• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Origem do mundo segundo Tolkien

Tata

Usuário
Oi gente!
Sou nova por aqui e me registrei pq tenho uma dúvida:
Como foi a criaçaõ do mundo e da vida segundo a mitologia de Tolkien?
Por favor respondam! é URGENTE!!!
Bjos Tata
 
P/ eu explica ia ocupa muitas coisa, no silmarillion os primeiros capitulos explicam so sobre isso
e bastante coisa, eh melhor c le o livro :D
 
Em primeiro lugar, mudei o fórum pra cá por achar que este é o lugar correto pra essa discussão, tá?

Sobre a mitologia, tenho certeza que o principal do que você quer saber pode ser encontrado no Silmarillion, no Ainulindalë e no Valaquenta. Caso queira saber os detalhes e esboços de Tolkien, refletindo seus pensamentos iniciais acerca dessa mitologia, você deve procurar (na Amazon ou outra internacional) os livros 'The Shaping of Middle-earth" (sobre a formação do mundo) e os "Book of the lost tales" da série HoME, que concentra todos os rascunhos e Tolkien sobre sua criação literária.

Você pode encontrar maiores informações em http://www.valinor.com.br/jrrtolkien/bibliografia.asp
 
eu concordo com vcs.
tata, nao sei se vc ja leu o silmarillion, mas o ainulindale eh fantastico, eu realmente fiquei pensando sobre essa teoria. como aos poucos uma coisa deu origem a outra, tendo como sua fonte principal Eru. e a musica? fantastica essa ideia de tolkien.
acredito que ele pense similarmente quanto ao mundo em que vivemos
 
Dagorlad disse:
eu concordo com vcs.
tata, nao sei se vc ja leu o silmarillion, mas o ainulindale eh fantastico, eu realmente fiquei pensando sobre essa teoria. como aos poucos uma coisa deu origem a outra, tendo como sua fonte principal Eru. e a musica? fantastica essa ideia de tolkien.
acredito que ele pense similarmente quanto ao mundo em que vivemos

Tolkien era católico fervoroso, então a concepção que ele tinha do mundo era sob o aspecto da Igreja Católica.
Note que existem muitas semelhanças da criação do mundo (um deus único criador), os Valar representando os anjos e é claro, a história da queda de Melkor(bem parecida com a do Lúcifer), não? :wink:
 
Olha, acho que os Valar são mais parecidos com a mitologia grega, por exemplo, existem vários tipos de deuses, por exemplo.

Deus das aguas, na mitologia grega = Netuno
Deus das aguas, na mitologia tolkieniana = Ulmo


e por ai vai... :]
 
Glaurung disse:
Tolkien era católico fervoroso, então a concepção que ele tinha do mundo era sob o aspecto da Igreja Católica.
Note que existem muitas semelhanças da criação do mundo (um deus único criador), os Valar representando os anjos e é claro, a história da queda de Melkor(bem parecida com a do Lúcifer), não? :wink:

bem glaurung, eu pensava que tolkien era pagao. mas pelo lado que vc disse se encaixam perfeitamente as descricoes, principalmente melkor, o traidor. entao valinor seria uma especie de Céu, ou algum paraiso catolico?
 
Bom, vou tentar explicar um pouquinho melhor. :)

O que Tolkien fez foi tentar criar "A MITOLOGIA DAS MITOLOGIAS". :D

Não podemos negar a semelhança que os Valar tinham com os deuses, mas essa é uma visão "errada", segundo Tolkien. :(

Vejam bem, Tolkien mesmo nas cartas compara os Valar a criaturas angelicais e balrogs a demônios. :twisted:

Mas Tolkien também descreve que alguns homens(em sua obra) acreditavam que os Valar eram deuses. Isso poderia ter sido um indício do porque existiram povos que acreditavam em "deuses". Nós sabemos que eles não eram deuses, mas alguns homens acreditavam nisso, e consequentemente, futuramente poderiam ter gerado as mitologias que conhecemos. Acredito ser essa a intenção de Tolkien. :?

Acho que o Deriel publicou um texto bastante interessante sobre isso no site da Valinor. Dá uma olhadinha lá que você vai encontrar informações ainda mais interessantes. :wink:
 
Alias... essa historia de musica eh bem bem BEM parecida com a do companheiro de Tolkien, C. S. Lewis, autor de As Cronicas de Narnia. Nesses livros, o mundo comecou com a cancao de Aslam, o deus leao... (deus leao me lembra rei leao....)
 
Anduril disse:
P/ eu explica ia ocupa muitas coisa, no silmarillion os primeiros capitulos explicam so sobre isso
e bastante coisa, eh melhor c le o livro :D
poxa ainda to no retorno do rei... ai ai! heheh
 
Largo Cavafundo disse:
Alias... essa historia de musica eh bem bem BEM parecida com a do companheiro de Tolkien, C. S. Lewis, autor de As Cronicas de Narnia. Nesses livros, o mundo comecou com a cancao de Aslam, o deus leao... (deus leao me lembra rei leao....)

Ah, sim... mas o mérito de Tolkien a meu ver não foi ERU sozinho criar tudo. Na verdade, os esboços iniciais foram os ainur quem fizeram... Na pluraridade das coisas (inclusive da dissonância) é que é possível fazer algo belo (por ser completo/incompleto)
 
Inclusive lembrando da participação de Melkor (já que estamos falando em pluralidade :wink:):

Tolkien disse:
"... he that attempteth it shall prove but mine instrument in the devising of things more wonderful, which he himself hath not imagined."
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo