• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eragon, Eldest e Brisingr... a que ponto Paolini foi influenciado por Tolkien?

Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Terminei de ler o Brisingr faz pouco tempo. E minha decepção maior foi descobrir, na última página, que a então trilogia tem 4 livros (eu realmente não sabia disso antes de chegar na última página, mas é óbvio q eu ia lendo e percebia q não acontecia nada e a história não se aproximava do fim).
Apesar de todas as menções e pequenas falhas, eu achei o Eragon bom. Quando li o Eldest eu sinceramente achei menções demais a Tolkien e de uma forma bastante direta, sem a costumeira distorção para não ser tão cara-de-pau.
Apesar de tudo há coisas nos livros legais, que soam como uma 'novidade'. Mas na maior parte do tempo eu tbm tive a impressão de um Frankenstein de Tolkien, Lewis...
Porém, deixando um pouco as comparações de lado, o livro é bonzinho, quero saber o final. Acredito que um pouco mais de idade o ajudem a escrever um pouco melhor e mais livremente.
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Eu gosto de Eragon... de toda a trilogia (que não é mais trilogia, já que terá o quarto). É muito parecido com as obras de Tolkien, mas não deixa de ser um livro interessante... Estou muito ansiosa para ler o quarto, e também para saber o final! Tenho esperanças que o quarto será o melhor livro da série! E acredito que não será tão parecido com os livros de Tolkien, que ele conseguirá deixar com a cara de Christopher Paolini (e não de Tolkien!).
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Estou lendo Brisingr e estou na metade....achei mto bons os dois livros anteriores...achei Eldest mais interessante q o Eragon, apesar de ter gostado mto tb. Tem varias coisas interessantes q ele fala...sobre o dever do Eragon, sobre ele lutar por todos da Alagaesia e tal. Sobre o relacionamento entre ele e a Safira, mais o q mais gostei foi a parte q ele treina com os elfos. De fato, tem MUITA COISA de SW e SDA. Mas assim como nos animes, onde um anime tem mta coisa de outro anime mais antigo (vide naruto e Kenshin)...esses escritores novos estao, de fato, se inspirando em livros como SDA e SW. Pra mim isso eh super normal. Apesar dessa ligação, ainda assim acho q Paolini criou um mundo diferente. Diferente de SDA ele trabalha mto a parte da magia. É bem elaborada, por sinal, todas as leis q regem esse mundo de encantamentos. pode ser q ele tenha meio q copiado de outros "mundos" q eu desconheça, mas mesmo assim acho ótima a leitura, com todas as tramas do livro.
Recomendo lerem essa série, que por sinal, sai baratinho na submarino (comprei os tres livros por 35 pratas)....
Qto ao filme...baixei ele faz pouco tempo para revê-lo, depois de ler o livro. Me deu ânsia de vômito...nunca vi algo tao distorcido. Não consegui passar do meio, de tao horrivel q tava. Mudaram toda a história, uma porcaria...
 
Última edição:
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Eu li Todos os três,tanto me empenhem para achá-los,que quando li o terceiro fiquei tão triste e feliz ao mesmo tempo.Primeiro fiquei feliz e triste porque pensei que iria acabar,e segundo fiquei feliz e triste porque descobri que não acabaria ali.

Uma coisa que não aguento,não suporto,é ver as pessoas fanáticas,(não cito nome algum,digo por experiências aqui na região),que dizem que a A antiga trilogia,que agora é Ciclo da Herança,foi nada menos nada mais que plágio,isso é um insulto,é visível que a história é inédita e totalmente diferente.
Pequenas características da história,só vejam se quiserem.
Nas histórias de Tolkien não encontramos Elfos ligados à Dragões(vamos combinar que foi muito original essa ideia de Paolini).
E as elfas criadas por Tolkien são bem diferentes das de Paolini.Tolkien as criou delicadas,não digo frágeis,mas elas não lutavam nas guerras como nas guerras travadas pelas elfas criadas por Paolini.E outras diferenças mais.Posso até aceitar que Paolini tenha se inspirado em Tolkien,ai sim é aceitável.Assim como é aceitável que Tolkien tenha
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Arringa.

Os plágios de Paolini são de Tolkien nos nomes e de Star Wars no enredo. Olhe isso.

Eu sou o ultimo de um grupo de super guerreiros da justiça que foram traídos por um deles, sou filho do traídor discipulo do mentor da revolução. Meus pais adotivos são mortos pelo cruel império não muito tempo depois de que eu descubrisse que eu era o ultimo desses guerreiros. Encontro um mentor que posteriormente explica que foi mentor do meu pai e que era um desses guerreiros... e vai indo.

Tá vendo... ( Esse comentário foi escrito no tempo do Eldest, logo, antes de saber que o pai do Eragon era o Obi-Wan, ops, Brom. ) Mas no resto...

Aposto que no final, pra completar o plágio, Galbatorix vai ficar torturando Eragon na frente de Murtagh, então este mata Galbatorix.

Ai ai... se um dia eu me encontrasse com esse Paolini... garotinho sem imaginação e plagiador.
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Ora, não é plagio. Por esse caminho de pensamento TODOS os escritores que escrevem sobre elfos, anões e duendes estariam plagiando Tolkien, e o proprio Tolkien estaria plagiando os nordicos.
Tem uma diferença entre plagio e inspiração. Para criar algo, você precisa tirar a ideia de algum lugar, no caso, de outra ideia. Não é a ideia que te faz criativo, é como você dá nova forma a ela.
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Arringa.

Os plágios de Paolini são de Tolkien nos nomes e de Star Wars no enredo. Olhe isso.



Tá vendo... ( Esse comentário foi escrito no tempo do Eldest, logo, antes de saber que o pai do Eragon era o Obi-Wan, ops, Brom. ) Mas no resto...

Aposto que no final, pra completar o plágio, Galbatorix vai ficar torturando Eragon na frente de Murtagh, então este mata Galbatorix.

Ai ai... se um dia eu me encontrasse com esse Paolini... garotinho sem imaginação e plagiador.

Podemos admitir uma inspirarão em Tolkien,mas não plágio.Ai já é demais.Ele teve ideias muito boas,e certas ideias nunca pensadas,só se apoiou no pai da ficção-fantástica pra não se perder.E como ele era jovem no inicio do Ciclo da Herança,é aceitável que tenha se mantido numa linha mais parecida,mas acho que agora no último,"mais maduro e com novas experiências",ele vai seguir mais com os próprios pés.

Ora, não é plagio. Por esse caminho de pensamento TODOS os escritores que escrevem sobre elfos, anões e duendes estariam plagiando Tolkien, e o proprio Tolkien estaria plagiando os nordicos.
Tem uma diferença entre plagio e inspiração. Para criar algo, você precisa tirar a ideia de algum lugar, no caso, de outra ideia. Não é a ideia que te faz criativo, é como você dá nova forma a ela.

Concordo plenamente,é impossível hoje me dia escrever um livro sem que alguém encontre uma semelhança com outros.Até por gosto do próprio autor,ele acaba por segui-los.Mesmo que inconscientemente,mas acaba,pois há tantos livros no mundo de hoje.Incontáveis histórias e estórias.


Terminei de ler o Brisingr faz pouco tempo. E minha decepção maior foi descobrir, na última página, que a então trilogia tem 4 livros (eu realmente não sabia disso antes de chegar na última página, mas é óbvio q eu ia lendo e percebia q não acontecia nada e a história não se aproximava do fim).
Apesar de todas as menções e pequenas falhas, eu achei o Eragon bom. Quando li o Eldest eu sinceramente achei menções demais a Tolkien e de uma forma bastante direta, sem a costumeira distorção para não ser tão cara-de-pau.
Apesar de tudo há coisas nos livros legais, que soam como uma 'novidade'. Mas na maior parte do tempo eu tbm tive a impressão de um Frankenstein de Tolkien, Lewis...
Porém, deixando um pouco as comparações de lado, o livro é bonzinho, quero saber o final. Acredito que um pouco mais de idade o ajudem a escrever um pouco melhor e mais livremente.


Olha,vou dizer que pra mim foi o mesmo,eu lia e lia,pensando.-Como ele vai terminar a história nesse livro,só em um,e nem parece que vai acabar aqui..Lia e lia,e nada de parecer chegar perto do final.Então na última página descubro que vai ter mais um.:think:
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Se basear em uma mitologia, uma inspiração universal, básica, ISSO é inspiração. Agora fazer uma fanfic de outro escritor... isso é plágio.

Gente, quer saber. Não vou perder tempo discutindo... opinião não se discute.

Aposto que vai ter mais do que 4 livros, já que o Paolini <strike> viu que tava dando dinheiro </strike> "precisou terminar melhor" o plagiamento.

Gente, cada um com sua opinião...
 
Última edição:
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Terminei de ler o Brisingr faz pouco tempo. E minha decepção maior foi descobrir, na última página, que a então trilogia tem 4 livros (eu realmente não sabia disso antes de chegar na última página, mas é óbvio q eu ia lendo e percebia q não acontecia nada e a história não se aproximava do fim).

Também foi uma decepção para mim, eu jurava que ia ver a batalha entre Eragon e Galbatorix e no fim nada... só esperar pelo próximo e derradeiro livro! :roll:
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Também foi uma decepção para mim, eu jurava que ia ver a batalha entre Eragon e Galbatorix e no fim nada... só esperar pelo próximo e derradeiro livro! :roll:


Parece até que a gente que não prestou atenção e deu uma de bobo não é?Mas não é assim,fiquei esperando mesmo a luta do Galbatorix e o Eragon.Ninguém divulgou que não seria mais trilogia,nem pra isso se prestaram,como saberiamos então.Fiquei esperando e pensando como ele ia por uma luta tão importante em tão poucas páginas,no fim ja estava imaginando.
Mas vou esperar,quero saber como Eragon vai ganhar,com a espada Brisingr,com a magia ou mais uma vez contando co ma sorte...:think:
 
Última edição:
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Pra completar o plágio de Star Wars, aposto que vai terminar com o Galbatorix torturando o Eragon na frente de Murtagh. Então Murtagh intervém e mata Galbatorix, morrendo também.

E , pra plagiar Tolkien mais um pouquinho, adicionar dois nomes tirados da obra do Prof.
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Se basear em uma mitologia, uma inspiração universal, básica, ISSO é inspiração. Agora fazer uma fanfic de outro escritor... isso é plágio.

Gente, quer saber. Não vou perder tempo discutindo... opinião não se discute.

Aposto que vai ter mais do que 4 livros, já que o Paolini <strike> viu que tava dando dinheiro </strike> "precisou terminar melhor" o plagiamento.

Gente, cada um com sua opinião...

Pra completar o plágio de Star Wars, aposto que vai terminar com o Galbatorix torturando o Eragon na frente de Murtagh. Então Murtagh intervém e mata Galbatorix, morrendo também.

E , pra plagiar Tolkien mais um pouquinho, adicionar dois nomes tirados da obra do Prof.

Depois de tudo que eu falei....Afff
Christopher paolini,coitado,é derrubado,e chamado de plagiador..só porque os pais insistiram em publicar o livrinho que ele se fazia imaginando,sonhava mais longe.Histórias que foram inspiradas nas suas aventuras no mundo de Tolkien.
A opnião é livre...plagio ou não,a história tem seu charme sim.É boa e tudo
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Como assim "depois de tudo que eu falei" ? Eu tenho minha opinião, e ela é de que Paolini é um plagiador desgraçado!

Opinião não se discute...
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Como assim "depois de tudo que eu falei" ? Eu tenho minha opinião, e ela é de que Paolini é um plagiador desgraçado!

Opinião não se discute...


:lol::lol::lol:
Exatamente por isso eu falei que "Opnião é livre".livre para a escolha de cada um.
Sem extress...No fim eu gosto e você não.E opnião nunca abala as amizades.
:abraco:
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Pois é, cada um com sua opinião... mas eu repito meu argumento: Tolkien se inspirou em uma coisa bem básica e ampla : uma mitologia, construída por eras por um povo inteiro. O que é bem diferente de copiar uma obra como Paolini fez ( George Lucas no enredo e Tolkien nos nomes.)

Meu sonho seria processar o Paolini por plágio quando eu terminasse meu curso de direito.
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Perdão, mas semelhanças entre obras sempre ocorrerão, mas a questão é: seria plágio???

Gosto das obras de Paolini, e acho que não são plágio, mas é indiscutível que se trata de inspiração em outras obras.
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Perdão, mas semelhanças entre obras sempre ocorrerão, mas a questão é: seria plágio???

Gosto das obras de Paolini, e acho que não são plágio, mas é indiscutível que se trata de inspiração em outras obras.


Gostou?
haha
Alguém que se pronuncia na penumbra para defender o jovem Paolini!
Estou ansiosa pelo último livro!!!!
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Pelo desenroalr de Brisingr eu acredito que sim. Se não a história vai ficar extremamente maçante.

Olha, assim como Harry Potter, poderemos ter surpresas. Acho que naquela obra o desfecho foi bom, e mais simples do que eu esperava.

O mesmo poderá ocorrer aqui.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo