• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual o pior livro q vc já leu?

Antes de adquirir o hábito da leitura, eu detestava muitos livros.

Aprendi então que não posso dissociar as obras de seu tempo, que existem diversas formas de se expressar idéias, aprendi que a estilística é pura estética e que devia me abrir aos mais variados estilos para compreender os mais diversos textos. Aprendi que o estilo varia muito, mesmo em uma mesma época e em um mesmo lugar, apesar dos padrões, há variação de ritmo de narrativa, de foco de narrativa, existem principalmente 'linguagens' diferentes nesses livros.

Por isso nunca alguém aqui me lerá falando mal de algum livro pela estilística, linguagem ou mesmo foco, motivo. O que torna um livro bom ou ruim pra mim?
Eu realmente não sei, já que, assim como acontece com a música, o que eu acho chato hoje, pode me agradar amanhã ou por eu não ter compreensão daquele assunto ou mesmo de um ponto daquele assunto, ou por essa compreensão ter mudado, ou por ter mudado meu gosto artístico, meu senso estético ou ter adquirido algo a mais dele. E os textos dos filósofos, eu achei Platão muito maçante, Kant é complexo demais e enfadonho é sua leitura, mas ambos tem muito a ensinar. Um texto de mais de mil páginas sobre o entendimento humano? Divino! Por que há sempre muito sob a superfície e quando não há, há sempre muito dentro de mim.

Por isso discordo de vocês quanto a avaliar uma obra literária julgando-a 'chata'. Vejo que muitos simplesmente não entenderam as obras e as julgam chatas, ou vocês estão achando a linguagem muito complexa (chorar isso é patético, me desculpem) ou não entenderam o motivo do autor, não captaram sua alma, que nem sempre é a alma do livro. Como fazê-lo? Tentando compreender:

1-o tempo
2-o local
3-os fatos
4-os sentimentos dos envolvidos em seus diversos graus e essências

esse último é bem mais complicado...
 
Pra mim o pior dos piores e sempre será, é: Eurico, O Presbítero

PQP!!! Odeeeeeeeeeeeeeeeio esse livro e, meio que por consequência, acabei pegando birra de Romantismo também.
 
Eu realmente não sei, já que, assim como acontece com a música, o que eu acho chato hoje, pode me agradar amanhã ou por eu não ter compreensão daquele assunto ou mesmo de um ponto daquele assunto, ou por essa compreensão ter mudado, ou por ter mudado meu gosto artístico, meu senso estético ou ter adquirido algo a mais dele.

É, nunca tinha pensado por esse lado, realmente, mudou meu conceito...quem sabe daqui um tempo eu consiga compreender o que me falta e consiga entender o que Machado quis dizer...

P.S.: Foi o argumento da música que pesou bastante. ( já aconteceu comigo)
 
Última edição:
Putz...pra mim todos o livros da literatura nacional que eu li foram os piores livros que eu ja lí....acho que foi uns 8 já...hehe...mas pra sair dessa vou citar um internacional:A torre negra...muito sem noção esse livro...
=]
 
Deixa eu ver...
foram:O Guarani,vidas secas,Iracema,Senhora,Brás beixiga e barra funda,A hora da estrela,Dom Casmurro e morte e vida severina....O Guarani eu axei o menos pior de todos...
Até mais..
=]

PS:esqueci de usar citação...essa resposta foi para Belfalas...
 
Última edição:
O Senhor dos Anéis, ô livrinho chato viu, o autor deve ser um grande idiota. Ainda por cima é pura imitação de Harry Potter.
 
Acho que de todos os livros que eu já li, o pior foi Os Lusíadas, de Camões. Mal consegui ler 1/4 do livro, e só porque meu colégio me obrigou. Eu não entendia nada daqueles versos...:roll:
 
Acho que de todos os livros que eu já li, o pior foi Os Lusíadas, de Camões. Mal consegui ler 1/4 do livro, e só porque meu colégio me obrigou. Eu não entendia nada daqueles versos...:roll:


è meio complicado mesmo, mas tenta ler Por Mares Nunca D'antes Navegados (acho que é assim qu escreve), é bem legal e trata-se da mesma história.
 
O pior de todos foi "O Menino do Dedo Verde"... nao sei se é porque eu li numa fase em que eu nao gostava tanto de ler ou porque era ruim mesmo...

Mas eu nem consegui terminá-lo. A minha irmã que me disse para ler e queria que eu, depois de ler, contasse a estoria para ela(coisas de irmã mais velha)... mas eu cansei de ler e estava na metade... aí eu fui para a ultima pagina e li o seguinde: "E o fulano(esqueci o nome do menino) era um anjo". Então eu cheguei para a minha irmã contei umas partes do meio e disse que ele era um anjo... ela realmente imaginou que eu li e só depois de um tempão é que resolvi contar para ela a verdade... :lol:

P.S.: Isso aconteceu há uns 6 ou 7 anos...
 
O Senhor dos Anéis, ô livrinho chato viu, o autor deve ser um grande idiota. Ainda por cima é pura imitação de Harry Potter.

:lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol:Realmente, você merece um prêmio. Vc trabalha no Zorra Total?

Acho que de todos os livros que eu já li, o pior foi Os Lusíadas, de Camões. Mal consegui ler 1/4 do livro, e só porque meu colégio me obrigou. Eu não entendia nada daqueles versos...:roll:
Novamente: você não gostava ou não entendia?

Acho um absurdo essas críticas à literatura nacional e portuguesa, "porque não tendi!". Isso é uma grande estupidez! Lusíadas é uma obra sem par na literatura épica, comparável à Ilíada e à Odisséia. Se puder dar um conselho, eu diria para enriquecer seu vocabulário com leituras mais simples, aumentar sua compreensão da época gloriosa de Portugal com livros históricos sobre o assunto como o que Gwain citou, elevar seu gosto literário poético com a leitura de poemas simples, com métricas menos elaboradas ou se integrar com a poesia camônica a partir dos Sonetos.
 
Olha Caio, não é porque você gosta de literatura nacional e portuguesa que todos têm que gostar...
Salvo Dom Casmurro e O Guarani eu também não gosto. E não pela época ou por não entender... mas simplesmente porque é um porre... Eu prefiro a literatura inglesa da mesma época. Já até discuti com professor por causa disso.

E os Lusíadas não é "comparável" as Ilíada e Odisséia... é quase uma cópia.
Pelo que me lembro, Camões tentou fazer algo +/- parecido com o que Tolkien fez: criar para sua nação uma história épica, uma lenda digna dos tempos antigos... e para isso ele criou uma história nos mesmos moldes de Homero, dos épicos gregos.

É verdade que aprimorando a leitura, lendo gradativamente livros mais complexos a pessoa pode passar a gostar de um livro que antes não gostava... mas gostar desse ou daquele estilo [ou nacionalidade] só porque é clássico não é obrigação!
 
Novamente: você não gostava ou não entendia?

Acho um absurdo essas críticas à literatura nacional e portuguesa, "porque não tendi!". Isso é uma grande estupidez! Lusíadas é uma obra sem par na literatura épica, comparável à Ilíada e à Odisséia. Se puder dar um conselho, eu diria para enriquecer seu vocabulário com leituras mais simples, aumentar sua compreensão da época gloriosa de Portugal com livros históricos sobre o assunto como o que Gwain citou, elevar seu gosto literário poético com a leitura de poemas simples, com métricas menos elaboradas ou se integrar com a poesia camônica a partir dos Sonetos.

Eu não entender não foi tanto um problema, já que a linguagem de Auto da Barca do Inferno é bem complexa, e eu gostei bastante do livro. Mas o tema central de Os Lusíadas não me é atraente. Não sou muito fã de livros que retratem personagens reais, por mais fantasiosa que a história possa ser.
 
Eu não entender não foi tanto um problema, já que a linguagem de Auto da Barca do Inferno é bem complexa, e eu gostei bastante do livro. Mas o tema central de Os Lusíadas não me é atraente. Não sou muito fã de livros que retratem personagens reais, por mais fantasiosa que a história possa ser.
Sei, então você detesta história e estórias que ensinem algo?
 
Sei, então você detesta história e estórias que ensinem algo?

Não é isso. Eu gosto de história, mas o tema de Os Lusíadas não me atraiu. É até meio estranho, já que eu gosto de mitologia e tal. Mas o gostar ou não de um livro vem de muitos fatores. Talvez se eu reler, eu goste, assim como já reli livros que gosta e passei a odiar. Eu sei que Os Lusíadas é uma grande obra, mas isso não me obriga a gostar desse livro. Me desculpem os que gostam, mas ele não atraiu minha atenção.

Gosto é que nem nariz: cada um tem o seu.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo