• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Se Sauron tivesse dominado a Terra-média, ele atacaria Valinor?

Nem se Melkor estivesse com ele.

Concordo, Sauron é prudente e paciente demais para tentar um ataque tão ousado. Mesmo Melkor sendo o mais poderoso dos Valar, não acho que ele conseguiria combater todos os Valar em Valinor. Nem tem como falar em Sauron contra os Maiar então. Ah, e além disso, tem também os Vanyar (embora eu não tenho certeza se eles seriam de grande ajuda, afinal, eles têm experiência de batalha?).
 
Mas eu acho que o poder militar de Melkor foi muito maior e poderoso do que o de Sauron.

Mesmo assim. Nem Sauron nem Melkor seriam tolos de cogitar um ataque a Valinor se ainda tinham a Terra-média como preocupação.

Sauron poderia até querer atacar Valinor, a questão seria se ele conseguiria achar o caminho reto para a terra sagrada.

Outra questão muito importante que eu me esqueci de abordar. Mas lembro que no Silmarillion dizia que às vezes alguns navios pegavam o caminho reto sem querer e acabavam em Valinor, o que nos leva a crer que não seria impossível chegar lá.

Eu não creio que Sauron atacaria Valinor sob hipótese alguma. Primeiro que seria como Ehtyaron colocou: ele teria que encontrar o caminho para chegar às Terras Imortais. E segundo porque só se encontra o caminho se os Valar permitissem. Nem que Sauron tivesse a maior frota já vista (maior até do que a monstruosa que Ar-Pharazôn usou para invadir Valinor), ele não conseguiria. E se conseguisse por alguma sorte ou outro motivo inexplicável, ele sabia que seria suicídio. Para alguém que envenenou o próprio rei de Númenor contra os Valar, e tinha absoluta certeza de que Ar-Pharazôn nunca venceria, e até se surpreendeu com o ataque que Eru desceu sobre a ilha quando rasgou o mar e Númenor foi engolida, ele pensaria duas vezes antes de fazê-lo.

Como disse acima, no Silmarillion é dito que às vezes pessoas chegam lá "por engano"...

Mas o que você disse sobre Sauron saber que Ar-Pharazôn seria derrotado é muito importante, Tuor, pois demonstra que Sauron sabia a extensão do poder dos valar. Isso não significa, contudo, que Sauron nunca seria capaz de atacar Valinor. É claro que ele jamais faria uma coisa dessas sem pensar muito antes. Veja que o título do tópico pergunta se ele atacaria Valinor se já dominasse a Terra-média. O próprio domínio da Terra-média ainda lhe daria algum trabalho mesmo se ele recuperasse o Um.

É certo que se tivesse o tempo necessário, Sauron poderia criar um exército colossal. Mas mesmo com um exército do tamanho da Terra-média, parece-me que Sauron ainda não seria páreo para os valar, tendo em vista a descrição de como Melkor foi capturado pelos Valar em Thangorodrim. Pareceu tudo muito fácil. Logo, a menos que Sauron se tornasse mais poderoso que Melkor, parece que bastaria os valar quererem para que Sauron fosse facilmente impedido. Essa idéia não é tão absurda assim se vocês pensarem que a maioria dos apuros narrados na história da Terra-média teriam sido facilmente resolvidos com a intervenção organizada dos valar, já que estes parecem não se envolverem muito com o que se passa lá.

Concordo, Sauron é prudente e paciente demais para tentar um ataque tão ousado. Mesmo Melkor sendo o mais poderoso dos Valar, não acho que ele conseguiria combater todos os Valar em Valinor. Nem tem como falar em Sauron contra os Maiar então. Ah, e além disso, tem também os Vanyar (embora eu não tenho certeza se eles seriam de grande ajuda, afinal, eles têm experiência de batalha?).

O mais lógico é que os vanyar não tivessem nenhuma experiência de batalha, uma vez que ficavam o dia inteiro se coçando em Valinor, o Lugar Onde Nada Acontece. Mas como sua atuação na Guerra da Ira parece ter sido decisiva, de algum modo eles adquiriram habilidades de guerra (talvez ensinadas pelos próprios Valar).
 
Como disse acima, no Silmarillion é dito que às vezes pessoas chegam lá "por engano"...

Teria que ser de uma ineficiência muito grande por parte dos Valar não notarem uma frota gigantesca. Será que baixariam guarda por saber que Aman estava fora dos círculos do mundo?

Avastgard disse:
Mas o que você disse sobre Sauron saber que Ar-Pharazôn seria derrotado é muito importante, Tuor, pois demonstra que Sauron sabia a extensão do poder dos valar. Isso não significa, contudo, que Sauron nunca seria capaz de atacar Valinor.

Sim, é claro, capaz ele com certeza seria. Qualquer um, na verdade, seria capaz, caso quisesse. A questão seria conseguir.

Avastgard disse:
É claro que ele jamais faria uma coisa dessas sem pensar muito antes. Veja que o título do tópico pergunta se ele atacaria Valinor se já dominasse a Terra-média. O próprio domínio da Terra-média ainda lhe daria algum trabalho mesmo se ele recuperasse o Um.

Nesse caso, com o tópico explicado esmiuçadamente, concordo que Sauron poderia atacar Valinor, se o poder lhe subisse à cabeça. Ainda assim, duvido muito que levasse esse desejo à prática. :lol:
 
Teria que ser de uma ineficiência muito grande por parte dos Valar não notarem uma frota gigantesca. Será que baixariam guarda por saber que Aman estava fora dos círculos do mundo?

Não digo que os Valar não fariam nada, mas sim que era fisicamente possível chegar a Valinor. Mas é claro que os valar impediriam isso, revidando.

Nesse caso, com o tópico explicado esmiuçadamente, concordo que Sauron poderia atacar Valinor, se o poder lhe subisse à cabeça. Ainda assim, duvido muito que levasse esse desejo à prática. :lol:

É algo a se pensar. Me parece muito estranho um quadro em que de um lado estão os valar, felizes e saltitantes em Valinor e, de outro, Sauron, feliz e saltitante na Terra-média, ninguém tentando fazer nada contra o outro.
 
É assim creio que sim...Que Sauron atacaria Valinor...
O seu orgulho e a sua mente perversa ambicionam sempre mais...
Ambicionou o Um anel e o fez...Ambicionou a Terra Media e quase que a teve...
Se Sauron tivesse dominado a Terra-média, atacaria Valinor muito provavelmente depois como é óbvio de muitos muitos anos de preparação para uma armada invencível, mas creio que não conseguiria vencer a guerra...
Estamos a falar de Valar's enquanto Sauron era um Maiar e apenas um (depende se Saruman vivesse ou morresse já seria 2 lol)... contra "uma multidão", por assim dizer de Valar.
Mas caso como é posto em duvida "Se Sauron tivesse dominado a Terra-média, ele atacaria Valinor?" esse seria um novo passo para uma nova era...para uma nova guerra e essa iria determinar finalmente o destino do domínio de Arda...
 
Última edição:
Como varios colegas já disseram, acredito que Sauron não se atreveria a atacar Valinor, mesmo se soubesse o caminho.

Ao contrario, acredito que algumas vezes, como segundo passo de sua estrategia, Sauron cogitou se defender de Valinor caso conquistasse em definitivo a TM, mesmo que todas as ações dos Valar para derruba-lo, executadas especialmente pelos Istari (a CIA dos Valar), ainda nao fossem de seu conhecimento. Pois mesmo tendo passado quase duas Eras, a resposta de Valinor ao dominio de Morgoth ainda estava viva em sua mente, e sabia que a ação do Oeste foi feita justamente quando seu Mestre estava finalmente vencendo.

Ele próprio conseguiu muita visibilidade nas Terras Imortais quando "assumiu" o controle de Numenor, e com isso, obviamente nao seria esquecido com tanta facilidade.
 
Como varios colegas já disseram, acredito que Sauron não se atreveria a atacar Valinor, mesmo se soubesse o caminho.

Ao contrario, acredito que algumas vezes, como segundo passo de sua estrategia, Sauron cogitou se defender de Valinor caso conquistasse em definitivo a TM, mesmo que todas as ações dos Valar para derruba-lo, executadas especialmente pelos Istari (a CIA dos Valar), ainda nao fossem de seu conhecimento. Pois mesmo tendo passado quase duas Eras, a resposta de Valinor ao dominio de Morgoth ainda estava viva em sua mente, e sabia que a ação do Oeste foi feita justamente quando seu Mestre estava finalmente vencendo.

Ele próprio conseguiu muita visibilidade nas Terras Imortais quando "assumiu" o controle de Numenor, e com isso, obviamente nao seria esquecido com tanta facilidade.

Eu acho dificil os Valar atacarem Sauron, se nunca intervierem na Guerra do Anel...
Eu acho que seria Sauron a atacar...Temos de um lado o bom-senso e a "pacificidade" dos Valar do outro a arrogância e orgulho de Sauron... e acho que isso basta... :S
 
Eu acho dificil os Valar atacarem Sauron, se nunca intervierem na Guerra do Anel...
Eu acho que seria Sauron a atacar...Temos de um lado o bom-senso e a "pacificidade" dos Valar do outro a arrogância e orgulho de Sauron... e acho que isso basta... :S

Nao esqueça que a chegada dos Istari (os magos) é a evidencia do envolvimento, ainda que de forma indireta, dos Valar na TM, antes mesmo da Guerra do Anel.
O que eu quis dizer é que caso Sauron tomasse o controle da TM ficaria evidente que os emissarios dos Valar teriam falhado, e aí, muito provavelmente, não restaria outras alternativas para eles a nao ser uma intervenção direta.
 
Nao esqueça que a chegada dos Istari (os magos) é a evidencia do envolvimento, ainda que de forma indireta, dos Valar na TM, antes mesmo da Guerra do Anel.
O que eu quis dizer é que caso Sauron tomasse o controle da TM ficaria evidente que os emissarios dos Valar teriam falhado, e aí, muito provavelmente, não restaria outras alternativas para eles a nao ser uma intervenção direta.

Sim talvez...
Mas também de pouco serviria... a raça dos homens e dos anões quando chegassem já estaria quase extinta se não mesmo extinta...
Cá para mim se os Valar interviessem iam pedir a Eru para inundar a TM toda já que as raças "oficiais" lá existentes tinham desaparecido, por assim dizer... Como foi com o Numenor (a parte da inundação).
Se Eru recusasse aí talvez iriam atacar, mas continuo a achar Sauron o 1º a impor-se ao ataque...
 
Na minha opinião tudo dependeria da boa vontade dos valar de levantarem seus traseiros e irem em direção à Terra-média. Se fizessem isso, Sauron não teria a menor chance. Agora, se tentassem resolver o problema só por meio dos Istari ou outras intervenções indiretas, a coisa só se complicaria mais e mais até que não tivesse outro jeito senão eles mesmos irem até lá.
 
Na minha opinião tudo dependeria da boa vontade dos valar de levantarem seus traseiros e irem em direção à Terra-média. Se fizessem isso, Sauron não teria a menor chance. Agora, se tentassem resolver o problema só por meio dos Istari ou outras intervenções indiretas, a coisa só se complicaria mais e mais até que não tivesse outro jeito senão eles mesmos irem até lá.

De acordo... :)
 
Se venceria ou se o ataque fosse algo como em Gondor eu não sei...mas ele concerteza tentaria, pelo seu próprio orgulho e gana de poder.

Bom, acho que Sauron é mais "inteligente" em sua ações do que Morgoth.
1° Ele não tem Maiar servindo aos seus propósitos. Ele só conta com Orcs e outros seres mortais (tirando os Nazgûl).
2° Ele preferiria continuar com seu domínio absoluto sem qualquer risco de perdê-lo.
3° Ele sabe (aprendeu com os erros de Morgoth) que uma guerra declarada aos Valar é suicídio. Iria esgotar os recursos da Terra Média, além de não poder matar ou escravizar os Valar.

Por vaidade poderia até ser, mais não acredito que ele o faria mesmo assim.
 
Última edição:
A concerteza que sim , ele é muito orgulhoso e dominador então iria querer atacar Valinor sim .
mais tenho minhas duvidas se ele iria ter exito , mais acho que seria uma boa guerra .
 
Se Sauron soubesse que atacar Valinor seria suicídio, duvido muito que ele o tentasse fazer só para "deixar seu nome na história". Não sei dizer por que, mas não me parece algo que ele faria.
Estou de acordo com isso , ele não tentaria atacar valinor pois saberia que seria suicidio ...



Sauron poderia até querer atacar Valinor, a questão seria se ele conseguiria achar o caminho reto para a terra sagrada.
acho que seria meio que impossivel encontrar o caminho para as terras imortais .


^^
 
Acho que essa questão poderia ser resolvida de uma forma mais simples, deixando de lado as condições geográficas e místicas que envolvem a discussão.Se ele iria encontrar o caminho ou não, se seria possível transportar tantos orcs e barcos, se estivesse chovendo pedra...Como é que um Maia teria sucesso contra o panteão completo?
Acho que vocês deviam ver de outro ângulo: quem tem mais poder manda nos outros.Portanto, se Sauron é um Maia, ele não iria conseguir fazer muita coisa com um Vala; ainda mais num conjunto de Valar, reunidos em uma Terra inexpugnável e completamente isolada da TM.

Mas ao mesmo tempo..Vejo que esta teoria se anula completamente: Frodo era um mero hobbit, e apesar de suas características físicas, empreendeu uma das maiores jornadas da história da TM.E veja você: Frodo não tinha tanto poder.Aliás, não tinha quase nenhum poder.Só tinha o anel (e isso só lhe trouxe problemas; o único poder do Anel para frodo era a invisibilidade) e uma confiança inabalável.E mesmo assim, mesmo sendo pequeno e supostamente insignificante, conseguiu abolir o reinado de Sauron, e consequentemente baní-lo do mundo..Talvez Sauron tivesse a chance de derrubar as Terras Imortais, embora fosse árduo realizar tal feito.Mas..Se hobbits derrubaram um Maia, porque um Maia não derrubaria os Valar?

No mundo Tolkieniano tudo pode acontecer, apesar de eu achar extremamente difícil um ataque à um panteão..Mas agora que editei o tópico e me toquei com a idéia da existência de Frodo..Seilá.. :dente:

Até mais,
 
Última edição:
Acho q sim, pois c ele tentou fazer um ataque, mesmo q pequeno, em valinor, com os guerreiros de numenor, agora com a terra média inteira ele concerteza iria fazer o possivel para isso acontecer, mas mesmo q fizesse issu, seria impossivel sair vitorioso, pois concerteza Eru iria intervir nessa guerra...
 
Mas o ataque a Valinor não foi feito por Sauron. Ele queria ver a derrota de Ar-Pharazôn e por isso o induziu ao ataque, enquanto ele (Sauron) ficou em Númenor dando gargalhadas da tolice do rei, pois sabia que ele seria trucidado.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo