• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Silmarillion em quadrinhos

Gostei dessa visão de Morgoth. Por ser um Vala decadente eu sempre o imaginei com um pouco mais de forma humanóide afogada na sombra e corrupção. No começo dos tempos talvez fosse possível apenas notar a maldade olhando nos olhos e depois uma sombra cai sobre ele, como se o rosto se tornasse um fantasma do que era, cadavérico e vazio. Parabéns pela arte.
 
Caramba, meu sonho era desenhar assim!
Sensacional!

Você tem alguma dica pra quem quer aprender a desenhar?
 
Está de parabéns! eu adoraria O Silmarilion em quandrinhos, talvez assim eu consiga entender hahah.

Os outros desenhos também são muito bonitos!
 
A influência primordial, tanto para os elfos quanto para o resto, é inevitavelmente a trilogia cinematográfica. A caracterização tá muito bem feita pra ser descartada, e eu simplesmente nem me preocupei em criar algo melhor (o que seria muito difícil, mesmo se eu quisesse muito). Mas mesmo assim eu tento puxar uma ou outra coisa de fora, e me inspiro basicamente nos asiáticos pros elfos (muitos tecidos e malhas, ao invés de armaduras concretas, corpetes e tal, e a pose com os cavalos vem mais dos Mongóis) e na nossa idade média pras armaduras de Morgoth e afins (apesar de ter mais dos filmes).

Quanto à dica pra quem quer desenhar, realmente tem um segredo: DESENHE. Pouco ou muito, vc só melhora praticando, com ou sem talento. E veja desenhos de artistas que vc goste. Ninguém faz nada do nada.

Fico feliz que estejam gostando do pouco que eu venho apresentando aqui, fico feliz mesmo. Já terminei de "escrever" o roteiro e já estou no processo de layout das páginas. To me dedicando a isso agora e em dois meses no máximo pretendo estar com isso pronto (mas sempre pode haver algum imprevisto, já que esse projeto não paga meu pão). De qualquer forma, vai sair, e é bom saber que os fãs de Tolkien (pelo menos daqui) estão comentando de forma positiva. Acho que o resultado vai ser bom, pq é de coração mesmo.

Valeu!
 
Caramba, meu sonho era desenhar assim!
Sensacional!

Você tem alguma dica pra quem quer aprender a desenhar?

Tem um livro muito bom chamado "Desenhando com o Lado direito do cérebro", de Betty Edwards. É basicamente sobre desenho de observação, e é muito bom mesmo pra treinar "o olho". Mas é justamente aí onde começa o desenho ou qualquer tipo de arte: a forma como vc olha as coisas. Não existe talento ou algum segredo hermético. Como tudo no mundo, desenho é prática, e não existe hora pra começar. Infelizmente, eu nunca fiz nenhum curso de desenho. Se eu tivesse feito, estaria bem melhor. Se vc quer desenhar mesmo, o curso não é necessário, mas acelera o processo de alguma forma, desde que vc tenha a vontade e a disciplina. Nada melhor que ver o processo de um profissional. Vc entende muita coisa. basta ver alguns vídeos no youtube pra vc ter uma idéia.

Espero ter ajudado! qualquer coisa, estou por aqui e no meu blog tem meus contatos. Sintam-se à vontade!

Seeya!
 
Uma pequena confissão...

Esse projeto lida com tantos aspectos pessoais que beira o passional (se já não é...). Eu venho lendo e relendo o Silmarillion, O Senhor Dos Anéis, os Contos Inacabados, tudo isso pra tentar não errar em nada. Já pensei em comprar A Tolkienpedia (The History of Middle-earth) antes de continuar com o projeto. Entre outras maluquices... E mesmo assim estou longe de ser um estudioso de Tolkien. Leio por paixão.

Desde que tive a idéia do projeto, todo o Silmarillion se engastou na minha cabeça de um jeito que me deixa envergonhado de fazer só 12 páginas pra isso. Fiz questão de pegar passagens que não foram narradas por Tolkien e desenvolver essas cenas a partir de uma banda que eu gosto muito (Blind Guardian) e que fez um album inteiro dedicado a esse livro.

Posso dizer que, além da homenagem ao Tolkien e ao Blind Guardian (e eu gosto muito de ambos), eu tenho muito receio com esse projeto. Me preocupa colocar ou não o Morgoth, essa ou aquela expressão em Fëanor, e a cena em que Fingolfin toca a trombeta ao primeiro nascer da lua é tão emblemática pra mim que eu tenho medo até de pensar em como isso ficaria em quadrinhos.

Eu não estou andando com esse projeto como quadrinista ou como ilustrador, muito menos como contador de histórias. Eu estou levando isso à frente como fã de Tolkien (o que essa parte do forum diz bem, "De fã para Fã"). Eu até me pergunto às vezes se o próprio Tolkien aprovaria esse tipo de coisa. O que é bem piegas da minha parte, uma vez que ele influenciou um tanto de pessoas e gerações (das quais nós todos fazemos parte) que acho que ele perdeu o direito de reclamar! hauhauhauhah

Me pergunto se esse trabalho vai despertar, em pessoas que nunca leram Tolkien, a vontade de Ler o Silmarillion. Sinceramente? Espero que não. Creio que meu projeto caiba mais às pessoas que leram O Senhor dos Anéis e/ou o Hobbit, trabalhos definitivos do autor, e que não leram o Silmarillion. Todos sabemos que é uma obra de alguma forma complicada. E há leitores de Tolkien que não curtem o Silmarillion e etc... eu poderia fazer muitas ressalvas.

Citando alguma versão ao vivo de "Stairway to heaven", now the good news: eu não quero, com esse projeto, chamar leitores de Tolkien a ler o Silmarillion, nem os não leitores. O Projeto Nightfall é algo quase egocêntrico da minha parte, faço pela paixão. E, entendendo a paixão dos outros, vou buscando conselhos e opiniões. É de fato um prólogo ao livro, o que já é audacioso, mas o faço em minhas possibilidades máximas.

Confesso que um fã de Blind Guardian (heavy metal, do que a maioria não gosta... mas ouça o album todo dedicado ao Silmarillion em http://listen.grooveshark.com/album/Nightfall+In+Middle+earth/2093085?src=5) vai me entender muito bem, mas quero que aquele cara que se arrepia com um O Hobbit ou Senhor dos Anéis na mão, ou mesmo com os filmes, leia essas 12 páginas e pense "Caramba, tem tanta coisa pra eu conhecer, tanta coisa que eu quero conhecer e gostar, ou não".

Acho que é por isso que deletei as 4 páginas que fiz anteriormente. Elas não eram fruto de um esforço. Considero mesquinhas, hoje. Posso fazer melhor, e vou refaze-las, o que não é segredo. E é também por isso que venho sempre pedir a opinão de vcs quando posto alguma coisa nova. Eu me importo muito com isso, pq nada disso é meu. Nada mesmo.

Não sei se alguém chegou até o final dessa "pequena" confissão, mas enfim. Falem bem ou falem mal, com base ou sem base, toda opinião é válida pra me ajudar nesse projeto. To 100% dedicado a isso no momento. E vou postando aqui qualquer novidade.

Obrigado pela paciência (e pelo HD que hospeda cada post do forum da Valinor)

Seeya!
 
Uma pequena confissão...

Esse projeto lida com tantos aspectos pessoais que beira o passional (se já não é...). Eu venho lendo e relendo o Silmarillion, O Senhor Dos Anéis, os Contos Inacabados, tudo isso pra tentar não errar em nada. Já pensei em comprar A Tolkienpedia (The History of Middle-earth) antes de continuar com o projeto. Entre outras maluquices... E mesmo assim estou longe de ser um estudioso de Tolkien. Leio por paixão.

Desde que tive a idéia do projeto, todo o Silmarillion se engastou na minha cabeça de um jeito que me deixa envergonhado de fazer só 12 páginas pra isso. Fiz questão de pegar passagens que não foram narradas por Tolkien e desenvolver essas cenas a partir de uma banda que eu gosto muito (Blind Guardian) e que fez um album inteiro dedicado a esse livro.

Posso dizer que, além da homenagem ao Tolkien e ao Blind Guardian (e eu gosto muito de ambos), eu tenho muito receio com esse projeto. Me preocupa colocar ou não o Morgoth, essa ou aquela expressão em Fëanor, e a cena em que Fingolfin toca a trombeta ao primeiro nascer da lua é tão emblemática pra mim que eu tenho medo até de pensar em como isso ficaria em quadrinhos.

Eu não estou andando com esse projeto como quadrinista ou como ilustrador, muito menos como contador de histórias. Eu estou levando isso à frente como fã de Tolkien (o que essa parte do forum diz bem, "De fã para Fã"). Eu até me pergunto às vezes se o próprio Tolkien aprovaria esse tipo de coisa. O que é bem piegas da minha parte, uma vez que ele influenciou um tanto de pessoas e gerações (das quais nós todos fazemos parte) que acho que ele perdeu o direito de reclamar! hauhauhauhah

Me pergunto se esse trabalho vai despertar, em pessoas que nunca leram Tolkien, a vontade de Ler o Silmarillion. Sinceramente? Espero que não. Creio que meu projeto caiba mais às pessoas que leram O Senhor dos Anéis e/ou o Hobbit, trabalhos definitivos do autor, e que não leram o Silmarillion. Todos sabemos que é uma obra de alguma forma complicada. E há leitores de Tolkien que não curtem o Silmarillion e etc... eu poderia fazer muitas ressalvas.

Citando alguma versão ao vivo de "Stairway to heaven", now the good news: eu não quero, com esse projeto, chamar leitores de Tolkien a ler o Silmarillion, nem os não leitores. O Projeto Nightfall é algo quase egocêntrico da minha parte, faço pela paixão. E, entendendo a paixão dos outros, vou buscando conselhos e opiniões. É de fato um prólogo ao livro, o que já é audacioso, mas o faço em minhas possibilidades máximas.

Confesso que um fã de Blind Guardian (heavy metal, do que a maioria não gosta... mas ouça o album todo dedicado ao Silmarillion em http://listen.grooveshark.com/album/Nightfall+In+Middle+earth/2093085?src=5) vai me entender muito bem, mas quero que aquele cara que se arrepia com um O Hobbit ou Senhor dos Anéis na mão, ou mesmo com os filmes, leia essas 12 páginas e pense "Caramba, tem tanta coisa pra eu conhecer, tanta coisa que eu quero conhecer e gostar, ou não".

Acho que é por isso que deletei as 4 páginas que fiz anteriormente. Elas não eram fruto de um esforço. Considero mesquinhas, hoje. Posso fazer melhor, e vou refaze-las, o que não é segredo. E é também por isso que venho sempre pedir a opinão de vcs quando posto alguma coisa nova. Eu me importo muito com isso, pq nada disso é meu. Nada mesmo.

Não sei se alguém chegou até o final dessa "pequena" confissão, mas enfim. Falem bem ou falem mal, com base ou sem base, toda opinião é válida pra me ajudar nesse projeto. To 100% dedicado a isso no momento. E vou postando aqui qualquer novidade.

Obrigado pela paciência (e pelo HD que hospeda cada post do forum da Valinor)

Seeya!
:clap:

Depois dessa confissão, não há como não respeitar seu trabalho - como se já não o respeitasse antes.

E acho que é por isso que estamos todos apoiando e criticando de maneira construtiva quando necessário. Um projeto feito por amor, pura e simplesmente, bom ou ruim, será sempre respeitado por todos que dividem a mesma paixão - quando não invejado!

Independente se há passagens canônicas ou passagens que não foram totalmente descritas, é a obra de um fã que respeita a obra de Tolkien tanto quanto eu ou qualquer um aqui no forum.

Se já estava gostando antes, saiba que agora há um orc que admira ainda mais sua força de vontade! Bora lá, meu caro, que quero ver essas páginas prontas!

E mais uma crítica. Acho que não precisava ter tirado as páginas originais do ar. Foram os primeiros rascunhos. Aquele post no seu blog faria parte da demanda, o primeiro estágio dela! Frodo e Sam também começaram nas terras pacatas do Condado. E nem por isso Tolkien as excluiu de sua história!
Adoro uma metáfora! :mrgreen:

E não vá pensando que serei só elogios. Se aparecer algo de que não gosto, terei um enorme prazer em apontar o dedo de xingar! :devil:
 
Concordo com o Snaga Abel, não delete seu primeiro trabalho.
Assim como Tolkien evoluiu na narrativa do Hobbit até o Senhor dos Anéis, você também evoluiu (ou evoluirá). É normal na trajetória de um artista, talvez de qualquer um.

Não despreze seu trabalho anterior, afinal, tenho certeza que você aprendeu algo com ele, e querendo ou não, foi aquelas páginas iniciais que chamaram a atenção dos fãs aqui do fórum.

De resto, aguardo ansiosamente seu trabalho, e será uma honra dar pitacos para um artista tão talentoso como você!
 
Caro Abel.

1- Obviamente, todos os que se importaram com seu trabalho, de forma verdadeira, certamente chegarão ao fim do post;

2- Anwel esta corretíssimo, não delete seus trabalhos anteriores, no futuro, servirão no mínimo para que vecê perceba o quanto evoluiu artística e profissionalmente.

3- Se você elaborar o trabalho com a mesma paixão do relato anterior, pode ter certeza, ele sera como ja disse anteriormente "Brilhante como uma Silmaril !!!", sem exageros.

4- Tenha plena certeza,que a galera do fórum esta aqui disponivel, para o que der e vier!

5- Você acha que pode fazer melhor ainda!!! Então mãos a óbra!!! Com certeza, a inspiração vira, e ja fico imaginando a reação geral da galera....a minha também...como ja tive com as paginas anteriores.

Abração cara, manda ver nesse projeto!!!
 
Abel, seu traço é muito lindo. E eu estou aqui, como as demais pessoas que postaram neste tópico, torcendo muito pelo seu trabalho. E a torcida não é apenas por O Silmarillion ser minha obra preferida do Professor. É, principalmente, por eu perceber o seu envolvimento menos profissional do que amoroso com o projeto.
 
Desculpem o sumiço! Sabem como é, um retiro da internet, mesmo que por uma semana, é sempre bem vindo...
Agradeço muito os comentários de vcs, e certamente me deixa mais feliz em fazer esse trabalho!

Estou fazendo num ritmo bom agora, mas não posso prometer nada quanto a prazos e etc (acabei aprendendo isso...), mas está em primeiro plano agora.

Espero ter novidades em breve. E obrigado sempre!

Seeya!
 
Olá, povos livres da Terra-média!

Estou passando aqui só pra dar um oi rápido e falar que atualizei o meu blog com imagens das novas páginas do projeto que estou fazendo agora. Tem uma prévia da página 5 lá, e só não mostro mais pra não estragar a surpresa. Enfim, está tudo muito devagar mas indo! Espero que gostem desse pouquinho que dá pra ver, e perdão pelas fotos.

o blog: http://www.abeloverdrive.com

Abraços, e até breve.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo