• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sistema de Backup Externo da Valinor

Deriel

Administrador
... ou "às vezes vale a pena chorar sobre o leite derramado"

Saudações a todos,

Desde o recente desastre que tivemos temos trabalhado em um sistema externo de backup redundante e eficiente, que nos permitisse dizer nunca mais isso vai acontecer. E, finalmente, hoje podemos dizer isso.

Vou tentar explicar o que fizemos, em grandes promenores técnicos, pois vale a pena ficar o registro.

a) Bancos de Dados: todo dia, de madrugada, é feito uma cópia de segurança de todos os bancos de dados do servidor da Valinor (incluindo a Valinor, Meia Palavra, Vorpal, Hellfire, MUD Valinor) e é armazenada junto a outras cópias. Guardamos 7 cópias diárias, 8 cópias semanais e 3 cópias mensais dos bancos de dados. Ou seja, podemos recuperar qualquer coisa entre hoje e 3 meses atrás.

b) Bancos de Dados - backup externo: logo após a realização do backup diário os arquivos são enviados, através de RSYNC, para nosso servidor externo de backup. Temos um plano de backup externo em um servidor externo muito poderoso, com Dual Parity RAID-6. Ou seja, além dos 18 backups guardados no próprio servidor da Valinor, temos uma cópia desses 18 arquivos num servidor externo.

c) Arquivos: mantemos uma cópia de todos os arquivos de todos os sites da Valinor, atualizada de hora em hora. Ou seja, todas as mudanças realizadas a cada hora são enviadas para o servidor externo de backup, usando RSYNC, de forma a sempre termos um espelho da Valinor.

d) Arquivos - mais backups: além de mantermos um espelho horário dos arquivos também mantemos cópias de segurança no servidor externo de backup usando RSNAPSHOT. São 6 cópias horárias, 7 cópias diárias, 4 cópias semanais e 3 cópias mensais.

e) Mais uma cópia, só pra garantir: além disso tudo copiamos para nossos computadores pessoais algumas cópias de segurança


Pra acontecer de novo um desastre temos que ter, ao mesmo tempo:
* dar pau em dois HDD do servidor da Valinor, ligados em RAID-0
* dar pau em três HDD do servidor da externo de backup, ligados em RAID-6 com paridade dupla
* estragar o meu computador
* estragar o computador do TT1
* estragar o computador do dermeister
* estragar os DVDs com backups gravados que tenho em casa

Se acontecer tudo isso ao mesmo tempo, juro pra vocês... é o Apocalipse.



No final das contas o leite derramado aconteceu, mas trabalhamos muito pesado pra que nunca mais o leite se derrame. Posso dizer com segurança e orgulho que hoje estamos protegidos contra esse tipo de infortúnio.

Gostaria de deixar um agradecimento especial a:
* toda Equipe Valinor, que segurou as pontas e está trabalhando muito atrás dos panos para que voltemos com os artigos e notícias
* ao Skywalker, por não desistir do super Vorpal
* a todo mundo do Meia Palavra, a vontade e o ânimos de vocês na recuperação foi tocante
* à Anica, pelo esforço estóico na recuperação do Meia Palavra e do Hellfire.
 
Deriel disse:
Pra acontecer de novo um desastre temos que ter, ao mesmo tempo:
* dar pau em dois HDD do servidor da Valinor, ligados em RAID-0
* dar pau em três HDD do servidor da externo de backup, ligados em RAID-6 com paridade dupla
* estragar o meu computador
* estragar o computador do TT1
* estragar o computador do dermeister
* estragar os DVDs com backups gravados que tenho em casa

Tudo ao mesmo tempo, isso é bóóóóóm!:obiggraz:
 
Parabéns a todos pelo ótimo trabalho de recuperação da Valinor! :cerva: :clap:
8-O
Realmente depois de todos esses cuidados e de todos esses Backups só com o fim do mundo para a Valinor acabar.
 
Não entendo muito bem de servidores e tal, mas o sistema para backup parece estar muito seguro mesmo. Parabéns e obrigado por toda essa dedicação para que "o leite nunca mais se derrame"! :amem:
 
Hum... Então vamos fazer várias copias e espalhar pelos usuários depois guardamos numa corrente e colocamos envolta do pescoço e o chamamos de:

MYSS PRECIOUSSSS!!!

[Péssima ideia. Está bem... Já parei, não falo mais nada :silenced:]
 
* a todo mundo do Meia Palavra, a vontade e o ânimos de vocês na recuperação foi tocante
* à Anica, pelo esforço estóico na recuperação do Meia Palavra e do Hellfire.
Gostei do estóico, mas é verdade, fazia tempo que não via o pessoal mobilizado assim. Às vezes é bom que o leite se derrame, porque assim colocamos vinhos novos em odres novos. E tomamos mais cuidado ao levar o leite montanha acima.
Além disso, aprendemos a valorizar mais tanto o leite como a subida da montanha.
 
.
Pra acontecer de novo um desastre temos que ter, ao mesmo tempo:
* dar pau em dois HDD do servidor da Valinor, ligados em RAID-0
* dar pau em três HDD do servidor da externo de backup, ligados em RAID-6 com paridade dupla
* estragar o meu computador
* estragar o computador do TT1
* estragar o computador do dermeister
* estragar os DVDs com backups gravados que tenho em casa

Se acontecer tudo isso ao mesmo tempo, juro pra vocês... é o Apocalipse.

É
Sem querer ser agourento mas ja sendo
Isso tudo é possivel de contecer ao mesmo tempo sim

Veja bem, não precisa de nada mais que uma chuva de meteoros pra que isso tudo ocorra.
Ou uma guerra nuclear

Sugiro que guardem algumas copias dos backups em abrigos anti-nucleares
:lol:

EDIT: Ja ia esquecend
PARABENS A TODA EQUIPE VALINOR
Quando eu crescer quero ser igual a vocês
 
É
Sem querer ser agourento mas ja sendo
Isso tudo é possivel de contecer ao mesmo tempo sim

Veja bem, não precisa de nada mais que uma chuva de meteoros pra que isso tudo ocorra.
Ou uma guerra nuclear

Sugiro que guardem algumas copias dos backups em abrigos anti-nucleares
:lol:

EDIT: Ja ia esquecend
PARABENS A TODA EQUIPE VALINOR
Quando eu crescer quero ser igual a vocês

Eles podem mandar uma cópia para a lua só por segurança. :yep:
 
Não entendo de termos técnicos, mas entendi perfeitamente o tamanho de seu esforço, de todos vocês da organização, parabéns por essa por mais essa certeza!
 
Parabéns a toda a equipe da Valinor.
E graças,que a valinor não corre mis nenhum perigode recaída.
 
Usando um trecho de Albert Einstein

"É na crise que se aflora o melhor de cada um. Falar de crise é promovê-la, e calar-se sobre ela é exaltar o conformismo. Em vez disso, trabalhemos duro. Acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar para superá-la"

Então, parabéns à todos que lutaram para não deixar esse continente abençoado e virtual morrer, bem como os outros sites associados.
 
Well, sempre tem a Skynet e a crise de energia mundial. Mas parabéns, os outros 80% parecem bem seguros ^_^

By Raphael Silvério
Dead Sun
 
Caramba, assim é 99,9999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999% de certeza que não ocorrerá nada, muito bom, muito bom mesmo parabéms Deriel e todos da equipe!.
 
Também gostaria de parabenizá-los pelo enorme esforço para impedir o retorno daquela pane. :D É muito bom ver tanta gente tão preocupada com a valinor. Foi aqui onde aprendi mais sobre Tolkien e as suas obras na Net :)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo