• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cerco Anti-Fumo

fingol, mas isso e uma coisa pessoal! a melian nao gosta de pinga. OK. tenho um amigo que nao aguenta o gosto da cerveja. ok
tem pessoas que nao comem carne. ok
e o que tem em eu gostar de fumar?
concordo em respeito a nao fumantes, nao fumar em locais fechados, ou mesmo em compania de pessoas que nao gostam. Porem eu gosto! e considero um desrespeito a minha pessoa uma lei que visa proibir um habito adquirido a tanto tempo! ainda mais quando a tanta coisa mais importante pra fazer do que isso!!!!!

Pessoal o cacete, meu tio Geraldo nunca fumou na vida e voltou ontem do hospital com suspeita de enfisema. Por quê? Vive na mesa de jogo e todos à volta dele fumam, a fumaça fez um lal desgraçado. Fumaça Alheia!!!

Dou graças a Deus por essa lei, essa grande merda vai acabar finalmente. Agora como vc bem disse em fumar respeitando essa lei e os não-fumantes, eu te louvo pela compreensão, chapa, já que o pulmão é teu e vc pode apodrecê-lo como bem entender.
 
Calma povo um passo de cada vez!
1° uma lei de intolerancia ao fumo. Daqui p/ isso evoluir p/ outra coisa demora uns 20 anos!
Relaxem!!!!!!!
Moramos aki ,nascemos aki e sabemos que no brasil "o barato é loko e o processo é lento" kkkkkkkkkkkk
Então não sofra por antecipação por uma promessa de lei mais radical e muito menos esperem por leis intolerantes p/ outras coisas que são consideradas nocivas!
Bebida faz mal, mas quem torna ela um mal é quem bebe, beber só em festa nunca matou ninguem, tanto que p/ isso já tem aki a lei de intolerancia no transito tbm, bebeu, dirigiu e a policia pegou dançou!, Se causar acidente então é logo homicidio na ficha e boa sorte!
Reeducação alimentar é necessária e urgente!!! Mas dificultar as vendas dessas guloseimas nunca vai mudar o pensamento, imagine crianças? Mulheres na TPM? Vão chamar um traficante p/ arrumar uma caixa de bombom! (eu chamo meu noivo Quando eu quero uma, se ele não conseguir achar ele q guenta minha fúria!), no cigarro a mesma coisa, depois de 10, 20 anos de fumo, tirar o cigarro das lojas vai fazer a pessoa procurar onde ele foi.
 
Calma Reeducação alimentar é necessária e urgente!!! Mas dificultar as vendas dessas guloseimas nunca vai mudar o pensamento, imagine crianças?

Mas a cabe a midia fazer a sua parte.. sei que é muito mais facil num comercial de TV convencer uma criança que comer um pacote de Trakinas é muito mais interessante e saboroso que um alface, mas é o poder que a midia tem que faz a diferença e é mais que fato consumado que nos alimentamos de modo geral muito pior que a meio século atrás.

Em qualquer padaria, barzinho ou mercearia de esquina achamaos facil doces, salgadinhos e refrigerantes, mas alimentos saudaveis são poucas.

Hoje nós temos um indice de obesidade infantil muito grande e se ao menos dificultarmos um pouco o acesso e essas coisas a principio saborosas mas pobres em nutrientes diminuiremos os gastos e internações em hospitais.

A cerveja então renderia outro capitulo a parte. No Brasil nunca se torrou tanto dinheiro com comerciais de TV milionários com isso. Se fossemos somar o que foi gasto nos ultimos 20 anos daria pra ter matado a fome de muita gente durante meses!
 
Neste final de semana passa a vigorar no estado de SP a nova lei assinada pelo governador Serra.

Antes de mais nada odeio e abomino totalmente o cigarro e acho qualquer lei contra o fumo benvinda, mas sinceramente acho esta lei ainda bem branda pois em caso aplicação de multa quem leva é o dono do estabelecimento e não o fumante.

Se eu fosse aplicar uma lei nova eu reduziria ao maximo até extinguir o maldito ICMS, IPI, COFINS e etc das contas de luz, água e telefone onde o povo brasileiro mais sofre pra pagar e aplicaria todos esses encargos no cigarro. Se em função disso o maço chegasse a custar R$40,00 ou R$50,00 problema de quem fuma e ai muita gente na marra ia começar a parar de fumar, pois o preço do cigarro no Brasil ainda é barato demais se comparado a alguns paises europeus que custa o equivalente aos valores citados acima.

Mas de qualquer maneira, é mais um passo dado a frente.
eu acho que foi o grande erro dessa lei, atribuir a multa ao dono do estabelecimento e não ao fumante a multa...mas mesmo assim é um passo...
É um grande passo para o governo começar a erradicar o tabaco...

Meu pai sempre fumou, minha ex-namorada fumava, eu nunca tive e nem tenho problemas com cigarro, não ligo das baforadas e talls, até fumei uma época.
Mas acho um bom incentivo do governo essa noa lei.
 
Eu acho que essa lei é boa para os não fumantes, principalmente os que são obrigados a conviver com fumantes, já que eles adoecem também e não sentem nem mesmo o "prazer" de fumar.
E talvez ajude a combater o crescimento do número de fumantes, o que seria muito bom.

Mas eu ainda acho que a melhor saída para problemas relacionados ao consumo seria uma boa educação, vinda de casa e da escola. No meu caso, eu não pretendo fumar nem beber, pois desde criança fui alertada sobre os malefícios que tais práticas podem trazer.
 
E eu não me restringiria em apenas aumentar o do cigarro. Se fosse aumentado nas bebidas alcoolicas, refrigerantes, salgadinhos e tudo mais que não é considerado saudavel e repassado de forma compensatória nos alimentos e remédios já ficaria de ótimo tamanho.

Lembrem-me de nunca votar no Fúria. :bamf:
 
Lembrem-me de nunca votar no Fúria. :bamf:

Politica é um meio muito sujo, obrigado :obiggraz:

mas ao menos você teria acesso a uma vida bem mais saudável e quando precisasse ir ao médico enfrentaria menos filas.

mas se quiser ser obeso comendo tranqueira ou detonar seu fígado no alcool ou pulmão com o cigarro fique a vontade, pois no outro extremo disso sempre haverá alguém lucrando muito, que tá cagando e andando pra quem consome e rindo a toa com a grana que fatura em cima disso tudo.
 
Última edição:
Acho que ter uma vida saudável ou não é escolha de cada um. Já somos bem crescidinhos pra tomar nossas decisões. O que você sugeriu é totalmente anti-democrático.

E te falo outra coisa: tem um monte de gente que está acabando como fígado com bebida, com o pulmão com cigarro etc, e está cagando e andando pra esse alguém que está lucrando com isso. ;)

No que me diz respeito, não fumo e não bebo... ainda que goste de comer "tranqueiras". Sei das implicações que isso traz, e portanto assumo os riscos. Simplesmente não admito que o Estado determine o que eu posso ou não consumir, através dessa taxação exacerbada.

Com relação à lei em pauta, eu concordo... uma vez que a minha liberdade termina onde começa a de outros. Ninguém é obrigado a agüentar a fumaça de cigarros alheios (eu, por exemplo, não suporto o cheiro). Querem comprometer seus pulmões, que comprometam. Mas os meus não. :mrgreen:
 
Acho que ter uma vida saudável ou não é escolha de cada um. Já somos bem crescidinhos pra tomar nossas decisões. O que você sugeriu é totalmente anti-democrático.

Negativo.

Anti-democrático tem nome e isso se chama proibição. E isso que eu sugeri em momento algum não tira o direito de você escolher, assim como acontece hoje que você tem a total liberdade de consumir cocaina e heroina, mas se quiser sustentar seu vício terá que pagar um preço alto por isso.

Nos transportes isso de certa forma já acontece. Da mesma forma que você pode visitar um parente em outro estado se deslocando de ônibus, se quiser fazer isso com mais comodidade indo sozinho com seu carro e poluir o ar vai pagar mais caro com a despesa que terá de combustível e dos possiveis pedágios que houver na estrada dependendo do trajeto.

E no caso dos alimentos, alcool e cigarro o que eu expus é idêntico. Só uma taxação a mais, mas revertida em custo mais baixo de medicamentos e alimentos mais saudáveis, que ajudaria a minimizar o problema da fome e da saúde pra quem tem baixa renda.

Veja a coisa da seguinte maneira: uma pessoa por livre e espontanea vontade quer forrar o bucho de doritos, fandangos, uns pedaços de pizza com uma cervejinha e fumando alguns cigarros estará indiretamente ajudando muito alguém bem humilde a por em sua mesa um prato bem cheio de arroz e feijão e carne pra todos seus filhos ou comprar aquele remédio essencial que com os impostos atuais e mesmo com aquela mixaria da bolsa-esmola que o presidente semianalfa paga ele jamais conseguiria.

O Estado não determina que você vai consumir, mas é justo que ele priorize o que garanta a saúde da população priorizando o acesso a melhor qualidade da água e os alimentos saúdaveis. Se não me engano a Islândia no extremo norte da Europa é o país que mais leva a sério esse tipo de politica, até porque é um pais que sequer tem condições pra agricultura. Isso sim é qualidade de vida e se você opta em não querer, paga-se mais.

E depois falam que nós somos civilizados somos os corretos. Felizes são os indios que sempre viveram muito bem sem essas porcarias, comendo só do natural e do melhor e o homem branco conseguiu acabar com a vida deles.
 
Última edição:
Muitíssimo bem colocado, Fúria. Valorizo a vida indígena por isso, e sua cultura. Li em um livro de Filosofia Introdutória da Marilena CHauí uma análise interessante: não é que os índios não tenha civilização, eles apenas sacrificaram evolução tecnológica em prol de uma forma antiquada de governo, mas muito mais eficeinte que a nossa e isso está diretamente ligado à economia.

E está ligado também a cultura alimentar, econômica etc.
 
Pois é, o que só reforça a velha teoria que o mundo sempre foi simples em sua essência, nós (seres humanos) é que o complicamos.
 
Mas bah, fumar em sampa tá complicado, huh? aqueles adesivos espalhados em cumbica e congonhas pra tudo que é lado... pelo que eu entendi, pela lógica dos adesivos e posicionamento dos cinzeiros, até "toldos" são considerados espaços fechados... mérito do governo, não achei que estivesse tãão restrito assim. Em compensação eu detestaria morar em são paulo hoje. :lol:
 
Eu adoro morar aki ^^
O q me faz ter vontade de ir embora é a falta de educação que vem se deselvolvendo aki e a "superlotação" da cidade.
Eu acho que contribui e muito p/ melhorar a educação essa lei, pq o que já tomei de baforada de cigarro no rosto não foi poucas e todas as vezes me engasguei,se eu tivesse comendo poderia acontecer um acidente...
Sim toldos são considerados lugares fechados pq ele precede a fachada de prédios... então... Essa questão dos adesivos sempre teve, nunca foi muito aconcelhavel o fumo em lugares fechados com grande concentração de pessoas, nas lojas onde eu frequento, onde meu noivo trabalha, já tem esses adesivos a muito tempo ^^
Não é tão ruim quanto parece, é só questão de costume.
 
Passado algum tempo, o que era a princípio algo mais restrito a SP, agora será nacional

Lei antifumo no Brasil deve dificultar começo do vício, aponta especialista


As experiências realizadas em Estados que já contam com a lei antifumo, como São Paulo, mostram que houve diminuição do número de fumantes e melhora na qualidade de vida dos chamados fumantes passivos.

A diretora-executiva da Aliança de Controle do Tabagismo e Saúde, Paula Johns, diz que as pessoas começam a fumar em uma situação social, e que a lei tem dificultado o início do vício. Veja os principais trechos da entrevista.

Folha - Quais os ganhos para a saúde pública com a proibição do fumo em ambientes fechados?
Paula Johns - Fizemos medições em SP e os resultados foram expressivos. A exposição a fumaça reduziu mais de 90%, principalmente em bares e restaurantes. O impacto na saúde do fumante passivo é imediato, por exemplo, no caso das doenças cardiovasculares.

Com o fumo mais restrito, fica mais difícil se tornar um fumante?
Ninguém decide de uma hora para outra 'ser um fumante'. A pessoa começa a fumar normalmente em uma situação social e a lei pode ajudar a evitar a primeira tragada.

Além de ajudar o fumante passivo, a lei ajuda a abandonar o vício?
Se a pessoa não abandona totalmente, ela pelo menos diminui a quantidade de cigarros. Se no trabalho fumava dez, passa a fumar quatro, por exemplo, pois não vai toda hora na rua para fumar.
Mas as pesquisas mostram uma redução do número de fumantes por conta da lei e também devido às campanhas antifumo.

Editoria de Arte/Folhapress
14337125.png
 
Só não entendo pq os estabelecimentos não podem escolher suas próprias regras sobre fumantes. Se você não gostar da regra do lugar, não vai pra lá. Fim.
 
Passado pouco mais de 5 anos desde que essa lei foi implantada em SP, pra mim como não-fumante só tenho visto resultados altamente positivos, pois pra quem passou a infância e a adolescência inteira tendo que conviver a contragosto com o incômodo da fumaça de outros em vários recintos fechados (cinemas, teatros, pistas de dança, etc) estar totalmente livre disso pra mim é um grande alívio. Quem diria a lei implantada pelo Serra pegou legal.
 
Só cria mercado negro. Já tentaram com bebida alcoólica e nunca deu certo. Não sei pra quê. Já quase ninguém fuma, hoje em dia... A coisa está caindo em desuso aos poucos. :think:
 
Eu ainda até relevo o fato da NZ ser um país insular isolado, população pequena e mais fácil de controlar a entrada das coisas do país, que só pode ocorrer pelo mar ou pelo ar, mas também não precisa acelerar as coisas "na canetada". Já tá rolando uma desaceleração natural.

Se no final a população urbana "civilizada" parar de fumar e restar apenas os Maoris que são os verdadeiros nativos daquelas ilhas fumando seu tabaco natural local? Deixa eles ora! Seria a mesma coisa que forçassem os nossos indígenas daqui também.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo