• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

As maiores torcidas do Brasil

Eu passei fora do fórum, não da área! :lol: Quase um ano. Motivos de força maior.

Mas tem MUITO São Paulino modinha, conheço vários. Um primo meu mesmo disse pra mim Sábado "Nem tô assistindo mais, o time está um lixo". Isso é papo de torcedor?

Pra mim, a maior torcida do mundo é a do Galo. 38 anos sem ganhar nada de importante, e continuam indo ao mineirão.
 
A nova edição da Revista Placar (aqui no Sul, com o Fernandão do Inter-RS na capa) traz uma pesquisa com o tamanho das torcidas brasileiras. Algumas surpresas e novas tendências aparecem no estudo da TNS Sports, empresa inglesa que pesquisou 13 capitais brasileiras.
A pesquisa tem um foco diferente: todos os números foram colhidos de torcedores que REALMENTE gostam de futebol. Entre as 64 perguntas que cada pesquisado teve de responder, a principal era se o entrevistado acompanha e consome futebol. Por isso os números são expressivos. Afinal, trata-se de um público consumidor.
Os maiores times do Brasil (21 ao todo) ocupam a preferência de 74,81% dos fãs da bola. A Seleção (sim, tem gente que torce só para o Brasil) e os demais clubes dividem a parcela restante. O glorioso Londrina, por exemplo.
Como já era de se esperar, o Flamengo segue com a maior torcida do País, com 15,34% da preferência. Mas o Corinthians colou. Os paulistas já tem 14,83%. Mesmo na crise, o Timão cresce. Aliás, crsceu nos últimos anos, com Tevez & cia. Mas quem cresce mesmo é o virtual pentacampeão brasileiro. O São Paulo, que vive o segundo "boom" da história (a Era Telê foi o primeiro), tem 11,89%. Me lembro de uma entrevista do ex-presidente do Tricolor paulista, Marcelo Portugal Gouvêa, dizendo que em 10 anos o projeto sampaulino é de ocupar o posto de maior torcida do Brasil. Pelas conquista e ações de marketing (lembram-se da parceria com a Disney?) o São Paulo caminha a passos largos para tanto, com a ajuda de Fla e Corinthians.
Depois de anos doutrinados pelo rádio carioca, os torcedores, que se acostumaram a ver mais o futebol de SP pela TV, já preferem os bandeirantes aos cariocas. Por isso, o Palmeiras tem a quarta torcida do País (8,58%), à frente do Vasco (4,47%), que por sua vez está à frente do Santos (3,8%).
A resistência fora do eixo começa com a dupla mineira. Mesmo que por uma diferença apertada, a pesquisa quebra a imagem de que o Atlético-MG tem a maior torcida das Alterosas. O Cruzeiro lidera, com 3,38%. O Galo tem 3,04%. Depois, seguem Botafogo (2,12%) e Fluminense (1,66%), também mudando a imagem de que o Fogão é o menor dos cariocas.
O Grêmio tem a maior torcida entre os clubes do Sul do Brasil. O Tricolor gaúcho ficou com 1,19% das indicações. O crescimento do Furacão nos últimos anos fez com que o Atlético ultrapassasse o Inter e ocupasse o segundo posto da região, com 0,62%. Porém, nacionalmente, entre Grêmio e Atlético estão o Bahia, maior do Nordeste (0,77%) e Sport Recife (0,70%). O Vitória é outro que aparece à frente do Colorado gaúcho. Os rubro-negros soteropolitanos tem 0,57%, pouco à frente do Inter, com 0,55%.
Cinco clubes encerram nacionalmente a lista dos mais citados. Goiás (0,38%), Coritiba (0,35%), Santa Cruz (0,27%), Náutico (0,22%) e Paraná (0,09%) fecham os 21 times.


_____________________________________________________
Philadelphia Florist Shop
New Car Reviews

Sendo só em capitais Cruzeiro fica na frente do galo por causa de brasília, se a pesquisa passou lá. Se não passou, acho bom também.
 
Não absolutamente nada a ver uma coisa com a outra. Se o cara torce, não vale ver os motivos. 90% das pessoas escolhem times por motivos externos: é o time do pai(em geral), do melhor amigo de infancia, que tinha a camisa mais bonita, etc. São pouco os casos de paixão incondicional a uma esquadra de brilhar os olhos.

Discordo, tem sim, embora eu entenda o que você está dizendo. E vale ver motivos sim. Quando eu disse ali que era algo mais complexo era pensando nisso. Por exemplo, eu tenho três primos que moram no interior do Paraná. Um é gremista, um é são paulino e o outro torce pro Vasco. O gremista eu até entendo; a família da mãe dele veio toda do Rio Grande do Sul, os antepassados dele são gaúchos, beleza. Agora, e o são paulino e o vascaíno? Eles nunca foram no Morumbi/São Januário, a família do pai deles (irmão do meu pai, no caso) não tem nenhuma ligação com o estado de São Paulo ou do Rio Janeiro e o mais perto que eles chegaram dos seus times foi em uma partida em que eles eram os visitantes. Eu não consigo levar alguém desse naipe a sério. Pra mim isso não é torcedor, é simpatizante.

Agora, quanto ao negócio da camisa bonita, time da família. Isso é realmente verdade. O quanto de palmeirenses que, um belo dia, aos seis anos de idade, ligaram a TV, viram que estava passando um Corinthians x palmeiras e falaram "Nossa, vou torcer pra esses caras de verde aí" é imenso. E isso não só aos palmeirenses, é só um exemplo. Mas o ato de torcer começa com coisas banais assim para todos. Mas como eu disse, é complexo.

Na verdae seu argumento seria melhor aproveitado se vc usasse o nºde são paulinos pós 92/93. Foi nessa época que formamos a maior base jovem de torcedores, que hoje influenciam seus filhos... que já viram o time ser campão mundial.
E apesar de 1992-93 ser a base de toda a torcida São Paulina, eu me refiro mais aos modinhas, mesmo. Afinal, a maioria dessa piazada nem se lembra dessa época, e aqueles que eram piás nessa época, provavelmente 1) torceram e depois deixaram de acompanhar, 2) viraram mesmo torcedores, inclusive influenciando seus filhos ou 3) esqueceram do futebol, só retirando suas velhas camisas do tricolor do armário após a final da Libertadores de 2005. Mas quando eu dizia dos torcedores pós 2005, eu poderia citar qualquer outro time. Palmeirense e corinthiano pós 99, Cruzeirense pós 03 e segue a lista. E, nesse sentido, eu não falava daqueles poucos começam a acompanhar a partir daí, estou dizendo dos que torcem enquanto estão ganhando, dois meses depois esquecem. O Comando Nescau, basicamente. Pra mim, simpatizantes.
 
Sendo só em capitais Cruzeiro fica na frente do galo por causa de brasília, se a pesquisa passou lá. Se não passou, acho bom também.

Ah, mas em Brasília tem muito atleticano também.

E passasse ou não em Brasília, o resultado não iria mudar tanto assim, já que as capitais pesquisadas somadas têm certamente mais de 20 milhões de habitantes, contra 2,5 milhões de moradores no DF.
 
E passasse ou não em Brasília, o resultado não iria mudar tanto assim, já que as capitais pesquisadas somadas têm certamente mais de 20 milhões de habitantes, contra 2,5 milhões de moradores no DF.

Pensei nisso pela diferença, que foi pequena. Mas enfim, whatever.
 
Discordo, tem sim, embora eu entenda o que você está dizendo. E vale ver motivos sim. Quando eu disse ali que era algo mais complexo era pensando nisso. Por exemplo, eu tenho três primos que moram no interior do Paraná. Um é gremista, um é são paulino e o outro torce pro Vasco. O gremista eu até entendo; a família da mãe dele veio toda do Rio Grande do Sul, os antepassados dele são gaúchos, beleza. Agora, e o são paulino e o vascaíno? Eles nunca foram no Morumbi/São Januário, a família do pai deles (irmão do meu pai, no caso) não tem nenhuma ligação com o estado de São Paulo ou do Rio Janeiro e o mais perto que eles chegaram dos seus times foi em uma partida em que eles eram os visitantes. Eu não consigo levar alguém desse naipe a sério. Pra mim isso não é torcedor, é simpatizante.

Agora, quanto ao negócio da camisa bonita, time da família. Isso é realmente verdade. O quanto de palmeirenses que, um belo dia, aos seis anos de idade, ligaram a TV, viram que estava passando um Corinthians x palmeiras e falaram "Nossa, vou torcer pra esses caras de verde aí" é imenso. E isso não só aos palmeirenses, é só um exemplo. Mas o ato de torcer começa com coisas banais assim para todos. Mas como eu disse, é complexo.
Mas aí começa a ficar muito complicado e subjetivo.

Quem você acha mais torcedor?
1) Esse cara que você citou que não tem relação nenhuma com a cidade do time, mas que assiste a todos os jogos que pode, sabe da história do clube, berra quando é gol, etc.
2) Torcedor que mora na cidade do clube, diz ter só 1 time, mas assiste 3 ou 4 jogos do clube no ano e só conhece o Rogério Ceni dos jogadores.
 
Pois é, o motivo não tem nada a ver. O Cara pode ser São Paulino ou Vascaíno do nada. Se ele assiste os jogos, torce mesmo tá valendo.
 
E quando eu mostro essas pesquisas pro meu tio, em q todas o Botafogo tem mais torcedor q o Fluminense, ele diz q as pesquisas num contam.Realmente, torcedor de time pequeno q já foi grande reluta em admitir q seu time foi pro espaço.
 
Realmente, não dá pra discutir com as pesquisas. E todas elas mostram que o Botafogo tem mais torcida que o Flu.


Mas do que adianta ter mais torcida, se...

attachment.php


... ela não comparece?

"Ê! Cadê você, cadê você?
Ih! Lá no Maraca eu nunca vi
No Engenhão nunca tá lá
Os jogadores todos chorar!
Não tem torcida pra apoiar"
*

*Música criada pela Legião tricolor e roubada pela torcida do flavela.
 

Anexos

  • mar-azul.jpg
    mar-azul.jpg
    78,7 KB · Visualizações: 190
Isso é dor de cotovelo ein Knolex. O Fluminense tem sim uma torcida mais ATIVA. Qto ao tamanho toda pesquisa, controversa ou não tá apontando pro Botafogo na frente.
 
E falam do São Paulo.. ams é a 3ª maior do país, o esquema de sócio-torcedor tá indo muito bem, obrigado...

E o time GANHA títulos sem parar.


pq eu juro que não entendo: que adianta ter 30 mil imbecis berrando, cantando, chorando... se na hora de GANHAR alguma coisa a torcida só serve pra assistir as derrotas...


Tsc, tsc...
 
Concordo, com o Ramalokion. Pai flamenguista que compra uma camisa pro filho de 4 anos de idade que ainda não sabe o que é futebol, apenas hereditariza o sofrimento.

Outra coisa que me dá no saco é ver gente falando que torcer pro São Paulo é modinha. Eu mesmo tenho a camisa do Zetti aqui, dada pela minha mãe, porque meu pai não gosta de futebol. Uma moda de mais de 16 anos dos títulos de 92/93? Então, não é mais moda.

Então parem de doer os cotovelos, principalmente se sua torcida couber dentro de um fusquinha. =]

Tanto é que faz tempo que não vejo um postando por aqui...

Beijosmeliga.
 
Última edição:
Outra coisa que me dá no saco é ver gente falando que torcer pro São Paulo é modinha.
Mas é. Não é demérito, é fato. É 3º ou 4º em 92/93, despencam para 7º ou 8º durante 10 anos e retornam para 3º/4º depois de 2005. Se isso não quer dizer que é "de modinha", eu não sei o que seria.

Assim como todas as torcidas do Brasil são. Com excessão de 2. As únicas cujos numeros de torcedores não variam com o número de titulos.
 
Isso é dor de cotovelo ein Knolex. O Fluminense tem sim uma torcida mais ATIVA. Qto ao tamanho toda pesquisa, controversa ou não tá apontando pro Botafogo na frente.


Ué, mas eu concordei com isso no meu post. A piada foi justamente para mostrar isso, que não adianta ter torcida maior se ela não participa.
 
Mas aí começa a ficar muito complicado e subjetivo.

Quem você acha mais torcedor?
1) Esse cara que você citou que não tem relação nenhuma com a cidade do time, mas que assiste a todos os jogos que pode, sabe da história do clube, berra quando é gol, etc.
2) Torcedor que mora na cidade do clube, diz ter só 1 time, mas assiste 3 ou 4 jogos do clube no ano e só conhece o Rogério Ceni dos jogadores.

Ambos simpatizantes. 1- Gosta de futebol, mas que não faz a mínima idéia do que é, realmente, ir em um estádio de futebol, torcer ali, ao vivo, ver outras 50 mil pessoas, todas iguais a você, pensando a mesma coisa que você. Pegou o Mengão/Vaxcão/Curíntchia/parmera/etc só porque aparecem mais na mídia, quando vencem são tratados como heróis da superação, quando perdem são mostrados como guerreiros que não desistem, etc.
2- Só "torce" pra zoar os amigos, quando o time vencer. Quando perder, nem vai saber, afinal, nem gosta de futebol, mesmo. Enfim, ambos simpatizantes.
 
Bem, pelo que vi nada de incomum, a unica coisa esquisita que eu achei foi em uma das pesquisas mostrar o Fortaleza com mais torcida que o Santa Cruz?!, Mesmo o Santa estando na situação que está ainda tem uma torcida mior que Fortaleza e Ceará por exemplo, quanto ao Vitória ao Bahia e ao Sport ainda são aceitaveis ter uma torcida maior que a do Santa...

No más, como disseram, não adiantar ter uma grande torcida se não participa e não ajuda o clube.
 
Ambos simpatizantes. 1- Gosta de futebol, mas que não faz a mínima idéia do que é, realmente, ir em um estádio de futebol, torcer ali, ao vivo, ver outras 50 mil pessoas, todas iguais a você, pensando a mesma coisa que você. Pegou o Mengão/Vaxcão/Curíntchia/parmera/etc só porque aparecem mais na mídia, quando vencem são tratados como heróis da superação, quando perdem são mostrados como guerreiros que não desistem, etc.
2- Só "torce" pra zoar os amigos, quando o time vencer. Quando perder, nem vai saber, afinal, nem gosta de futebol, mesmo. Enfim, ambos simpatizantes.
Mas se o cara do primeiro caso viajar milhares de kilômetros para ir assistir o time no estádio dele. Ele viraria mais torcedor do que o que mora no estado do clube?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo