• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Seria Melkor realmente vilão?

Na minha opinião, ele não era vilão por que quis, pois todos os Ainur são somente a criação de um sonho de Eru. Eru criou cada um com uma personalidade, portando, acho eu que Eru criou Melkor para ser o vilão. Assim como ele vez Manwë e Melkor serem irmãos, já que eu sua mente eles eram. Enfim, tudo foi planejado por Eru que queria que existesse algo "mal" em Arda, para assim com o tempo todas as suas criações aprendesse... Que é o que acontece na última profecia de Mandos... Quando todos os seres cantaram com Eru uma só música.
 
Tolkien or Nietzsche, Philology and Nihilism

Nietzsche and Tolkien: reviewing the Will to Power

As pessoas estão começando a dar realmente uma estudada nessas correlações filosóficas entre Tolkien e autores como Nietzsche por causa da importância da Vontade de Potência (Will to Power) como a força motriz da Queda de Melkor e a perversão dos Maiar que o seguiram. Tem mais gente vendo a correlação entre Melkor e o Superman de Nietzsche

Nietzsche and Tolkien 2: The Valar -Malfunctioned Will to Power

In fact Melkor’s name literally means “He who arises in Might”. His power was immense and in the beginning his will contended with Eru himself in the creation of the world. He is perhaps the archetype of reaching towards the superman but being corrupted.

Esse texto é parte do livro que estuda Tolkien e a filosofia

http://www.docstoc.com/docs/5230252/Uberhobbits

O textos aí em cima são muito bons Podem não tratar especificamente do Melkor como é descrito no Mitos Transformados mas as ilações já podem partir daí facilmente.

Pena que quando se trata de achar material assim em português sobre Tolkien a gente mesmo tem que escrever. Narnia em contraste teve o livro sobre a sua filosofia traduzido aqui e parece até muito bom.
 
Última edição:
Primeiramente ola
sou novo.....entrei no forum mais por este topico.....estava lendo e lembrei de um livro que fala exatamente do ponto de vista de Melkor algo bom.....não foi feito por J.R.R.Tolkien mas por uma autora russa(na verdade deu ate problema por causa disto o livro não pode sair da Russia)o nome do livro é O livro negro dos Valar ou algo parecido(não to lembrado direito).....se alguem conseguir achar este livro(por muita sorte)em ingles ou ate traduzido por favor me passa....
e para exclarecer eu nao concordo com o que a autora fez mas realmente quero ler esse livro para saber mais.
Koala
 
Koala o livro do qual você está falando é esse daí :
O Livro Negro de Arda que está sendo traduzido lá na Duvendor e que parece ser, sim, muito bem pensado e escrito. É uma versão gnóstica do Mito do Silmarillion apresentando Melkor como o herói injustiçado da mitologia.

Pra fazer pensar mas muito cuidado com a perspectiva da Boca Mentirosa!! :P

De acordo com o livro de Vassilyeva e Nekrasova, o Vala Melkor não era originalmente o Grande Inimigo da Terra-média, mas sim um sábio Professor e um mártir, enquanto que o Criador Eru Ilúvatar e os Valar são representados como tiranos sem remorso. Melkor tentou atuar em Arda de acordo com seu próprio pensamento, mas isto era contra a vontade do Criador. O conflito entre Ilúvatar e Melkor causou a expulsão de Melkor e a batalha deste contra Eru e os Valar.

Eu, sinceridade, por mais bem escrito que seja não consigo ler o troço sem cair na gargalhada ao ver coisas assim. Eu acho muito mais fácil redimir Satã do que Melkor pq o Diabolus Tolkienieniano era tão mais em contato direto com os seres criados por tanto mais tempo que,simplesmente, não dá pra crer em uma perspectiva que faça a Criatura parecer um coitadinho. Mas não deixa de ser interessante dar uma lida naquela que poderia ser a Bíblia Silmarillion guardada pelos Orcs debaixo de Gundabad contando a "verdadeira" história do Mundo e de Melkor, Provedor de Liberdade!!

Aproveitem aí , acho que no dia que ele acabar de ser traduzido vou imprimir a peça pra ler inteiro.

As russas estão de parabéns!!
 
Última edição:
Defendo Melkor por ser vitima de sua sina, mas essa obra exalta e vangloria Melkor dizendo que todo o resto é vilania. Defendo Melkor de um ponto de vista totalmente diferente, culpado sim, mas que sua pena seja diminuida por sua sina.

Mesmo sendo o mais imparcial o possivel, acho tal livro pobre e sem nexo.
 
acho que Morgoth tem sim uma personalidade má!!!!!

não tem essa de "se tornou mal por isso ou aquilo", o cara ja era mal, só esperou um pouco e "shlep" mostrou quem realmente é!!!!!

pra mim a maldade ja nasce no coração de cada um (se é que Melkor tem coração), infelizmente!! :osigh:
 
acho que Morgoth tem sim uma personalidade má!!!!!

não tem essa de "se tornou mal por isso ou aquilo", o cara ja era mal, só esperou um pouco e "shlep" mostrou quem realmente é!!!!!

pra mim a maldade ja nasce no coração de cada um (se é que Melkor tem coração), infelizmente!! :osigh:

Nisso eu não posso concordar, Zorba... Ninguém nasce "mal", seja lá o que isso (ser mal) possa significar. Eu acredito que todos são como um frasco vazio que é preenchido pelos pais, amigos, escola, sociedade. O meio onde você vive ajuda e muito a moldar quem você é. Tudo o que você vê, lê, vive, sente e tem influencia na formação de sua personalidade.

Não digo que foi isso o que houve com Melkor, mas não dá pra dizer que a maldade já nasce no coração de cada um...
 
Nisso eu não posso concordar, Zorba... Ninguém nasce "mal", seja lá o que isso (ser mal) possa significar. Eu acredito que todos são como um frasco vazio que é preenchido pelos pais, amigos, escola, sociedade. O meio onde você vive ajuda e muito a moldar quem você é. Tudo o que você vê, lê, vive, sente e tem influencia na formação de sua personalidade.

Não digo que foi isso o que houve com Melkor, mas não dá pra dizer que a maldade já nasce no coração de cada um...

E caso nascessem poderíamos dizer que o próprio Eru é mal ao criar criaturas com apenas a finalidade de sofrer!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo