• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Antes ou depois de Cristo?

No livro "Explicando Tolkien", o Ronald Kyrmse fez um estudo sobre isso e sintetizou tudo numa tabelinha cronológica simples.


Obs:

a.E.C. = antes da Era Comum

E.C. = Era Comum

Guerra das Máquinas = I e II Guerra Mundial

attachment.php
Achei até interessante o fim da Quarta Era ser o Dilúvio.

Mas discordo do Kyrmse com relação ao fim da Quinta Era. Sendo Tolkien cristão, o maior marco para início e fim de uma Era seria a vinda de Cristo à Terra (encarnação de Eru e tal). Isso daria fim à Quinta e início à Sexta.

E não me agrada muito pensar que II Guerra Mundial tenha sido o marco da Sexta para a Sétima Era, mas não há como negar que dentro da Obra, as Guerras foram marcos também.
 
Fala-se em fogos de artifício, e isso é relativamente recente.

O que acham?

Sobre este trecho: fui pesquisar pois não fazia idéia de quando surgiram os fogos de artifício e, segundo o que apurei, surgiram no século 12, na China. Neste caso podemos imaginar que, a estória de Tolkien se passando há mais de 3000 anos, a História "oficial" estaria errada ou, antes, apenas marcaria a reinvenção dos fogos de artifício pelos chineses - mas, na realidade, teriam surgido muito antes e se perdido ao longo do tempo, assim como as catapultas que, se não me falha a memória, aparecem na obra de Tolkien.

[]'s!

Bom, outros já falaram muito bem sobre onde situa-se temporalmente os acontecimentos narrados n'O Senhor dos Anéis. Extendo-me apenas na questão dos fogos de artíficio.

Além de acreditar que a história das civilizações não é regular nem tampouco segue uma linha reta ascendente (do tipo civilização B surgiu depois da civilização A, logo civilização B é mais avançada), temos vários exemplos de tecnologias Astecas e Egípcias que ainda não foram desvendadas ou que existiam nestas civilizações muito antes de existiram na nossa. Então, é perfeitamente possível que alguma civilização invente algo, seja destruída, e outra civilação re-invente a mesma coisa - ou coisa parecida - mais pra frente.

Especificamente em relação aos Fogos de Gandalf:

O Senhor dos Anéis disse:
Os fogos eram de Gandalf: não foram apenas trazidos por ele, mas projetados e fabricados por ele; e os efeitos especiais, cenários e foguetes era ele quem controlava. Mas também houve farta distribuição de buscapés, bombinhas, fósforos coloridos, tochas, velas-de-anões, fontes-élficas, fogos-de-orcs e rojões. Era tudo soberbo. A arte de Gandalf havia se aperfeiçoado com o passar dos anos.

Para mim, o fato de os fogos de artifício serem dele, trazidos por ele, projetados e fabricados por ele, é uma clara alusão ao conhecimento do Grande Mago de Alquimia, Química e Magia em geral, utilizado de maneira lúdica, e não um exemplo de "invento" fruto da "tecnologia" nos tempos da Terceira Era.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo