• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Círculo de Lei IV] Julgamento de Saruman

Status
Fechado para novas mensagens.
É hoje!!

Uma aura de expectativa e silêncio paira no Máhanaxar... Dentre em pouco tempo, será decidida a sina daquele que outrora foi conhecido como "O Branco"!
 
Preciso reler toda a papelada. Analizar alguns fatos e suas reais consequências... Algumas coisas ainda não estão bem explicadas nessa estória toda.
Acredito que tudo se encaixará melhor com a nova apresentação...:think:
 
A defesa está agitada. Mais uma vez, rele suas extensas anotações, pergaminhos, livros... TurambarWoW olha para o réu. Sabe que o destino de um Maia, um dos Ainar, um dos formadores de Arda, está em suas mãos. Nesse momento, ele vê, mais fortemente do que nunca, a sua importância. Sua determinação é mais forte do que nunca!
 
Posso sentir a tensão no ar, a ansiedade daqueles que acreditam na culpa ou na inocência de Saruman. O próprio réu deixa escapar um pouco da nervosismo que certamente o consome.

Os presentes murmuram enquanto esperam a Defesa se pronunciar. É por força de vontade que me mantenho calada, junto aos meus companheiros de Acusação.

Sei da importância desse momento, e aguardo para ver de quais argumentos a Defesa lançará mão.
 
Finalmente, após grande labuta de ambas as bancas, esse julgamento chega próximo ao fim. Todos estão ansiosos para saber o destino de Curumo, o Istar enviado a Terra-Média para combater Sauron.


Aqui começa nossa última contribuição formal, no sentido de defender o Mago Branco. Aqui também está inserido todo o esforço de três pessoas que acreditam na inocência do réu, e o julgam merecedor de respeito e consideração, por tudo o que foi e que é. Meus sinceros agradecimentos aos meus dois companheiros pela confiança, seriedade, e, por último, mas não menos importante; esperança.


Renomado Juiz e Sábios Jurados, aqui começa a propriamente dita defesa:


Drag047 disse:
A Defesa questiona de onde tiramos a idéia que Saruman ofereceu ajuda a Gandalf para proteger o Condado, usando esse oferecimento para atrair o Cinzento a Isengard. Nós tiramos essa certeza do próprio testemunho de Gandalf quando da Reunião em Valfenda, onde ele alertou Elfos, Humanos e Anões da traição de Saruman. Foi ele quem disse que o recado de Saruman que Radagast transmitiu falava, claramente, que os Nazgul estavam procurando o Condado e que Saruman alegava poder ajudar Gandalf a defendê-lo, mas que para isso Gandalf deveria ir até Isengard antes do Solstício. Não vemos onde pode estar a dúvida nesse caso.

Ao contrário da acusação, a defesa vê sim uma dúvida nesse caso. No recado de Curumo, transmitido por Radagast, o Mensageiro Branco oferece ajuda a Gandalf. Nada mais. Não há nenhuma menção ao Condado, ou ao fato que o Líder dos Istari poderia ajudar na defesa da Terra dos Hobbits. Afinal, só para enfatizar nosso argumento - e aqui pedimos frieza e seriedade de todos: A missão dos magos era DESTRUIR SAURON, como Curumo sempre tentou, e não proteger os mais fracos.

Drag047 disse:
Notem bem: A Defesa admite que Saruman não tinha nenhuma intenção de destruir o UM Anel e sim de usá-lo. Nesse ponto, pelo menos concordamos. Mas não podemos concordar com os argumentos que a Defesa usa para justificar Saruman.


Pois bem, desejamos deixar claro mais um fato sobre a missão dos Istari: Os Maiar enviados na missão contra Sauron eram livres pra fazer suas ações de acordo com suas possibilidades, e os mesmos foram escolhidos pelos poderes e inclinações particulares. Deixando mais claro: Os Valar conheciam as inclinações de cada um, e tinham conhecimento das possíveis ações dos escolhidos. Será que seria tão estranho para um servo de Aulë o uso de ferramentas (no caso um Anel do Poder) para realizar sua missão? Não era a habilidade com as mãos que caracterizava os amigos e discípulos deste Vala, como Feänor e mesmo Sauron? Não fora justamente essa habilidade e conhecimento sobre esses assuntos por Curumo que permitiram a vitória na batalha contra o Senhor do Escuro em Dol Guldur?


Neste ponto da nossa argumentação, ainda levantamos uma hipótese: Não seria possível que um Maia do porte de Curumo, com todo conhecimento adquirido (a custos de grande pesquisa e trabalho árduo), tivesse descoberto um jeito de controlar o Anel do Inimigo?


Após essas reflexos, contra-argumentaremos algo exposto pela acusação:


Drag047 disse:
A Defesa ainda pergunta como seria possível para o Saruman realizar sua missão, que não tomando para si o Um Anel? Para começar Saruman podia tentar ajudar o Portador do Anel em vez de atrapalhar e tentar se apossar do Um Anel – afinal o plano de Gandalf era arriscado, e Saruman o dificultou quando mandou orcs seqüestrarem os hobbits da Comitiva. Se Saruman ajudasse o Portador do Anel a missão de Frodo Bolseiro poderia ficar mais fácil e ninguém da Sociedade do Anel precisaria se preocupar com um ataque a Rohan, e milhares de mortes seriam evitados. A Defesa ainda pergunta o que o Saruman poderia fazer? Certamente não devia aprisionar Gandalf, seqüestrar os hobbits e por fim se vingar no Condado.

Mas Saruman NUNCA se dispôs a destruir o Um Anel, porque ele o desejava. Então ele não se aliou a Gandalf, não influiu na formação da Comitiva e muitas tragédias se concretizaram.


A própria acusação afirma que o plano de Gandalf era arriscado (para não dizer desesperado), afinal o próprio Gandalf não sabia se tudo terminaria bem, tinha consciência de todos os riscos, e que havia uma colossal possibilidade de falha. Falha que, se ocorre, deixaria tudo perdido. Convenhamos nobres juiz, jurados e platéia; mandar um hobbit invadir o território do inimigo - mais de 100 milhas, com incontáveis orcs, criaturas aladas vigiando pelo ar, para então atravessá-lo completamente, embaixo do nariz de Sauron, para então chegar a grande montanha, escalando- a, para arremessar e destruir o anel sob um calor insuportável seria, facilmente considerado impossível. E porque não loucura ou suicídio. O seqüestro dos Hobbits teve a intenção de acabar com o plano terrivelmente falho de Gandalf ,e, por conseqüência, a obtenção do anel para utilizá-lo contra o próprio Senhor do Escuro, como já afirmamos e reiteramos, sendo esse plano, talvez, mais passível de sucesso.


Como já dissemos anteriormente, a acusação argumenta com uma visão pós-fatos, depois que todos já sabemos o final da história. História que, por incrível que pareça, deu certo. Não apenas por Frodo, mas também graças a criatura Golum. Pois aquele fraquejou e então sucumbiu a vontade do anel assim como o nobre Isildur. Desculpem, mas não há como achar que o plano de Curumo era mais perigoso e falho que o de Gandalf.


Drag047 disse:
Ora Senhores, certamente Saruman fingiu ser um aliado se Sauron, mas de forma ALGUMA foi com o intuito de completar sua missão. Missão que ele já abandonara. A prova disso? A forma sardônica com que recebeu Gandalf em Isengard, anunciando que Gandalf viera atraído por sua mensagem e que ali ficaria, e identificando-se como Saruman, o Fazedor de Anéis.

Saruman, o Fazedor de Anéis não nos parece o título que alguém que pretenda cumprir a missão que os Istari receberam reivindicaria. Ao contrário. Fazedor de Anéis é uma boa alcunha para alguém que ambiciona assumir o lugar de Sauron. E nem mesmo precisamos SUPOR que esse fosse o desejo de Saruman. Porque levado por sua cobiça e arrogância ele mesmo confessou isso a Gandalf.


Basear a acusação simplesmente pela alcunha que o mago branco usou é um argumento bem pobre. Porque o título de “Fazedor de Anéis” compromete a realização da missão por Curumo? O que tem haver uma coisa com outra? Celembrimbor foi um "Fazedor de Anéis" e nem por isso era tachado de mau pelos outros. Muito pelo contrário! O anel que o neto de Feänor fez permitiu que muita coisa bela fosse criada na TM. A acusação afirma coisas sem nexo lógico, tentando nublar o discernimento do júri. Como já dito, Curumo foi discípulo de Aulë, que era especialista nos elementos que compõem o solo de Arda. E, assim como seu mestre, Curumo muito provavelmente estudara forjas de todos os tipos no tempo que ainda residia em Valinor, e aprendeu muito com o Vala. Não devemos ver anéis como objetos malignos! Muitos da Terra-média gostavam de anéis, e muitos destes eram mágicos. Porém, somente o Um e todos aqueles forjados só e somente só por Sauron, possuíam objetivos malignos. Se Curumo tentou forjar um anel, ou mesmo forjou algum, foi pra utilizá-lo contra Sauron.



Drag047 disse:
Confessou como? Primeiro anunciando nas barbas do Cinzento que o atraíra até ali para lhe dar uma escolha. E que escolha era essa? Com os mesmos argumentos que a Defesa agora apresenta ele queria fazer crer a Gandalf que não havia mais esperanças que o único caminho à frente deles era submeterem-se a Sauron e GOVERNAREM a Terra Média com ele.



A defesa entende que esta primeira fala, de submeter-se a Sauron, foi um teste realizado pelo mago branco, pra ver o que Gandalf responderia, afinal, como o cinzento descobriu logo depois, essa não era a idéia principal de Curumo. E nem nunca poderia ter sido.



Drag047 disse:
O “Fazedor de Anéis” ainda argumentou que com o tempo, e sabe-se depois de que inúmeras atrocidades, talvez, quem sabe, por um feliz acaso, Saruman pudesse, com paciência, vir finalmente a governar seus rumos, e a controlar o poder de Sauron. E teve o desplante de ainda sugerir que apesar de deplorar algum ato de maldade inicial o final justificaria os meios. E, ignorando todas as vezes que ele, Saruman, desviou o Conselho Branco das pistas sobre o Um Anel, ainda atribuiu o fracasso dos Istari até aquele momento a uma inexistente fraqueza e inutilidade de seus aliados. Aliados que nada mais eram, para Saruman, que peças sacrificáveis no altar de suas ambições, como bem provam suas ações posteriores.


Mais uma vez a acusação se utiliza de argumentos pós acontecimento dos fatos, e esquece que tudo ocorreu antes do final da demanda, onde nada se sabia do resultado final. Mas será mesmo que a reclamação de Curumo acerca de seus aliados é infundada? Vejamos: Os principais aliados de Curumo e Olórin – os demais Istaris, o que faziam para ajudar na missão? Nada! Estes sim eram inúteis! Afinal, onde estavam Allatar e Pallando? E quanto a Radagast? Só se preocupava com animais e com plantas, e, mesmo consciente de todos os acontecimentos, não teve o mínimo de coragem em tentar cumprir sua missão, e nem se apresentou para lutar. Não é a toa que Saruman o chamava de inútil e o desprezava, afinal, era como ele realmente estava se comportando, como um inútil, assim como os Azuis.


Drag047 disse:
E quando Gandalf argumenta que ele fala como um servo de Mordor a máscara de Saruman caiu e ele deixou sua cobiça falar alto, assumindo que queria sim o Um Anel.


A acusação repete argumentos da peça inicial, parece-nos que não leu a peça da defesa, ou acha que o júri é composto por leigos que não possuem o discernimento necessário para lembrar. Nós da defesa, pelo contrário, reconhecemos a grande capacidade de nosso excelentíssimo Juri e Juiz. Sendo assim, não custa repetir para a acusação: Como já falamos na contestação defensiva, Saruman queria sim o Um Anel, mas para utiliza-lo contra Sauron.


Drag047 disse:
Diante da recusa de Gandalf em compactuar com ele, Saruman diz textualmente que planeja mantê-lo cativo em Isengard até que Gandalf revelasse onde o Um Anel poderia ser encontrado. E ameaçou procurar meios de persuadir Gandalf a falar, numa clara ameaça de tortura. E ainda avisou que se o Um Anel fosse encontrado sem a ajuda de Gandalf ele se voltaria à tarefa, que ele imaginava ser leve, de punir a falta de colaboração de Gandalf. Outra ameaça de tortura.


Tortura?! Todos nós sabemos que Curumo possuía uma retórica acima do comum, retórica essa que num momento mais tranqüilo e oportuno poderia ser muito bem utilizada para convencimento de Gandalf no cumprimento do plano de destruição a Sauron. Mas não houve tempo e Gandalf fugiu e pôs em prática seu plano quase suicida.


Vejam como a acusação quer ditar o comportamento de Saruman numa clara tentativa de nublar as mentes dos que assistem. Então perguntamos: Porque “MEIOS” devem ser necessariamente tortura quando muitas outras possibilidades poderiam ser feitas?


Drag047 disse:
Saruman planejava ter o anel, usá-lo e tornar-se o novo Senhor do Escuro. E queria a cumplicidade e subserviência de Gandalf para isso. E quando Gandalf se recusou a trair sua missão Saruman o fez prisioneiro. Não numa tentativa, como quer a Defesa, de cumprir sua missão. Mas com o único intuito de acumular poder.


Se o Líder dos Istari queria estar no poder depois que destruísse Sauron, seria para instruir os homens, passar-lhes conhecimento. E, por isso mesmo, pediu a ajuda de Olórin, pois, apesar de desconfiar dele, reconhecia a sabedoria e capacidade do companheiro.


Drag047 disse:
A Defesa, no seu afã de argumentar a favor de Saruman, fez algumas confusões.


Anwel disse:
Mas, pensemos um pouco: Não foi o “pobre Olórin”, junto com Aragorn que justamente caçaram, prenderam, e com certeza torturaram, se não fisicamente, mentalmente, a criatura Gollum? Podendo até ter contribuído para a desestabilização mental do mesmo? E para que estes dois, considerados heróis da TM (não sem razão), fizeram tudo isso? Para alcançar justamente o que Curumo queria: informações.

Sim senhores, informações, em ambas situações, eram indispensáveis para o sucesso, e, justamente por isso, do mesmo modo que não condenamos as ações de Olórin, ou, mesmo se não concordamos, relevamos perante as outras ações, sem dúvida maiores, devemos fazer o mesmo com Curumo. Mesmo que este tenha seqüestrado “inocentes hobbits”, que sabiam muito bem do perigo que corriam na empreitada do Anel. Pois essas pequenas ações visavam algo maior: a destruição de Sauron!

É interessante ver o jeito como a defesa faz a comparação entre Gollum e Saruman já que os dois são seres bem distintos e o que fizeram foi totalmente diferente. E só porque os dois inocentes hobbits sabiam do perigo que corriam significava que Saruman podia seqüestrá-los?

Devemos considerar que não há nenhum indício de que Gandalf ou Aragorn torturaram Gollum. Eles o interrogaram. É fato. Mas não o torturaram. Além disso, nem Gandalf nem Aragorn estão em julgamento. Mas se a Defesa levantou esse ponto, gostaríamos de responder.

Aragorn e Gandalf capturaram Gollum na luta CONTRA Sauron, e mesmo com um ser já tão, lamentavelmente, corrompido pelo Um Anel, usaram de piedade. Gandalf era um dos seres designados pelos Valar para essa luta e Aragorn agiu a seu pedido. Saruman aprisionou Gandalf depois que traiu sua missão. Por mais que a Defesa tente dizer que seu objetivo era nobre, ele já havia mostrado sua verdadeira ambição quer era se tornar o Senhor do Um Anel.


É interessante reparar que, mesmo a acusação apontando o contrário, ironicamente, quem faz confusão acerca dos argumentos expostos é a própria acusação. Em momento nenhum a defesa comparou Curumo com Gollum. O que foi comparado foram as ações do Líder dos Istari com as ações de Gandalf e Aragorn. Ações que, no seu desespero, a acusação se esforça para negar, mas “esquece” do próprio depoimento de Arargorn, que afirma que forçou Gollum a andar na sua frente usando uma coleira no pescoço e uma mordaça, pois não era suficiente a falta de comida e bebida. A acusação ainda aponta uma suposta “piedade” utilizada pelos dois citados – sem nenhuma base para tal. Afinal, como um torturador teria piedade?


Drag047 disse:
Boromir não está em julgamento, nem dizemos que ele era perfeito ou isento de culpas. Dizemos apenas que ele morreu em decorrência das ações de Saruman.


Nem nós afirmamos, em nenhum momento, que Curumo era perfeito ou isento de culpas. Porém, na nossa visão, o mesmo é inocente das atrocidades que a acusação o acusa sem muito embasamento.


Drag047 disse:
Sauron não poderia ter imposto o uso de orcs por parte de Saruman já que a “raça” de orcs que Saruman usava era diferente da de Sauron. Além disso, os orcs foram comandados por Saruman para destruir Fangorn para ter madeira nas forjas de Isengard isso foi totalmente inaceitável já que Saruman poderia obter madeira de outro jeito.

Não Senhores Jurados, não se iludam. Saruman associou-se aos orcs porque eles eram a ferramenta perfeita para seus planos cruéis. Ao usar as mesmas armas que o Inimigo, Saruman mostrou-se corrompido como ele. Ambicioso como ele. Cruel como ele.


Não sabemos de onde a acusação tirou essas informações, mas aqui achamos interessante expormos uma reflexão: Será mesmo que orcs, que no passado tiveram seu líder (Grão-orc) morto por um mago (Gandalf), iriam aceitar fazer parte do exército de outro mago? Achamos muito mais lógico o nosso argumento que o uso de orcs era imposição de Sauron. Outra coisa: Se Curumo não podia extrair árvores de Fangorn, a floresta perto do seu território, e a única que possuía árvores em quantidade suficiente para suprir a demanda de Isengard, de onde a acusação queria que o Mensageiro Branco tirasse árvores? Da Floresta das Trevas, ou da Floresta Velha talvez? Derrubar árvores de Fangorn é diferente de derrubar árvores de qualquer outra floresta?


Drag047 disse:
Já que não nos fizemos entender vamos tentar explicar melhor. Saruman prendeu Gandalf e o único modo dessa ação de Saruman ser isenta de culpa é se Gandalf fosse culpado de alguma coisa. Já que Saruman prendeu injustamente Gandalf, então o culpado é Saruman.


Diante (novamente) dessa (i)lógica, dizemos o que já foi dito antes: Alguém tem que ser realmente culpado ou inocente na história? É tão fácil assim julgar as ações das pessoas? Já argumentamos o suficiente a favor do plano de Curumo para perder tempo confrontando esse tipo de coisa.


Drag047 disse:
O ataque pode até sido ordenado por Sauron, mas foi praticado por Saruman. Então não faz sentido para a Acusação dizer que Saruman atacou Rohan se não desejava isso. Ninguém que não estivesse corrompido pelo desejo de poder poderia ter, durante anos, minado a mente de um Rei, efetuado ataques com o intuito de desbaratar a força de Rohan, causar a morte do herdeiro do trono, afastar Éomer e no final realizar o grande ataque ao Forte da Trombeta.


Senhores, como já expomos anteriormente, Curumo atacou Rohan contra sua vontade, e, principalmente, contra seus planos. Será que o uso de um espião seu – Grima, para controlar (e não enfeitiçar) um rei já velho, com 66 anos, rei que tinha sua habilidade baseada em poderio militar, e não político, como o mesmo afirmou quando se viu desamparados de conselheiros, é tão abominável? Afinal, se Théoden (e seu filho e sobrinho) queriam, não havia outra escolha: A guerra. Com ou sem motivos. Mas o mais importante: O Líder dos Istari nunca forçou nenhuma atitude de Théoden. Como nunca usou de força pra arrancar informações de Gandalf.



A acusação ainda põe em dúvida a nossa afirmação sobre a tentativa de aliança engendrada pelo Mensageiro Branco para com Rohan. Porém, é sabido de todos, que, no primeiro encontro de Théoden e Curumo após a guerra, este lamenta a indisposição que aquele teve de formar uma aliança em tempos passados. Uma “amizade”, como o mais sábio dos Istari afirmou.


Drag047 disse:
Anwel disse:
(...) Curumo não desejava, inicialmente se vingar de ninguém. Porém, o tempo passou, e o Curumo que conhecíamos definhou sozinho em sua torre vigiada.


Diante desses argumentos, nós nos perguntamos: como que sem o Um Anel não haveria vitória contra Sauron já que justamente a falta do Anel foi que destruiu Sauron? Destruir o Um Anel era na verdade a única forma de derrotar Sauron. Mas não é esse o ponto.


Como a Defesa pode alegar que Saruman inicialmente não queria se vingar de ninguém? Quando repensamos na sua ameaça velada que Saruman fez a Frodo Bolseiro quando cruzou com ele na estrada ANTES de chegar ao Condado vemos o quanto ele realmente pretendia causar dano.


A visão pós-fatual da acusação é presente em todos seus argumentos, mas, utilizando das palavras deles, não é esse o ponto no momento.
Como deixamos bem claramente, Curumo definhou sozinho na sua torre vigiada, ou seja, enquanto era prisioneiro dos Ents. Sendo assim, os acontecimentos depois que o Mensageiro Branco abandonou Orthanc, ocorreram com um Curumo já alterado.



Drag047 disse:
Além de tudo a Defesa parece esquecer que os asseclas do Charcote já estavam no Condado muito antes de Saruman ser aprisionado. E estavam lá, destruindo, matando, roubando, prendendo, tiranizando enfim. E faziam isso cumprindo as ordens do Charcote, o que PROVA que Saruman sempre planejou destruir o Condado por puro despeito a Gandalf que amava aquela região e mais tarde por mesquinha vingança contra os hobbits.


A defesa acha muito estranho esse argumento da acusação, justamente porque os “asseclas” que a acusação aponta, os mesmos que estavam no Condado destruindo, matando, roubando, prendendo e tiranizando, estavam a mando de Lotho Pústula, como os hobbits perceberam no seu retorno ao ouvir os relatos dos moradores. A influência de Curumo se deu quando este chegou no Condado. É sabido que o Líder dos Istari só tinha relações comerciais com o Condado antes de ir pra lá, e nada mais.


Drag047 disse:
A Defesa quer nos fazer crer que uma pessoa por ser despojada de suas posses tem o direito de atacar os outros?


Não, só queremos que todos se coloquem no lugar do réu, coisa que a acusação demonstra ter uma imensa dificuldade.


Drag047 disse:
Os Istari não viera a Terra Média para serem Reis, ou mesmo viverem como Reis. Vieram lutar contra isso. Saruman é que decidiu tornar-se Senhor de Isengard, e não apenas seu guardião. Foi escolha dele construir exércitos de orcs, invadir, destruir, matar, pilhar. E quando se viu privado do que não deveria ser seu, agiu com crueldade e efetivamente cometeu MAIS crimes.


Desse ponto de vista, parece que os Istari vieram a TM para combater a desigualdade social do lugar. É engraçado que, se o argumento que a acusação utiliza estivesse correto, Gandalf nunca teria apoiado Aragorn na sua empreitada para alcançar a coroa de Arnor e Gondor. Afinal, Aragorn era um rei. A acusação tenta, inutilmente, usar-se desse argumento para condenar a ação de Curumo de virar o senhor de Isengard. Mas deixemos bem claro aqui: Os Istari vieram a TM para combater um tirano: Sauron, e não os reis.


E aqui termina nossa exposição sobre os fatos ocorridos na época da Guerra do Anel. Esperamos profundamente que todos ponderem sobre o exposto, e, independente de jurados ou não, pensem melhor sobre Curumo, o Maia.
 
XD Os pronunciamentos foram intensos. Parabéns.

O júri terá que fazer as honras e encarar a pedreira de fazer uma escolha. O que teremos? Será uma decisão por unanimidade? Ou será um segundo round?

Independente da escolha sairemos mais experientes para o julgamento de outros Maiar.
 
:issoaih:

Agora é só esperar o pronunciamento do Juri e do Meretíssimo Panela de Ferro.

Concordo com o Neoghoster, esse julgamento está sendo ótimo, e muito proveitoso :D
 
O ardor das chamas de seu cachimbo lhe esquentavam o nariz, deixando-o assim como a quente orelha, que ouvia as fantásticas argumentações de ambas as bancas.

A espada pendida no lado esquerto do gibão bateu na cadeira, e o clingor do metal chamou a atenção da plateia para o jurado, que se levantou e disse, analisando os três membros da banca de defesa:

A defesa entende que esta primeira fala, de submeter-se a Sauron, foi um teste realizado pelo mago branco, pra ver o que Gandalf responderia, afinal, como o cinzento descobriu logo depois, essa não era a idéia principal de Curumo. E nem nunca poderia ter sido.

Você diz, Lorde Anwel, que Saruman testou Gandalf quanto a Sauron. Mas baseia-se no quê? Seria realmente um teste, ou seria uma oferta? A linha, neste caso, é tênue, e ficaria contente se elucidasse meu pensamento.

---------
OFF: Bem, quanto à Acusação, não tive dúvidas maiores, portanto, sem perguntas.
 
Dando Seguimento:


O VTBBC GOSTARIA DE PARABENIZAR AS DUAS BANCAS E PEDIR A COMPREENSÃO E A PACIÊNCIA DE TODOS QUANTO AOS PRAZOS. LEMBRANDO QUE OS JURADOS E O JUIZ TEM ATÉ AS 18:20 DO DIA 30 PARA FAZER CADA UM, UMA PERGUNTA PARA CADA UMA DAS BANCAS.

APÓS ESSE PRAZO DE DOIS DIAS, TENDO OU NÃO SUAS PERGUNTAS RESPONDIDAS, DEVERÃO OS JURADOS POSTAR SEUS RESPECTIVOS VOTOS BEM COMO SUAS JUSTIFICATIVAS.

A primeira pergunta PARA A DEFESA já foi feita:
Você diz, Lorde Anwel, que Saruman testou Gandalf quanto a Sauron. Mas baseia-se no quê? Seria realmente um teste, ou seria uma oferta? A linha, neste caso, é tênue, e ficaria contente se elucidasse meu pensamento.
---------
OFF: Bem, quanto à Acusação, não tive dúvidas maiores, portanto, sem perguntas.
 
Última edição:
Você diz, Lorde Anwel, que Saruman testou Gandalf quanto a Sauron. Mas baseia-se no quê? Seria realmente um teste, ou seria uma oferta? A linha, neste caso, é tênue, e ficaria contente se elucidasse meu pensamento.



Espero que não haja problema de responder por nosso presidente, mas ele está indisponível no momento.

Nos baseamos no fato de que, logo depois que Curumo faz essa "oferta" a Olórin, o próprio admite que sua real intenção não é se submeter a Sauron, mas sim derrotar o mesmo. Na verdade, achamos que o próprio Olórin sabia que Curumo não planejava tomar o lugar de Sauron como Senhor do Escuro, ou muito menos ser seu aliado. Na verdade, Olórin sabia das reais intenções de Curumo. Mas o mago cinzento, como é sábido, tinha um certo "medo" do Um, e usá-lo era algo para ele totalmente maligno. Foi esse o ponto que causou a discórdia entre os dois.

Espero que a dúvida do nobre jurado Ondon Rincewind tenha sido esclarecida, assim como de todos que acompanham esse julgamento.

OBS: desculpem pela edição, foi em causa de um erro de formatação.
 
Última edição:
Eita, finalmente meu PC foi concertado, mais rápido que eu imaginava, infelizmente esse problema dificultou meu contato com os demais membros da defesa, mas vejo que como esperado se sairam excelentemente bem.
 
Nobres Juiz, Jurados, Representantes de Acusação e Defesa, Representantes de todas as Raças de Arda, peço que ouçam às minhas perguntas e reflitam a respeito de todas as coisas que foram apresentadas e debatidas neste Círculo da Lei.
Acredito que sejam pertinentes e esclarecedoras e nos ajudarão a, talvez, castigar ou absolver um Maia do Povo do Vala Aulë, o Réu Curumo, também conhecido por alguns como Curunír e e muitos outros como Saruman.

Apesar de não ser uma pergunta apenas, são perguntas de rápida resposta para aqueles que estiveram por trás de tão trabalhadas acusações e defesas, portanto:

Defesa:

Sendo um Istar com um elevado domínio da palavra, porquê Curumo ocultou suas ações do Conselho Branco? Estando tão certo da correção de seus atos, de suas pesquisas, porquê não contou a alguem ou buscou ajuda em momentos anteriores? Se a tentativa de busca dos Hobbits não é um sequestro, qual a intenção de Curumo com esse ato?


Acusação:

Se Curumo tivesse se oferecido para acompanhar a Comitiva, juntamente com Olórin, vocês acreditam que a Demanda do Anel teria menos riscos? Se Isengard fosse um território neutro, as coisas seriam mais fáceis? Se dentro de suas pesquisas, Curumo tivesse feito um Anel Rival, seus atos seriam vistos de forma diferente?

Esclareçam-nos estas coisas para que não tenhamos dúvidas a respeito da melhor decisão tomar.
 
Acusação:

Se Curumo tivesse se oferecido para acompanhar a Comitiva, juntamente com Olórin, vocês acreditam que a Demanda do Anel teria menos riscos? Se Isengard fosse um território neutro, as coisas seriam mais fáceis? Se dentro de suas pesquisas, Curumo tivesse feito um Anel Rival, seus atos seriam vistos de forma diferente?

Falarei pela acusação!

Prezado Hurin, Certamente o caminho da comitiva seria mais facil. Afinal, contaria com os conselhos de Saruman! E outra coisa, Gandalf não teria sido preso, e o portador do anel não passaria tantas dificuldades pra chegar em Valfenda.
Quanto a criação de um anel rival, seus atos tambem seriam vistos como são, afinal, tendo um anel poderia ocorrer:
Saruman com o poder do seu anel derrotar Sauron, que estava sem o dele, e depois se apoderar do Um Anel. As consequencias seriam as mesmas.
Saruman enfrentaria Sauron com o Um anel. Causaria destruição na TM, alem do que, o vencedor seria o senhor da mesma, e pelo que Curuno demostrou, esse apego dele ao poder o faria um senhor escuro.

Espero ter respondido Hurin.
 
Última edição:
:think:

Muito bem, Nobre Roger.
Analisarei sua resposta juntamente com sua queixa.
Obrigado!

Agora é aguardar a Defesa se pronunciar.
 
Nós da defesa conversaremos e elaboraremos uma resposta a altura da pergunta!

Postaremos o mais rápido possível
 
1° JURADO - Ondon Rincewind
PERGUNTA REALIZADA PARA A DEFESA - a qual foi devidamente respondida pelo integrante da banca TurambarWoW:
Você diz, Lorde Anwel, que Saruman testou Gandalf quanto a Sauron. Mas baseia-se no quê? Seria realmente um teste, ou seria uma oferta? A linha, neste caso, é tênue, e ficaria contente se elucidasse meu pensamento.
Nos baseamos no fato de que, logo depois que Curumo faz essa "oferta" a Olórin, o próprio admite que sua real intenção não é se submeter a Sauron, mas sim derrotar o mesmo. Na verdade, achamos que o próprio Olórin sabia que Curumo não planejava tomar o lugar de Sauron como Senhor do Escuro, ou muito menos ser seu aliado. Na verdade, Olórin sabia das reais intenções de Curumo. Mas o mago cinzento, como é sábido, tinha um certo "medo" do Um, e usá-lo era algo para ele totalmente maligno. Foi esse o ponto que causou a discórdia entre os dois.
(Lembrando que o Jurado dispensou a pergunta da Acusação, questionando apenas a Defesa)

________________________________________

2° JURADO - Húrin
PERGUNTA REALIZADA PARA A ACUSAÇÃO - a qual foi devidamente respondida pelo integrante da banca Roger:
Acusação:
Se Curumo tivesse se oferecido para acompanhar a Comitiva, juntamente com Olórin, vocês acreditam que a Demanda do Anel teria menos riscos? Se Isengard fosse um território neutro, as coisas seriam mais fáceis? Se dentro de suas pesquisas, Curumo tivesse feito um Anel Rival, seus atos seriam vistos de forma diferente?
Acusação:
Prezado Hurin, Certamente o caminho da comitiva seria mais facil. Afinal, contaria com os conselhos de Saruman! E outra coisa, Gandalf não teria sido preso, e o portador do anel não passaria tantas dificuldades pra chegar em Valfenda.
Quanto a criação de um anel rival, seus atos tambem seriam vistos como são, afinal, tendo um anel poderia ocorrer:
Saruman com o poder do seu anel derrotar Sauron, que estava sem o dele, e depois se apoderar do Um Anel. As consequencias seriam as mesmas.
Saruman enfrentaria Sauron com o Um anel. Causaria destruição na TM, alem do que, o vencedor seria o senhor da mesma, e pelo que Curuno demostrou, esse apego dele ao poder o faria um senhor escuro.
(Lembrando que o Jurado questionou a Defesa, que ainda não se manifestou a respeito)

_____________________
3° JURADO - Elessar Fox
JUIZ - Menegroth
Ainda não se manifestaram.

LEMBRANDO QUE OS PRAZOS PARA A FORMULAÇÃO E RESPOSTAS DOS QUESTIONAMENTOS SE ENCERRARÁ AMANHÃ, DIA 30/08 AS 18:20 HORAS.
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo