• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pequeno Questionário

Iswanon

Usuário
Olá pessoal! Para fins de estudo, agradeceria que aqueles que leram o livro do SdA respondessem algumas perguntas:

Nome:
Idade:
Cidade onde mora:

O que te faz gostar do livro O Senhor dos Anéis?

Como você veio a conhecê-lo?

Você gostou dos filmes? Achou-os suficientemente fiéis ao livro?

Tem interesse por outra obra literária de estilo semelhante?

Agradam-te os livros da série Harry Potter? Por quê?

----

Por enquanto, apenas essas...obrigado pela atenção!
 
Nome:Daiana Muniz
Idade: 28 anos
Cidade onde mora: Duque de Caxias - RJ

O que te faz gostar do livro O Senhor dos Anéis?
Um mundo diferente e mágico, os fatos muito bem amarrados e coerentes, leitura agradável. Dá pra se sentir parte da história.

Como você veio a conhecê-lo?
Um senhor muito amigo de minha família havia comentado comigo qaundo eu era adolecente, faz tempo, quando vi o trailler o SdA-SdA no cinema fiquei louca. Dei uma passadinha na livraria como quem não quer nada e lá estava o maravilhoso. Comprei na hora. Li em uma semana. Perdi a conta de quantas vezes li o livre e assisti aos filmes. Pena não falar nem ler em ingles o que me travou nos livros publicados em português, mas é um problema com resolução a caminho...

Você gostou dos filmes? Achou-os suficientemente fiéis ao livro?
Gostei dos filmes, me emocionei muito, mas não acho que foram fiés ao livro, acho que tb seria difícil seguir ao pé-da-letra

Tem interesse por outra obra literária de estilo semelhante?

Literatura medieval, fantasia, aventura, romance, policial, infantil, etc

Agradam-te os livros da série Harry Potter? Por quê?
Me agradam sim, tenho todos os publicados. Gosto muito do Harry, acho a leitura agradável.
 
nome:teresa
idade:14 anos
cidade onde mora: lisboa (portugal)

o que te faz gostar do livro O Senhor dos Anéis?
o mundo magico que tolkien criou.

como você veio a conhecê-lo?
foi-me ofericido pelo meu pai aos 12 anos mas so os li aos 13.

você gostou dos filmes? Achou-os suficiente fieis ao livro?
bem eu adorei os filmes mas nao tavam muito fieis. eles tiveram de retirar muitas cenas.

tem interesse por outra obra literaria de estilo semelhante?
nao,so do harry potter.

agradam-te os livros da serie harry potter? por quê?
sim, acho uns livros interessntes e com muita imaginação.
 
Nome: Henrique
Idade: 14 anos e 9 meses
Cidade onde mora: Monte mor(interio de sp, ninguem deve conhecer :shame: )

O que te faz gostar do livro O Senhor dos Anéis?
Adoro qualquer coisa relacionado ao tema medieval, principalmente se for fantasia(com elfos, dragoes, etc.), tmb adoro ler ainda mais se for um livro grande(assim demora mais para acabar).

Como você veio a conhecê-lo?
conheci os livros no lançamento dos filmes, antes disso nunca tinha lido um livro, preferi ler antes os livros e assistir o filme depois, assim a leitura fica mais legal

Você gostou dos filmes? Achou-os suficientemente fiéis ao livro?
os filmes foram muito legais, uma pena eh q nao apareceu o Tom Bombadil

Tem interesse por outra obra literária de estilo semelhante?
sim, planejo ler em breve os livros da serie Angus, me disseram q sao bem legais, tambem leio Harry Potter

Agradam-te os livros da série Harry Potter? Por quê?
sim, eh uma leitura bem facil e divertida com um tema muito interessante.
 
Nome: Lucas Rafael Ferraz
Idade: 16
Cidade onde mora: Salto de Pirapora

O que te faz gostar do livro O Senhor dos Anéis?
O fato de ser de fantasia medieval, coisa que muio me fascina.

Como você veio a conhecê-lo?
Através da Revista Universo Fantástico de Tolkien

Você gostou dos filmes? Achou-os suficientemente fiéis ao livro?
Bons, jamais um filme, não importando de qual livro saia, será completamente ou suficientemente fiel ao livro, a trilogia de filmes do SDA não foge a regra, sendo um dos casos mais marcantes dela, por ter iemnsa quantidade de detalhes impossíveis de reporduzir em apenas 9 horas de filme.

Tem interesse por outra obra literária de estilo semelhante?
Sim, os livros de Marions Zimmer Bradley principalmente, AS Brumas de Avalon, e também a obra do brasileiro Orlando Paes Filho, autor de Angus.

Agradam-te os livros da série Harry Potter? Por quê?
Sim, apesar de não ser fã, os livros da série HP tem um grnde contúdo de temas mitológicos e inspirações tolkineanas que levam muita gente a se aprofundar nesses assuntos, por isso me agrada.
 
Nome: Luna Binhote
Idade: 15
Cidade onde moro: Canela RS

o que te faz gostar do livro O Senhor dos Anéis?
O fantastico mundo que Tolkien criou de um modo tao convincente de que foi real!

Como você veio a conhecê-lo?
Primeiro vi os filmes e gostei muito, entao comprei os livros...

Você gostou dos filmes? Achou-os suficientemente fiéis ao livro?
Sim, gostei pra caramba, mas eles cortaram muitas cenas, inclusive um personagem muito importante, o Tom Bombadil, nao sei se na versao estendida ele aparece, mas a participaçao dele era essencial, pelo menos eu acho, no mais o filme ficou muito bom, os personagens sao parecidos com o que diz no livro, bem legal =]


Tem interesse por outra obra literária de estilo semelhante?
Historias medievais, aventuras...


agradam-te os livros da serie harry potter? por quê?
Nao sei, nunca li os livros, mas os filmes eu nao curti muito nao!
 
Nome: Daniela Soares
Idade: 25
Cidade onde mora: Cachoeirinha - RS

O que te faz gostar do livro O Senhor dos Anéis?
Todo o universo que ele criou, a ambientação das histórias me remete ao que eu imaginava quando criança de um mundo ideal.

Como você veio a conhecê-lo?
Eu conheci através dos filmes. Depois fui correndo ler os livros.

Você gostou dos filmes? Achou-os suficientemente fiéis ao livro?
Eu amo os filmes, acho que eles são fiéis sim, com algumas adaptações necessárias e recortes também necessários.

Tem interesse por outra obra literária de estilo semelhante?
Sim, adoro literatura fantástica e pretendo me aprofundar mais no gênero.

Agradam-te os livros da série Harry Potter? Por quê?
Eu adoro os livros dessa série. Eu tinha muito preconceito até que resolvi dar uma chance e ler. Acho que a autora conseguiu criar uma história mágica, única e muit bacana mesmo.
 
Nome: Vitor Germano
Idade: 21 anos
Cidade onde mora: Aracaju-SE

O que te faz gostar do livro O Senhor dos Anéis?
So o fato do tolkien criar um mundo com raças, terras, linguas, costumes antes nunca vistos de um modo tao peculiar ja é suficiente pra prender qualquer leitor que busque algo novo.

Como você veio a conhecê-lo?
Um primo tinha uma enorme colecao d revistas de rpg, e la conheci o senhor dos aneis..dps fui pesquisando e cheguei onde estou hoje

Você gostou dos filmes? Achou-os suficientemente fiéis ao livro?
Gostei dos filmes, mas dai a falar de "fieis" ja é sacanagem...CADE O GLORFINDEL?????

Tem interesse por outra obra literária de estilo semelhante?
"semelhante" nao sei...mas curto crime e castigo, a arte da guerra, a obra de "rangers"..e todos de tolkien *_* silmarillion, contos inacabados, filhos de hurin, o hobbit, roverandon, sobre historias de fadas, as aventuras de tom bombadil...

Agradam-te os livros da série Harry Potter? Por quê?
marrom...marromenos, acho que eles correspondem perfeitamente às suas expectativas: ser um livro infanto-juvenil, o mal do livro sao uns fãs que acham a rowling a maior escritora que ja pisou na face da terra (se bem que prefiro Rowling, que ainda É escritora, do que a Meyer que tem o incrivel dom de transformar pura merda em dinheiro )
 
uhahua Adoro tópicos ressuscitados, rs.

Nome: Gerbur (os anões nunca revelam seus verdadeiros nomes, rs)
Idade: 24 anos
Cidade onde mora: Ribeirão Preto - SP

O que te faz gostar do livro O Senhor dos Anéis?
Eu gosto muito de literatura, de história, de fantasia, mitologia, época medieval (batalhas de espadas, catapultas, etc). Além disso, Tolkien foi um grande mestre e escrevia muito bem, ele não só escreveu uma fantasia medieval, mas escreveu uma história gigantesca com muitas subtramas se entrelaçando, bem legal. Tolkien também consegue transformar sentimentos em palavras brilhantemente, só lendo os livros para sentir na pele os apuros que Frodo passou, para se ter uma idéia o livro conversa tanto comigo e com meus sentimentos que quando Gandalf fala com Frodo e sinto que o mago está falando comigo, rs. Para finalizar, todos os muitos temas e subtemas de O Senhor dos Anéis são temas que de uma forma ou de outra estão bem presentes no nosso mundo atual, de forma que a obra se mantêm atualizada apesar de se passar num passado remoto (paradoxal não?).

Como você veio a conhecê-lo?
No colegial um amigo meu bem nerd lia um livro enorme no intervalo: "O Senhor dos Anéis". Me chamou a atenção, afinal, uma história enorme daquelas tinha que ser muito boa para prender a atenção de alguém, mas mesmo assim não cheguei a ler. Tempos depois O Senhor dos Anéis ganhou vida nos cinemas, achei a história magnífica e TINHA que ler na íntegra. Quando descobri que os livros são ainda mais belos e sensacionais que o filme tive orgasmos múltiplos, hauhahua.

Você gostou dos filmes? Achou-os suficientemente fiéis ao livro?
Adorei os filmes, eles que me levaram a encarar a obra escrita. Agora fiéis? Depende da época em que essa pergunta me é feita. Sou um grande fã dos anões, e fiquei chateado com o que Peter Jackson fez com o mestre Gimli a partir do segundo filme. Entretanto, no geral, pela vastidão da história, Peter Jackson fez um excelente trabalho e foi suficientemente fiel sim. Admito a dificuldade de ser muito mais fiel que ele foi. Só não precisava barbarizar tanto Gimli e pagar tanto pau para o Legolas.

Tem interesse por outra obra literária de estilo semelhante?
Sim. Gosto do tema, as vezes me arrisco a rabiscar alguns rascunhos de literatura medieval, mas é um ambiente muito difícil de se escrever uma boa história, tem muitos elementos para se trabalhar e é muito fácil perder o foco e ficar falando de brigas de relâmpagos coloridos de magos e vôos em dragões falantes. Não leio muito outras obras pois temo que os outros autores podem cometer o memo erro: se perder nos efeitos especiais e se esquecer do roteiro. Por exemplo, não li, mas não tenho interesse em ler A Bússola de Ouro ou Eragon.
Entretanto, quero ler As Brumas de Avalon, vi muitos filmes sobre O Rei Arthur, mas nunca li a obra, um dia desses vou ler.

Agradam-te os livros da série Harry Potter? Por quê?
Sim, a autora foi muito criativa. Essa é outra série que me conquistou pelos filmes e me levou até os livros. Não acho a obra tão bela quanto O Senhor dos Anéis e a trama não é tão densa, mas ainda assim é uma obra excelente. Até recomendei para um priminho meu de 9 ou 10 anos. É interessante que é uma história longa também, é fácil e estimula a leitura de novos leitores. As professores do Ensino Fundamental poderiam sugerir a série aos alunos e acompanhar a leitura deles, é muito melhor que dar a uma criança de 10 anos obras de grandes mestres como Machado de Assis, mas que são muito difíceis e distantes da realidade das crianças, essas obras afastam o desejo de leitura dos pequenos, eles podem começar com algo que lhes sejam mais interessantes, como Harry Potter, que fala sobre amizade, escola, preconceito, etc.
 
Nome: Blanda
Idade: 16
Cidade onde mora:RS(NH)

O que te faz gostar do livro O Senhor dos Anéis?
A riqueza dos detalhes,a forma magestósa de cada palavra.Com uma graciosidade tão bela,que ao invés de palavras,vemos logo a batalha,incandescende,arrepiante.Luta dificil,descontrolada,incansáveis soldados.
Uma narrativa sem precedentes.

Como você veio a conhecê-lo?
Por intermédio do RPG,eu jogava com meu Ex-cunhado,então pergutnei a ele,se de alguma forma,as histórias de D&D tinham um outro livro como base.Ele não sabia ao certo,mas disse SdA.

Você gostou dos filmes? Achou-os suficientemente fiéis ao livro?
Nenhum filme é fiel ao máximo,isso devemso saber como fãs.Mas SdA,bem,PJ tentou ser o mais fiel possível,acho que é o suficiente à epoca.

Tem interesse por outra obra literária de estilo semelhante?
O ciclo da Herança de (Christopher paolini),Percy Jackson e os olimpianos(Rikc Riordam) e alguns outros,mas não de mitologia.Ou fantasia epica.

Agradam-te os livros da série Harry Potter? Por quê?

----Não.Porque nunca fui nem vou ser fã de livros sobre bruxas,vampiros,lobisomens e terror.Simplesmente não consigo ler.
 
E ainda teve quem respondesse depois dos questionamentos sobre os estudos serem de 2005. :lol:
 
Poh! Qual o problema de responder?

Apesar desse "estudo" não existir mais, acredito, é legal saber as respostas dos usuários às perguntas. Elas não foram mal formuladas e servem para conhecermos as diferentes respostas. Principalmente a relacionada de como conheceram os livros. Mesmo sabendo que deve ter outro tópico com o mesmo assunto.
 
Bem acho que ressuscitaram esse tópico só por que ele vai fazer 5 anos!
Esse estudo penso eu já foi concluido, e esse usuario nem se lembra mais que se cadastrou na Valinor!
 
Eu respondi.
Vi que o perquisador em si nem devia mais saber do forum.Mas as perguntas são boas,e assim ja é bom,conhecemos a histórias dos fãs....
:think:
Não sei se faz mal não.
 
Poh! Qual o problema de responder?

Apesar desse "estudo" não existir mais, acredito, é legal saber as respostas dos usuários às perguntas. Elas não foram mal formuladas e servem para conhecermos as diferentes respostas. Principalmente a relacionada de como conheceram os livros. Mesmo sabendo que deve ter outro tópico com o mesmo assunto.

Falou e disse Turgon!

Eu respondi.
Vi que o perquisador em si nem devia mais saber do forum.Mas as perguntas são boas,e assim ja é bom,conhecemos a histórias dos fãs....
:think:
Não sei se faz mal não.​

Claro que não faz mal Arringa. Como você e Turgon mesmo disseram, e daí que o usuário não acessa mais o fórum e seu tópico é antigo? Eu respondi o questionário não para ajudar estudo nenhum (se for ajudar também, sem problemas), mas para falar sobre meus pensamentos em relação a esses assuntos, gostei das perguntas. Além disso, li as repostas dos demais (os que escreveram na época do tópico e os que responderam agora como eu), quero saber as respostas e os pensamentos das pessoas em relação a esta questão.

O fato desse estudo já ter terminado para mim nada interfere no fato dos usuários atuais responderem e lerem o questionário. :yep:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo