• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual a sua Mitologia favorita?

Qual a sua Mitologia Favorita?


  • Total de votantes
    1.473
Votei na Celta. É a que melhor conheço porque é a que mais me fascina!

Quanto ao seu legado, Rei Artur e os Cavaleiros da Távola Redonda, foi de importante compreenssão acerca da velha religião e formação da Bretanha, a demanda do Graal...claro, tudo de maneira épica.


Intrigante!
 
Tem lógica no que diz, TurambarWoW. :yep:
Na verdade, a grega é mais fantasiosa, enquanto que a nórdica, pelo modo como os personagens são descritos, leva-nos quase a acreditar que possam ter existido tais figuras. E com o passar dos séculos tornaram-se mitos.
E os mitos são como as lendas: "quem conta um conto, acrescenta sempre um ponto". :mrgreen:
Acho que algo que influenciou muito na diferença entre essas mitologias são os ambientes onde viviam quem as criou. A mitologia grega é assim mais lúdica, romântica, amena, porque o clima de lá é assim, mais aprazível, mais agradável para a vida humana. Já a mitologia nórdica é mais rústica, rude, impactante, porque o clima desses países é mais digamos cruel, os habitantes de lá estavam sempre tendo que lutar contras as intempéries da natureza.
 
Última edição:
Concordo com o que o Bilbo disse aí em cima!
Aprecio a mitologia nórdica porque o povo necessitava dela, e ela era seu guia naqueles tempos, para navegar, para plantar, guerrear.
Acho que a mitologia desenvolve-se de acordo com as necessidades do povo.
Resumindo, é tudo o que o Bilbo falou, mais a necessidade de acreditar em algo que reforce os seus atos.
 
A que eu mais gosto é a Mitologia Grega!
É a que melhor conheço e sem que contar que o meu nome tem origem nela.
Participei de um trabalho em 2007 com um grupo de alunos de 4ª série sobre Mitologia Grega. Discutismos o assunto durante todo o ano; as crianças adoravam pesquisar e apresentar seminários do tema, e em especial, fazer dramatizações das histórias. ;)
 
Tem lógica no que diz, TurambarWoW. :yep:
Na verdade, a grega é mais fantasiosa, enquanto que a nórdica, pelo modo como os personagens são descritos, leva-nos quase a acreditar que possam ter existido tais figuras. E com o passar dos séculos tornaram-se mitos.
E os mitos são como as lendas: "quem conta um conto, acrescenta sempre um ponto". :mrgreen:

Concordo com Ruims neste sentido... a nórdica parece ter um tom de sobriedade, enquanto a grega é mais fantasiosa..
Porém, ambas são interessantes...
 
A que mais conheço é a nórdica e por isso votei nela.
Todas as mitologias, porém, possuem aspectos muito curiosos e pontos que me agradam um pouco mais e outros menos. Saber sobre mitos de povos, sejam eles fictícios ou não, é algo que me interessa, como viajar e conhecer um outro mundo.
 
Bom votei an celta...e gosto muito + muito da grega mesmo.....então ta ai meu voto, sendo que preciso ler e saber mas sobre a celta isso eu admito!!!
 
Destes anos todos que tenho estudado Mitologia, deu para perceber algumas coisas curiosas:

- A Mitologia grega é a mais extensa. Tem histórias que nunca mais acabam, mas sempre dentro duma unidade que chega a impressionar. Os deuses têm muitas das caraterísticas dos humanos, estando em praticamente todas as atividades. Para tudo havia um deus.
- A Mitologia romana é mera cópia da grega. Tem algumas particularidades, mas ainda assim fica a milhas da grega.
- A Mitologia Celta é a mais dispersa. Tem diversas zonas geográficas que condicionam a homogeneidade. Praticamente, cada tribo ou cada povo, tinha os seus deuses e as suas crenças. Ainda assim, é aquela que mais se funde com a natureza, e regra geral, tem a deusa mãe como elo comum aos diversos povos, embora com nomes divergentes. Os druidas são também um ponto comum nas várias correntes da mitologia celta.
- A Mitologia nórdica é a mais guerreira e a mais poética, pois frisa a importância dos vários mundos, cujo equilíbrio é muito frágil devido ao feitio muito temperamental de alguns dos seus deuses. Prevê o Ragnarok, o fim do mundo que dará origem a um novo recomeço.
- O kalevalla finlandês e as suas derivações bálticas (a mitologia estoniana, lituana e letã são muito semelhantes à finlandesa) dão muito ênfase ao mar, às artes e à prosperidade. Os heróis destas mitologias são encarados como semi-deuses.
-A Mitologia egípcia, muito ampla e carregada de extraordinário misticismo, servia essencialmente para manter o seu povo sobre uma estrutura comum. Mas também servia, e muito, para "legitimar" os exagerados e colossais poderes dos faraós.

Resumindo, em todos os tempos antigos, o homem teve necessidade de incutir o medo e o respeito nos seus semelhantes. Esse privilégio de ser porta-vos dos deuses originou a queda e o nascimento de muitos impérios.

De todas as mitologias, há curiosamente uma que sobreviveu e de que ninguém fala: a Mitologia aborígene, provavelmente a mais misteriosa e inquietante das que já li. Se quiserem variar, leiam algo sobre ela, pois ainda é praticada nos nossos dias.
 
Tolkien é claro. Mas não sei se é considerado uma mitologia.

Mas gosto muito da nórdica. E um pouco da Grega e Egípcia.
 
A mitologia sumeriana é bem conhecida entre aqueles que investigam/estudam/analisam a historia da Mesopotâmia em profundidade. Interessante sua afirmação, pois já que oficialmente e provavelmente os sumérios e ubaídas ou proto-sumérios foram a 1º civilização, sua mitologia tem um interesse pecualiar. A propósito, Gilgamesh é nome póstumo, e é um nome babilônico, ninguém sabe ao certo qual o nome de tal personagem em sumério, mas ele foi inspirado em uma pessoa real.

Concordo com vc, a historia de Gilgamesh é muito legal(eu recomendo para aqueles q não tenha a lido),um semi-deus rei, q tenta se tornar imortal a quanquer costo.Muito intereçante.

Mais, mudando um pouco de assunto, eu votei na mitologia Nórdica.
 
Bom,eu sei mais sobre mitologia grega,teve até um projeto na minha escola sobre essa mitologia e a parte mais legal foi criar um deus grego,é... *com saudades daquele tempo,em que eu acordava 10 da manhã e tinha aula a tarde...*

Mais mitologia grega, vocês sabem, muita tragédia grega, muito adultério, é Deus tendo N filhos com mortais...He he mitologia complicada essa, não estou falando que é ruim, pelo contrário, é muito interessante. Os gregos inventaram um monte de monstros como o Cérbero, Os faunos, as ninfas, os centauros,que são muito utilizados na literatura fantástica deste século e no século passado (vide Crônicas de nárnia e Harry Potter)
Bom,é claro que a Grécia foi o berço da nossa civilização, por isso que há maior destaque a essa mitologia. Na antiguidade a Grécia dominava (Bom, até a expansão dos romanos e estes adotaram os mesmos deuses,só mudaram o nome...)

A mitologia nórdica também é muito interessante (também tinham a idéia de Paraíso terrestre que nem a mitologia de Arda. Tolkien deve ter se inspirado nessa mitologia para criar a terra dos valar) Pena eu não ter tido muito contato com essa mitologia... Os deuses pareciam ser muito interessantes.
 
eu sempre ouvi que a mitologia Nordica é muito boa,
mais numca tive a chanse de ler ou ver algo a respeito,
mais a mitologia Grega é muito boa,
eu estudei um pouco na escola e aos poucos estou estudando mais,
é muito daora as histórias dos Deuses
como Zeus matou seu pai e tudo mais
então eu prefiro a Grega
 
Sempre me interessei por quase todas; mas após conhecer Tolkien o interesse pela Mitologia Nórdica aumentou.
 
Apesar de me interessar por todas, a mitologia Celta sempre me fascinou, principalmente depois que eu passei a conhecer e entende-lá melhor...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo