• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eragon, Eldest e Brisingr... a que ponto Paolini foi influenciado por Tolkien?

Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Pra mim a forma com q o Paolini descreve a magia, sua história, regras e como eh usada eh mto inovadora. Nas outras obras, como SDA e Narnia, por exemplo, a magia sempre estah presente, mas naum eh tao explicada como em Eragon. Achei mto boa essa parte...o treinamento do Eragon, o relacionamento dos cavaleiros com os dragões, a questao da responsabilidade dele por ser um cavaleiro...tudo isso eu achei q ele descreveu ótimamente. Estou ansioso para que saia o proximo livro e recomendo fortemente a qq um.
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

É aquela velha estória, esse tipo de coisa só é usado como argumento quando serve para embasar nosso ponto de vista. Eu acho, por exemplo, que Luthien usando os cabelos para fugir da torre é copia da estória da Rapunzel, mas como para mim tudo que o Mestre Tolkien escreveu é perfeito eu prefiro me calar a respeito desse assunto.
Isso é verdade. Tolkien não escreveu a história dele do nada. Tirou muita coisa, nomes, histórias, de outras fontes. Da mitologia, por exemplo. A diferença é que ele tirou de fontes mais antigas.

O mérito de um autor não é inventar uma história totalmente nova (isso é raríssimo hoje em dia). O mérito é pegar os elementos gerais (aqueles que estão no esqueleto de praticamente todas as histórias) e apresentá-las de um jeito novo.
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Gostei do que o Yohan falou.
Realmente a magia usualmente é tratada (não só em Tolkien) como algo sobrenatural e, por isso mesmo, não há como/precisa ser explicado.

Já em Eragon não, o autor mostra como a mesma funciona.
Muito interessante!
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Isso é verdade. Tolkien não escreveu a história dele do nada. Tirou muita coisa, nomes, histórias, de outras fontes. Da mitologia, por exemplo. A diferença é que ele tirou de fontes mais antigas.

O mérito de um autor não é inventar uma história totalmente nova (isso é raríssimo hoje em dia). O mérito é pegar os elementos gerais (aqueles que estão no esqueleto de praticamente todas as histórias) e apresentá-las de um jeito novo.
É verdade. E um problema é que sempre que alguém tenta algo em fantasia vrm a comparação com a obra Tolkieniana. Eu por exemplo, voltei a trabalhar numa estória cuja idéia original surgiu por volta de 1998 e que conta a história de um reino fundado por sobreviventes de outro reino mais ou menos nos moldes de Númenor . Na época eu não conhecia SDA e nem tinha noção da existência de Tolkien e hoje eu vejo como a coisa toda tem elementos comuns a todas as histórias se fantasia. Nem é preciso dizer que se um dia eu resolver levar o negócio à publicação do jeito que está não vai faltar um bacaca pra dizer que é plágio da obra de Tolkien. enfim, vou manter só a idéia original, que é o foco em torno de uma donzela guerreira, e tentar remodelar a coisa toda.
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

[...]Nem é preciso dizer que se um dia eu resolver levar o negócio à publicação do jeito que está não vai faltar um bacaca pra dizer que é plágio da obra de Tolkien. enfim, vou manter só a idéia original, que é o foco em torno de uma donzela guerreira, e tentar remodelar a coisa toda.

Se for fazer isso, faça porque achou que fosse necessário, e não por que tem o receio que alguém vá falar asneira por aí. Se a estória tem elementos em comum com outras obras, que tenha. Tente escrever da mesma maneira que começou, digo, levando os seus pensamentos como você queria que fosse (se durante o caminho surgirem semelhanças, não ligue).
Se o texto for bom, haverá pessoas que irão elogiar e dar o devido valor.

Caso queira compartilhar com o povo essa sua estória, acho que gostaria de ler.
▄▬▬▬▬▄▬▬▬▬▄

Voltando à obra de Paolini, estou lendo Brisingr. Terminei o livro 2 na semana passada.
Ainda continuo achando a estória interessante, percebi mudanças na narrativa (como todos que leram, acredito) ... acho que prefiro a forma do primeiro livro, além do tempo correr muito em alguns momentos de Eldest, agora, no terceiro livro, ele parece correr ainda mais.
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

O mérito de um autor não é inventar uma história totalmente nova (isso é raríssimo hoje em dia). O mérito é pegar os elementos gerais (aqueles que estão no esqueleto de praticamente todas as histórias) e apresentá-las de um jeito novo.

Gostei disso que você disse, outro dia estava discutindo a mesma coisa com uma amiga que também adora ler, no fala disso fala daquilo, a gente também pensou a mesma coisa, que o melhor jeito de escrever uma história é reescrevê-la com os elementos que já existem, mas que não possuem as mesmas ligações como em outros lugares.
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Assim como a Atya, também gostei do que o Célio falou.
Se formos parar pra pensar, todas as histórias são parecidas umas com as outras por possuírem os mesmos elementos... a diferença entre elas é o contexto no qual o autor insere esses tais elementos.
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

É verdade. E um problema é que sempre que alguém tenta algo em fantasia vrm a comparação com a obra Tolkieniana. Eu por exemplo, voltei a trabalhar numa estória cuja idéia original surgiu por volta de 1998 e que conta a história de um reino fundado por sobreviventes de outro reino mais ou menos nos moldes de Númenor . Na época eu não conhecia SDA e nem tinha noção da existência de Tolkien e hoje eu vejo como a coisa toda tem elementos comuns a todas as histórias se fantasia. Nem é preciso dizer que se um dia eu resolver levar o negócio à publicação do jeito que está não vai faltar um bacaca pra dizer que é plágio da obra de Tolkien. enfim, vou manter só a idéia original, que é o foco em torno de uma donzela guerreira, e tentar remodelar a coisa toda.
Exatamente! Esse é um grande problema, saber se o autor da obra "influenciada" conhecia mesmo a obra "inspiradora". Porque esses elementos mais gerais você vai encontrar em um monte de obras, por mera coincidência. Mesmo elementos mais específicos podem ser encontrados em diferentes obras por pura coincidência.

Quando uma obra faz muito sucesso, como Harry Potter ou Crepuscúlo, não faltam acusações de "plágio" por parte de autores de livros desconhecidíssimos. Por exemplo, esses dias estava vendo um tópico no Meia Palavra, sobre um autor que tinha processado a autora do Crepúsculo. Segundo o autor (que escreveu um livro desconhecidíssimo, com uma tiragem pequena), Amanhecer era plágio da sua obra. Por quê? Por causa de umas descrições parecidas e porque os dois livros tinham personagens que chamavam o compenheiro de "amor"(!). É com esse tipo de "comparação", "influência", que devemos ter muito cuidado.


Se for fazer isso, faça porque achou que fosse necessário, e não por que tem o receio que alguém vá falar asneira por aí. Se a estória tem elementos em comum com outras obras, que tenha. Tente escrever da mesma maneira que começou, digo, levando os seus pensamentos como você queria que fosse (se durante o caminho surgirem semelhanças, não ligue).
Se o texto for bom, haverá pessoas que irão elogiar e dar o devido valor.

Caso queira compartilhar com o povo essa sua estória, acho que gostaria de ler.
Assino embaixo, Dorak. Éomer, pode continuar com a história original da ilha. Até porque mesmo a história de Númenor não é original, o próprio Tolkien reconhece que ele derivou a história de Atlântida.
E eu tambem gostaria de ler a história.:yep:


Voltando à obra de Paolini, estou lendo Brisingr. Terminei o livro 2 na semana passada.
Ainda continuo achando a estória interessante, percebi mudanças na narrativa (como todos que leram, acredito) ... acho que prefiro a forma do primeiro livro, além do tempo correr muito em alguns momentos de Eldest, agora, no terceiro livro, ele parece correr ainda mais.
Eu também prefiro o estilo do primeiro livro. Foi o que me atraiu mais. Paolini enrolou um pouco as coisas no segundo e no terceiro livros.
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Eu acredito ser impossivel criar qualquer coisa sem nenhuma influencia, ou como alguns citaram acima "copiar", pois a partir do momento que tomamos conhecimento de algo em nossas vidas, desde o nascimento, isso começa a fazer parte do que somos e é inerente que nossas criações sejam similares ou iguais a criação de outros, pois não podemos ir além do que conhecemos. Voce pode até criar algo novo, mas a partir da junção de experiencias antigas.
Ha alguns dias atrás, estive conversando com um colega de trabalho sobre o trabalho de Paolini, admirados com o fato de um garoto de 15 anos ter criado uma obra de grande qualidade e nossa conversa chegou no ponto da criatividade e influencia...
Após varias horas de discussão concluimos que é inutil discutir tal assunto, tendo em vista que hoje, se eu ou ele escrevessemos qualquer coisa, com certeza teriamos uma influencia tanto de Tolkien, como de Paolini, como de qualquer outra coisa com a qual tivemos contato ao longo de nossas vidas e isso é inevitavel pois faz parte do que somos.
 
Última edição:
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Post Original de Éomer
É verdade. E um problema é que sempre que alguém tenta algo em fantasia vrm a comparação com a obra Tolkieniana. Eu por exemplo, voltei a trabalhar numa estória cuja idéia original surgiu por volta de 1998 e que conta a história de um reino fundado por sobreviventes de outro reino mais ou menos nos moldes de Númenor . Na época eu não conhecia SDA e nem tinha noção da existência de Tolkien e hoje eu vejo como a coisa toda tem elementos comuns a todas as histórias se fantasia. Nem é preciso dizer que se um dia eu resolver levar o negócio à publicação do jeito que está não vai faltar um bacaca pra dizer que é plágio da obra de Tolkien. enfim, vou manter só a idéia original, que é o foco em torno de uma donzela guerreira, e tentar remodelar a coisa toda


Esse post em especial me trouxe mais esperança.
A muito tempo,quando eu ainda não havia lido ou olhado sequer uma imagem ou estória de Eragon.Eu havia escrito toda uma saga de dragões,e uma Cavaleiro,(que por acaso,tem um nome de linhagem presente nas obras Tolkien,às quais eu não conhecia nem a existência).
E agora,me encontrva em total desânimo para continuar,pois de que adiantaria a estória ser fascinante e emocionante,se mais tarde seria chamada e insultada, a mero plágio!
Porem,a alguns meses,com a cabeça mais madura(talves uma pouco),eu tenha visto,que escrever a estória irá me satisfazer mais,e não importa os olhares virados ,críticas e barbaries...pois é o que gosto e tenho gostado de fazer.
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Esse post em especial me trouxe mais esperança.
A muito tempo,quando eu ainda não havia lido ou olhado sequer uma imagem ou estória de Eragon.Eu havia escrito toda uma saga de dragões,e uma Cavaleiro,(que por acaso,tem um nome de linhagem presente nas obras Tolkien,às quais eu não conhecia nem a existência).
E agora,me encontrva em total desânimo para continuar,pois de que adiantaria a estória ser fascinante e emocionante,se mais tarde seria chamada e insultada, a mero plágio!
Porem,a alguns meses,com a cabeça mais madura(talves uma pouco),eu tenha visto,que escrever a estória irá me satisfazer mais,e não importa os olhares virados ,críticas e barbaries...pois é o que gosto e tenho gostado de fazer.

Realmente isso acontece e muito. Sou outro exemplo desse tipo de coincidência, pois desde que tenho cinco anos de idade e antes mesmo de conhecer RPG e mundos fantásticos meus pais e avós me dizem que eu era fascinado por dragões e coisas antigas (medieval) e desde esse tempo que tenho varias ideias que escrevo aos poucos...
Com o passar dos anos comecei a ler e conhecer não somente Tolkien, mas também outros autores e encontrar diversas semelhanças entre suas renomadas obras e minhas humildes ideias...
Por isso não vejo problemas em obras semelhantes, e (a meu ver) não importa quem influencia quem, mas sim conhecermos novas aventuras e novos personagens.
Quem nunca sonhou em viver na pele de um personagem de qualquer história e fazer sua própria vontade?
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Hoje eu estava relendo a edição de março desse ano da revista Mundo Estranho e numa reportagem sobre o cérebro vi algo interessante sobre uma espécie de "plágio acidental". Você de repente tem uma ideia genial, completamente inovadora, tem certeza que ela é sua. mas não é. Você já leu aquilo em algum lugar, e depois "achou" a informação no cérebro e pensou que fosse criação sua. Isso acontece porque o cérebro só guarda o fato, mas não a fonte.

Quando eu li aquilo, lembrei na hora desse tópico. Nós estávamos discutindo sobre nomes e elementos comuns em diversas obras, e se isso era plágio. Está aí a maior prova que nomes iguais, elementos iguais, não são necessariamente plágio. Não estou dizendo que é o caso de Eragon, mas que nem sempre plágio é nome igual de uma obra pra outra. Plágio é um conceito muito mais amplo.
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Bom, eu acabei perdoando ele por não tentar manter a escrita do inicio do primeiro livro... mas a narrativa dele é estranha, não é lá grande coisa. :think:

E a Rowling teve que puxar referências absurdas para um certo escritor... Hollows... coff, coff... Anel... coff, coff... Tolkien...coff, coff. :lol:

Mas a coisa que mais odeio são esses escritores que vendem as obras deles para adaptações por um preço ridículo sem se importar com o filme que sairá, o filme do Eragon consegue ser 1 milhão de vezes pior que o livro e 1 milhão de vezes mais parecido com Star Wars.


Depois dessa, tenho algo mais a dizer?!
... kkkk
Pior que é tudo verdade. Hoje não há mais aquele desejo de escrever um livro, e sim o roteiro de um filme. O que é uma pena.
Tomara que ainda possamos ler futuros Tolkiens um dia.

Quanto a Eragon? Bom, não posso dizer que a história é ruim. Estaria mentido. Porém, considero uma grande falha Paolini ter lançado seu primeiro livro com 15 anos. Mas não me refiro a idade, e sim a como ele escrevia com 15 anos. De fato não era ruim, mas podia ter melhorias... Acho que ele devia ter feito tais melhorias antes de publicar Eragon, já que sabia que teria que mudar seu modo de narrativa. Coisa que aconteceu.
Eu odeio o formalismo exagerado de Eldest. Mesmo a saga sendo épica, acho que ele exagerou.
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Hoje eu estava relendo a edição de março desse ano da revista Mundo Estranho e numa reportagem sobre o cérebro vi algo interessante sobre uma espécie de "plágio acidental". Você de repente tem uma ideia genial, completamente inovadora, tem certeza que ela é sua. mas não é. Você já leu aquilo em algum lugar, e depois "achou" a informação no cérebro e pensou que fosse criação sua. Isso acontece porque o cérebro só guarda o fato, mas não a fonte.

Quando eu li aquilo, lembrei na hora desse tópico. Nós estávamos discutindo sobre nomes e elementos comuns em diversas obras, e se isso era plágio. Está aí a maior prova que nomes iguais, elementos iguais, não são necessariamente plágio. Não estou dizendo que é o caso de Eragon, mas que nem sempre plágio é nome igual de uma obra pra outra. Plágio é um conceito muito mais amplo.


rsrs
Eu tinha lido isso.Em uma pesquisa desinteressada na internet.
Procurei por Plágios e tals,e tinha uma resposta no meio científico
O tal,plágio inconsciênte.
Mas é comum,ja uqe estamos numa época em que a informação e´toda hora,todo minuto,sempre tem algo novo a assimilar,e novas matérias,debates,notícias,histórias...
Uma cascata sem fim de informações adquiridas automáticamente
Por isso,quando vejo as minahs histórias,e vejo as de Tolkien,me espanto.Ne mhavia olhado ou sabia da existência de suas obras,e no entanto,minhas histórias,rascunhos,os nomes são idênticos,com semelhança extraordinária.Uma tristeza!
 
SdA e Eragon

Eae gente..
Comecei a ler Eragon esses dias e estou percebendo que o Paolini parece que se inspirou muito em Senhor dos Anéis, como a presença dos Urgals (Os Nove), uma torre antiga dos cavaleiros que foi destruida pelos Urgals, que fica numa Montanha (Topo do Vento), etc..

Alguem mais percebeu isso, ou foi só eu mesmo?
 
Re: SdA e Eragon

Ele não se inspirou somente em SdA, mas também em Star Wars e infindáveis outros.
 
Re: SdA e Eragon

Sim, se inspirou em muitas coisas.

Mas você assimilou os Urgals com os 9?
Eu acho eles mais semelhantes aos orcs.


Há outro tópico aqui no fórum sobre Eragon e suas influências Steath, vale a pena ve-lo:

Eragon, Eldest, Brisingr...
 
Última edição:
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Eu tô lendo o Eldest agora...
Tô gostando bastante.
Eu costumo não comparar autores. Comparo obras do mesmo entre elas... mas autores diferentes não.
Acredito que livros de fantasia sempre remetam um ao outro, dependendo do enredo.
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Eu tô lendo o Eldest agora...
Tô gostando bastante.
Eu costumo não comparar autores. Comparo obras do mesmo entre elas... mas autores diferentes não.
Acredito que livros de fantasia sempre remetam um ao outro, dependendo do enredo.

Eu estou lendo Brisingr, num ritmo bem lento, por falta de tempo. Mas está andando.

Há alguns pontos na obra de Paolini que eu acho fantástico, e acho que nunca vi em nenhuma outra obra, como na dele.
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Estou no final de Eragon.. O livro é bem interresante, estou gostando muito de ler.. Adoro livro de fantasias, etc..
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo