• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Círculo de Lei IV] Julgamento de Saruman

Status
Fechado para novas mensagens.
Saruman esboça um sorriso... Ouço murmúrios na platéia... A tensão é grande.

Irá a acusação recorrer apropriadamente, apelando que o Júri revise sua posição de inocentar Saruman de uma acusação?

Aguardo ansiosamente...
 
Estou de pé (prestando muita atenção onde a panela voa) mas não seria A Banca de Defesa que tem de manifestar interesse, Excelentíssimo Juiz Mão de Ferro?

Temos o devido prazo, se não postarmos dentro dele, então acabou. Mas garanto uma coisa a todos os presentes: o fim ainda não chegou!
 
Estou de pé (prestando muita atenção onde a panela voa) mas não seria a Banca de Defesa que tem de manifestar interesse, Excelentíssimo Juiz Mão de Ferro?
Bem... se ele é INOCENTE disso, pq a defesa se manifestaria? Ela conseguiu o objetivo dela inocentando o Réu!

Nos demais casos como diz a regra, se todos os jurados votarem em igualdade, ou seja, for unânime a decisão, não caberá recurso, devendo apenas o Réu ser julgado e sentenciado pelo Juiz.

mas como o Húrin optou por votar as acusações de forma apartada (o que admito achei genial), apenas o único voto contrário que poderá ser objeto de recurso... e nesse caso, a banca com interesse é a que perdeu NESSE voto, que é a Acusação... já que os outros votos foram unânimes e a Defesa não tem o que se manifestar, entendeu florzinha? ^^
:superupa:
 
Esclarecendo:

A Acusação tem até amanhã para dizer se vai ou não recorrer. Caso vá, o que ela já deve ter em mente, ela terá mais um dia para apresentar seu recurso, ou seja, caso opte por recorrer o prazo total é de 48 horas.

O prazo de 24 horas para manifestação é meramente para que a banca se reúna e decisa o que fazer, mas caso tenham em mente que o recurso é o certo, que avise até amanhã as 15:43 e o poste até dia 04/09 as 15:43!

Entendido?
 
Parabéns aos 3 membros do Júri pela manifestação dentro do prazo, assim como a organização. Foi excelente a sacada do Húrin em definir responsabilidades específicas para cada acusação. Isso me passou pela cabeça, mas não imaginei que um jurado iria realmente tornar essa possibilidade em algo real.

Digno de nota também o empenho das bancas que continuam interessadas no caso (tanto quanto a platéia) e já estão com a pele vermelha de tanto se coçarem para fazerem de tudo por seus clientes.
 
Sentado daqui da Tribuna, contemplo a Platéia e permaneço atento aos integrantes das Bancas que atuaram neste Círculo da Lei. Há algum tempo atrás, não acreditaria que esses Defensores cresceriam tanto em seu conhecimento.

Em meio à essa constatação, meu olhar encontra o de Olórin e para meu espanto, o novo Líder dos Istari parece concordar com a minha decisão. Nisso, procuro outra pessoa, ou sou atraído em sua direção.
Lá está Curumo e em seu olhar encontro uma espécie de assombro, de incrédulidade, como alguém que ganha uma nova chance. Mas pela primeira vez durante todo esse Julgamento, a postura de Curumo muda.
Ele já não está tão tenso como estava desde o início, nem seu olhar está tão frio e profundo. Algo do antigo Curumo parece ter ressurgido...

Volto meu olhar para Olórin, que me observa por baixo de suas sobrancelhas grossas, pita de seu cachimbo e parece sorrir...
 
Os pronunciamentos dos Jurados foram como um baque no entuasiasmo de Anwel.
Mesmo tentando fingir frieza, é evidente o resultado dos 2 primeiros pronunciamentos: olhar cabisbaixo, ombros caídos, longo suspiro.

"- Todo um trabalho em vão?", sussurra o presidente da Defesa.

Porém, quando o último jurado faz seu pronunciamento, a expressão antes derrotada de Anwel se altera. Um pequeno sorriso surge na face, e, meneando a cabeça, ele dá um tapinha nas costas de seus companheiros de banca.

"-Nem tudo foi em vão..."
 
Gostaria que tirassem uma dúvida, seja a Ly ou o Mene.....

O réu foi considerado culpado de todas as acusações por dois dos jurados, apenas o jurado Hurin optou por inocenta-lo em uma das acusações, tendo dado o voto de culpado para as outras duas.
Sendo assim, mesmo na acusação negada pelo Hurin, o réu já é considado culpado, correto? Pois dois outros jurados o consideraram, o que deixa a votação em 2 contra 1?

Pediria esse esclarecimento antes de a banda de acusação manifestar quanto a recurso.
 
Gostaria que tirassem uma dúvida, seja a Ly ou o Mene.....

O réu foi considerado culpado de todas as acusações por dois dos jurados, apenas o jurado Hurin optou por inocenta-lo em uma das acusações, tendo dado o voto de culpado para as outras duas.
Sendo assim, mesmo na acusação negada pelo Hurin, o réu já é considado culpado, correto? Pois dois outros jurados o consideraram, o que deixa a votação em 2 contra 1?

Pediria esse esclarecimento antes de a banda de acusação manifestar quanto a recurso.

bem, no Direito o voto do Juri serve apenas para o Juiz ter um respaldo, ter um foco ou um referencial; não necessariamente condenando o Réu mas sim agravando sua sentença, ou seja, se o voto do Mené for inocentando o Réu de todas as alegações, assim será.

Caso ele siga os votos dos jurados, aí sim, Saruman já está condenado, tendo apenas um atenuante por esse "inocente" se assim for ele mantido, aí o que pode acontecer é o Mené falar que ele será culpado e condenado, mas pegar mais leve na pena a ser imposta....

Deu pra entender ou piorei a cuca? rs :superupa:
 
Obrigado Ly, esclareceu bem..
Mas o Mene decide sozinho? É muito poder nas mãos, alias, panela do meritissimo juiz Menegroth :panela:
 
Obrigado Ly, esclareceu bem..
Mas o Mene decide sozinho? É muito poder nas mãos, alias, panela do meritissimo juiz Menegroth :panela:

Sim... é por isso que ele é O juiz... o que ele disser, aqui dentro, é lei.
 
Meu primeiro e único flood dentro desse tópico: Cada vez que eu vejo essa panela batendo eu dou gargalhadas sozinha :panela:

Pobre Mené!
 
Pobre??

Achava que ele era quem estava panelando:think::dente:

(Floodando, afinal, de ferro só a panela do Mené!:roll:)
 
bem, no Direito o voto do Juri serve apenas para o Juiz ter um respaldo, ter um foco ou um referencial; não necessariamente condenando o Réu mas sim agravando sua sentença, ou seja, se o voto do Mené for inocentando o Réu de todas as alegações, assim será.

Caso ele siga os votos dos jurados, aí sim, Saruman já está condenado, tendo apenas um atenuante por esse "inocente" se assim for ele mantido, aí o que pode acontecer é o Mené falar que ele será culpado e condenado, mas pegar mais leve na pena a ser imposta....

Deu pra entender ou piorei a cuca? rs :superupa:

Bem... se ele é INOCENTE disso, pq a defesa se manifestaria? Ela conseguiu o objetivo dela inocentando o Réu!

Nos demais casos como diz a regra, se todos os jurados votarem em igualdade, ou seja, for unânime a decisão, não caberá recurso, devendo apenas o Réu ser julgado e sentenciado pelo Juiz.

mas como o Húrin optou por votar as acusações de forma apartada (o que admito achei genial), apenas o único voto contrário que poderá ser objeto de recurso... e nesse caso, a banca com interesse é a que perdeu NESSE voto, que é a Acusação... já que os outros votos foram unânimes e a Defesa não tem o que se manifestar, entendeu florzinha? ^^
:superupa:

:yep:
Agora eu entendi, Lyndinha :kiss:

A minha pergunta era porque eu tinha feito a mesma interpretação do Roger, ou seja, que Saruman estava condenado em 3X0 em três acusações e condenado em 2X1 em uma já que o Elessar Fox e o Ondon Rincewind condenaram globalmente, e que caberia a defessa recorrer por falta de unanimidade nessa última e não a acusação recorrer pedindo uma unanimidade (já que eu havia entendido que o Jurados Elessar Fox e o Ondon Rincewind condenaram também nesse quesito).

Uma vez que a dinamica é diferente do que eu tinha entendido, estaremos nos reunindo e postamos ainda no prazo se recorremos ou não.
:think: :think: :think:
 
Última edição:
E eu keria saber: nós, da defesa, não podemos usar o recurso para tentar convencer os outros jurados a mudarem seu voto sobre a acusação q Saruman foi inocentado? Pois, pelo q entendi, como não foi unanime, temos esse direito.
 
Temos direito do que não foi decidido por unanimidade, como bem explicou a ly aguns topicos acima.
 
Bem, eu digo que a defesa irá usar o recurso. Após a decisão de Menegroth Mão de Ferro, teremos 2 dias para postarmos o recurso?
 
...
Queria fazer um pedido: 1

Na minha ótica apenas o Hurin e o Elessar fox souberam dividir bem e justificar plausivelmente sua opnião, principalmente o Hurin.2

O Ondon Rincewind, refere-se apenas ao ataque do condado em sua opnião, nós da defesa queriamos saber qual a opnião de Ondon Rincewind acerca da suposta aliança de Saruman com Sauron justificando-a. E acerca do aprisionamento de Gandalf. Que foram os outros dois crimes em que a defesa se baseou para sua tese. 3

Sem essa justificativa não acho que ja se tenha tomado uma decisão, afinal ele não se pronunciou acerca de dois dos crimes, apenas disse que ele é culpado de tudo sem base. E a justificativa do Elessar Fox também ficou obscura quanto a suposta aliança de Saruman com Sauron. 4

Se bem que, qualuqer coisa que ele falar não vai adiantar de nada pra nós, afinal não teremos direito de rebater os argumentos do juri. 5

OFF: Acho que os jurados deviam fazer justificativas que pelo menos se aproxime do esforço da defesa e da acusação, justificar em quatro linhas e ser aceito não acho justo, se assim fosse poderiamos dizer: É" culpado porque eu acho que ele é culpado." e todo mundo aceita... . Isso serve para todos os circulos da lei que virão daqui pra frente, deveria ser tomado como base a defesa ao estito Hurin, no caso de mais de um crime.OFF 6

1. PEDIDO NEGADO- O VtBBC sugere olhar os demais julgamentos, verificará assim que NESTE caso colocamos a justificativa obrigatória para que vcs das bancas não fiquem se perguntando os motivos.

2. Não cabe às bancas definir o que é dividir bem ou não. A divisão realizada pelo usuário Húrin foi interessantíssima e louvável, mas foi a primeira vez que aconteceu, novamente aconselhamos que analisem as regras e os demais julgamentos e notará que a única coisa solicitada à eles foi para que justificassem e não para que se manifestassem pos cada ítem em apartado. Na verdade o dever de um jurado é "considero culpado por que ACHO ISSO E ISSO" ou "Considero inocente POR ISSO E POR ISSO". A opinião deles é pessoal... Não tem essa de saber ou não dividir.

3. "A Defesa não quer nada... a Acusação não quer nada... o VtBBC não quer nada e o Juiz não quer nada". O Juri falou O QUE ACHA da melhor forma que entenderam por bem. Solicitamos o conformismo ou no próximo julgamento tiramos as justificativas e a banca ficará sem saber os motivos de cada voto... o que o VtBBC acha desnecessário, uma vez que colocamos essa nova regra para que soubessem onde foi a falha na opinião de quem está de fora da lide (briga/conflito).

4. A não manifestação da Acusação a respeito de recurso e a manifestação do Juiz é que decidem isso. Novamente pedimos para não tumultuar o julgamento. (E a Indily reforça: Ainda mais vc, Lyvio que fez direito e deveria saber muito bem qual a posição de cada um em um julgamento).

5. Muito bem observado.

6. Não julgue um livro pela capa ou um filme pelo título. A manifestação do juri como ja dito é para que se tenha ciência dos motivos. Explicações não são tão necessárias... a isso damos o nome de feedback, saber onde errou para melhorar e não fazer mais, e não justificativa de erros detalhadas. O juri tal como qualquer outro que se interessou, leu todas as peças e comentou apenas o PQ chegou a decisão. Os demais pontos favoráveis ou não ao Réu, não devem ser colocados em pauta. Isso é um julgamento, de forma célere mas correta.

Tentamos passar como seria um julgamento se ele realmente fosse feito, e não queremos agir como aconteceria num tribunal, solicitando às partes, sejam quais forem, que silenciem-se quando não conformadas ou se retirem do Tribunal algemadas. :grinlove:

Regras são regras gente, tenhamos o bom senso para que a brincadeira continue a seguir de froma gostosa e itneressante à todos.
______________________________

E eu keria saber: nós, da defesa, não podemos usar o recurso para tentar convencer os outros jurados a mudarem seu voto sobre a acusação q Saruman foi inocentado? Pois, pelo q entendi, como não foi unanime, temos esse direito.
Não Turambar, o Recurso só pode ser usado contra fato não unânime, ou seja, só aquele item mencionado pelo Húrin. Qualquer menção aos demais itens será desconsiderada pelo juiz e juri.
______________________________

Temos direito do que não foi decidido por unanimidade, como bem explicou a ly aguns topicos acima.
E que fique claro que o que não foi decidido é o que o Húrin expos, e NADA MAIS não use a tática do "já que não falaram podemos falar" pois todo e qualquer fato novo trazido ao Recurso será invalidado.
______________________________

Só complementando o comentário do Lyvio com uma coisa que eu já tinha falado em outro lugar:

Se houve tantas acusações sobre o réu, porque só algumas delas foram citadas pelos Jurados? As outras cabe ao Juiz decidir ou elas são relevadas por serem "menores"?

Como a "morte de Boromir", "uso de orcs", "sequestro dos pequenos", etc?
Reiterando: OS JUIZES NÃO TEM A OBRIGAÇÃO DE COMENTAR ITEM POR ITEM DE CADA PEÇA!!! O Que interessa à vcs é o VOTO. O resto é apenas para que saibam o que provavelmente influenciou MAIS em suas decisões. Apenas o Voto contrário deve ser contrariado em recurso.

Resumindo: A decisão final é do juiz! Cada jurado profere seu parecer com base no que achou pertinente... se formos esmiuçar crime por crime do réu o julgamento levará um mês a mais para terminar.
O VtBBC SOLICITA AOS JURADOS QUE NÃO SE MANIFESTEM COM EXPLICAÇÕES ÀS QUESTÕES, SENDO ESTE ENCARGO DADO AO VtBBC OU AO JUIZ.
 
Última edição:
...
Sei muito bem qual a posição num juri real.

Mas pelo menos aqui deveria ter uma coisa mais lógica tendo em vista ajudar no crescimento dos debates, as falhas de cada banca deveriam ser apontadas para um próximo debate de modo que quem perdesse soubesse exatamente porque perdeu, não porque alguém já tem opnião formada antes do juri e não desejaria muda-la por nada, não sendo imparcial como deveria ocorrer.

Desculpem, mas não estou inconformado, apenas acho que os motivos do juri e do juiz deveriam ser expostos de modo mas complexo e menos preguiçosos.
neste caso vcs individualmente conversem com eles. Nada impede que lhes façam um feedback mais detalhado...

Quanto ao MENOS PREGUIÇOSO gostaria de lembrar que certos tipos de posturas são inadequados. E Chamar outro usuário, amigo que está aqui como voluntário da mesma forma que vc de preguiçoso é no mínimo grosseiro. Novamente peço para que não mais comente isso... quer reclamar, vá no Perfil do VTBBC que conversaremos.
Tumultuar o Julgamento só irá gerar atrasos e desgostos, pois as decisões continuarão as mesmas.
 
Última edição:
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo