• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Galadriel, Elrond e Thranduil

Tywin Lannister

Já fui Nómin e Baldwin
Bem, lendo o tópico A pessoa mais velha viva ao final da Terceira Era era mesmo Galadriel?, notei que Galadriel era muito mais poderosa e antiga do que alguma vez imaginei. Tentando tomar um conhecimento mais profundo sobre a senhora Élfica, fui á wikipédia e li que ela era a mais poderosa e bela senhora Élfica da Terra-Média. Depois pensei sobre Thranduil e, principalmente, sobre Elrond. Qual era o lugar, em termos de poder, destes dois senhores, em relação a Galadriel? Para mais, como li a afirmação sobre Galadriel na wikipédia, que sei não ser uma fonte muito segura, gostaria também de saber se ela era realmente a maior dos elfos na Terra-Média.

Alguem esclarece essas minhas dúvidas? Desde já obrigado

Baldwin of Jerusalem
 
Então, eu vejo que o Thranduil é o mais fraco dos 3. Não lembro bem mas acho que Galadriel atravessou o gelo atritante e era contada como Elfa da Luz, em sabedoria "muito além da imaginação" da massa de elfos pois ela conhecia Aman e havia sido amiga de Melian a Maia nos tempos de Thingol.

Elrond não viu as árvores, por outro lado seu irmão fundou Númenor e no futuro demonstrou ter o mesmo poder de fundar dinastias ao trazer ao mundo Arwen (na minha opinião uma das melhores elfas que já pisou o mundo, junto de Indis e Lúthien). Elrond e Galadriel ajudaram a fundar o conselho branco e cada um tinha aventuras próprias. Enquanto Galadriel lutava nas selvas das florestas contra o Necromante, Elrond se segurava com Círdan.

Em termos militares eu considero Elrond mais experiente, mas a magia de Galadriel devia ser a maior entre os elfos da terceira era (fruto da convivência com Melian) e sua resistência física devia ser enorme, capaz de enfrentar o próprio Morgoth.

EDIT:

Só lembrei agora... Elrond tinha em seus domínios pessoas do povo que forjou os anéis (Noldor). Não sei quantas pessoas assim Galadriel ainda possuía, sei que Thranduil não devia ter. Isso favorecia amizada com os Anões (Noldor e Anões) e essa parte Lorien não parecia ter, por outro lado o acúmulo de documentos nas duas casas (Elrond e Galadriel) devia ser fenomenal e principalmente Galadriel devia ter mais livros que todo mundo.
 
Última edição:
Quem era mais poderoso fisicamente ou quem era mais poderoso devido a algum poder mágico embutido neles?

Eu acho muito difícil falar quem seria mais poderoso que o outro, até porque cada elfo tinha suas qualidades. Círdan era um verdadeiro elfo poderoso, um senhor sábio construtor de navios que lutou em várias guerras e sempre saiu ileso embora parte de seu povo tenha sofrido muito. Ele era um alto elfo mesmo não sendo um rei e um dos mais antigos elfos de Arda, um monumento vivo das lendas passadas na Terra média. Só o seu passado já lhe dá um status de elfo mais "poderoso" que Elrond e Thranduil. Talvez esse poder não seja medido pelos poderes mágicos que os acompanhavam, mas sim pela própria história.
Thranduil fora o elfo mais poderoso que existiu em Rhovanion até superior ao seu pais nos feitos em grande parte do leste da Terra média, mesmo ele não tendo como propriedade de um dos anéis élficos de poder.
Elrond era um mestre nas tradições, um verdadeiro conhecedor, conselheiro, amigo, prudente e ao mesmo tempo guerreiro vitorioso e valoroso pelo seu passado na Terra média quando das Batalhas da Última Aliança.

Galadriel, nem se fala, uma verdadeira memória viva dos dias antigos de Aman detentora de um grande poder, mesmo que reduzido. Fora detentora também de um dos anéis élficos de poder.

Se você analisar a GROSSO MODO todos esses elfos eram poderosos não existindo ninguém mais poderoso que o outro. Cada um com suas virtudes, valores e até mesmo falhas.
Bom, eu espero ter sido claro na minha humilde explicação
 
Última edição:
Se me lembro bem, é dito em uma parte em Contos Inacabados que Galadriel só "perdia" pra Fëanor, e ganhava dele em sabedoria. Então ela era a maior de todos os elfos da 3ª Era na Terra-média. Vou confirmar a informação.

Quando a Elrond e Thranduil eu não tenho muita base pra falar de seus "níveis de poder". Mas me parece óbvio que Thranduil era "menos poderoso" que Elrond, afinal Elrond tinha ascendência noldor e até maiar.

Edit:
"Galadriel era a maior dos noldor, a não ser talvez por Fëanor, se bem que fosse mais sábia que ele, e sua sabedoria aumentava com os longos anos."
Contos Inacabados, página 257.

Em um trecho da segunda profecia de Mandos, deste artigo, diz que Fëanor era o maior dos Primogênitos.
"O maior dos Primogênitos irá voltar
E para ele as jóias irão retornar"
 
Última edição:
Acredito que Galadriel, por ter vivido em Aman e ser neta do Rei Finwë (ou era filha? Ou era bisneta? Sou uma negação para árvores genealógicas), era a mais poderosa dos três, seguida de perto por Elrond, que era filho de Eärendil. Tanto eles eram os mais poderosos que a eles foram dados dois dos Três. Já Thranduil vinha de uma linhagem de elfos da floresta de Doriath (mas não de Thingol), o que o fazia poderoso entre seu povo, mas, mesmo assim, de poder inferior que os outros dois.
 
Sim. Galadriel era a a mais poderosa dentre os senhores élficos porque era uma Noldor (a palavra noldo, em quenya, significa "sábios"). Os Noldor eram elfos-profundos, que partiram de Cuiviénen para o Oeste.

Elrond era meio-elfo, portanto, não tão "nobre" e "sábio" como Galadriel, apesar de pertencer à linhagem dos Noldor.

Thranduil eram um Sindar, de origem telerin, a terceira leva de elfos que partiu de Cuiviénen (Galadriel provém da segunda leva).

Só por estes dados podemos concluir que sim, ela era mais poderosa do que os outros dois justamente por ser mais velha, ser uma noldor legítima e, consequentemente, reter mais sabedoria.
 
Deixa ver se me saiu bem em clarear as coisas.

Galadriel, "a mais bela da casa de Finwë": Eu não diria que ela tenha sido a mais sábia dos elfos (afinal ela abandonou Amam), mas aprendeu muito com os maus e bons momentos que passou, ela de fato se tornou plena no momento que rejeitou o Anel. Ela tinha muito que ensinar. Ela foi uma das fundadoras do reino élfico em Eregion, na verdade eu gosto a versão que ela era a rainha de lá. Depois de ter sido "expulsa" pela intriga de Sauron, ela foi mora com os elfos silvestre, que a adotou como soberana. Quando o circo pegou fogo o povo de Eregion caiu, Celebimbor foi com o rabo entre as pernas pergunta a ela o que fazer com os três anéis. Ela mandou destruir, mas ele não quis; aí ela mandou esconder. Na TE, ela manteve Sauron/O Necroamante sob controle em Dol-Gundur, a ajudou a expulsá-lo de lá mais tarde.

Em termos de poder, o poder está no conhecimento e sabedoria, o primeiro ela tinha de sobra, (como já foi dito, ela nasceu em Amam, e viu as duas Árvores, por isso seu espírito era forte, como nenhum outro eruhín, na TM). Sabedoria ela adquiriu com o tempo... e bota tempo nisso.

Quanto à nobreza: bem, nesse quesito ela é ímpar. Era neta de Finwë o rei dos Noldor, neta de Olwë, rei dos Teleri, sobrinha neta de Thingol, rei dos Sindar e provavelmente (o parentesco exato não é dito, mas é próximo) sobrinha neta de Ingwë rei dos Vanyar. Ela era uma princesa entre os eldar, onde quer que fosse. Tolkien diz nos Apêndices que ela era a mais nobre de todos os elfos da TM, na TE. Aparentemente só ela permaneceu com status de realeza entre os eldar.

Elrond, por sua vez, foi sábio desde cedo (escolheu ser elfo:hihihi:). Ele fez parte da "nova geração", uns elfos que apesar de EXTREMANENTE novos em relação a seus antecessores, tiveram que levar um mundo destruído nas costas. Ele colou com Gil-Galad, provavelmente com Círdan dando o maior suporte (afinal o que sobrou de Beleriand fugiu para seus domínios), e peitaram Sauron.

Quanto ao poder, estava no seu caráter íntegro e sabedoria, ele foi logo acolhido entre os sábios de sua época, e na TE muitos ficaram com ele, na verdade a maior parte, ou todos, os que restaram em Eregion o seguiu.

Nobreza? Digamos que ele era uma espécie de nobre destituído, em tese ele era herdeiro de Turgon (era seu neto, e trineto e Finwë, portanto, primo 3º de Galadriel, além de genro) e após a morte de Gil-Galad para ele ficaria o título de Alto Rei dos Noldor, e ele era herdeiro de Thingol (era seu trineto), e por tanto senhor de todos os Sindar (inclusive Círdan e Oropher). Ele também tinha parentesco com Ingwë (era provavelmente seu sobrinho pentaneto) e era sobrinho trineto de Olwë. Como eu disse, ele herdou uma sociedade desmantelada, por isso esses títulos são como título de Príncipe Imperial do Brasil (que hoje pertence a Dom Bertrand). Mas pense que se não fosse assim, todos os que estavam na TM no fim da TE seriam seus súditos (exceção de um ou outro povo nômade sem rei), incluindo Galadriel.

Tanto Thraduil quanto seu pai Oropher, eram Sindar, com algum parentesco com Thingol, (talvez Oropher fosse sobrinho e Thingol, da mesma forma que Celeborn), o fato é que apesar de "membro da casa real dos Sindar", eles se tornaram reis, só nos meados da SE, quando largaram Gil-Galad e Elrond e foram para a Floresta.

De qualquer modo, eles estão abaixo, tanto de Galadriel quanto de Elrond, e não fosse pelo contexto da TE seriam uma espécie de reino vassalo.

É mais ou menos isso...
 
Última edição:
Dentre os três, Galadriel é a maior, tanto em poder quanto em sabedoria, aqui vai um trecho extraido da biografia da elfa feita pelo Fëanor: Galadriel

Galadriel, a Senhora da Floresta Dourada de Lothlórien, era a mais poderosa entre os Elfos da Terra-média na Terceira Era. Ela era uma das líderes dos Noldor que partiram das Terras Imortais em desafio aos Valar, e ela foi a última entre eles a permanecer na Terra-média. Galadriel rejeitou a chance de pegar o Um Anel e exigir poder para si, e por fim ela pôde retornar para o Oeste.

O pai de Galadriel era Finarfin, e sua mãe era Earwen. Na Grande Jornada para as Terras Imortais, o pai de Finarfin, Finwë, liderou os elfos conhecidos como Noldor e o pai de Earwen, Olwë, tornou-se o líder dos Teleri. Galadriel nasceu nas Terras Imortais por volta do ano 1362 da Era das Árvores, antes da Primeira Era começar. Ela possuía quatro irmãos mais velhos: Finrod, Orodreth, Angrod e Aegnor.

Como era costumeiro entre os Elfos das Terras Imortais, em seu nascimento Galadriel recebeu um nome de seu pai e outro de sua mãe. O nome dado por seu pai era Artanis, significando “mulher nobre”, e o nome dado por sua mãe era Nerwen, significando “donzela-homem”. O nome materno era geralmente escolhido com um discernimento do tipo de pessoa que a criança se tornaria. Galadriel cresceu até 1,93m de altura – extraordinariamente alta para uma Elfa - e ela era forte e atlética.

É dito que Galadriel tornou-se a maior dos Noldor, exceto talvez por seu tio Fëanor, o criador das Silmarils. Galadriel era muito sábia. Enquanto vivia nas Terras Imortais, ela aprendeu muito com Yavanna, a Vala dos das coisas em crescimento, e Aulë, o mestre dos ofícios. Galadriel possuía muito discernimento sobre a mente de outras pessoas e ela era bastante compreensiva e piedosa, mas também era orgulhosa e determinada.
 
Acho que a Galadriel era a mais poderosa das Senhoras élficas, sem dúvida alguma. E senhoras aqui seria um substantivo feminino, ou seja: comparamos Arwen, Galadriel, e uma pá de outras senhoras élficas que devem existir mas não são mencionadas.

Já sobre Elrond e Thranduil, sem dúvida são muito poderosos. Thranduil deve ser um grande guerreiro: não só por ter lutado na Guerra da Última Aliança e ter sobrevivido, e eu gosto de acreditar que ele morou com seu pai Oropher em Doriath, o que faz dele muito antigo e poderoso, ao passo de que o poder de Galadriel residia mais em sua sabedoria do que em qualquer outra coisa. O mesmo vale para Elrond, mas eu enxergo o filho de Eärendil como um ponto médio entre Thranduil e Galadriel. Acho que a senhora de Lórien era mais sábia que ele, mas Elrond Peredhel era ainda muito sábio. E Thranduil com certeza era melhor guerreiro, enquanto Elrond ainda era um excelente guerreiro, afinal, ele lutou na Guerra da Última Aliança e na Guerra dos Elfos e Sauron e sobreviveu: um feito memorável.

Quanto a um ser mais poderoso que o outro, há controvérsias. Se eles tivessem de duelar, digams, Thranduil tentaria dar uma surra em Galadriel, enquanto a elfa lhe daria uma excelente razão para não fazer isso. XD

Todos os três são poderosos, mas à sua própria maneira. E concordo plenamente com o Erundur, exceto em um único ponto: pelo que sei, de todas as maneiras Celeborn era sobrinho-neto de Thingol (das origens que conheço, em uma ele é filho de Galathil filho de Elmo, irmão de Thingol, e na outra ele era neto de Olwë de Alqualondë, irmão de Thingol)
 
Última edição:
Minha referência ao parentesco de Celeborn era do Silma e não do CI, o que não invalida meu argumento. Quanto a hipótese dele ser neto de Olwë, ela é a menos provável, já que 1. Isso torna Celeborn um Teleri e não Sindar 2. O torna um fugitivo de Amam e 3. Ele e Galadriel não se casariam, por serem primos em 1º grau.
 
Ao meu ver todos os tres eram poderosos! cada um com seu poder! como o DaniloStinghen os tres eram poderosos cada um a sua maneira!
Ao ler o post do Erundur acho que ficou tudo muito bem esclarecido! muito legal seu post!^^
 
Deixa ver se me saiu bem em clarear as coisas.


Tanto Thraduil quanto seu pai Oropher, eram Sindar, com algum parentesco com Thingol, (talvez Oropher fosse sobrinho e Thingol, da mesma forma que Celeborn), o fato é que apesar de "membro da casa real dos Sindar", eles se tornaram reis, só nos meados da SE, quando largaram Gil-Galad e Elrond e foram para a Floresta.

Erundur, onde conseguiu essa informação? Não me lembro de tê-la lido nos livros, pelo menos nos que tenho.

Abraços,

Carnillë
 
Dentre estes citados, realmente Galadriel era a mais poderosa e onipotente dentre os eldar da 3ª Era.
Viu as Luzes de Valinor; enfrentou o gelo atritante junto com os seus para chegar a Beleriand; conviveu com Melian - a Maia em Doriath; casou-se com Celeborn - parente de Thingol;...

Enfim,... várias "características" que fazem dela a maior eldar da 3ª Era.
 
Última edição:
Sempre estive em dúvida entre Elrond e Galadriel

Todos ja falaram sobre os poderes e tal, e sempre achei Elrond um pouqinho inferior a Galadriel. Somente acho os dois equivalentes pois apesar de Galadriel ter passado muito tempo com Melian, Elrond tinha sangue de Maiar.
 
Quanto a um ser mais poderoso que o outro, há controvérsias. Se eles tivessem de duelar, digams, Thranduil tentaria dar uma surra em Galadriel, enquanto a elfa lhe daria uma excelente razão para não fazer isso. XD

Galadriel não era apenas sábia. Ela era poderosa como guerreira também. Lutou contra os Noldor da hoste de Fëanor, mais poderosos que qualquer orc da Terceira Era que Elrond ou Thranduil já enfrentaram.

Os Noldor da Primeira Era eram por excelência os mais poderosos. Galadriel não foge à regra.
Tolkien era bastante elitista quanto às raças e status real.
Galadriel era da terceira geração da linhagem mais nobre da raça mais nobre.
 
  • Curtir
Reactions: Pim
Deixa ver se me saiu bem em clarear as coisas.

Galadriel, "a mais bela da casa de Finwë": Eu não diria que ela tenha sido a mais sábia dos elfos (afinal ela abandonou Amam), mas aprendeu muito com os maus e bons momentos que passou, ela de fato se tornou plena no momento que rejeitou o Anel. Ela tinha muito que ensinar. Ela foi uma das fundadoras do reino élfico em Eregion, na verdade eu gosto a versão que ela era a rainha de lá. Depois de ter sido "expulsa" pela intriga de Sauron, ela foi mora com os elfos silvestre, que a adotou como soberana. Quando o circo pegou fogo o povo de Eregion caiu, Celebimbor foi com o rabo entre as pernas pergunta a ela o que fazer com os três anéis. Ela mandou destruir, mas ele não quis; aí ela mandou esconder. Na TE, ela manteve Sauron/O Necroamante sob controle em Dol-Gundur, a ajudou a expulsá-lo de lá mais tarde.

Em termos de poder, o poder está no conhecimento e sabedoria, o primeiro ela tinha de sobra, (como já foi dito, ela nasceu em Amam, e viu as duas Árvores, por isso seu espírito era forte, como nenhum outro eruhín, na TM). Sabedoria ela adquiriu com o tempo... e bota tempo nisso.

Quanto à nobreza: bem, nesse quesito ela é ímpar. Era neta de Finwë o rei dos Noldor, neta de Olwë, rei dos Teleri, sobrinha neta de Thingol, rei dos Sindar e provavelmente (o parentesco exato não é dito, mas é próximo) sobrinha neta de Ingwë rei dos Vanyar. Ela era uma princesa entre os eldar, onde quer que fosse. Tolkien diz nos Apêndices que ela era a mais nobre de todos os elfos da TM, na TE. Aparentemente só ela permaneceu com status de realeza entre os eldar.

Elrond, por sua vez, foi sábio desde cedo (escolheu ser elfo:hihihi:). Ele fez parte da "nova geração", uns elfos que apesar de EXTREMANENTE novos em relação a seus antecessores, tiveram que levar um mundo destruído nas costas. Ele colou com Gil-Galad, provavelmente com Círdan dando o maior suporte (afinal o que sobrou de Beleriand fugiu para seus domínios), e peitaram Sauron.

Quanto ao poder, estava no seu caráter íntegro e sabedoria, ele foi logo acolhido entre os sábios de sua época, e na TE muitos ficaram com ele, na verdade a maior parte, ou todos, os que restaram em Eregion o seguiu.

Nobreza? Digamos que ele era uma espécie de nobre destituído, em tese ele era herdeiro de Turgon (era seu neto, e trineto e Finwë, portanto, primo 3º de Galadriel, além de genro) e após a morte de Gil-Galad para ele ficaria o título de Alto Rei dos Noldor, e ele era herdeiro de Thingol (era seu trineto), e por tanto senhor de todos os Sindar (inclusive Círdan e Oropher). Ele também tinha parentesco com Ingwë (era provavelmente seu sobrinho pentaneto) e era sobrinho trineto de Olwë. Como eu disse, ele herdou uma sociedade desmantelada, por isso esses títulos são como título de Príncipe Imperial do Brasil (que hoje pertence a Dom Bertrand). Mas pense que se não fosse assim, todos os que estavam na TM no fim da TE seriam seus súditos (exceção de um ou outro povo nômade sem rei), incluindo Galadriel.

Tanto Thraduil quanto seu pai Oropher, eram Sindar, com algum parentesco com Thingol, (talvez Oropher fosse sobrinho e Thingol, da mesma forma que Celeborn), o fato é que apesar de "membro da casa real dos Sindar", eles se tornaram reis, só nos meados da SE, quando largaram Gil-Galad e Elrond e foram para a Floresta.

De qualquer modo, eles estão abaixo, tanto de Galadriel quanto de Elrond, e não fosse pelo contexto da TE seriam uma espécie de reino vassalo.

É mais ou menos isso...


Belo post Erundur. Só discordo da parte em que você fala de quem herdaria o título de Alto Rei dos Noldor. Elrond não poderia ser Alto Rei por dois motivos:

1 - Não ser Noldo.
2 - Finarfin, (terceiro filho de Finwë, meio irmão de Fëanor e irmão de Fingolfin) ainda estava vivo em Aman. Portanto, era herdeiro por direito ao "trono de Alto Rei".

Poderia ainda citar um terceiro motivo, Galadriel era filha de Finarfin, e também herdeira... porém é complicado dizer que ela teria aceito o título por não ter se mostrado interessada nele e também por seu pai ainda estavr vivo.

Não me recordo bem onde foi que eu li, mas é dito que o título, com a morte de Gil-galad, "passou para Finarfin, além do Grande Mar, nas Terras Imortais..."

Vou ver se acho isso e posto aqui depois confirmando.
 
Finarfin era Alto Rei dos Noldor no Ocidente.
Na Terra-média ele não tinha influência.

A coroa dos Noldor passava por linhagem masculina direta. Quando o rei não tinha filhos homens parar herdar o trono, passava para a próxima casa da Família Real.
Depois que a coroa passava para uma família, não podia mais voltar.
Em ordem, as três casas herdeiras de Finwë eram a de Fëanor, de Fingolfin e de Finarfin.

Como Fëanor e Fingolfin foram para o exílio com seus herdeiros, a coroa passou para a terceira casa que restou, a de Finarfin.

Na Terra-média, a Casa de Fëanor perdeu a coroa seja pelo banimento de Fëanor ou seja pela renúncia de Maedhros, que aceitou seu tio, Fingolfin, como Alto Rei, passando a coroa para a segunda grande casa dos Noldor.

Com a morte de Fingolfin, o reinado passou para seu primogênito, Fingon. Com a morte deste, que não possuia herdeiro, a coroa passou para seu irmão (a segunda casa dos herdeiros de Fingolfin).
Turgon não possuia herdeiro masculino, portanto, após sua morte, a coroa passou para a terceira casa de Finwë. A casa de Finarfin, com Gil-Galad.
Note que Galadriel viria antes de Gil-Galad na sucessão, porém, por ser mulher não teve direito à coroa.

Elrond era descendente direto de Turgon, da Casa de Fingolfin. O reino já havia passado para a Casa de Finarfin e não poderia mais voltar.
Além disso, a linhagem de Turgon até Elrond não era masculina apenas, o que não lhe dava direito ao trono.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo