• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dúvidas em Tengwar

Estou com uma dúvida sobre como ficaria para transcrever somente as iniciais dos nomes em Tengwar.
Seria por exemplo somente a letra "L", transcreveria o som da letra ou seria somente a letra correspondente ao "L"?
 
Olá,
Eu queria saber como eu posso instalar a fonte Tengwar no meu PC; assim... o Tengwar, em português, é mais uma interpretação individual de quem trabalha com as runas. Então é difícil achar uma boa interpretação. Eu até consegui, com um amigo meu, só que ele me emprestou o pen drive dele e não dava para abrir o link, mas eu não consegui mais falar com ele.
Você pode me ajudar?
 
Olá,
Eu queria saber como eu posso instalar a fonte Tengwar no meu PC; assim... o Tengwar, em português, é mais uma interpretação individual de quem trabalha com as runas. Então é difícil achar uma boa interpretação. Eu até consegui, com um amigo meu, só que ele me emprestou o pen drive dele e não dava para abrir o link, mas eu não consegui mais falar com ele.
Você pode me ajudar?

Você terá que baixa-la Aqui
E quando você instalar coloque para salvar na pasta de Fontes do PC.
Caminho:C:\WINDOWS\Fonts
Você tera que salvar o Arquivo do formado .TTF dentro desta pasta para que funcione.
Depois disso atualize e/ou reinicie o PC que fica certinho. :joinha:
 
Última edição:
Sou completamente leigo nessas linguas...
gostaria de saber como ficaria meu nome e a caligrafia em quenya
pois gostaria de fazer uma tatoo...
meu nome é João Eudes
 
Sou completamente leigo nessas linguas...
gostaria de saber como ficaria meu nome e a caligrafia em quenya
pois gostaria de fazer uma tatoo...
meu nome é João Eudes

Essa parte do fórum é para os alfabetos e formas de escrita criadas por Tolkien. Os pedidos de tradução devem ser feitos na área de línguas. Lá o pessoal pode te ajudar.

Se depois quiser a transcrição pra Tengwar, aí vc traz a palavra pra cá que transcrevemos =)
 
Olá pessoas! Acabei de ler todas as 30 paginas deste topico.
Estou montando uma frase em Quenya pra ser escrita em tengwar Quenyano( !?)
Rolaram certas duvidas, e aqui vão:

A palavra Valainacassaro, usaria a letra "vala" como v ? e a palavra "venno"= marido?
o "ss" seria representado pela letra "silme" ou "esse" ?
Que letra para "h" eu usaria na palavra "ohtar" ?
Para a palavra " Haryon" traduzida como herdeiro/principe, o h seria "Hiarmen" ? com o tehta p/ a, seguida da letra "romen" com os 2 pontinhos do "y" em baixo? Mas o "y" em quenya não tem função de consoante?
E por ultimo, para representar o "nw" de palavras como Finwë eu realmente usaria as letras "numem" e "Wylia" ?
 
Olá pessoas! Acabei de ler todas as 30 paginas deste topico.
Estou montando uma frase em Quenya pra ser escrita em tengwar Quenyano( !?)
Rolaram certas duvidas, e aqui vão:

A palavra Valainacassaro, usaria a letra "vala" como v ? e a palavra "venno"= marido?
o "ss" seria representado pela letra "silme" ou "esse" ?
Que letra para "h" eu usaria na palavra "ohtar" ?
Para a palavra " Haryon" traduzida como herdeiro/principe, o h seria "Hiarmen" ? com o tehta p/ a, seguida da letra "romen" com os 2 pontinhos do "y" em baixo? Mas o "y" em quenya não tem função de consoante?
E por ultimo, para representar o "nw" de palavras como Finwë eu realmente usaria as letras "numem" e "Wylia" ?

Eu escreveria Valainacassaro assim: Vala + tehta A sobre Vala + Yanta + tehta A sobre Yanta + Númen + tehta A sobre Númen + Calma + tehta A sobre Calma + Esse Nuquerna + tehta A sobre Esse Nuquerna + Rómen + tehta O sobre Rómen.

Venno seria: Vala + tehta E sobre Vala + Númen + "til" SOB Númen (representando a consoante dupla) + tehta O sobre Númen.

SS é representado em Quenya sempre com Esse. Se for seguido de vogal, vc usa Esse Nuquerna, pra ficar mais visível a tehta sobre ela.

H é sempre com Hyarmen, exceto se for HW, que vc usa Hwesta.

Haryon seria quase como você disse. Y é sim uma consoante, mas ela é escrita de um jeito diferente. Se for precedida por outra consoante, você usa os dois pontos SOB a tengwa precedente. Se estiver no início da palavra, vc usa Anna + os dois pontos sob Anna, como um tengwa comum.
Haryon, portanto, seria: Hyarmen + tehta A sobre Hyarmen + Óre + dois pontos sob Óre + tehta O sobre Óre + Númen.
A observação aqui fica por conta das letras Óre e Rómen. Óre vc usa pra R seguido de consoante e Rómen pra R seguido de vogal (veja o primeiro exemplo ali).

Por fim, NW você sempre usa Númen + Wilya quando for meio de palavra (ex. Finwë), mas se for no início, vc usa Nwalme.

Em anexo um resumo muito bom de todas as regrinhas para escrever Quenya usando Tengwar :mrgreen:
 

Anexos

  • Tengwar Quenya.pdf
    441,4 KB · Visualizações: 29
Show de bola Alassë! Muito obrigado, a lot mesmo. Eu sabia que tinha que usar "esse", tava inconformado de uasr "silma". A regra pros "r", também ajudou. Valeu também o pdf, vai ser muito util.
Só uma dúvida: esse "yanta" tem som de "i" ? o que aconteceu com o "L" de VaLaina... ? Não entendi.
Tudo de bom pra vc.
 
Show de bola Alassë! Muito obrigado, a lot mesmo. Eu sabia que tinha que usar "esse", tava inconformado de uasr "silma". A regra pros "r", também ajudou. Valeu também o pdf, vai ser muito util.
Só uma dúvida: esse "yanta" tem som de "i" ? o que aconteceu com o "L" de VaLaina... ? Não entendi.
Tudo de bom pra vc.

Aconteceu que esqueci do Lambe, quando me preocupei com o ditongo :mrgreen:
O Yanta serve pra os ditongos como ai, oi e ui, caso em que Valainacassaro se encaixa.

Atualizando, então: Vala + tehta A sobre Vala + Lambe + Yanta + tehta A sobre Yanta + Númen + tehta A sobre Númen + Calma + tehta A sobre Calma + Esse Nuquerna + tehta A sobre Esse Nuquerna + Rómen + tehta O sobre Rómen.
 
Pronto, já resolvi. vejam se conseguem abrir. Ainda deve ter alterações a se fazer, mas.... lá vai! Esse ai embaixo sou eu, de onde vim e pra onde vou.
Gostaria de terceiras e quartas opiniões. Desde já, obrigado.
 

Anexos

  • tattoo1.JPG
    tattoo1.JPG
    36,9 KB · Visualizações: 20
Pronto, já resolvi. vejam se conseguem abrir. Ainda deve ter alterações a se fazer, mas.... lá vai! Esse ai embaixo sou eu, de onde vim e pra onde vou.
Gostaria de terceiras e quartas opiniões. Desde já, obrigado.

Estou assumindo que todas as palavras estejam corretamente escritas em Quenya, ok? Entendo de Tengwar, mas de Quenya não.

Primeira coisa que de cara já vi: você está usando suportes longos em todas as vogais "soltas", quando deveria usar os suportes curtos. Os longos são usados somente em vogais longas, ou seja, as acentuadas (´).

- Valainacassaro: você usou sobre Esse Nuquerna a tehta de E ao invés da de A;
- Ondonoler: você usou Anga em "NO", deveria usar Númen; usar suporte curto para o primeiro O;
- Laurielassirinaration: usar suportes curtos nas tehtar de E e O;
- Alcarohtarequanteruanna: usar suportes curtos nas duas tehtar de A; usar a tengwa Hyarmen para o H;
- Atar: usar suporte curto para a tehta de A;
- Elenion: usar suportes curtos para E e O;

As outras estão ok para mim :yep:
 
Em relação aos suportes longos eu também já tinha percebido ( ontem, lendo o pdf ), e já estou providenciando as mudanças.
O tehta A sobre "esse" foi um descuido de edição.
Usar "anga" no lugar de "númen" e decorrente de informações de um glossario do site Ardalambion ou Duvendor (não sei qual) que dizia que na origem a palavra nolë era escrita com NG e que esse NG passou para N ( tipo na 3ª era...),se fosse começo ou fim de palavra. Eu supuz que se permanecesse no meio, ainda deveria ser escrita com "anga". Estava em dúvida em relação a isso e ainda estou.
Com relação ao H de ...ohtar...., eu tinha lido em algum lugar um exemplo de ohta escrito com "aha", levei fé mesmo sem gostar do som "ch" e acabei usando. Vou procurar de onde tirei isso e depois te explico. Esse é um dos pontos que quero investigar melhor.
Muito obrigado pelas correções, conselhos e tempo perdido. É muito mais confiável ter ajuda de outros que não sejam frutos de minha cabeça.
 
Esses detalhes sobre NG/N e Hyarmen/Aha eu desconheço, realmente. Como eu disse, meus conhecimentos se restringem a Tengwar; de Quenya entendo praticamente nada mesmo.

Espero que apareça alguém que possa te ajudar nessas dúvidas.
 
Alassë, na pág. 10 deste tópico, o Tilion descrimina o uso dos "H"s. Dá uma olhada. Até.

Falei com o Tilion sobre a fonte daquelas regras, e ele me indicou essa página do Amanye Tenceli. Regrinhas bem simples e diretas, de fato (e que eu não conhecia mesmo). Preciso rever o Apêndice E do SdA, que fala das Tengwar, mas a que vai me fazer pesquisar mais é a última tengwa de H mencionada, Halla, que nas tabelas que eu tenho não existe. No lugar dela, temos uma Hw. Sindarinwa, que é, inclusive, diferente da Halla descrita no Amanye Tenceli.
 
Olá pessoal!!!

eu não consigo!!! já tente mas não entra na minha cabeça a tradução. preciso de ajuda!! Mesmo com a minha fonte favorita, Tengwar annatar

tradução das frases na escrita elfica, usarei para tatuagem.

Frase 1: Humildade, sempre!

Frase2: Para sempre, juntos!


valeu!!!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo