problema sempre podemos referenciar este tópico.


Aquela história, né... pega o bonde andando e ainda quer sentar na janelinha!

Faz um tempão que as novas funcionalidades apareceram e todo mundo já se adaptou... mas a pessoa não lê o tpc todo e provavelmente não presta atenção nas datas de postagem, e vem comentando como se fosse um assunto SUPER atual.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo