• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Círculo de Lei IV] Julgamento de Saruman

Status
Fechado para novas mensagens.
E TurambarWoW continua apenas esperando pacientemente. Os gelados ventos do Norte sopram, e uma brisa gelada arrepia a todos. A tensão está no ar. Todos sabem que hoje, inevitavelmente, a ação retornará!
 
É isso aí, Nolyon e Amigo Avarard!

Esse é o clima que deve rolar entre fãs-Tolkien. Discutimos fervorosamente a respeito dos personagens, mas o que impera é mesmo a Amizade!!

:joinha:
 
Esse está sendo um grande diferencial dentre todos os CL/Julgamento, iniciado pela Acusação e seguida pelos demais, devo lembrar e parabenizar a todos que a acompanharam.
Tornou-se uma maneira mais trabalhada e poetica de postar, digna da atmosfera da Obra e da proposta de mudança e do Projeto do VTBBC.

Para ser justa, o grande inspirador dos posts mais trabalhados e poeticos foi o Meglin Celebrandir

http://forum.valinor.com.br/showpost.php?p=1969479&postcount=20

Edit: desculpem pelo post duplo que vem a seguir, mas é para manter o clima
 
Última edição:
Tomo novamente meu lugar à mesa da acusação, observo o semblante grave dos Jurados e do Juiz, e ar preocupado Defensores de Saruman. Sei que meu rosto também denota preocupação. É inevitável diante da importancia desse julgamento, bem como de meus colegas de Acusação. Mas estamos serenos.

Deixo meus olhos percorrem a assitencia que obviamente reflete sobre o que ouviu até o instante. E, por fim, observo o reu. Minha convicção é inabalavel e a visão do ar austéro de Gandalf reforça minha confiança.

Aguardo o momento em que novamente a Acusação vai se promunciar.
 
Última edição:
Senhores Jurados, Excelentíssimo Juiz, ouvimos com muita atenção a Defesa do Mago de Muitas Cores e agora pretendemos rebater os argumentos da defesa e esclarecer de uma vez por todas a culpa de Saruman.

A Defesa questiona de onde tiramos a idéia que Saruman ofereceu ajuda a Gandalf para proteger o Condado, usando esse oferecimento para atrair o Cinzento a Isengard. Nós tiramos essa certeza do próprio testemunho de Gandalf quando da Reunião em Valfenda, onde ele alertou Elfos, Humanos e Anões da traição de Saruman. Foi ele quem disse que o recado de Saruman que Radagast transmitiu falava, claramente, que os Nazgul estavam procurando o Condado e que Saruman alegava poder ajudar Gandalf a defendê-lo, mas que para isso Gandalf deveria ir até Isengard antes do Solstício. Não vemos onde pode estar a dúvida nesse caso.

Uma vez esclarecido esse ponto, gostaríamos de analisar com os senhores os argumentos da defesa.

Sim, caros amigos, o ponto aqui, e, na nossa opinião, o mais importante em todo o caso do Mensageiro Branco é o Anel. Concordamos com a acusação que Curumo desejava obter o Anel, e não com a intenção de destruí-lo, mas usá-lo! Sim senhores, até a acusação conseguiu enxergar isso. Mas aqui nossa visão se separa profundamente: O motivo pelo qual Curumo desejava o Anel. Para contestar-mos isso, iremos expor nossos motivos.

Notem bem: A Defesa admite que Saruman não tinha nenhuma intenção de destruir o UM Anel e sim de usá-lo. Nesse ponto, pelo menos concordamos. Mas não podemos concordar com os argumentos que a Defesa usa para justificar Saruman.

Aos istari foi ordenada uma missão clara, e em nenhum momento Curumo esqueceu dela. A questão é: como era possível para o Mensageiro Branco realizar sua missão? Qual era a situação da Terra-Média? Não havia mais esperanças em uma aliança entre elfos e homens. Não havia mais Gil-Galad, e nem o vasto reino de Elendil. Ora, Curumo, ao olhar no palantír descobriu o poderio que Sauron possuía, viu que, aparentemente, tudo estava perdido. E aqui amigos, temos que nos esforçar pra nos livrarmos dos preconceitos, e nos colocarmos no lugar dele: O que o mago branco poderia fazer?

Havia uma possibilidade. Uma opurtunidade arriscada, mas que se funcionasse, daria resultados: usar o próprio poder do um anel, a única arma capaz de destruir Sauron. Mas, para isso, Curumo ainda desempenhou um papel MUITO arriscado: fingiu ser um aliado do senhor da Torre Escura, ao mesmo tempo que se esforçava para conseguir o Anel. O Mensageiro Branco tinha plena consciência que caso Sauron reavesse o anel, tudo estaria perdido, então, esforçou-se ao máximo pra completar sua missão da única maneira que imaginava possível: usando o Anel do inimigo contra o próprio inimigo.

A Defesa ainda pergunta como seria possível para o Saruman realizar sua missão, que não tomando para si o Um Anel? Para começar Saruman podia tentar ajudar o Portador do Anel em vez de atrapalhar e tentar se apossar do Um Anel – afinal o plano de Gandalf era arriscado, e Saruman o dificultou quando mandou orcs seqüestrarem os hobbits da Comitiva. Se Saruman ajudasse o Portador do Anel a missão de Frodo Bolseiro poderia ficar mais fácil e ninguém da Sociedade do Anel precisaria se preocupar com um ataque a Rohan, e milhares de mortes seriam evitados. A Defesa ainda pergunta o que o Saruman poderia fazer? Certamente não devia aprisionar Gandalf, seqüestrar os hobbits e por fim se vingar no Condado.

Mas Saruman NUNCA se dispôs a destruir o Um Anel, porque ele o desejava. Então ele não se aliou a Gandalf, não influiu na formação da Comitiva e muitas tragédias se concretizaram.

A Defesa alega que Saruman não se uniu a Gandalf como parte de uma estratégia, que ele fingia-se de aliado de Sauron para poder derrotá-lo.

Ora Senhores, certamente Saruman fingiu ser um aliado se Sauron, mas de forma ALGUMA foi com o intuito de completar sua missão. Missão que ele já abandonara. A prova disso? A forma sardônica com que recebeu Gandalf em Isengard, anunciando que Gandalf viera atraído por sua mensagem e que ali ficaria, e identificando-se como Saruman, o Fazedor de Anéis.

Saruman, o Fazedor de Anéis não nos parece o título que alguém que pretenda cumprir a missão que os Istari receberam reivindicaria. Ao contrário. Fazedor de Anéis é uma boa alcunha para alguém que ambiciona assumir o lugar de Sauron. E nem mesmo precisamos SUPOR que esse fosse o desejo de Saruman. Porque levado por sua cobiça e arrogância ele mesmo confessou isso a Gandalf.

Confessou como? Primeiro anunciando nas barbas do Cinzento que o atraíra até ali para lhe dar uma escolha. E que escolha era essa? Com os mesmos argumentos que a Defesa agora apresenta ele queria fazer crer a Gandalf que não havia mais esperanças que o único caminho à frente deles era submeterem-se a Sauron e GOVERNAREM a Terra Média com ele.

Senhores do Júri, Excelentíssimo Juiz, Nobres membros dos Povos Livres que vieram assistir a esse julgamento, a Acusação não acredita que um Maia do porte de Saruman pudesse confundir A MISSÃO QUE RECEBEU DOS VALAR com ALIAR-SE AO INIMIGO E ASSUMIR A FORÇA O GOVERNO DA TERRA MÉDIA.

O “Fazedor de Anéis” ainda argumentou que com o tempo, e sabe-se depois de que inúmeras atrocidades, talvez, quem sabe, por um feliz acaso, Saruman pudesse, com paciência, vir finalmente a governar seus rumos, e a controlar o poder de Sauron. E teve o desplante de ainda sugerir que apesar de deplorar algum ato de maldade inicial o final justificaria os meios. E, ignorando todas as vezes que ele, Saruman, desviou o Conselho Branco das pistas sobre o Um Anel, ainda atribuiu o fracasso dos Istari até aquele momento a uma inexistente fraqueza e inutilidade de seus aliados. Aliados que nada mais eram, para Saruman, que peças sacrificáveis no altar de suas ambições, como bem provam suas ações posteriores.

E quando Gandalf argumenta que ele fala como um servo de Mordor a máscara de Saruman caiu e ele deixou sua cobiça falar alto, assumindo que queria sim o Um Anel.

Diante da recusa de Gandalf em compactuar com ele, Saruman diz textualmente que planeja mantê-lo cativo em Isengard até que Gandalf revelasse onde o Um Anel poderia ser encontrado. E ameaçou procurar meios de persuadir Gandalf a falar, numa clara ameaça de tortura. E ainda avisou que se o Um Anel fosse encontrado sem a ajuda de Gandalf ele se voltaria à tarefa, que ele imaginava ser leve, de punir a falta de colaboração de Gandalf. Outra ameaça de tortura.

Senhores, isso, esse tipo de atitude, essas ameaças, são de alguém que quer cumprir a missão de livrar a Terra Média do mal de Sauron? Francamente, não conseguimos crer nisso. São palavras e atitudes de alguém corrompido pela excessiva ambição e que deseja o poder acima de tudo. Saruman planejava ter o anel, usá-lo e tornar-se o novo Senhor do Escuro. E queria a cumplicidade e subserviência de Gandalf para isso. E quando Gandalf se recusou a trair sua missão Saruman o fez prisioneiro. Não numa tentativa, como quer a Defesa, de cumprir sua missão. Mas com o único intuito de acumular poder.

Aqui, neste ponto da nossa argumentação, estamos de novo fazer um apelo a todos: É necessário um esforço da nossa parte para entendermos as ações do réu. É muito fácil para nós, que conhecemos o desenrolar da história do Anel, e de como o mesmo foi destruído, condenarmos as ações de Curumo. Mas será que, caso a história tivesse sido outra, e a empreitada idealizada por Olórin tivesse falhado (o que, entre nós, tinham GRANDES chances de acontecer) veríamos tudo com os mesmos olhos? Será que o condenaríamos da mesma forma?

Refazemos a pergunta da Defesa. Se Saruman tivesse obtido o Um Anel haveria liberdade o suficiente na Terra Média para sequer lamentarmos tamanho infortúnio. Assim como a Defesa nós nos permitimos responder nossa própria pergunta. Não. Não haveria liberdade o suficiente na Terra Média para lamentarmos nossa desdita, e talvez não houvesse nem mesmo vida para isso.

A Defesa, no seu afã de argumentar a favor de Saruman, fez algumas confusões.

Mas, pensemos um pouco: Não foi o “pobre Olórin”, junto com Aragorn que justamente caçaram, prenderam, e com certeza torturaram, se não fisicamente, mentalmente, a criatura Gollum? Podendo até ter contribuído para a desestabilização mental do mesmo? E para que estes dois, considerados heróis da TM (não sem razão), fizeram tudo isso? Para alcançar justamente o que Curumo queria: informações.

Sim senhores, informações, em ambas situações, eram indispensáveis para o sucesso, e, justamente por isso, do mesmo modo que não condenamos as ações de Olórin, ou, mesmo se não concordamos, relevamos perante as outras ações, sem dúvida maiores, devemos fazer o mesmo com Curumo. Mesmo que este tenha seqüestrado “inocentes hobbits”, que sabiam muito bem do perigo que corriam na empreitada do Anel. Pois essas pequenas ações visavam algo maior: a destruição de Sauron!

É interessante ver o jeito como a defesa faz a comparação entre Gollum e Saruman já que os dois são seres bem distintos e o que fizeram foi totalmente diferente. E só porque os dois inocentes hobbits sabiam do perigo que corriam significava que Saruman podia seqüestrá-los?

Devemos considerar que não há nenhum indício de que Gandalf ou Aragorn torturaram Gollum. Eles o interrogaram. É fato. Mas não o torturaram. Além disso, nem Gandalf nem Aragorn estão em julgamento. Mas se a Defesa levantou esse ponto, gostaríamos de responder.

Aragorn e Gandalf capturaram Gollum na luta CONTRA Sauron, e mesmo com um ser já tão, lamentavelmente, corrompido pelo Um Anel, usaram de piedade. Gandalf era um dos seres designados pelos Valar para essa luta e Aragorn agiu a seu pedido. Saruman aprisionou Gandalf depois que traiu sua missão. Por mais que a Defesa tente dizer que seu objetivo era nobre, ele já havia mostrado sua verdadeira ambição quer era se tornar o Senhor do Um Anel.

Defensores da Terra Média que aprisionam um ser corrompido e perigoso para obter informações para proteger os Povos Livres não podem ser comparados a alguém que seqüestra um desses defensores para extrair informações com o intuito de se tornar um Senhor desses mesmos Povos.

Interessante como a acusação condena Curumo por desejar o Anel para combater Sauron, e glorifica Boromir, o homem que justamente teve o mesmo desejo que Curumo! E ainda atacou Frodo!- O portador do um – Há uma clara contradição aqui.

Boromir não está em julgamento, nem dizemos que ele era perfeito ou isento de culpas. Dizemos apenas que ele morreu em decorrência das ações de Saruman.

Mas é interessante notar que Boromir, um Humano, poderoso e nobre, mas meramente um Humano, se arrependeu de ter cedido à sedução do Um Anel e deu sua via para proteger os companheiros enquanto Saruman, um Istari, persistiu no seu erro até o fim. Mais interessante ainda se levarmos em conta que Boromir, o Humano, esteve submetido à presença constante de Um Anel por uma longa jornada enquanto que Saruman deixou-se corromper apenas com a idéia da poder que poderia obter quando se apossasse do Um Anel, sem nunca ter se aproximado realmente dele.

Além disso citaram o uso de Orcs por parte de Curumo. Nesse ponto temos certeza que estes não eram os aliados mais desejáveis, porém, em seu jogo duplo, Saruman não teve outra alternativa (ou seja, Sauron pode sem dúvida ter imposto o uso destes para tentar ter um maior controle sobre o mago, tendo em vista as constantes conversas que eles tiveram pelo Palantír). Porém, o uso de orcs se mostrou fatal para Curumo, já que os mesmos despertaram a ira de Fangorn.

Sauron não poderia ter imposto o uso de orcs por parte de Saruman já que a “raça” de orcs que Saruman usava era diferente da de Sauron. Além disso, os orcs foram comandados por Saruman para destruir Fangorn para ter madeira nas forjas de Isengard isso foi totalmente inaceitável já que Saruman poderia obter madeira de outro jeito.

Não Senhores Jurados, não se iludam. Saruman associou-se aos orcs porque eles eram a ferramenta perfeita para seus planos cruéis. Ao usar as mesmas armas que o Inimigo, Saruman mostrou-se corrompido como ele. Ambicioso como ele. Cruel como ele.

A Defesa ainda nos pergunta:

Drag047 disse:
Seria Gandalf criminoso por recusar trair aqueles que confiaram nele? Pois se Saruman for considerado inocente desse crime, então ele estaria correto ao prender Gandalf! E isso tornaria o Cinzento um criminoso. Senhores jurados, quem cometeu crime? O outrora Branco ou o Cinzento? Afinal, um deles é culpado, e cabe aos senhores decidirem qual.
Que crime os hobbits cometeram? Que crime Boromir cometeu ao defendê-los? Pois, se estes não cometeram crimes, novamente Saruman os cometeu. E de novo digo, senhores jurados! Inocentar um e culpar os outros. E de novo pergunto! Quem é culpado? Quem cometeu crime?

Bom, realmente não partilhamos da argumentação (i)lógica usada pela defesa. Alguém tem que ser realmente culpado ou inocente na história? É tão fácil assim julgar as ações das pessoas?

Já que não nos fizemos entender vamos tentar explicar melhor. Saruman prendeu Gandalf e o único modo dessa ação de Saruman ser isenta de culpa é se Gandalf fosse culpado de alguma coisa. Já que Saruman prendeu injustamente Gandalf, então o culpado é Saruman.

A Defesa alega que ao atacar Rohan, Saruman estava fazendo jogo duplo com Sauron.

Aqui, vemos mais uma vez o jogo duplo de Curumo. Acreditamos que o ataque a Rohan foi elaborado por Sauron, na tentativa de separar Gondor e Rohan. Só que isso ia contra os anseios do mago, que não desejava guerra com seu vizinho, apenas desejava encontrar o Anel. Assim, Curumo ofereceu uma aliança com o senhor da Terra dos Cavaleiros, que lhe foi negada. Pressionado por Sauron, não houve outra alternativa se não a guerra, por mais que a mesma não fosse desejada.

O ataque pode até sido ordenado por Sauron, mas foi praticado por Saruman. Então não faz sentido para a Acusação dizer que Saruman atacou Rohan se não desejava isso. Ninguém que não estivesse corrompido pelo desejo de poder poderia ter, durante anos, minado a mente de um Rei, efetuado ataques com o intuito de desbaratar a força de Rohan, causar a morte do herdeiro do trono, afastar Éomer e no final realizar o grande ataque ao Forte da Trombeta.

De acordo com a Defesa é isso que aconteceu. Nós da Acusação queríamos saber de onde a Defesa tirou a idéia que Saruman ofereceu uma aliança com Rohan antes de atacá-lo. Porque depois de derrotado, Saruman ainda tentou enganá-los fazendo-se de amigo, mas antes de atacá-los Saruman agiu em surdina, traindo a confiança do Rei e do povo de Rohan.

O que os fatos nos contam é que Saruman não tinha nem um motivo para ter inimizade com Rohan, mesmo assim simplesmente encheu Théoden de mentiras através do seu serviçal conhecido como Língua de Cobra e depois atacou Rohan sem nenhum aviso.

Em nenhum momento Saruman cometeu essas atrocidades com intenção de ajudar os povos da Terra Média. Ao contrário do que diz a Defesa ele só queria poder e domínio sobre tudo e todos.

Quando enfim chegamos à última abominação de Saruman, o ataque ao Condado, a Defesa argumenta que:


Senhores, aqui temos um lado triste da história de Curumo. Sim, concordamos com a acusação que foi dada a chance do Mensageiro Branco se unir a Olórin e os outros (o que para Curumo não resultaria em nada, afinal, sem o Anel, não haveria vitória contra Sauron), mas essa chance foi dada por quem? Justamente pela pessoa que Curumo mais duvidava, seu companheiro de ordem: Olórin! Sim, infelizmente, essa dúvida, diga-se de passagem compreensível, nublou os olhos do mago branco, e selou seu destino. E que destino terrível, para uma pessoa acostumada a comandar, ser respeitada e ser ouvida a posição comum. E aqui, é interessante apontarmos, que, diferentemente de Sauron, que, em situação semelhante, fingiu redimir-se pra depois destruir o reino de Númenor, Curumo não desejava, inicialmente se vingar de ninguém. Porém, o tempo passou, e o Curumo que conhecíamos definhou sozinho em sua torre vigiada.

Diante desses argumentos, nós nos perguntamos: como que sem o Um Anel não haveria vitória contra Sauron já que justamente a falta do Anel foi que destruiu Sauron? Destruir o Um Anel era na verdade a única forma de derrotar Sauron. Mas não é esse o ponto.

Como a Defesa pode alegar que Saruman inicialmente não queria se vingar de ninguém? Quando repensamos na sua ameaça velada que Saruman fez a Frodo Bolseiro quando cruzou com ele na estrada ANTES de chegar ao Condado vemos o quanto ele realmente pretendia causar dano.

Não foi a dúvida que nublou a mente de Saruman. Foi o orgulho. O orgulho de alguém que sempre mandou e desmandou, e tendo perdido o direito a isso, por seus próprios crimes, não se conforma e prefere destruir o que não pode ter.

Quando saiu, se viu livre pra tentar ainda mais uma chance de comandar algum lugar, o lugar aparentemente esquecido por todos: O Condado. Triste foi esse fim, pois sabemos das conseqüências. E aqui reiteramos: tudo isso foi feito por um Curumo praticamente destruído, com tudo o que construíra arduamente desfeito, e seu cajado quebrado, culminando na expulsão da ordem dos Istaris deixando-o sem absolutamente nada.

Nós da acusação queremos dar destaque a essas palavras da defesa porque nelas a defesa reconhece a culpa de Saruman ao atacar O Condado.

Saruman quando saiu de Isengard sabia que não iria comandar O Condado. Se Saruman quisesse comandar O Condado porque destruiria tudo, roubaria, prendia e etc? Não Saruman fez isso tudo no Condado apenas com desejo de vingança. Charcote, como seus próprios sequazes o chamavam “carinhosamente”, deixou claro a Frodo Bolseiro, diante da porta do Bolsão, que a única coisa que ele lamentava era não ter conseguido provocar um estrago maior.

Além de tudo a Defesa parece esquecer que os asseclas do Charcote já estavam no Condado muito antes de Saruman ser aprisionado. E estavam lá, destruindo, matando, roubando, prendendo, tiranizando enfim. E faziam isso cumprindo as ordens do Charcote, o que PROVA que Saruman sempre planejou destruir o Condado por puro despeito a Gandalf que amava aquela região e mais tarde por mesquinha vingança contra os hobbits.

Saruman é CULPADO da destruição do Condado. A própria Defesa admite. E mais que isso. Agiu com premeditação.

Agora imaginem-se vocês vivendo como um rei com todos os luxos e mordomia que o prestigio lhe concede, e de repente, tudo se desmoronar e você ter apenas a roupa e o couro, vivendo como um mendigo sem saber quando teria seu desjejum. Ninguém aceita meus amigos essas perdas fazendo surgir assim o desespero e o medo que o futuro lhe aguarda.

A Defesa quer nos fazer crer que uma pessoa por ser despojada de suas posses tem o direito de atacar os outros?

Os Istari não viera a Terra Média para serem Reis, ou mesmo viverem como Reis. Vieram lutar contra isso. Saruman é que decidiu tornar-se Senhor de Isengard, e não apenas seu guardião. Foi escolha dele construir exércitos de orcs, invadir, destruir, matar, pilhar. E quando se viu privado do que não deveria ser seu, agiu com crueldade e efetivamente cometeu MAIS crimes.

Honoráveis representantes dos Povos livres, Senhores Jurados, Excelentíssimo Juiz, Saruman é um seqüestrador, um traidor, e é culpado de todos os crimes que a Acusação lhe atribuiu. Para nós não resta nenhuma dúvida disso. Temos a crença sincera de que esse ser cometeu ações das mais nefastas de cruéis.

Nobres Colegas da Defesa, admiramos a honestidade de vossa convicção, mas não podemos compartilhar dela diante da análise das palavras e atos de Saruman. O réu é culpado e esperamos ter esclarecido toda culpa de Saruman com esses argumentos.

Ao pedirmos a condenação de Saruman temos a esperança de ver a Justiça sendo feita.

_________________________________________

Banca de Acusação: Drag047, Roger e Fernanda.
 
drag047 disse:
Nós da Acusação queríamos saber de onde a Defesa tirou a idéia que Saruman ofereceu uma aliança com Rohan antes de atacá-lo. Porque depois de derrotado, Saruman ainda tentou enganá-los fazendo-se de amigo, mas antes de atacá-los Saruman agiu em surdina, traindo a confiança do Rei e do povo de Rohan.


Nós da defesa pedimos autorização do juiz para citarmos a parte do livro na qual se encontra o embasamento do nosso argumento.



De resto, fico feliz que a acusação tenha postado um pouco antes da hora, assim não fico tão ansioso.
Mais uma vez, a acusação se encaixou bem dentro do esperado, a defesa se pronunciará em breve.
 
Não vejo necessidade de citar um trecho. A Acusação se esforçou para esclarecer diversas dúvidas da Defesa sem fazer citações.
 
Estava ansiando ler os aprofundamentos da réplica e da tréplica.

Por aqui eu fico imaginando a direção que as bancas vão seguir.

As equipes estão postando com vontade, então cada novo mergulho na situação eu recebo com curiosidade. São mais detalhes para a fase de "comments".
 
Dando continuidade ao Julgamento para a última peça para a manifestação inicial dos Jurados e do Juiz Panela Mão de Ferro

O VTBBC VEM LEMBRAR À BANCA DE DEFESA QUE O PRAZO PARA A APRESENTAÇÃO DA TRÉPLICA SE ENCERRARÁ NO DIA 28/08 AS 20:17.

NOVAMENTE DESEJAMOS BOA SORTE A TODOS!
 
POST DUPLO PARA RESPONDER POST...
Nós da defesa pedimos autorização do juiz para citarmos a parte do livro na qual se encontra o embasamento do nosso argumento.



De resto, fico feliz que a acusação tenha postado um pouco antes da hora, assim não fico tão ansioso.
Mais uma vez, a acusação se encaixou bem dentro do esperado, a defesa se pronunciará em breve.
Pelo VTBBC, eu, Indily, esclareço que a obrigação de conhecer os fatos expostos, por qualquer uma das bancas, será do Juri e do Juiz.
Não existe a necessidade da transcrição do texto uma vez que o utilizado aqui é a "arte do convencimento" e não da demonstração de uma história pré fixada.
Fiquem todos tranquilos pois tenho certeza que o conhecimento acerca do conteúdo dos livros o Juri e o Juiz possuem.
__________________________________
Não vejo necessidade de citar um trecho. A Acusação se esforçou para esclarecer diversas dúvidas da Defesa sem fazer citações.
Fer, embora concorde com o conteúdo da resposta, peço a gentileza de não rebater posts direcionados à Organização do VTBBC, Juri ou Juiz, para não regar gerar réplicas e provocações. (por mais que a mão coce para responder).
__________________________________
No entanto, as nossas dúvidas não foram esclarecidas. Portanto, reiteramos o pedido para a citação do trecho.
Vou tentar acreditar para não deletar mais posts, que vc postou antes de ver a minha resposta ao Anwel.
 
Última edição:
Pelo VTBBC, eu, Indily, esclareço que a obrigação de conhecer os fatos expostos, por qualquer uma das bancas, será do Juri e do Juiz.
Não existe a necessidade da transcrição do texto uma vez que o utilizado aqui é a "arte do convencimento" e não da demonstração de uma história pré fixada.
Fiquem todos tranquilos pois tenho certeza que o conhecimento acerca do conteúdo dos livros o Juri e o Juiz possuem.


Ok, sem problemas Indily.
Obrigado pela resposta, responderemos o argumento no post da defesa mesmo.
 
Fer, embora concorde com o conteúdo da resposta, peço a gentileza de não rebater posts direcionados à Organização do VTBBC, Juri ou Juiz, para não regar réplicas e provocações. (por mais que a mão coce para responder).

Desculpa. Você tem toda razão. Foi, no mínimo grosseria da minha parte dizer qualquer coisa antes mesmo da organização se manifestar. :oops:

A Defesa estava no direito dela de fazer uma solicitação ao VTBBC e cabia apenas a ele responder.

Não que justifique, mas foi pura empolgação. Não vai tornar a acontecer.
 
Outro julgamento e ninguém me avisa...

( Desculpem-me, tive problemas para acessar do meu terminal:lol:)

Agora, deixa eu ler tudo desde o começo... hehe
 
Esplêndido, simplesmente Esplêndido!

A Acusação replicou de maneira majestosa a Defesa, muitos pontos de bastante importância foram novamente levantados e rebatidos com palavras de muitíssimo efeito, que poderão acarretar um trabalho maior da Defesa para poder fazer valer o discurso de que Saruman não foi culpado.

Espero ansioso a Defesa com sua Tréplica, receio que virão com argumentos ainda mais embasados nas ações supostamente benéficas de Curumo.

Ansiedade maior ainda é a do pronunciamento do Corpo de Jurados composto por Nobres Membros do Fórum, membros que possuem grande experiência e que pronunciam palavras de grande valor e impacto também.

Menegroth, mão de Ferro ou Panela de Ferro (segundo nossa querida Indily) com certeza deve estar em seu íntimo refletindo sobre a recente réplica da Acusação. Quais serão as palavras do Mão de Ferro?...Qual será o Destino de Saruman, o outrora Branco?
 
_ Sauron _ segura-se para não rir perante o novo nome atribuído ao nosso juiz. Pondero em pensamentos soturnos sobre a réplica e novamente aguardo... tempo longo para os que esperam, e curto para os que trabalham. O peso da corrente em meus braços chega a me fatigar. Pesso uma cadeira a Eonwë...
 
Observo o rosto do réu se contorcendo ao ouvir as palavras da acusação...

Parabéns à acusação pelo belo trabalho em sua réplica. Certamente vão dar trabalho à defesa... Mais trabalho do que eles tiveram no argumento inicial.
 
Muitos agora prestam atenção à reação de Curumo... Me pergunto qual deles não gostaria de saber em quê ele estaria pensando ao relembrar das coisas a que foram citadas contra ele.
Um ser da nobre gente dos Valar, um servo de Aulë no Circulo da Lei, novamente. Mas não devo me preocupar com para quem ele servia, ou deveria. Logo ele receberá o meu julgamento, e muito dependerá daqueles que deverão falar a seguir!

Aguardemos então, Cúrunir!
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo