• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Círculo de Lei IV] Julgamento de Saruman

Status
Fechado para novas mensagens.
E eis que no final da tarde alguem se aproxima forum! De oculos escuros e com um cigarro na boca, que ele joga fora ao adentrar no predio.
Dirigi-se a passos firmes para a sala de audiencia, por hora vazia.
Deixando suas coisas sobre a mesa da promotoria, Roger percorre o salão com um olhar! Demorando-se mais tempo sobre o banco dos reus. Seus olhos tem um relampejo ao imaginar o desenrolar do julgamento! E seus lábio se fendem num sorriso ao prever o que aguarda aquele que se sentará ali.
Então, Roger se senta em sua cadeira e pacientemente, como um predador ao aguardar sua presa, espera a chegada do resto da banca da promotoria, para em grupo, fechar todas as saidas do reu.....
 
Entro no Círculo da Lei, ainda tendo em mente tudo que li sobre os atos daquele que hoje será julgado, comprimento Juri, Juiz e alguns conhecidos que já estão a postos para assistir o início dos debates.

Tomo meu lugar ao lado do parceiro que tantas horas labutou comigo sobre os pergaminhos e aguardo a chegada do nosso lider, esperando que seja feita justiça no Circulo da Lei.
 
E por fim o ultimo integrante da banca de acusação chega, comprimento os júri, juiz e outros conhecidos que estão esperando para assistir. Sento no meu lugar ao lado dos meus dois parceiros que tanto trabalharam para que a justiça seja feita.
 
Banca de acusação:drag047, Roger e Fernanda

_________________________________________________________________

Senhor Juiz, prezados membros do júri, nós estamos aqui hoje para trazer a vossa presença um dos mais execráveis criminosos de toda Arda: Curumo, o Maia. Que já foi conhecido como Saruman, o Branco, ou Curunír, entre os elfos. Esse ser foi enviado escolhido pelos Valar para combater o mal que Sauron, o muitas vezes desprezível, deixara nas terras de cá. Saruman foi eleito líder do Conselho Branco, e por longo tempo considerado o mais sábio dos Istari. Mas decaiu e, tendo cometido crimes que feriram muitos e prejudicaram inúmeros povos, é hoje trazido a vossa presença para ser julgado, e, se os Valar permitirem, condenado.

Esse é o ser que aprisionou o maia conhecido como Gandalf, planejou o seqüestro dos hobbits Meriadoc Brandebuque e Peregrin Tuk e invadiu a região do condado, onde prendeu, humilhou e roubou os hobbits, um dos povos mais pacíficos da terra média. Pretendemos esclarecer e provar a culpa de cada um desses crimes.

Em sua ânsia descabida para possuir o Um Anel, Saruman precisou atrair Gandalf para Orthanc onde pretendia fazê-lo seu cúmplice na obtenção do Um Anel. E a que baixeza foi capaz de chegar Saruman! Usar um inocente membro da própria ordem para poder enganar outro mago. Porque, ocultando de Radagast sua traição, usou-o como mensageiro de sua perfídia. Perfídia sim, porque ele ofereceu ajuda a Gandalf para proteger o Condado dos Cavaleiros Negros quando na verdade queria forçar Gandalf a dar informações sobre a localização do Um anel. E para que? Para apropriar-se desse objeto nefasto. Não com o intuito de destruí-lo, mas de usá-lo, tornando-se o senhor dos povos livres.

Afortunadamente Saruman não conseguiu que Gandalf dissesse o que sabia a respeito anel. E diante da recusa de Gandalf, que resistiu a lisonjas e até mesmo ameaças, o que o réu fez? Aprisionou-o.

Sim, meus senhores. Saruman, outrora O Branco já havia se tornado o De Muitas Cores, sem ter autoridade para isso, tornou Gandalf seu prisioneiro com intenção confessa de forçá-lo a cooperar, ou vingar-se dele se conseguisse levar seus planos macabros até o fim. Cárcere privado, senhores. Não o maior de seus crimes, e com certeza não o primeiro a ser perpetrado por sua mente maquiavélica. Mas o primeiro que denunciamos aqui.

Prisão... Atentem a essa palavra membros do júri! Seria Gandalf criminoso por recusar trair aqueles que confiaram nele? Pois se Saruman for considerado inocente desse crime, então ele estaria correto ao prender Gandalf! E isso tornaria o Cinzento um criminoso. Senhores jurados, quem cometeu crime? O outrora Branco ou o Cinzento? Afinal, um deles é culpado, e cabe aos senhores decidirem qual.

Afortunadamente Gandalf conseguiu escapar e pode levar a notícia da traição de Saruman até o conhecimento daqueles que ainda labutavam pela segurança da Terra Média. Se Saruman tivesse conseguido aprisionar Gandalf por mais tempo o Mago Cinzento não conseguiria ir ao Conselho de Elrond e a traição de Saruman seria ignorada, o que levaria o Conselho a procurá-lo. O Portador do Anel estaria a sua mercê e apenas Mandos poderia prever o que seria de todos os Povos Livres.

Quando não conseguiu a colaboração de Gandalf, Saruman engendrou outro plano sórdido para conseguir se não o Um Anel, pelo menos informações que levassem até ele. Para tanto tramou o seqüestro dos hobbits que viajavam na Comitiva que saíra de Valfenda. Como se não bastasse a vilania de ordenar um seqüestro, Saruman se associou a orcs. Orcs, meus senhores. Orcs que serviam diretamente a ele sob o símbolo da Mão Branca. Orcs que para cumprirem a ordem de seu mestre assassinaram Boromir de Gondor, filho de Denethor, que pereceu defendendo os dois jovens hobbits do cruel destino de serem aprisionados pelos monstros de Saruman. Além de seqüestrador, Saruman é o responsável indireto pela morte de Boromir.

Depois da morte desse valoroso filho de Gondor, os orcs - orcs que Saruman enviara, não devemos nunca nos esquecer disso - esses orcs efetivamente seqüestraram Meriadoc Brandebuque e Peregrin Tuk, hobbits que acompanhavam Frodo Bolseiro, o Portador do Anel. E tentaram levá-los para seu mestre em Isengard. Mestre que os alimentava com carne humana, diga-se de passagem. Os hobbits foram submetidos ao medo, a privações, ao cárcere e só não foram submetidos à tortura porque mais uma vez os planos de Saruman foram frustrados pelo destino. Os hobbits conseguiram escapar antes de chegar a Isengard. O que não exime de maneira nenhuma Saruman de ser o que é: um seqüestrador. E esse é o segundo dos crimes pelos quais o acusamos hoje.

Seqüestro... Não bastou a Saruman prender alguém que foi a seu covil... Não, ele estendeu suas garras imundas para longe. Querendo ter a seu alcance pequenos, para torturá-los em busca de informações.

Que crime os hobbits cometeram? Que crime Boromir cometeu ao defendê-los? Pois, se estes não cometeram crimes, novamente Saruman os cometeu. E de novo digo, senhores jurados! Inocentar um e culpar os outros. E de novo pergunto! Quem é culpado? Quem cometeu crime?

Graças à ação rápida de Barbarárvore, Saruman foi finalmente contido em Orthanc como prisioneiro de guerra. Guerra que ele não declarou, mas que com certeza iniciou ao derrubar as árvores de Faragorn para alimentar suas fornalhas. Para ter fogo para forjar as armas que usou para atacar covardemente e sem nenhum motivo válido o nobre povo de Rohan.

Nem vamos falar aqui das mentiras e intrigas que usou para arregimentar o povo das Terras Pardas em suas fileiras. Nem vamos falar aqui das mulheres e crianças mortas nos campos de Rohan graças ao ataque covarde de Saruman. Vamos nos abster de descrever a feitiçaria de que Saruman lançou mão para controlar o rei Theoden.

Não, nós vamos nos ater às ações de Saruman depois que foi feito prisioneiro de guerra em Orthanc, depois que recebeu e recusou a chance de colaborar com as forças que lutavam contra Sauron, depois que foi liberado de boa fé por Barbarárvore. Sim. Vamos considerar as ações mesquinhas de Saruman depois que havia sido derrotado, e que mesmo diante de sua recusa em arrepender-se, foi posto em liberdade.

E o que ele fez? Como Saruman aproveitou essa segunda chance tão generosamente concedida? Ele invadiu o condado, aprisionou inocentes hobbits, humilhou-os, roubou-os, fê-los passar fome, derrubou desnecessariamente árvores do Condado, com o único intuito de destruí-lo. De vingar-se no elo mais fraco do grupo que arriscara a vida para derrotar Sauron.

Saruman não pretendia ganhar nada com isso. Nem havia mais o que ganhar. Foi apenas um ataque gratuito, covarde e cruel contra um povo inocente e indefeso. Vingança pura e simplesmente. Vingança que resultou na morte de Lotho Sacola-Bolseiro.

Depois de derrotado por sua própria ambição e crueldade Saruman decidiu vingar-se nos mais fracos e indefesos, que, vejam só os senhores, ele deveria proteger! E agiu precipitadamente, tão precipitadamente que quando encontrou Gandalf e Frodo antes de chegar ao Condado sugeriu que poderia destruir a casa dos hobbits como Isengard fora destruído.

E o Condado só não foi totalmente destruído porque Frodo Bolseiro, Samwise Gamgee, Meriadoc Brandebuque e Peregrin Tuk chegaram a tempo de expulsar Saruman e evitar os piores danos. E temos o terceiro e mais mesquinho dos crimes de que acusamos Saruman hoje. Invasão, cárcere privado, destruição de propriedade alheia, destruição de preciosos recursos naturais e roubo.

É por isso, senhores do júri, é que nós pedimos a condenação de ser tão vil e dissimulado, que criado para ser grande, traiu a própria grandeza, devendo proteger, destruiu, traiu, mentiu, seqüestrou e foi violento. E que tendo inúmeras chances de se redimir foi e insurrecto. Incapaz de aprender com seus erros, mostrou-se uma ameaça à ordem e ao bem estar de todos os povos. Por isso, imbuídos do espírito de justiça e desejosos de que reina a paz entre os povos da Terra Média, pedimos que Saruman seja condenado.
 
menegroth disse:
sou eu que sou assassinado na rua por um louco que não concordou com a minha sentença.

Uma palavra!

Lyvio




Quem participava nos chats na 2ª metade de 2008 compreende! Quem não participava, compreenderá um dia! :lol:
 
Olho a expressão de ira no rosto de Saruman. Vejo Gandalf concentrado em anular qualquer feitiçaria que o réu possa tentar.

Tensão no ar... Murmúrios no círculo de pedras... Olhos brilham no escuro.

A acusação falou! A acusação joga sobre o rosto do réu lembranças de momentos negros em sua vida.

Tento, em vão, relaxar. Só me resta aguardar a posição da defesa.

Saruman sorri...
 
Depois da longa espera, a acusação fez seu pronunciamento. Do canto onde de observo atentamente ao julgamento de Saruman pude ver a tensão que se fez presente entre os que ali estão. Aguardo ansioso pelo pronunciamento da defensoria.
 
De pé ao lado dos outros dois jurados me viro e vejo os dois colegas com rosto surpreso, o juíz encara o réu com um olhar impiedoso que faz cessar os múrmurios ao redor.
Viro meus olhos para o leste e penso nos erros e acertos que Curúnir teve nas terras mortais. Merece ser condenado?
A escuridão invade os céus com o por do Sol e todos olham a roupa multicolorida do mago aprisionado empalidecer no escuro . Será que a escuridão o pegou?
 
Última edição:
Lamparinas de cristais muito antigas iluminam rostos surpresos nesse Círculo da Lei. Há um vento constante dobrando as chamas dos archotes e tochas. Há muitos aqui e dentre esses, vários que conheceram o Réu outrora.
Há olhares acusadores, há aqueles que querem vingança, um sentimento que jamais pensei que pudesse ser direcionado a algum dos Istarí.

Direcionando meu olhar, encontro Curumo, que outrora foi imponente e vejo que muito de seu orgulho e postura se foi, mas ainda pode-se perceber nele o olhar inteligente e a mente sagaz.
Do outro lado, atento a tudo dentro de sua descrição, Olórin. Silencioso e dentre todos os demais, me parece haver uma certa tristeza, um certo pesar em seus olhos...

Ingrata é a tarefa de julgá-lo, Curumo.
 
Uma palavra!

Lyvio




Quem participava nos chats na 2ª metade de 2008 compreende! Quem não participava, compreenderá um dia! :lol:
E eu não sei? Já fui moderador da area Tolkien.

Não Mené... o trabalho mais pesado é o meu, que além de ter que coordenar esse tópico tenho que dar beliscões num juiz exaltadamente insano! rs
Praticamente um "meretrissimo".

Mas, excelência, é só usar a mão-de-ferro que o louco discordante corre :yep:
:abraco:
 
O VTBBC AGRADECE A EMPOLGAÇÃO E A PARTICIPAÇÃO DE TODOS.

LEMBRANDO QUE O PRADO DA DEFESA COMEÇOU AS 18:01 DO DIA 20/08
O MESMO SE ENCERRARÁ AS 18:01 DO DIA 23/08.


BOA SORTE À TODOS!



Esta ilustríssima assessora já informa que se não puder comparecer pelos próximos dias, o responsável por todos os tramites é o Juiz Menegroth... Preciso cuidar da saúde aqui pois o porquinho me pegou. :abraco: pra vcs!
 
Então, Domingo 23/08 - 18:01. :think:

E Indily, eu sabia que esse negócio de o Palmeiras estar em 1*Lugar ainda iria dar mau! Tirou-nos você e sua vigilância. Agora estamos a cargo do Mão de Ferro. Não bastava oMão Negra??
 
Interessante poder ver o panorama amplo de denúncias mostrado pela acusação. Já consigo ver os agentes da defesa se movimentando.
 
Todos no Círculo observam a defesa lendo e relendo freneticamente os seus pergaminhos e anotações. Saruman mostra-se confiante, vendo o árduo esforço de seus defensores.
 
Enquanto a defesa, frenetica, busca um meio de rebater as acusações, a promotoria permenece em espera...
E o Roger, ao ver o olhar confiante do reu admira sua coragem, embora nao consiga imaginar o que o faz tao senhor de si! Sera apenas loucura?
 
Do mesmo modo, TurambarWoW não crê por que a acusação tem tanta confiança na vitória. Saruman, vendo a expressão de "já ganhamos" no rosto dos acusadores, não se contém e ri alto. Guardas desembainham suas espadas, Olórin prepara seu cajado, mas a defesa contém a fúria destes.
 
Nós do Júri estamos de olho em tudo o que acontece neste Círculo de Lei. Portanto, pesa em nossas decisões vossas atitudes perante esta Corte.
E lembrem-se, à uma certa Mão de Ferro analisando tudo o que se passa por aquí. E até Olórin deve respeito ao Juíz deste Círculo!
 
Tdos temos q tomar cuidado com a Mão de Ferro! Peço perdão ao excelentíssimo juiz e aos senhores jurados por qualquer comportamento inadequado da minha parte.
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo