• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

RJ - Guerra Urbana

Gimli Axefighter

The Goathead...
A megaoperação da polícia no Rio de Janeiro conta com 21 mil agentes, de acordo com o coronel Lima Castro, relações públicas da Polícia Militar. O coronel informou que o efetivo é quase o dobro do utilizado para pacificar o Timor Leste. "Participei três anos das Nações Unidas e foram necessários 12 mil homens para pacificar o país inteiro", disse o coronel Lima Castro.
De acordo com o coronel, desde domingo (21) foram registrados 96 veículos incendiados, 44 armas e 8 granadas apreendidas, além de grande quantidade de drogas e material inflamável. Além disso, a PM informou que até o momento foram 192 presos e 25 mortos em confrontos e três policiais feridos levemente.

"Se chamarem para a guerra estamos prontos", afirmou o coronel Lima Castro.

Imagens:
Para se algum ser vivente nesse país ainda não tenha visto...
tanque1.jpg

05_MVG_rio_onibusincendiado.jpg

27_MHG_rio_alemao01.jpg

Fonte:
G1




Eu como vivo no estado do Rio, gostei de ver o poder público reagir.
Claro, essa guerra já etava declarada, mas ainda nao tinha começado de fato... Mas o fato mais triste é, não há outro modo de consertar a situação.
 
Última edição:
Tem muita gente assustada, mas isso que a Polícia vem fazendo é o certo. Palmas para o BOPE. E utilizar armamento e veículos da Marinha é o correto, se pensarmos que os blindados estavam sem uso, vieram a ser bem úteis.

A única questão é: para tomar morros maiores/mais perigosos, como vai ser?
 
A única questão é: para tomar morros maiores/mais perigosos, como vai ser?


Mas agora o exército também vai entrar, disponibilizou parece que 800 homens.

E para algumas pessoas que devem estar pensando "tinha que ter posto o exército antes." Não é bem assim, a marinha e o exército só estão dando apoio tático e logístico, as operações são feitas pelo BOPE, até mesmo porque os fuzileiros e os infantes tem treinamente pra combate em guerra e não em incurções em favela como o BOPE tem.
 
Última edição:
éééh pessoal,o négócio tah sinistro. . .moro no rio,aki perto de casa queimaram um carro(OBS:os traficantes naum tem noção do que fazem,o carro que queimaram foi no estacionamento do shopping mais movimentado do Rio todo!!!(o barra shopping)). . .o pessoal aki tah muito assustado,ontem queimaram um onibus perto do trabalho da minha mãe(eu estou aki preocupado,minha mãe pra ir ao trab. ela passa pelos pontos que estão mais criticos,por onde a bala tah comendo solta!!

tah rolando um boato que no sábado os traficantes,todos,vão descer,tudo junto,de todas as favelas do rio!!
 
Eu não moro na cidade do Rio, realmente nao convivo com isso apesar de viver no estado. Mas eu to otimista dessa ação dar certo, as forças pacificadoras já estavam dando certo, agora com essa coalizão: Policia militar, civil, federal, corpo de fuzileiros navais e exército. Acho que se apertar e se seguir a tática correta, isso acaba mais cedo ou mais tarde, os traficantes não vão ter chance. Isso sem falar que muitas outras sessões do poder público estão dando assistência como a prefeitura.
 
Assustadora a situação.

Espero que isso tenha algum efeito permanente na segurança do Rio, que não resulte em pizza, em acordo com traficante.

E lamento pela população honesta que vive na favela e tem que conviver com isso nessa magnitude. Mas talvez seja melhor ter um ápice para melhorar a situação depois.

Torço pra que seja assim.

E muito boas as imagens :clap:
 
Bom, eu como tenho o lado da teoria da conspiração bem ativo, após sequências de acontecimentos desagradáveis em minha vida vejo tudo isso diferente de vocês. Para mim é um show bem orquestrado.

Eu só quero ver quem de traficante importante vai ser pego nesta operação. O Brasil ta meio sujo no exterior e precisa atrair os turistas, daí a parte política encontra esta impressionante solução, mas com certeza os traficantes que comandam as coisas já estão sabendo, provavelmente estão tirando uma folga em algum país próximo para reassumir assim que terminar.
O povo gosta de ver o movimento, enche os olhos os aparatos da marinha, mas por quanto tempo? A única coisa que realmente me impressionou foi a quantidade de maconha, deve ter dado um baita preju. Mas mesmo assim, onde estão as outras drogas? Maconha é plantada, o que me deixa meio suspeito se foi tão prejuízo assim.
44 laranjas mortos, sentimento de segurança para a população, depois o exército desfila pelas favelas, toma uma breja e volta para a rotina normal.

Tava demorando para um confronto destes acontecer, mas tenho minhas sérias dúvidas do que isso aí vai dar.

By Raphael S
Conspirate the Conspiration
 
.

Espero que isso tenha algum efeito permanente na segurança do Rio, que não resulte em pizza, em acordo com traficante.

meu saitor,isso é oq realmente oq vai acontecer,midia ganha muito dinheiro com os assuntos de violencia no rio,tanto a nacional e como a internacional,por exemplo,o new york times,eles ganham muito dinheiro com a venda de jornais e audiencia(eles sem a minima sombra de duvidas devem de alguma forma financiar esses traficantes.pq vcs acham que ontem a globo fikou a tarde TODA mostrando a operação da policia?para que os traficantes fikassem sabendo das movimentações da policia!!). .e tbm as UPP's são tudo uma farça,nada acontece nos lugares "ocupados" por essas instituições,ainda há tráfico nesses lugares,logiko que reduziu,mas ainda existe,e isso é explícito!!
 
pq vcs acham que ontem a globo fikou a tarde TODA mostrando a operação da policia?

Aí já descordo, eu achei que eles mostraram bem menos as operações da polícia, e sim as movimentações dos bandidos, desde cedo, eu acompanhei toda a transmição. E notei que foram os bandidos o foco da transmição, como por exemplo, bem no começo mostraram os bandidos subindo o morro e depois pra onde fugiram. Já as entrevistas com a polícia são o de menos, porque tudo oque eles falarm, voce não precisa ser um gênio pra supor.
 
O Estado tá com o filme tão queimando que vai sempre ter gente agora desconfiando que é um show bem orquestrado. O que a Secretaria de Segurança, coronel do Bope, todos estão esbravejando é que não vai haver recuo e minha torcida é para que a solução seja definitiva.
Somos pessoas inteligentes, vamos perceber o que vai acontecer .. se isso é um grande teatro ou se o poder do tráfico vai realmente ser enfraquecido. Eu já não duvido mais de nada.
 
Não adianta nada é eles pegarem esses armamentos, essa maconha e venderem para outro morro, que é o que acontece constantemente. Acredito que nesse caso não, pela proporção que a coisa tomou.

Não adianta nada também instalar UPPs e não ter capacidade de mantê-las ou não dar suporte a elas, pq daqui a alguns meses ou poucos anos volta tudo à estaca zero.

Não adianta nada também os bandidos serem transferidos de penitenciária/presídio e continuarem mandando e desmandando no tráfico. Se for assim deixa do lado de fora, que pelo menos a comida deles não sai dos nossos bolsos, pq na prática eles continuam fazendo o que sempre fizeram.
 
A única questão é: para tomar morros maiores/mais perigosos, como vai ser?

Não existe no mundo, um complexo maior e mais perigoso do que o complexo de favelas do alemão, que esta ali do lado... se não me engano, são 12 grandes favelas ligadas num imenso complexo de morros. Talvez uma que chege perto é a da maré...
 
Acredito que a Maré é maior, tanto no número de favelas (16 favelas) quanto território, mas acho que é o complexo do alemão é mais perigoso mesmo.

De acordo com o Wikipedia, o complexo do Alemão é formado por 13 favelas: Morro da Baiana, Morro do Alemão, Alvorada, Matinha, Morro dos Mineiros, Nova Brasília, Pedra do Sapo, Palmeiras, Fazendinha, Grota, Chatuba, Caracol, Favelinha, Vila Cruzeiro, Caixa d´água e Morro do Adeus. Tem 3km².

800 soldados do exército chegaram lá agora! :S
 
Última edição:
Por que o Estado só fez isso agora?

Deveriam ter feito tal operação há décadas atrás. O governo no fez nada além de sua obrigação, uma vez que ele representa todos nós, cidadãos de bens.

Acabei de ouvir na rádio que a polícia ficou mais de 500 dias sem ocupar tal região. Como que pode isso?!! Por que não entrou antes?!

Se a polícia entrou, deverá ficar lá permanentemente e tem que fazer isso em todas as vilas e favelas. Se não há contingente suficiente, então que abra concurso público e contrate mais material humano.
 
porque o estado sempre foi conivente, e quem banca a entrada de armas e drogas, não esta no morro, mas em brasilia. só q agora tem uma copa do mundo e uma olimpiada para se fazer, dai é não acabar com trafico(droga continua sendo vendida e consumida, idepedente de UPP), mas retirar ele das mãos de bandidos armados, já que seriam inviavel fazer eventos internacionais deste porte com tal situação na ciadade. pra fazer o PAM ja teve de rolar o maior cala boca em cima do trafico ate então, antes desta operação destes dias. Eu so não acho q pessoas q viviam do crime a margem da sociedade vão virar bons cidadões da noite para o dia, sema menor poiltica social ou inclusiva. UPP é muito eficiente e sou até a favor, mas é para gringo ver.
 
Última edição:
Quem estiver no Rio talvez perceba certa pressão nas cidades do interior do estado. Eu lembro que no interior de SP na época da rebelião começaram a aparecer membros desses grupos do tráfico nas notícias de prisões locais e também nas ruas da cidade. Por isso é sempre bom dar uma olhada pela janela antes de sair, os bandidos mais procurados costumam dar uma fugida para outras cidades aonde são menos visados e ficam perambulando pela noite afora.

Agora, eu vejo que o reforço deveria permanecer nesses complexos pelo mesmo período da própria missão no Haiti da qual alguns participaram, algo de prazo amplo por uns bons 5-10 anos até estruturar toda a polícia dos locais e construir a rede de apoio dos funcionários do governo (saúde, educação etc...) nas zonas conflagradas.
 
O Estado tá com o filme tão queimando que vai sempre ter gente agora desconfiando que é um show bem orquestrado. O que a Secretaria de Segurança, coronel do Bope, todos estão esbravejando é que não vai haver recuo e minha torcida é para que a solução seja definitiva.
Somos pessoas inteligentes, vamos perceber o que vai acontecer .. se isso é um grande teatro ou se o poder do tráfico vai realmente ser enfraquecido. Eu já não duvido mais de nada.

Espero que seja definitivo também. O tempo irá dizer.
E o Castiel tá bem informado, nussa, eu só lembrava do Adeus e o morro do Alemão.

By Raphael S
It´s War Baby
 
Legal, agora me volto mais uma vez pergunto a vocês: Rio de Janeiro tem condições de abrigar uma Olimpiada?

Não tiro a razão da policia responder a altura, até por que era isso que estava faltando. Estou ouvindo agora no Jornal Hoje, que a policia está barrando a entrada e saida de drogas do Complexo do Alemão.
E estão esperando um pedido de rendição dos traficantes.

Edit: 20 mil soldados
 
Última edição:
'Quem quiser se entregar, faça-o agora' diz o comandante-geral da PM do Rio, Mário Sérgio Duarte.

prometendo que vai atacar os bandidos ao invés de ficar esperando... tá certo... claro que gente inocente pode se ferir e até morrer nos confrontos, mas, na minha opinião, tem que invadir mesmo,senão isso nunca vai acabar...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo