• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pedidos de tradução para élfico

Hríventur ou Hríveher "Senhor do Inverno";
Sírintur ou Síriher "Senhor dos Rios";

Exemplos: [FONT=Arial, sans-serif]Axantur, Falastur, Fëanturi, Vëantur,Ostoher[/FONT].
Também
Heruhrívë "Senhor do Inverno", Herusíri "Senhor dos Rios", como em Herunúmen "Senhor do Oeste".
 
Também
Heruhrívë "Senhor do Inverno", Herusíri "Senhor dos Rios", como em Herunúmen "Senhor do Oeste".

Mas e Turin TURAMBAR? onde AMBAR = o mundo e Tur- = senhor, possuidor, governante (segundo o curso de quenia PDF fornecido aki pelo site e lah diz que Tur- é prefixo) e como ficaria Senhor Entre Rios (é que meu personagem governa um lugar de seu castelo no meio dos rios mais importantes da região. Te mando o mapa q eu fiz depois)

O Eruanon... eu realmente presciso de sua ajuda! vou abrir mais tarde um outro topico aki mas me manda um PM pq eu to mestrando uma campanha baseada em Beleriand e queria aprender mais dessas traduções (o curso é um pouquinho falho quanto a nominação principalmente nomes proprios)
 
Última edição:
As duas são variantes, as duas são igualmente válidas. O tempo verbal não tem nada ver com elas pois são substantivos, não verbos.

As duas possuem exatamente as mesmas definições. Tenho as duas fontes aqui onde elas aparecem, no texto "Etymologies" no vol. 5 da série HoME e nos textos "Of Dwarves and Men" e "The Shibboleth of Fëanor", no vol. 12 da HoME, sendo que nesse último texto a palavra é usada dessa forma: "Nothrim [> Nost] Finarfin, 'the house/family of Finarfin'", sendo que nothrim é o plural de classe de nos(s)/nost.


E aí Tilion, beleza?

Você mencionou que as duas tem exatamente a mesma definição, existe dentro do seu estudo uma idéia de pq usa-se as duas variantes? Usando como exemplo a palavra japonesa "kun, sam, sama" que tem o mesmo significado e se varia pela posição de respeito entre os interlocutores em uma conversa as palavras "noss" e "nost" sofrem alguma influencia (posição social, hierarquia, formalidade, coloquialidade, etc.) que você identifica no contexto onde se encontram nos textos ou você julga que a sua utilização é absolutamente opcional?

Um abraço.
 
É completamente opcional, apenas isso. Tem casos em que a forma de determinadas palavras varia de acordo com as que a precedem ou sucedem, mas não nesse aqui.
 
Mas e Turin TURAMBAR? onde AMBAR = o mundo e Tur- = senhor, possuidor, governante (segundo o curso de quenia PDF fornecido aki pelo site e lah diz que Tur- é prefixo) e como ficaria Senhor Entre Rios (é que meu personagem governa um lugar de seu castelo no meio dos rios mais importantes da região. Te mando o mapa q eu fiz depois)

O Eruanon... eu realmente presciso de sua ajuda! vou abrir mais tarde um outro topico aki mas me manda um PM pq eu to mestrando uma campanha baseada em Beleriand e queria aprender mais dessas traduções (o curso é um pouquinho falho quanto a nominação principalmente nomes proprios)
Tur não daria para botar como prefixo em hríve, já que o encontro consonantal -rhr- não pode ocorrer em Quenya. Mas em Tursíri "Senhor dos Rios", ou em Turimbësíri "Senhor Entre Rios", sim.
 
bom dia, gostaria de saber se alguém não saberia a tradução da seguinte frase:
"meu anjo e amor eterno"
mas eu gostaria em Sindarin, pois já traduziram em Quenya pra mim.

obrigada
 
Re: Frases em Élfico - Quenya - Amor

galera sou novo aki

andei pesquisando sites sobre elfico e achei um muito interessante que tem ate cursos de Quenya e Sindarin neste site

so estou postando ele aki para ver se posso ajudar voces a aprenderem um pouco mais sobre o assunto

http://elfico.com.br/

Obrigado a todos
 
Re: Frases em Élfico - Quenya - Amor

galera sou novo aki

andei pesquisando sites sobre elfico e achei um muito interessante que tem ate cursos de Quenya e Sindarin neste site

so estou postando ele aki para ver se posso ajudar voces a aprenderem um pouco mais sobre o assunto

http://elfico.com.br/

Obrigado a todos

Obrigado por indicar meu site para todos, mas eu gostaria de esclarecer que eu não tenho os cursos, eu só ajudo quem quer fazê-los. Espero que eu tenha te ajudado nos teus estudos.

Tenn' enomentielva!
 
OI gostaria de saber como ficaria a seguinte palavra em quenya e depois passa ela para tengwar alguem pode me ajuda porfavor.

a palavra é : Sonhador
 
Oiee alguém poderia traduzir, plis, Cair da Noite e Sopro de Vida??
(nomes de fics Tolkien-based)
 
Olá pessoal, bom dia a todos!

Gostaria de pedir um grande favor a vocês, quero traduzir as seguintes frases para o Quenya ou Sindarin:

Vinícius e Marília. Nada de grandioso existe sem amor


e

Vinícius e Thiago. Nada de grandioso existe sem amor


É para fazer uma homenagem ao meu filho que está chegando daqui um mês!!

Obrigado a todos!
Um grande abraço.


P.S Acabei de perceber que devo ter postado em local errado, se for o caso, podem apagar!
 
Última edição:
Olá pessoal, bom dia a todos!

Gostaria de pedir um grande favor a vocês, quero traduzir as seguintes frases para o Quenya ou Sindarin:

Vinícius e Marília. Nada de grandioso existe sem amor


e

Vinícius e Thiago. Nada de grandioso existe sem amor


É para fazer uma homenagem ao meu filho que está chegando daqui um mês!!

Obrigado a todos!
Um grande abraço.


P.S Acabei de perceber que devo ter postado em local errado, se for o caso, podem apagar!

É, na realidade o lugar certo é aqui, então vou apagar o outro post. =]
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo