• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Aman era maior que a Terra-média?

Re: Aman era maior que a Terra média?

Se eu não me engano a Terra-Media é só a parte que se refere a Europa (considerando que Arda era a Terra) Aman talvez fosse como a America que nesse caso seria maior que a Europa porém se considerarmos a Terra Media como a A frica a Asia e a Europa ela concerteza será maior que a America, bom isso é oque eu acho =)
 
Re: Aman era maior que a Terra média?

Eu acho que é a Terra-Média tem uma citação no Silmarillion que diz que a Terra-Media é o maior mas não tenho certeza e estou sem o livro para procurar.


Pelo quadro abaixo da para ver que a Terra-Média tinha a área de aproximadamnete 11.000.000 km² na Primeira Era acho dificil que Aman tenha um territorio maior.
tamanho-dos-territorios.jpg
 
Re: Aman era maior que a Terra média?

Analisando pela tabela que o Drag047 expôs, da-se a entender, que mesmo depois das grandes transformações, dos mares mudando de lugar, montanhas desmoronando e ilhas sendo engolidas, seria muito dificil um outro maior, na minha opinião, acho que a TM era a maior e central, e outros pequenos em volta dele.
 
Re: Aman era maior que a Terra média?

Possivelmente é uma imagem de um fã, mas se a Terra-Média tem mais ou menos essas dimensões,

attachment.php


...então devia ser maior que Aman. Eu tenho na minha cabeça Aman como sendo algo mais oval, mas esta representa bem:

200px-Aman_Valinor.jpg


Em todas as imagens que procurei sobre Aman há os limites de terra, ou seja, se vê mar nos quatro cantos, enquanto que nos da Terra-Média (exceto o primeiro mapa), não. Não sei se há descrição de Aman que confirme o que a maioria dos mapas mostra.

The Encyclopedia of Arda disse:
The great continent on which much of the Silmarillion, and the adventures of The Hobbit and The Lord of the Rings, are set. Little is known of the east or south of Middle-earth, or of the far north, but the geography and history of its Western lands are chronicled in great detail.

Como se lê na citação, pouco se sabe sobre o que há a leste e ao sul, ou no extremo norte, exceto a descrição detalhada do oeste, ou seja, o que vemos nas obras. Como a maior porção de terra é referente à Terra-Média, como a Europa, África e Ásia a constituindo, sem dúvidas que ela é maior.
 

Anexos

  • 2008.jpg
    2008.jpg
    97 KB · Visualizações: 4.246
Re: Aman era maior que a Terra média?

Não, Aman era menor que a Terra-média. Para provar e facilitar a visualização, alguns mapas:

Arda na 1ª Era:

attachment.php

Arda na 2ª Era:

attachment.php

Ambos os mapas acima estão no Atlas da Terra-média, de Karen Wynn Fonstad. Apesar das ressalvas feitas no artigo linkado, esses dois mapas podem ser considerados como bastante fiéis às descrições dadas por Tolkien. Ainda, é preciso notar que ambos não apresentam as regiões mais meridionais de Arda, mas pouca diferença faz para a percepção do tamanho de ambos os continentes, já que Aman praticamente repete a sua forma setentrional, estreitando-se cada vez mais, e que a Terra-média acaba logo após a região das Hither Lands ali representada.


Há o mapa abaixo, no site Encyclopedia of Arda, que apresenta uma dimensão enganosa de Arda:

attachment.php
No site, eles afirmam que a imagem é conjectural, baseada nos mapas IV e V reproduzidos por Cristopher Tolkien no History of Middle Earth IV: The Shaping of Middle Earth. Bem, eu tenho o HoME IV aqui, e posso afirmar que esse mapa do Encyclopedia of Arda está semelhante apenas em parte. Aman é apresentada muito mais larga ali do que no Mapa V do HoME. Os mapas da Karen W.F. estão muito mais próximos do que é apresentado nesses dois mapas do HoME IV.
 

Anexos

  • first_age_of_arda.jpg
    first_age_of_arda.jpg
    206,1 KB · Visualizações: 2.735
  • the second age of arda.jpg
    the second age of arda.jpg
    198,8 KB · Visualizações: 2.859
  • arda3.gif
    arda3.gif
    69,6 KB · Visualizações: 2.914
Re: Aman era maior que a Terra média?

Nos mapas que o Fëanor colocou mostra dois outros semi-continentes por assim dizer lá no extremo leste, o Dark Lands e o Kalórmë. Esses nomes são descritos no Silmarillion?

Não lembro de tê-los visto.

Agora, a tabela que o Drag047 colocou parece ser que são tamanhos aproximados, o mais próximo possível do tamanho real? Porque pelo que me lembro, na cartografia, é difícil chegar ao tamanho real das coisas.
 
Re: Aman era maior que a Terra média?

Nos mapas que o Fëanor colocou mostra dois outros semi-continentes por assim dizer lá no extremo leste, o Dark Lands e o Kalórmë. Esses nomes são descritos no Silmarillion?

Não lembro de tê-los visto.

Não, eles não aparecem no Silmarillion. Eles estão em algumas descrições e desenhos que o próprio Tolkien fez e que aparecem nos livros da série The History of Middle-earth, especialmente no IV, The Shaping of Middle-earth
 
Olha, realmente não entendo nada sobre os tamanhos da TM e de Aman, mas pelo que pode-se entender lendo os livros do Silmarillion e do SdA, a TM parece ser muito maior que Aman.
 
Bom parece que eu estava errado mesmo afinal com desenhos do Tolkien não tem duvida né? Valeu pela correção Feanor
 
Re: Aman era maior que a Terra média?

Agora, a tabela que o Drag047 colocou parece ser que são tamanhos aproximados, o mais próximo possível do tamanho real? Porque pelo que me lembro, na cartografia, é difícil chegar ao tamanho real das coisas.

É bem proximo do tamanho real mas é dificil calcular o tamanho exato.

Nesta tabela da pra ver que o tamanho que está na tabela é quase 100% correto
tabela_tamanho_condado_regioes_terra-media2.jpg

Se você for verificar com uma regua e uma calculadora todos vão estar o mais possivel do tamanho exato.
 
Re: Aman era maior que a Terra média?

Ambos os mapas acima estão no Atlas da Terra-média, de Karen Wynn Fonstad. Apesar das ressalvas feitas no artigo linkado, esses dois mapas podem ser considerados como bastante fiéis às descrições dadas por Tolkien.

É preciso lembrar que os mapas do Atlas da Terra Média estão em escala. Ou seja, se Aman parece menor, é porque Aman é menor que a Terra Média!

Só é necessário tomar o cuidado com a impressão de que Aman, sendo bem mais longa que a Terra Média, tem uma área maior.

Não estou com o Atlas aqui para calcular as áreas, mas acredito que Aman tenha uma área menor que a da Terra Média. E isso é justo, não? A população da Terra Média é bem maior que a de Aman, o número de cidades e reinos na Terra Média também é bem superior ao de Aman. Seria até incoerente o continente sagrado ser maior que a Terra Média.
 
Re: Aman era maior que a Terra média?

É preciso lembrar que os mapas do Atlas da Terra Média estão em escala. Ou seja, se Aman parece menor, é porque Aman é menor que a Terra Média!

Só é necessário tomar o cuidado com a impressão de que Aman, sendo bem mais longa que a Terra Média, tem uma área maior.

Não estou com o Atlas aqui para calcular as áreas, mas acredito que Aman tenha uma área menor que a da Terra Média. E isso é justo, não? A população da Terra Média é bem maior que a de Aman, o número de cidades e reinos na Terra Média também é bem superior ao de Aman. Seria até incoerente o continente sagrado ser maior que a Terra Média.

Sim, nos dois mapas fica bem claro que a Terra-média é menor. E há escala em ambos, então, para quem tiver um pouco de empenho, é só medir e fazer os cálculos.

Isso não muda o fato de que Aman era um continente grande. A maioria das pessoas pode ser levada a pensar que, justamente por se tratar de uma "terra sagrada", Aman teria uma área bem diminuta, o que não é verdade.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo