• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Afinal existe classificação etária para ler Tolkien????

Bem, clasificação etária, as obras de Tolkien têm, são literaturas infantis, acho que vi isso em um dos extras do filme. O problema, do que foi dito no primeiro post, eu acho que é realmente o preconceito e a ignorância - se me permitem - dos pais sobre o assunto. É uma leitura simples e fantástica, que no meu modo de ver a educação, não faz das crianças sonhadores, nem os torna violentos e etc. Pelo contrário, Tolkien aborda temas como honra e valor, o que pode ajudar as crianças.
 
Se for levar por esse lado da honra, coragem e etc, não há nada de mais. Mas é aquela coisa: têm algumas coisas não vão ser tão entendidas. Mas acho ótimo as crianças já conhecerem Tolkien cedo...
 
Mas não precisa ler de uma vez só. Vai lendo por capítulos ou por partes menores. De preferência parando com um suspensezinho. Aí elas ficam curiosas, interessadas e entretidas por mais tempo. ^^
 
Eu acho legal que as crianças já comecem a conhecer Tolkien assim pequenas, porém considero que o Senhor dos Anéis é um livro muito grande e complexo para uma criança de 6 anos, imagina quanto tempo levaria para contar a história toda para a criança, muitas partes ela não conseguiria compreender, além das cenas de violência que já foram citadas aqui.
Na minha opianião o ideal seria apresentar o Hobbit, que é bem simples e infaltil até, despertaria bem mais o interesse delas.
 
Leia passagens do livro que demontrem valores como amizade, perseverança, esperança, e coisas do gênero para os pais em uma reunião.
Depois converse com eles sobre o conteúdo do livro, e diga que não vai deixar que os alunos leiam as cenas de violência, se for preciso. Tudo se resolve com diálogo.
Apresente outros livros de Tolkien, e As Crônicas de Nárnia também, assim como qualquer outro livro bom
Tenho certeza que vão gostar :smile:
 
bom, na minha opinião, o senhor dos anéis é 1 livro mt complexo para crianças com menos de 10 anos... quer dizer, tem muitas mensagens bonitas durante o livro: amizade, coragem, etc...
e claro q seria legal passar isso para a criançada... mas acho q n seria adequado... por exemplo: tenho um amigo q eu o senhor dos anéis para o primo dele d 8 anos, e o garoto teve alguns pesadelos com os cavaleiros negros e tal...
acho interessante ler primeiro o mestre gil de ham e depois o hobbit... esses livros irão despertar a imaginação deles... entaum qdo crescerem irão querer o senhor dos anéis, o silmarillion, etc...

nessa faixa etária, tb seria legal nárnia e eragon...
 
Bom estavamos para ver o SdA duas torres, e fomos barrados na porta do cinema por que meu primo tinha 12 anos e a classificação era de 14, segundo o guardinha, mas po vamos e viemos né, passa coisa bem pior na tv a luz do dia...
O Hobbit é uma ótima escolha para crianças, Narnia...
 
Eu acho que a idade adequada para ler os livros do Tolkien seria por volta dos 11 anos. Já daria para ter uma noção de até onde a história estaria próxima da realidade. Acredito que criaças menores que isso podem misturar um pouco as coisas, apesar de que cada mente reage às coisas de formas diferentes...
Adotaria essa faixa apenas para prevenir inconvenientes possíves.

EU tenho 11 anos, mas li O Hobbit com 9 anos,O Senhor dos Aneis com 10, e O Silmarillion agora, com 11. :dancinha:
 
Eu acho q o Hobbit seria perfeito pra elas lerem, pq eu mesma acho q ele fala numa linguagem infantil no livro...
A crianças iriam se enteressar se o SDA tivesse ilustrações e fosse escrito numa linguagem mas facil de se entender, pelo menos pra crianças até 6 anos seria melhor, agora apartir de 10 acho q já pode ler o SDA ou o Silmarillion, só q com a ajuda de alguém, caso não entendam alguma coisa...
 
Acho que não, antes de nascer meu filho já vai saber pelo menos O Hobbit de có. A partir da hora que já saber ler, qualquer um deve ler Tolkien, SdA e O Hobbit, além dos livros infantis. O Silma e CI, a pessoa deve ser um pouco mais velha, só para não se embaralhar toda e conseguir enteder... Afinal, é sempre bom iniciar qualquer coisa, ou ao menos ser um dos primeiros, com a melhor delas. Queria eu que tivesse sido assim comigo, teria pêgo um gosto maior pela leitura há mais tempo.
 
Fica a critério do educador ou da instituição de ensino, no meu município é feito da seguinte maneira, mesmo para livros que venham do estado ou a federação, todos os livros são lidos e avaliados, ou é feito uma assembléia com os pais e a APM e discutem sobre tal obra se pode ou não ser entregue à determinada série escolar, isso se gerar muita polêmica em volta da obra entre os professores.
Mas como já dito aqui algumas obras podem sim não serem apropriadas para as "pequeninas" crianças, já pela dificuldade de leitura qanto a sua interpretação, complexo demais para a cabecinha delas ou pelo fato de conter guerras, etc e tals.
 
depois dos 9 acredito que a criança tem um maior entendimento... mas limites acredito que não tem, não!!!!
 
Acho que não

Senhor dos anéis é um pouco violento mas nada que uma criança de hoje em dia estaja acostumada, as cenas não são tão fortes e acho e tem um apelo infanto-juvenil[os filmes].Tanto que com 11 anos vi e achei incrivel.

Quanto aos livros, é uma narração mtuio chata, apesar de ser brilhante, é um saco ler, pra mim já é dificil ler, imagina para um criança, não vai entender nada, não vão saber nem vinte e cinco por cento dos nomes, quem fez o que, quem morreu, quem é quem, etc......

Para atrair crianças tem que ser algo lúdico e direto sem muitos rodeios, tem que ser uma narrativa mais leve e bem chamativa e apelativa, por isso gostam tanto de Naruto, Ben 10 e por ai vai, com o amadurecimento elas vão se dar conta e escolher coisas mais complexas para ler.

Harry Potter acho que seria mais indicado para crianças e olha que uma criança com 7 anos achop q não iria ler os 7 livros e entender tudoe sentir prazer na leitura, crianças gosta de visualizar, ver imagens, etc........
 
Não desencorajaria ninguém a ler, fosse SdA, Silma, O Hobbit... não classificaria a obra de Tolkien como “inadequado para menores de...”. Deixaria o leitor (jovem ou não) encontrar as dificuldades sozinho.

E o fato de ser criança não impede a leitura. Há tanta coisa em Tolkien que é tão familiar a uma criança que vê TV, cinema, que já lê, joga, usa internet, que é muito mais fácil para ela digerir isso, do que um adulto que nunca teve contato com “fantasia” antes. Claro que a linguagem é um desafio, principalmente o Silma. Por isso, aconselharia começarem pelo Hobbit, mas não desencorajaria com o papo “você-é-pequeno-demais-para-ler-isso”, caso quisessem partir logo para o SdA. Acho importante auxiliar, mas nunca com argumentos que possam vir a desencorajar.
 
Não sei se existe classificação etária para se ler nada, na verdade. (Tirando revistas eróticas e coisas do gênero, claramente.)

Mas não sei se crianças mto novas curtiriam ler Tolkien. Não é nem pelas lutas sangrentas e batalhas fervorosas, mas acho que pelo conteúdo denso mesmo. Não sei se há maturidade suficiente para entender a sutileza de determinadas coisas. Isso impede que a criança leia? De jeito nenhum, mas a leitura certamente não será tão prazerosa como poderia ser se fosse feita mais tarde.

Eu mesma comecei a ler (e nem era tão nova assim) cedo e não consegui terminar de ler tudo na época, pq não tinha paciência e nem maturidade para curtir uma obra desse gênero. Achava td mto detalhista, tudo mto pesado e queria alguma coisa mais tranquila.

É claro que se pode fazer como já foi dito, né? Ler qdo criança, depois ler de novo mais tarde e por aí vai... Cada leitura trará coisas novas e conhecimentos novos, mas acho que aí tem o risco da criança começar a ler, achar um saco e tomar trauma de um livro e nunca mais dar chance de leitura para ele.
 
Penso que quando uma criança já saber a real intenção de uma Guerra, ou o que é sangue já poderia ler Tolkien.
Pois não só de mortes violentas, guerras relata o livro, mas também de amor, amizades, sacrificio e outros valores que a sociedade se esqueceu, e criar uma criança/e ou pré-adolescente nesses valores está quase sumindo nos tempos de hoje.
E outra é a questão da linguagem que o livro aborda, uma criança ou pré-adolescente que lê um livro desses iria de certo precisar de um dicionario.(problema fácil de ser resolvido)
 
Eu li O Hobbit para meu filho quando ele tinha uns seis para sete anos. Senhor dos Anéis ele assistiu comigo e ele leu SdA quando tinha uns 12 e Silma com uns 14.

Eu não leria SdA para crianças de seis anos, mais por causa da complexidade da história do que pela cenas de batalha. Criança nessa idade gosta de esmiuçar, detalhar as histórias e ainda está na fase de ver e rever a mesma coisa mil vezes. Um livro como SdA despertaria interesse sim, o problema é que muito grande e muito detalhado para poder ser lido, relido, treslido do jeito que essa faixa etária gosta.

Quando minha sobrinha tinha uns cinco anos, eu contava história para ela direto. Teve uma fase que eu comecei com as histórias da mitologia grega. Dava assunto para uma tarde toda porque ela ficava ismiuçando quem era casado com quem e pai de qual outro. Aquilo agitava tanto o imaginário dela que a noite ela tinha pesadelo. Não por medo (ela achava Cérbero lindo), mas porque era muito intenso e complexo para a idade dela. Eu ACHO que com SdA rolaria algo nesse nível também.
Acabei voltando para historia menores, depois Monteiro Lobato e só então a Mitologia.
Só quando ela tinha uns 11 anos eu apresentei Tolkien para ela. E ela me apresentou Harry Potter :)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo