• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Que autor conseguiu criar um mundo "quase" tão perfeito como Tolkien?

Creio que foram Bernard Cornwell, George Lucas e Eduardo Spohr.

Estou lendo o livro do Spohr e realmente o cara criou um universo muito completo e lógico. As coisas funcionam muito bem na história dele, apesar do livro não ser lá grandes coisa. (Mas eu to gostando!)
 
Estou lendo o livro do Spohr e realmente o cara criou um universo muito completo e lógico. As coisas funcionam muito bem na história dele, apesar do livro não ser lá grandes coisa. (Mas eu to gostando!)[/QUOTE

Bem, eu acho que é bem elaborado, apesar do tema do apocalise já ter sido bastante explorado. Concordo que a trama não é lá das mais originais, mas creio que seja uma boa leitura, fora que é um genero no qual não havia nomes de autores brasileiros sucedidos nesse meio. Colocando tudo na balança, acho que é uma obra legal.
 
Alguém já ouviu falar de Angus de Orlando Paes Filho ? Não tenho certeza se é mundo ficticio...
Não, não é mundo fictício. Se passa na Europa, durante todo a História do continente, das conquistas bárbaras, passando pelas Cruzadas até... bom, eu parei a série por aqui, então sei o que vem depois! hehe

Mas não é fictício não.
 
George Lucas, talvez alguns aqui devem odiar Star Wars, porém acho que ele conseguiu criar um universo rico em detalhes e completo.
 
Hoje em dia o mercado editorial pede histórias dinâmicas, com episódios curtos e cheios de ação, ou então enredos tão melosos que só de ler a gente desenvolve diabetes.
Histórias ricas, com mundos alternativos que possuam geografia, história e linguagens detalhadas, é coisa só para loucos assim como nós.
 
Concordo só parcialmente a respeito do mercado editorial, mundos complexos com histórias paralelas movem a indústria, basta ver os RPGs eletrônicos (vide Final Fantasy), algumas niponices (Naruto, por exemplo, com sua rica ainda que nem sempre óbvia referência à mitologia nipônica) e uma série de livros de ficção histórica. Nada que se compare a Tolkien, mas mesmo ele pode ser superado por livros que relembrem mitologias antigas como a hindu, digo estudos sobre essas mitologias.
 
Hoje em dia o mercado editorial pede histórias dinâmicas, com episódios curtos e cheios de ação, ou então enredos tão melosos que só de ler a gente desenvolve diabetes.
Histórias ricas, com mundos alternativos que possuam geografia, história e linguagens detalhadas, é coisa só para loucos assim como nós.


Hum...
Realmente, algo como, "sempre ao extremo", muuutia paixão e amor, e luta entre bem e mal....E sendo aqueles que nunca leram, que gostam de coisas rápidas, simpels e objetivas, para menor raciocínio e maior impacto [ou seja, o porque de tanta luta e mel nas páginas( :blah:)].

Não entendo, certos, livros que só pussuem ação e amor, não tem graça, precisa haver história, reflexões, uma certa filosofia do próprio mundo criado.Para se tornar mais real, cada vez mais, esse público diferente ( exigente), digamos assim, que conhecem o que é BOM de fato, lendo Tolkien,lendo obras mais elaboradas e detalhadas, para gostar de outras obras e etc... estas tem de ser boas.
:think:
 
George Lucas, talvez alguns aqui devem odiar Star Wars, porém acho que ele conseguiu criar um universo rico em detalhes e completo.

Tenho pra mim dois pedestais de idolos em criação... um é nosso mestre Tolkien e o outro (e não menos importante para mim) é o George Lucas. A riqueza do universo de Star Wars é ilimitado e muito empolgante e envolvente para aqueles que apreciam ficção.


Hum...
Realmente, algo como, "sempre ao extremo", muuutia paixão e amor, e luta entre bem e mal....E sendo aqueles que nunca leram, que gostam de coisas rápidas, simpels e objetivas, para menor raciocínio e maior impacto [ou seja, o porque de tanta luta e mel nas páginas( :blah:)].

Não entendo, certos, livros que só pussuem ação e amor, não tem graça, precisa haver história, reflexões, uma certa filosofia do próprio mundo criado.Para se tornar mais real, cada vez mais, esse público diferente ( exigente), digamos assim, que conhecem o que é BOM de fato, lendo Tolkien,lendo obras mais elaboradas e detalhadas, para gostar de outras obras e etc... estas tem de ser boas.
:think:

Concordo plenamente!
 
bem teve o C.S. Lewins ao meu ver o mais próximo de Tokien, teve também George Lucas mas este já declarou abertamente que muito de sua obra tem influências Tolkieniana, e assim poderia citar diversos autores bons, mas a grande maioria ou se não todos bereram da mesma fonte.
 
Bom, eu não me recordo ao certo do nome do autor, mais acredito que uma obra muito boa e velha que também que podemos citar é o mundo de Forgotten Realms. Pois tem muita influência Tolkieniana e é uma obra bem grande e completa.

A principio, muito amada por mim também. Suas histórias e o mundo em si é muito interessante.
 
Acho que quem mais se aproximou de Tolkien nesse quesito foram C.S Lewis com sua maravilhosa obra As crônicas de Narnia e J.K Rowling com o bruxo Harry Potter. Acho que estes tem os mundos mais amplos, embora atualmente eu olhe com um pouco de receio para os livros de Harry Potter (acho que é porque eu me enjoei de tanto ler).
 
Creio que foram Bernard Cornwell, George Lucas e Eduardo Spohr.

Não sei se Bernard Cornwell criou um mundo ou universo. Ele na verdade utiliza o mundo real, com fatos reais e os semeia com suas histórias, o que faz de forma excelente, mas toda a base é a história. E no caso de romances-históricos como ele, não existe nada criado pelo autor, é a Inglaterra, os saxões os bretões e/ou dinarmaqueses brigando, etc.

Já Eduardo Spohr realmente recriou a religião cristã como forma de uma mitologia muito mais completa, detalhada e compreensível. Ele conseguiu unir vários conceitos, lendas, mitos e os uniu de forma inteligente e coerente, o livro é excelente.

C.S. Lewis provavelmetne foi quem mais se aproximou de Tolkien, até porque ambos meio que disputavam por isso, apesar deu não conhecer a obra dele sei que criou um universo e mitos dentro do seu mundo e sua história ligada a todo esse contexto.
 
Posso afirmar que Frank Herbert conseguiu criar um universo próprio com Duna. Ele é um pouco mais contemporâneo de Tolkien (Duna foi publicado em 1965), mas criou toda uma mitologia para a sua série. É uma série pra ser colocada do lado das obras de Tolkien na prateleleira. A saga Duna se extende por cinco livros escritos por Frank Herbert e foi ocntinuada depois pelo seu filho. TEm um filme feito em 1984, mas que foge muito da temática do primeiro livro e uma série pra TV feita em 2000 que é mais fiel aos livros mas não convence muito não. Talvez por isso Duna não tenha atingido um patamar igual ao SdA na mídia. Sem querer fazer merchan, mas recentemente Duna foi relançado no Brasil sendo uma ótima chance de adquirir. Abraços.
 
Sem querer fazer merchan, mas recentemente Duna foi relançado no Brasil sendo uma ótima chance de adquirir. Abraços.

Que boa notícia! Agora vou poder comprar um volume novo, já que o que eu tinha um amigo tomou "emprestado e esqueceu de devolver" faz anos (né, seu Ulysses Okada?! :D).

E, para não fugir ao tema do tópico, também considero o universo criado por Herbert em Duna absurdamente bom!
 
George Lucas - Star Wars, que continua rendendo inúmeras HQs, animações etc etc
Rowling - Harry Potter
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo