• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Matemática é para meninos. É mesmo?

Tá vendo porque eu odeio esse troço? Quando estou certa estou errada, e quando estou errada, estou certa
:x

Converter de binário para decimal é fácil, no decimal cada casa contém 10 números (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9) então a 1ª casa representa 10⁰ (isso é 10 elevado a 0) multiplicado pelo número nessa posição, é sempre da direita para a esquerda e a 1ª casa tem valor zero, por exemplo 1234 significa (10³x1)+(10²x2)+(10¹x3)+(10⁰x4), no binário é a mesma coisa, só que tem apenas dois números (0 e 1), por exemplo 1011010 é a mesma coisa que (2⁶x1)+(2⁵x0)+(2⁴x1)+(2³x1)+(2²x0)+(2¹x1)+(2⁰x0), que é igual a (2⁶x1=64)+(2⁵=32x0=0)+(2⁴x1=16)+(2³x1=8)+(2²=4x0=0)+(2¹x1=2)+(2⁰=1x0=0), então a soma dá 64+0+16+8+0+2+0=90! E o mesmo vale para qualquer sistema de numeração.
Obs: Se eu não errei em algum cálculo o resultado está certo.
 
Eu curso física, e realmente quase não tenho colegas mulheres... No meu primeiro semestre, dos 27 matriculados, somente 7 eram mulheres. Mas somente duas desistiram, enquanto a desistência masculina foi 5x maior...

O chato é que mesmo dentro da faculdade tem um pouco de sexismo. Uma colega minha não conseguiu ir a uma aula pq estava com muita cólica, o professor disse que a ela que mulher que faz física é quase homem, não tem direito a sentir cólica.:disgusti:
 
Eu curso física, e realmente quase não tenho colegas mulheres... No meu primeiro semestre, dos 27 matriculados, somente 7 eram mulheres. Mas somente duas desistiram, enquanto a desistência masculina foi 5x maior...

O chato é que mesmo dentro da faculdade tem um pouco de sexismo. Uma colega minha não conseguiu ir a uma aula pq estava com muita cólica, o professor disse que a ela que mulher que faz física é quase homem, não tem direito a sentir cólica.:disgusti:

Que professor machista! O número de meninas que fazem física é realmente muito baixo, mas da minha turma de 50 os únicos 2 que terminaram no prazo um era menina.
 
Eu me lembro até hoje de um colega no primário que disse que engenharia era profissão de homem, quando eu respondi à pergunta: "O que você quer ser quando crescer?" Não me lembro o que eu respondi, mas hoje em dia eu o teria mandado para o inferno =P

Acho que você tem de fazer as coisas que você gosta independentemente do que os outros dizem. Eu acho o curso da Escola Politécnica da USP muito interessante pela parte do estudo, mas optei por não fazer porque não me vejo na profissão a Engenharia proporciona, e também não me interesso pela área de bancos (muita gente da Poli acaba indo para essa área, o que na minha opinião é um pouco ruim para a instituição e para o campo de engenharia em geral).

Hoje eu me vejo mais em Diplomacia, apesar de ainda não ter chegado lá. Mas essa é outra profissão que todo mundo taxa como "de homem". Já ouviu falar de uma embaixadora brasileira? Tenho certeza que existem mulheres no ramo, mas mesmo assim as pessoas associam mais aos homens.

Mas como já disseram, acho que estamos superando esses preconceitos bobos. O número de mulheres em exatas está crescendo de pouquinho em pouquinho....
 
Embora a pesquisa tenha usado como população um número muito pequeno, os resultados estão de acordo com a realidade infelizmente... Como todo mundo apontou, existem várias exceções, mas não é a maioria..

É construção de gênero, todo mundo já ouviu isso antes... "rosa é para mulheres, azul é para homens", "mulheres têm cabelo comprido, homens têm cabelo curto", "mulheres que ficam brabas são irracionais, emotivas, estão de tpm, homens que ficam brabos têm razão, sabem o que estão falando", "mulher que quer transar é uma vagabunda, vadia, homem que quer transar está seguindo seus instintos".. Vocês sabem do que eu estou falando... Construção de gênero como a que temos hoje é muito negativa e perigosa, principalmente para mulheres. Esse caso da matemática é um dos menos piores...

Falando nisso, já ouviram falar do Massacre da Escola Politécnica de Montreal? Em 6 de dezembro de 1989, um rapaz entrou numa universidade no Canadá, e assassinou 14 mulheres estudantes de engenharia. Por quê? Porque ele acreditava que as mulheres "roubaram seu lugar na sociedade". No Canadá, o dia 6 de dezembro é o "Dia Nacional de Memória e Ação Contra a Violência Contra Mulheres".

Com relação à cognição humana, homens e mulheres têm a mesma capacidade.
 
É fácil imaginar porque para muita gente não parece tão óbvio contar num sistema de numeração diferente do decimal.

A contagem infinita foi, na verdade, inventada poucas vezes pela humanidade. A maioria dos povos do mundo que não se urbanizaram consegue contar apenas até 3 ou 4, sobrando depois apenas palavras qualitativas como "pouco" ou "muito". Um sistema infinito requer recursão: a definição de umas poucas quantidades diferentes (no nosso caso, dez, de zero a nova), e o agrupamento dessas quantidades em "super-quantidades" sucessivamente para gerar todas as outras maiores. Essas algumas invenções de sistemas infinitos se espalharam pelo mundo, devido à sua utilidade e praticidade.

Aprender um deles já requer muito esforço, aprender a regra geral demanda um pouco de suor a mais - que não se compara, é claro, àquele que se tem para ensinar uma criança a contar.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo