• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Concurso premia melhores fotos amadoras do espaço

ALF

The Proudest Monkey!!
16/09/2009 - 11h28

Um concurso realizado pelo Observatório Real Britânico, em Greenwich, em Londres, premiou as melhores fotografias amadoras de astronomia de 2009.

O britânico Martin Pugh foi o grande vencedor do ano, conseguindo registrar a chamada Nebulosa do Cavalo.
Para conseguir a imagem, Pugh passou dois meses analisando e registrando fotos do céu, a partir de seu jardim, com um telescópio e uma câmera digital.

Leia mais...

Site Oficial (em inglês) com as fotos e comentários.

Algumas das vencedoras, na categoria Terra e Espaço:

Star-Trails-Blue-Mountains-524.jpg

Star Trails


Venus-Jupiter-Moon-trails-over-Nepean-River524.jpg

Venus, Jupiter and Moon Trails over the Nepean River


Bow-Of-Orion.jpg

Bow of Orion (Aurora Borealis)
 

Anexos

  • Star-Trails-Blue-Mountains-524.jpg
    Star-Trails-Blue-Mountains-524.jpg
    93,6 KB · Visualizações: 19
  • Bow-Of-Orion.jpg
    Bow-Of-Orion.jpg
    18,8 KB · Visualizações: 23
  • Venus-Jupiter-Moon-trails-over-Nepean-River524.jpg
    Venus-Jupiter-Moon-trails-over-Nepean-River524.jpg
    13 KB · Visualizações: 23
Essa terceira além de ser perfeita me emociona.... vi isso de pertinho na Finlãndia, é uma das coisas mais belas da natureza.
 
"amadoras"?

aham....

Foi exatamente o que eu pensei quando vi. Principalmente umas fotos de umas nebulas que ficam há uns bons anos luz daqui.


Mas os organizadores são britânicos... e britânicos tendem a ser estranhos.
 
Pois é, essas fotos de amadoras não tem nada... rs

Lindas, adorei a foto da Eta Carina, uma das minhas nebulosas favoritas.
 
Quero ser amador assim. :g:

Você pode ser, Fëanor... é só dispor de uma boa quantia de doletas...

Olhando a descrição de como a segunda imagem foi conseguida, acho bem possível sim ser de amadores (no sentido: fotógrafos não profissionais), mas com um equipamento bem potente.

What’s in the picture: This orientation of the Moon (left), Venus (centre) and Jupiter (right) is rarely photographed. Taken with an exposure of two hours, the photograph shows the trail of the three bodies in the sky at sunset. Venus and Jupiter are five of the planets which are visible at various times with the naked eye from Earth, the others being Mercury, Mars and Saturn.

Equipment: Canon 400D DSLR camera; EF–S17 85-mm IS USM lens; ISO 400; exposure range from 6 seconds to 2 hours


Olhando no site da Canon, consegui achar uma câmera similar à utilizada pelo fotógrafo:

EOS 40D com EF 28-135IS Digital SLR = US$ 1.049,99

Como o cara é europeu, esse preço deve ser acessível a ele, ainda mais em se tratando de euros... o que deve ter sido extremamente sacal foram as 2 horas para capturar a imagem.
 
Você pode ser, Fëanor... é só dispor de uma boa quantia de doletas...

Exatamente por isso. :mrgreen:
Claro, além de ter um equipamente de primeira, é preciso ter alguns conhecimentos já avançados sobre fotografia. Mas eu chego lá.
E esse pessoal aí só é chamado de amador por não serem fotógrafos de profissão.
 
As imagens são incríveis, demostram profundamente o que um ser é capaz de fazer com uma maguina que memoriza o tempo em mãos. A ultima imagem, da Aurora Boreal, é inspiradora! Muito linda como poucas fotos dela.
 
Muito legal as fotos.

O máximo que eu já consegui registrar com a minha câmera foi meu cachorro mostrando a língua. :lol:
 
Poutz, eu acabei me esquecendo de verificar se haveria uma segunda edição do prêmio. :roll:

Bem, vou colocar a edição de 2010 aqui e ficar de olho na de 2011. É para sair em Setembro.


O concurso é dividido em várias categrias e cada uma tem seu top cinco (vencedor, segundo colocado, e três "melhores indicações". E, assim como em 2009, o grande vencedor foi da categoria Earth and space:


Grande vencedor dentre todas as categorias.

Blazing-Bristlecone-Tom-Lowe524.jpg

Sobre a Foto: A foto mostra os galhos retorcidos de uma árvore antiga alinhados com uma visão da Via Láctea. A Via Láctea é uma estrutura em forma de disco composta por estrelas, gáses e poeira medindo mais de 100.000 anos luz de uma ponta à outra. Nosso sol fica "dentro" desse disco, aproximadamente dois terços do caminho entre o centro e a borda, então vemos a Via Láctea como uma faixa clara circundando o céu. Essa imagem mostra uma visão para o centro da nossa galáxia, 26.000 anos luz de distância, onde nuvens negras de poeira encobrem a luz de estrelas ainda mais distantes. O que parece ser um satélite artificial orbitando a Terra deixou um leve rastro de luz no centro da imagem.

Equipamento usado: Camera Canon EOS 5D Mark II DSLR com lentes Canon EF 16-35mm posicionadas em 16mm.


Categoria para fotos que incluem paisagens, pessoas e outras "coisas terrestres". Fotos para essa categoria deve incluir também algum corpo astronomico - estrelas, a Lua ou fenômenos que ocorram próximo à Terra, como a aurora.

Whisper-of-the-Wind-Dave-Brosha524.jpg

Sobre a Foto: A Aurora, ou Luzes do Norte e Sul, são criadas pela interação entre a atmosfera da Terra e uma corrente de partículas vinda do Sol, conhecida como Vento Solar. O campo magnétco terrestre atra essas partículas para os polos do planeta levantando cortinas brilhantes de luzes coloridas. Esse fenômeno é melhor visto durante a noite perto dos polos Sul e Norte.

Equipamento usado: Camera Canon EOS 5D Mark II DSLR com lentes Sigma 15mm fisheye posicionadas em um tripé estático.

* * * * *
Solstice-Full-Moon-Over-Sounion-Anthony-Ayiomamitis524.jpg

sobre a Foto: Durante o Solstício de Verão, a lua cheia se ergue atrás das colunas das ruínas do templo de Poseidon na cidade do Cabo Sounion, sul de Atenas. A Lua geralmente surge laranja ou amarela quando próxima do horizonte, pois sua luz é filtrada pelas grossas camadas da atmosfera terrestre. Com esse ângulo baixo a Lua pode parecer bem maior do que o normal porque nossos olhos tendem a compará-la com outros objetos no céu, como as estrelas.

Equipamento usado: Telescópio refrator Takahashi FSQ-106 106mm montado com lentes Barlow Astro-Physics 2x e camera Canon EOS 5D Mark I DSLR.


Fotos do nosso Sol e sua "família" - planetas, luas, asteróides e cometas.

Siberian-TotalityAnthonyAyiomamitis524.jpg

Sobre a Foto: Durante o eclipse total do Sol, a Lua passa diretamente em frete a ele. Por uns poucos minutos, com a luz solar bloqueada, a imagem nos mostra um vislumbre da Corona, a atmosfera externa do Sol. Poderosos campos magnéticos atraem e modelam os gases super-aquecidos da Corona em loops e correntes brilhantes.

Equipamento usado: Telescópio retrátil Takahashi FSQ-106 106mm montado com uma camera Canon EOS 350D XT DSLR.
 

Anexos

  • Sussurro do Vento.jpg
    Sussurro do Vento.jpg
    28,3 KB · Visualizações: 6
  • Jupiter.jpg
    Jupiter.jpg
    10,1 KB · Visualizações: 6
  • Árvore e Via Láctea.jpg
    Árvore e Via Láctea.jpg
    154,1 KB · Visualizações: 6
  • Eclipse Solar Total.jpg
    Eclipse Solar Total.jpg
    89,7 KB · Visualizações: 6
A segunda foto da Aurora foi a melhoa, a mais bonita, qem me dera um dia poder ver fenômenos da natureza como esses, realmente nosso mundo é muito belo!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo