• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Homem invade escola pública e dispara contra alunos, no Rio de Janeiro

Ainda acho que ele foi um alienado, leu demais endoidou ou sei lá. Preciso ler mais suas opiniões, mas já aviso, a igreja ou "igrejas" que ele envolveu em seu discursinho pra história, não tem lá muita coisa a ver com isso, ou talvez tenham tudo a ver.

Não acredito que alguém precise de um palhaço de terno e um monte de tijolos e concreto pra se sentir próximo de Deus, mas cara, alguns desses templos de pré-julgamento e coleta de valores, aliena as pessoas.
Digo isso porque já passei por várias denominações (Mãe que acha que igreja é cool, é foda!), e quando tive idade, deixei essas coisas pra lá, assim como televisão.

Considero a idéia do Snaga, acho que ele sofria bullyng, e o fato de ele nunca ter ido "ver Luzia atrás da horta" ajudou no seu desequilíbrio mental. Some-se a isto um palhaço de terno falando que os ímpios terão o castigo merecido e voilá, você terá um psicopata.

Ou a falta de igreja, pode ter atuado na vida dele, de tal modo que ao ver os palhacinhos de terno, pregando A, e agindo B, ele imaginou que devia matar as crias dos "impuros".

(Incoerência?)
 
-Sistema educacional viciado e aparelhado por ideologias contaminantes que se transformam em criatórios de radicais e elementos perigosos ao invés de pensadores.

Concordo com tudo, Akira, mas essa parte é a mais clara pra mim. É impressioante como o brasileiro é mal educado, e tão ideologizado. O país está cheio de burguês babaca pagando de intelectual de esquerda e ainda mais cheio de gente pobre e sem cultura que crê que a vida deve estar direcionada ao ganho de riqueza material.
 
mas dai a deduzir q a causa é orientação religiosa, eu ja acho extrapolação.

até porque se ele é islamico, tambem é cristão, afinal como disse, é a Jesus que ele pede perdão.

Os islamicos não devem nem acreditar na existencia de cristo... sei que os tem uma religião destas que so o adimite como um profeta como qualquer dos outros.

Pro Islã, Jesus é inclusive o Messias. Eles também acreditam que ele é um enviado de Deus que vai voltar para governar o mundo. Só não há a crença de que ele seja filho de Deus, ou, melhor dizendo, o "Deus-filho". E, portanto, não se ora para ele, seria idolatria.
 
Ele não é o Messias não, ele é um dos Profetas, segundo o Islamismo.

Pra quem tá curioso um jornal aqui do Paraná publicou a opinião de dois especialistas sobre o assunto:

Mara Cornelsen

Na mochila de Wellington foi encontrada uma carta (abaixo) em que pede para ser enterrado ao lado da mãe adotiva, Dicéa Menezes de Oliveira. Pede também para que seu túmulo seja visitado por um “seguidor de Deus”.

Para o médico psiquiatra paranaense Rui Fernando Cruz Sampaio, especialista em psiquiatria forense, psicólogo clínico e hipnoterapeuta há 30 anos, Wellington apresentou típico comportamento psicopata (ou sociopata como a medicina atual prefere chamar, por se tratar de autor de crime contra a sociedade).

Em análise baseada no campo das hipóteses, a pedido do Paraná Online, Sampaio avaliou a carta e encontrou indícios de componentes de delírios muito fortes. De acordo com o psiquiatra, é necessário saber da vida de Wellington para se chegar a uma avaliação mais profunda. No entanto, ele ter sido adotado, indicando que passou por uma rejeição quando criança, pode ter resultado em desapego ao ser humano.
Solidão
O próprio recolhimento do agressor, que não tinha amigos e não saía de casa, preferindo ficar na frente de um computador, já indicava um quadro psicótico. “Atirar contra várias crianças mostra um comportamento de agressividade muito grande, falta de controle e quebra de limite social”, diz o médico.

Ele considera que o rapaz poderia ter tido controle de sua psicose até recentemente, porém algo acionou o gatilho que o fez executar aquilo que antes fazia parte de seus delírios. “Alguma coisa pode ter desencadeado o surto”, salientou.

Como na carta do suicida ele se diz “virgem” e que seu corpo não pode ser tocado por “impuros”, o psiquiatra também vê aí uma conotação sexual muito forte, podendo o rapaz ter sofrido algum abuso sexual na infância.

A carta não deixa dúvida de que ele planejou o atentado e isso também sustenta a hipótese de Wellington sofrer transtornos mentais, uma vez que psicopatas são, manipuladores, frios, planejam com precisão seus atos e fazem tudo conscientemente.
Psicose

Mara Cornelsen

“Muito provável que este rapaz tenha sido rejeitado por uma garota, quando tinha de 12 a 14 anos, quando estudava na mesma escola”, avaliou a psicóloga curitibana, especialista em comportamento humano, Tereza Cristina Karan. Ao analisar a carta deixada pelo assassino suicida, ela ressaltou que ele temia pelo que estava fazendo, tanto que pediu que um “fiel seguidor de Deus” orasse por ele diante de sua sepultura e pedisse perdão pelo que fez, mas ao mesmo tempo tinha ódio das pessoas e especialmente das meninas, que foram escolhidas para serem seus alvos. “Nas meninas ele atirava pra matar”, afirmou um garoto que sobreviveu ao atentado. De acordo com a especialista, é possível supor que o rapaz sofria de psicose paranoide e tinha alucinações que ampliavam seus dilemas pessoais.

A tal carta:

pl4080411.jpg
 
O que Deriel disse é verdade. No Corã, Jesus é só mais um profeta, e por sinal abaixo de Mohammed em hierarquia... Somente Allah pode governar, e só Mohammed fala por ele, os outros profetas apenas espalham as verdades do corão e vivem em santidade.
 
Acho importante lembrar que nem todo atirador é psicopata.

Isto com certeza.

O psicopata sempre visa uma vantagem para si mesmo, e é totalmente desprovido de consciência, emoção e sentimentos.

Esta é uma questão meio dubia, porque geralmente é verdade, mas não necessariamente. A começar que a ambição do pisicopata não necessariamente se enquadra num padrão que segue a norma do bom senso. O pisicopata que mata prostitutas porque acha que elas possuem demonios dentro delas, vai ver vantagem em matar uma a uma.

E pisicopatas não são totalmente desprovidos de emoções e sentimentos, muito pelo contrario, elas são muito intensas nele.

Ele é desprovido de culpa, já que tudo se justifica pela patologia dele.

E como não possui culpa, dificilmente fica deprimido ou triste.

e em negrito porque não fica da maneira como conhecemos, vivendo a dor de maneira tão conciente.

a pessoa pisicotica, antes muda seu foco para a realidade criada na cabeça dele para que assim bloqueie as causas das suas magoas. em ultimo caso, ele comete atos de extirpação das causas para conviver com tal ajuste.

Mas fica com raiva(embora seja dificil os tirar do serio), sente muita satisafação, desejo, etc...

Mas concordo contigo que o quadro deste cara não parece se ajustar tanto ao perfil de um pisicopata. Primeiro porque dificilmente um pisicopata comete um ato tão explanado como deste sujeito(embora aconteça em casos mais extremos). Segundo que todos são extremamente egocentricos e tem um sentimento de autopreservação muito forte, embora muitas correntes digam que boa parte do disturbio ta sempre buscando parar se entregando de alguma maneira subconciente...

Ele não levou nenhuma vantagem e aparentemente foi um ato "vingativo" direcionado a inocentes.

Não se sabe ainda o que este sujeito chamaria vantagem. A carta dele denota um tom de que ele pensava estar fazendo um grande ato. A vantagem pode estar na cabeça dele em limar do mundo pessoas que ele considera inapropriadas. Mesmo no caso da vingança per si, a vantagem é ir a forra contra quem te ferrou em algum momento passado.
Inclusive se o crime tem envolvimento religioso islamico(:roll:), só o ato de ele executar uma tarefe doando sua vida, não só é uma honra mas traz N vantagens no pos vida.

Segundo uma psiquiatra que deu entrevista no SBT, ele poderia ser esquizofrênico!

Tem traços mesmos, varios pontos ele parece fugir bastante da realidade. Todo aquele trecho sobre doar a casa para abrigo de animais é bem surreal.

O ritual minucioso do funeral não é "coisa de gente perturbada".

Pelo contrario. Mente pertubada é logo associado a gente com algo como retardo mental, quando na verdade a maioria das patologias(que é diferente de retardos) tem como consequencia um minuciosidade tremenda, se for voltada para o tema que envolve o universo de obsessão da mesma.

Até o autista é extremamente minucioso dentro do universo dele.

Até onde eu sei [não posso afirmar com certeza, é claro], é do islamismo mesmo do jeito que ele descreveu.

não não é. pelo menos não é O ritual funebre islamico.

http://www.religiaodedeus.net/regras_do_funeral.htm

as referecias a cobrir com o pano branco, ser tratados por pessoas puras, e o banho purificador, são referencias bem claras ao ritual funebre islamico. mas estão longe de cumprir com o ritual(e pra eles, ao contrario da nossa sociedade, é absurdo e ofensivo se abrir qualquer conseção).

inclusive tem detalhes MUITO mais fundamentais como ser enterrado em direção a meca, que não são nem sugeridos pelo cara.

alem disto, pedir perdão a Jesus ta longe de ser uma atitude mulçumana

Uma parte desse ritual até aparece no 1º capítulo de O Clone, quando Jade prepara sua mãe.

Sim, de maneira por alto, não detalhada(afinal é um cena dramatica, não video aula de enterro religioso), e provavelmente longe de ser fideldigno(neste ponto a novela Caminho das Indias chegou bem mais perto, inclusive se utilizando pra isto de inevitaveis explicações culturais e da mitologia, unico meio de explicitar a fidelidade dos rituais da cultura tratada).

Derepente foi dai que ele teve a ideia, vendo o Clone.

Porque de uma criação na religião, com certeza não foi.

Agora, é óbvio que ele estava fora da realidade ao achar que ainda merecia respeito e perdão após ter feito tal massacre premeditadamente.
-----------------

E o mais assustador é que era uma escape da realidade premeditado, não foi uma insanidade temporaria ou um surto de raiva. Ele não "perdeu a cabeça". Ele demostrou ter executado treinamento de tiro,. Ele portava e sabia manusear um carregador rapido que alem de ser "dificil" de se obter, requer uma especialização e uma objetividade bem especifica.

Tenho medo que comece aqui o mesmo preconceito contra muçulmanos que existe nos EUA. Justo aqui onde até judeus e muçulmanos convivem bem.
Eu sou agnóstica, mas sou defensora da cultura árabe - no sentido de que haja consciência de que existe, lá assim como aqui, pessoas boas e honestas, que não pretendem matar ninguém.

Este é o ponto que concordo plenamente contigo.

e o primeiro ponto é não associar esta cara ao islamismo... Este cara não tinha nada de muçulmano. Ele usa uns pouquissimos conceitos da religiao e só.

Também dá medo de que toda vítima ou ex-vítima de bullying passe a ser vista como vilã, alguém potencialmente perigoso... uma inversão de papéis.
Eu passei por bullying, sou reservada... e nem por isso pretendo matar ninguém!!! Eu tenho medo do que a mídia sensacionalista é capaz de fazer!!!

Outra parte muito boa do seu post...

Esta questão do bullying é tão mais complexa...

Me da muito medo ver ela sendo banalizada para se justificar o cara, ou banalizada para se "endemoniar" o sujeito...

Pra contextualizar o que aconteceu sim, mas ao se inserir este fator no acontecido, cabe tratar todas as questões que envolvem o bullying, antes de o usar como medida de julgo.

E, eu sei que existe a liberdade religiosa... mas acho que alguma medida devia ser tomada com relação ao fanatismo.

Vcs me lembram os discursos de que "devemos fazer algo a respeito do conteudo do RPG", no caso de ouro preto, ou "devemos fazer algo a respeito dos videogames" no caso de columbine...

pelo que entendi do sujeito ele não teve o menor apoio religioso, foi só o meio de escape de uma mente doentia, que poderia ser detonado por qualquer outro meio.

mas realmente sou a favor de se tratar o "problema" do fanatismo religioso, mas não por consequencia deste caso...

Pois eu já senti na pele o que a lavagem cerebral é capaz de fazer mesmo com gente saudável! Já vi gente mudar da água pro vinho!!! É realmente assustador!!!

Será que é o caso? A lavagem cerebral foi feita por algum segmento religioso? Ou a "motivação" da pisique deturpada do cara esta muito mais ligada a realidade de "maus tratos" que ele tenha sofrido na mão de pessoas do dia dia dele?
 
Última edição:
Ele era um louco, não tem muito mais além disso. Qualquer um já sofreu na mão e mulher, e nem por isso saímos atirando por aí.

Vocês tentariam impedir o louco, de alguma forma? Discussão da facu ontem era essa. :lol:
 
Outro ponto pra mim que parece ser contra ele ser um pisicopata, é o fato dele ter apresentado culpa, da noção de que o que ele estava fazendo era errado. Ele pede perdão na sua carta.

Ele parece ser muito mais um maniaco depressivo, obssesivo compulsivo, com traços esquizofrênicos
 
Hoje até o mestre do jornalismo policial (Leia-se Gil Gomes) que brilhantemente há mais de 3 decadas já narrou várias atrocidades com aquela emoção, aquele terror e frieza na locução que só ele sabe passar hoje no seu programa diário na Rádio Record falou que não iria narrar a bárbarie de ontem em respeito as vítimas.

Até que ele que é super frio se comoveu. Quem diria.
 
pelo que entendi do sujeito ele não teve o menor apoio religioso, foi só o meio de escape de uma mente doentia, que poderia ser detonado por qualquer outro meio.

mas realmente sou a favor de se tratar o "problema" do fanatismo religioso, mas não por consequencia deste caso...



Será que é o caso? A lavagem cerebral foi feita por algum segmento religioso? Ou a "motivação" da pisique deturpada do cara esta muito mais ligada a realidade de "maus tratos" que ele tenha sofrido na mão de pessoas do dia dia dele?

O que o pessoal tem de levar em conta é que esse cara é inegavelmente demente. Dodói da cabeça mesmo. Por um acaso a loucura dele se manifestou de forma religiosa. Botar a culpa na crença do cara é meio complicado. Se ainda fosse um terrorista ou algo do tipo poderia se dizer que a "culpa" era da religião..
 
Vcs me lembram os discursos de que "devemos fazer algo a respeito do conteudo do RPG", no caso de ouro preto, ou "devemos fazer algo a respeito dos videogames" no caso de columbine...

pelo que entendi do sujeito ele não teve o menor apoio religioso, foi só o meio de escape de uma mente doentia, que poderia ser detonado por qualquer outro meio.

Bom, primeiro eu não disse que ele teve apoio de algum pastor ou sacerdote de qualquer tipo. O que eu disse é que ele pode ter lido algo [ou ouvido] e interpretado à sua maneira doentia, completamente deturpada [fosse de que religião fosse, estaria deturpado].

Segundo e bem importante: ninguém sabe em que sites ele entrava e com quem ele conversava na net. Então não dá pra dizer que tipo de influência ele teve!!!

Terceiro, a sua comparação com o RPG e o videogame seria válida se eu tivesse dito que deveriam tomar providências com relação às religiões. E não foi isso o que eu disse... eu disse que deveria haver mais atenção ao fanatismo que tem se alastrado.

mas realmente sou a favor de se tratar o "problema" do fanatismo religioso, mas não por consequencia deste caso...
(...)
Será que é o caso? A lavagem cerebral foi feita por algum segmento religioso? Ou a "motivação" da pisique deturpada do cara esta muito mais ligada a realidade de "maus tratos" que ele tenha sofrido na mão de pessoas do dia dia dele?

Novamente: ninguém sabe em que sites ele entrava e com quem ele conversava na net. Então não dá pra dizer que tipo de influência ele teve!!!

E eu disse bem no início do meu post que, o que parece que houve baseado nas notícias dadas até o momento, é que foi uma série de fatores combinados, não um único fato isolado na vida dele:

Do que vi nos telejornais até agora [jornais, não programas sensacionalistas idiotas], me pareceu o seguinte:

* ele já tinha problemas mentais, não tratados.
* sofreu bullying na escola
* de alguma forma, pela internet, entrou em contato com o islamismo... e, das 2,1: ou se correspondeu com fanáticos que pioraram seu estado OU ele mesmo fez uma interpretação completamente deturpada do islamismo!!!
* a morte da mãe adotiva foi o estopim pra ele começar a planejar isso.

MAS... a religião deturpada, pode sim ter acordado alguma coisa nele que tava pelo menos adormecida até então. E ele só foi morar sozinho depois da morte da mãe.
Ele pode muito bem ter procurado conforto pro luto em alguma religião, mas a mente dele ou não estava sã para interpretar as coisas corretamente e/ou ele pode ter tido influência de fanatismo sim!
Ninguém sabe o que houve com ele no seu período de "exílio". Tudo é possível!
 
Última edição:
O que o pessoal tem de levar em conta é que esse cara é inegavelmente demente. Dodói da cabeça mesmo. Por um acaso a loucura dele se manifestou de forma religiosa. Botar a culpa na crença do cara é meio complicado. Se ainda fosse um terrorista ou algo do tipo poderia se dizer que a "culpa" era da religião..

Até porque a crença dele esta errada ate mesmo dentro dos proprios dogmas a que ele faz alusão...

Bom, primeiro eu não disse que ele teve apoio de algum pastor ou sacerdote de qualquer tipo. O que eu disse é que ele pode ter lido algo [ou ouvido] e interpretado à sua maneira doentia, completamente deturpada [fosse de que religião fosse, estaria deturpado].

Segundo e bem importante: ninguém sabe em que sites ele entrava e com quem ele conversava na net. Então não dá pra dizer que tipo de influência ele teve!!!

Terceiro, a sua comparação com o RPG e o videogame seria válida se eu tivesse dito que deveriam tomar providências com relação às religiões. E não foi isso o que eu disse... eu disse que deveria haver mais atenção ao fanatismo que tem se alastrado.

Novamente: ninguém sabe em que sites ele entrava e com quem ele conversava na net. Então não dá pra dizer que tipo de influência ele teve!!!

Ok, apoio talvez foi uma palavra erronea, melhor seria dizer embasamento religioso. e a carta dele prova que tal coisa é zero, pelo menos no que tange a realidade da religião. Deturpações baseadas numa religião não são iguais a mesma.

realmente é a mesma coisa que vc diz, só que se é uma deturpação, qual é a responsabilidade no ato da ideia na qual ele se baseia?

a primeira coisa q sairam espalhando é que ele era islamico oO

Ai entra a questão da influencia. os discursos são publicos e notorios, qualquer um pode ouvir e interpretar como quiser. Um mente doentia vai pegar qualquer assunto e deturpar a bel prazer.

No caso de ouro preto, o cara jogava Vampiro a mascara, e notoriamente usou deturpação no seu crime baseado no que ele entendia do jogo.

no caso de columbine, os atiradoeres jogavam DOOM o dia todo e ouviam Marilyn Manson...

esta foi a entrevista que o cantor deu no filme "Tiros em Columbine":


não estou dizendo que se aplica ao caso daqui, e tambem mesmo gostando dos dois acho tanto o Manson quanto o Michael Moore são bem marqueteiros e tendenciosos, mas este é um exemplo de um "discurso" que foi acusado de causa de uma ato violento.

de resto, eu não estou afirmando que vc diz que a culpa dos atos dele obra de uma religião, mas, pelo menos no atual nivel de investigação, associar o crime em si a um ato de fanatismo religioso, não se sustenta. dai, sobre o fanatismo, novamente concordo contigo no trecho que coloquei logo abixo do que disse:

"mas realmente sou a favor de se tratar o "problema" do fanatismo religioso, mas não por consequencia deste caso..."

Eu concordo contigo que qualquer tipo de fanatismo, religioso ou não, tem sempre de ser controlado com muito cuidado.

So não vejo a relação do que ele diz com um cunho referencial religioso com um possivel real fanatismo religioso, pelo menos no que tange as religiões que foram associadas ao que ele disse.

me explique. o fanatismo se baseia nos dogmas religiosos. vc propoem combater o fanatismo. como?

Assim como é passivel de uma mente doentia interpretar desta maneira os dogmas, não é passivel dos ignorantes confundirem combater a religião com combater os fanaticos que se utilizam dela?

Tem de se ter MUITO cuidado ao se abordar esta proposta. Mas claro, tambem acho q é algo que tem de ser combatido sim...

Por ultimo, da pra se ter uma boa ideia de que tipo de influencias e conversas ele tinha atraves do computador sim.

Praticamente tudo que vc faz no computador deixa rastros. Ate informações que estavam anteriormente num HD formato podem ser recuperadas.

Mas isto claro, ja é ambito da investigação policial.

E eu disse bem no início do meu post que, o que parece que houve baseado nas notícias dadas até o momento, é que foi uma série de fatores combinados, não um único fato isolado na vida dele.

com certeza!

MAS... a religião deturpada, pode sim ter acordado alguma coisa nele que tava pelo menos adormecida até então.

Assim como qualquer outro fator com que ele se indentificasse para dar vazão a sua mente doentia. Podia ser RPG. Podia ser HQ. Podia ser desenho do papa leguas. No caso, pelo visto ele tinha ideias loucas sobre questões religiosas(que obviamente estão ligadas a loucura geral do sujeito, mas podem inclusive nem ter influencia direta com o ato).

E ele só foi morar sozinho depois da morte da mãe.
Ele pode muito bem ter procurado conforto pro luto em alguma religião, mas a mente dele ou não estava sã para interpretar as coisas corretamente e/ou ele pode ter tido influência de fanatismo sim!
Ninguém sabe o que houve com ele no seu período de "exílio". Tudo é possível!

como assim influencia do Fanatismo? e o que vc chama de influencia aqui? Influencia a mente doentia ou ao ato? estao ligadas mas não são plenamente a mesma coisa. Sera que ele realmente teve a atitude em especifico influencia direta de algum fanatico, ou alguma seita fanatica religiosa?

Eu na verdade nao sei...

So acho que o problema mental dele caminha por outras questões mesmo... Que incluem o contato obvio que ele teve com a religião...
 
Última edição por um moderador:
Pra quem tá curioso um jornal aqui do Paraná publicou a opinião de dois especialistas sobre o assunto:

Mara Cornelsen

“Muito provável que este rapaz tenha sido rejeitado por uma garota, quando tinha de 12 a 14 anos, quando estudava na mesma escola”, avaliou a psicóloga curitibana, especialista em comportamento humano, Tereza Cristina Karan. Ao analisar a carta deixada pelo assassino suicida, ela ressaltou que ele temia pelo que estava fazendo, tanto que pediu que um “fiel seguidor de Deus” orasse por ele diante de sua sepultura e pedisse perdão pelo que fez, mas ao mesmo tempo tinha ódio das pessoas e especialmente das meninas, que foram escolhidas para serem seus alvos. “Nas meninas ele atirava pra matar”, afirmou um garoto que sobreviveu ao atentado. De acordo com a especialista, é possível supor que o rapaz sofria de psicose paranoide e tinha alucinações que ampliavam seus dilemas pessoais.
Concordei mais com essa visão do que a outra.
Mas a outra também tem muito que ser levado em consideração.

E a análise do Conan também é muito boa.
 
Ai entra a questão da influencia. os discursos são publicos e notorios, qualquer um pode ouvir e interpretar como quiser. Um mente doentia vai pegar qualquer assunto e deturpar a bel prazer.

Mas esta, é a meu ver, a definição de fanatismo: interpretar o que se ouve ou que está escrito com quiser e, pior, criar uma fixação única por aquilo. Comer, rezar, respirar, beber, dormir somente aquilo.
Em uma definição melhor que a minha:

Fanatismo (do francês "fanatisme") é o estado psicológico de fervor excessivo, irracional e persistente por qualquer coisa ou tema, historicamente associado a motivações de natureza religiosa ou política. É extremamente freqüente em paranóides, cuja apaixonada adesão a uma causa pode avizinhar-se do delírio.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fanatismo

Eu concordo contigo que qualquer tipo de fanatismo, religioso ou não, tem sempre de ser controlado com muito cuidado.

So não vejo a relação do que ele diz com um cunho referencial religioso com um possivel real fanatismo religioso, pelo menos no que tange as religiões que foram associadas ao que ele disse.

defina real realicionado a fanatismo.
Geralmente "fanatismo" está ligado à lavagem cerebral e delírio. Como pode ser real?

Mas concordo com vc que não é o ponto-chave deste caso. Mas não dá pra negar que faz parte dele... É um conjunto de problemas que ele teve.

me explique. o fanatismo se baseia nos dogmas religiosos. vc propoem combater o fanatismo. como?

Esse é um daqueles problemas sem solução. Pelo menos rápida. Mas eu proponho é a discussão do assunto de mente aberta. Já é um começo.

O problema é: como dialogar com fanáticos.
Fui "obrigada" a ir em um culto no fim do ano passado [longa história]. Embora todo mundo que passasse na rua e os comerciantes em volta reclamasse que dava pra ouvir a barulheira a 2 quadras dali, mesmo sendo uma avenida de trânsito caótico eles se recusavam mesmo já tendo sido notificados pela prefeitura! E ainda chamavam todos que reclamavam de "infiéis". Só que eles estavam infringindo a lei com tanto barulho.
E aí? Como faz?

Assim como é passivel de uma mente doentia interpretar desta maneira os dogmas, não é passivel dos ignorantes confundirem combater a religião com combater os fanaticos que se utilizam dela?

Tem de se ter MUITO cuidado ao se abordar esta proposta. Mas claro, tambem acho q é algo que tem de ser combatido sim...

Sim. por isso, a principio deve-se apenas dialogar... se e quando isso for possível.

Afinal não queremos aqui o que já acontece nos EUA: as pessoas achando que TODO muçulmano é ruim, fanático e terrorista. Acho horrível o que o medo é capaz de fazer. Deixa todo mundo cego!!!

Por ultimo, da pra se ter uma boa ideia de que tipo de influencias e conversas ele tinha atraves do computador sim.

Praticamente tudo que vc faz no computador deixa rastros. Ate informações que estavam anteriormente num HD formato podem ser recuperadas.

Mas isto claro, ja é ambito da investigação policial.

Eis o problema: ele queimou o computador.

como assim influencia do Fanatismo? e o que vc chama de influencia aqui? Influencia a mente doentia ou ao ato? estao ligadas mas não são plenamente a mesma coisa. Sera que ele realmente teve a atitude em especifico influencia direta de algum fanatico, ou alguma seita fanatica religiosa?

Eu na verdade nao sei...

Mas foi isso mesmo que eu disse... pode ter sido qualquer uma dessas coisas... influencia de alguém ou não. Com ou sem ajuda.

Até agora ninguém sabe. E acho difícil que descubram.

So acho que o problema mental dele caminha por outras questões mesmo... Que incluem o contato obvio que ele teve com a religião...

Concordo
 
Ontem assisti novamente Taxi Driver (1976), da dupla Scorsese-De Niro, e, no calor desse episódio no Rio, dá pra ter uma visão bem diferente do filme. Pra quem quer ver um psicopata em formação é recomendadíssimo, além de ser um filme excelente. Tá tudo lá: solidão, frustração amorosa, facilidade de acesso a armas de fogo, oposição à sociedade.
 
A religião de uns é o fanatismo e o erro de outros. Mas é tudo religião, impressionante como danifica tudo que toca.

Nesse caso a religião teve um peso forte, mas em muitos outros não teve peso nenhum. E a religião gera muitas coisas boas também, não vamos generalizar.

Agora, sobre a maioria das vítimas serem do sexo feminino, aqui vai um palpite frio. Dado o desprezo pela raça humana e assumindo que o 'sonho' dele era o fim da nossa espécie, talvez essa preferência venha do fato de ser mais fácil exterminar nossa espécie exterminando todas as fêmeas, uma vez que um macho pode fecundar dezenas de fêmeas por ano e a fêmea só pode ter um filho por ano. Ou seja, ele estava exterminado mães em potencial.

E pra quem gosta de culpar as armas de fogo por tudo: http://www.estadao.com.br/noticias/...que-de-furia-e-condenado-a-forca,697111,0.htm
 
Última edição:
8-O
Medo medo medo medo
Acabei de descobrir que esse doido morou na MINHA RUA!!!!!!
AAAAAAH
E provavelmente estudou na escolinha do bairro quando minha mãe foi diretora...
Medo medo medo medo....

O Fantastico, como sempre, vai até no banheiro da casa do maluco pra desvendar o quebra cabeças.. :blah:
 
Nossa, o Fantástico esclareceu muita coisa!

No fim das contas, deu a entender que o cara era, realmente, maluco! E fim de papo!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo