• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

“De 10 vocábulos que escreveu, Tiririca errou nove”, diz promotor

tem politico ai q não sabe uma virgula do leslativo, mesmo sabendo ler horrores...

cqc cansou de fazer este teste antes de votações...

a maioria, e a maioria e muito bem letrada, nao deve conhecer nem um milesimo nem do regimento interno, q dira do resto.

no mais tambem acho q são coisas bem diferentes. adovacacia envolve toda uma ciencia e uma gama de conhecimentos juridicos, sem os quais vc NÃO ATUA na profissão.

adovacia hoje em dia é muito mais um embate de direitos institucionalizados e documentados pela carta magna do q de ideias em si, diferente da politica.

as ideias estão contidas no texto da lei.

o que demanda todo um estudo em cima dos textos da constituição.

e mesmo assim, muito deste serviço nem é feito pelo advogado q vai atuar diretamente, em muitos casos(acho q o tonho tem mais gabarito pra falar disto do que eu) uma penca de estagiarios/colaboradores fazem a pesquisa por ele.

em politica as ideias estão contidas num primeiro momento na realidade a qual se vai lidar, coisa q teoricamente uma pessoa escolhida por uma parcela da população deveria ter total ciencia(isto sim tem de ser avaliado, competencia, não catedratica)

obvio, o minimo de conhecimento da area deveria ser necessario(o q não demanda necessariamente saber ler, até porque pra consulta, é como falarm, basta acessores) e obrigatorio.

isto sim devia estar sendo avaliado no tiririca e todos os outros, não redação sobre chongas.

mas tanto não é necessario uma catedra no assunto, q tivemos um presidente como o Lula. Sem entrar no merito de se ele foi bom ou ruim, ele exerceu a função. Isto é inegavel.

no nosso sitema atual, esta avaliação deveria ser feita em cima do trabalho do cara, mas quem aqui acompanha o trabalho dos caras depois q eles são eleitos?( e esta era a maior ciritica do tiririca)

quantos aqui ja foram numa sessão sequer de uma camara de veredores, coisa que é aberta ao publico?

Mas não falo só de diploma, falo de um mínimo de conhecimento de como funciona ao menos o legislativo, uma certa noção de ciência política, ou alguma experiência legislativa anterior.

concordo contigo na medida q vc colocou como conhecimentos basicos. pra isto não se precisa saber ler.

e aqui estou considerando ciência politica como jogo politico.

só a parte em negrito q não concordo muito.

acho q é um parametro q cabe ao eleitor na hora da urna usar para seprar joio do trigo, porque não acho um criterio fundamental para se medir a competencia de alguem. a pessoa pode nunca ter atuado na politica, mas se eleger ao mais alto cargo e ser extremamente competente.

ate porque politica se atua desde a relação com os vizinhos ate grandes revoluções. dadas as devidas proporções e caracteristicas proprias de cada situção.
 
Última edição:
Para lhe defender um advogado deve ter um diploma de direito, mas um político tem assessores, ou você acha que quem redige as leis são os políticos? São poucos os que o fazem. Informação vinda direta de um Senador, (Senador Magno Malta em 19/11/2010 na TV Senado).


E você não acha que se os políticos tivessem o mínimo de conhecimento sobre política e legislação poderia-se dispensar, se não todos, pelo menos grande parte desses acessores, oque resultaria em uma grande economia de salários desnecessários?
 
Gente, mas vcs fazem faculdade. Vcs tem que entender que Política é pra quem só tem o ensino fundamental ou é semi analfabeto.

Além do que Política é uma religião, o número de oradores que tem lá dentro. Acho que o tanto que eles ficam discutindo e se xingando dava muito tempo deles pensarem e criarem um modo de não repetir novamente os mesmos erros.

Tenho postado por pedido do Pai, da Kyra e do estado Espírito Santo.

By Raphael S
Amina
 
Parei de ler no primeiro "ele não precisa ser alfabetizado".
Gostaria de ser que nem ele agora para não ter lido tanta bobagem.

LEMBRANDO:

O Enéas ou efeito Enéas como ficou conhecido, foi uma manobra de se eleger Deputados sem voto. Assim como o Cacareco.
Em 2002, Enéas se candidatou a deputado federal em São Paulo e alcançou a maior votação do país, com 1.573.112 votos. A votação expressiva de Enéas ajudou a eleger vários candidatos do Prona, apesar de eles terem alcançado uma votação baixa. Vanderlei Assis, por exemplo, se elegeu com 275 votos.

Já o candidato do Prona não só assumiu o mandato em 2003 como levou outros cinco deputados nas costas: o cardiologista Amauri Gasques (PEGO NO MENSALÃO) (18.417 votos nominais), o professor Irapuan Teixeira (PEGO NA OPERAÇÃO SANGUESSUGA) (673), o clínico geral Elimar Damasceno (PEGO NO MENSALÃO) (484), o advogado Ildeu Araújo (PEGO NO MENSALÃO) (382) e o homeopata Vanderlei Assis (275). Com 127.638 votos, no entanto, o candidato Jorge Tadeu, do PMDB, não se elegeu.

Na Câmara, Damasceno, o deputado de 484 votos, entre outras propostas esdrúxulas, apresentou um projeto de lei que proibia transexuais de trocarem de nome. A tramitação do texto está parada. No mesmo ano, defendeu o suporte psicológico para os gays que “voluntariamente deixarem a homossexualidade”. A proposta foi rejeitada por unanimidade. Teixeira, outro “candidato oculto” de Enéas, com seus 637 votos, propôs incluir a Bíblia na lista de livros obrigatórios para o Ensino Médio. Também quis obrigar os condenados a mais de 30 anos de prisão a doarem um dos órgãos duplos, como pulmões e rins, além de medula ou dois terços do fígado.

Tá ai. É o efeito Cacareco.
 
Última edição:
Eu acho isso de um esquerdismo burro absurdo. Querer que nossos representantes tenham um mínimo de condição de exercer o cargo para o qual foram eleitos é ser elitista? É ser preconceituoso? Não é.

Não tem nada a ver com "ser representante do povo", tem a ver com ser "o melhor representante para o nosso povo", de forma que ele possa ajudar todo o nosso povo se desenvolver, melhorar de vida e ir adiante.

Ser nosso representante não quer dizer ser nosso igual em nossas falhas. Ele tem que representar o melhor de nós.

Fora com esse esquerdismo burro.

Ouvi agora uma coisa de se pensar.:think:
Como sempre, Deriel com pontos ótimos.


Enquanto eles estão focados em fazer um teste que dirá se Tiririca tem o MíNIMO para ser Deputado, deveriam realmente estar preocupados em eleger o MELHOR, e que ENTENDESSE do assunto.
Se não sabe o minimo, não deveria haver lei que o protegesse.
 
Pq o conhecimento do político sobre política e legislação é adquirido com o tempo de vivência na política. E pq a função do assessor é assessorá-lo em matérias específicas quais versam as leis, não ensiná-lo o 'jogo do poder'.

Se falassemos em vereadores, talvez, mas em deputados federais? Po, eles legislam sobre todo o país! TINHAM que ter alguma experiência, algum conhecimento, o jogo do poder que viesse com o tempo a nível federal.
 
Se falassemos em vereadores, talvez, mas em deputados federais? Po, eles legislam sobre todo o país! TINHAM que ter alguma experiência, algum conhecimento, o jogo do poder que viesse com o tempo a nível federal.

eu realmente não entendi o que vc disse, cara. poderia me explicar melhor a comparação entre vereadores e deputados federais, e que experiência é essa que vc diz que eles deveriam ter?
 
Pq o conhecimento do político sobre política e legislação é adquirido com o tempo de vivência na política. E pq a função do assessor é assessorá-lo em matérias específicas quais versam as leis, não ensiná-lo o 'jogo do poder'.


Pois a única coisa que deveria ser adquirida com o tempo de vivência na política é justamente o tal do "jogo do poder". Saber sobre política, história da política do nosso país e legislação deveria ser o mínimo de conhecimento de um político!
 
Pois a única coisa que deveria ser adquirida com o tempo de vivência na política é justamente o tal do "jogo do poder". Saber sobre política, história da política do nosso país e legislação deveria ser o mínimo de conhecimento de um político!

por favor, né, o tempo de vivência de vida política não começa com cargo eletivo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo