• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual a importancia do cajado na vida de um mago?

Axu que só ajudava a andar! Brincadeira!!! Não axu que com o cajado o mago tinha mais facilidade em lançar qualquer tipo de magia e recebia uma espécie de bônus, podemos até citar o caso da luta em Moria entre Gandalf e Balrog em que ele usa o cajado para mudar a concistência da rocha (pedra em lama!?) Também podemos tomar como exemplo o momento em que Saruman rouba o cajado de Gandalf e usa contra ele mesmo, é como se o efeito fosse maior, um tipo de bônus. É isso ae!

P.S: Ei mandos, o cajado que Gandalf usa em Valfenda é outro. Antes dele ser prisoneiro em Orthanc era um com a ponta fina e em Valfenda é como uma ponta cheia de ramificações.
 
TIpu assim na verdade akela luta entre Gandalf e Saruman nunka ocorreu, akilo foi coisa do filme mesmo... e naum tendi o q vc quis dizer com Gandalf mudar a consistencia da rocha??? :o?:
 
É, é complicado misturar Tolkien com RPG.
Não existe propriamente 'magia" na Terra Média. Além de ser mais sutil, é de uma natureza diferente, e com propósitos diferentes das magias de RPG.

Seria algo natural a algumas raças. Como para nós é natural falar, para os elfos essas "capacidades" que nós chamamos de magia também são. É só lembrar da conversa do Frodo e da Galadriel na capítulo "O Espelho de Galadriel".

O cajado, da forma que a cena é descrita, foi usado para quebrar a ponte, mas porque o Gandalf não ia dar um pisão ali, né? Teoricamente ele não precisaria de cajado nenhum para nada, a não ser para se apoiar. :D
 
Concordo que ele não precisaria do cajado para quebrar a ponte, mas foi muito mais fácil pra ele (tanto fisicamente quanto no quesito liberação de poder) quebrar a ponte com o cajado do que se ele simplesmente batesse o pé no chão e dissesse "Quebra fia!!!". :lol:
 
será q eu fui o único a acreditar q a ponte quebroh com o peso do Balrog, poxa a ponte era velha e o balrog grande e pesado... :? será q naum a mínima possibilidade disso?
 
Como os Istari vieram para a TM vestindo corpos humanos, seu poder se tornou limitado, e o mais provável é que esse limite estivesse nos seus cajados. Lembrem-se de que os Magos não poderiam se revelar em formas de majestade e nem usar o seu poder abertamente, somente em situações em que fosse necessário. O cajado era uma forma dos magos canalizarem o seu poder, de torná-lo mais sutil e menos espalhafatoso do que seria se estes estivessem em sua forma original de Maia (os Ainu, elfos e anões colocam o seu pensamento em tudo o que fazem, ou seja, o seu poder, e isso é algo normal para eles). Em Valinor eles não necessitavam de cajados para usarem o seu poder, mas quando eles vieram para a TM os cajados serviriam como símbolos de seu poder, e o mesmo estava ligado ao cajado. Se o mago fosse destituído de seu cajado ou ele fosse quebrado, seu poder certamente diminuiria, mas não acabaria. Quando o cajado de Saruman se quebrou, ele não perdeu totalmente o seu poder. Uma pequena parte ainda restava, sendo que a maior parte estava na sua voz. É provável que Saruman tenha tomado o cajado de Gandalf em Orthanc, para que este não usasse seus encantamentos para escapar. Quando Gandalf chegou a Valfenda, duas coisas podem ter acontecido: ou ele criou um novo cajado para si, recuperando o seu poder ou outro cajado lhe foi dado. O poder que existia nos cajados foi-lhe concedido no momento da sua criação pelo próprio mago, e como ele gastou poder e tempo na criação do artefato é bom que ele não se separasse dele, pois com o objeto seu poder seria mais forte. Bom, é essa a minha opinião. O cajado do mago é como um Anel de Poder, mas ao contrário de Sauron, que passou quase toda a sua essência e força vital ao Um Anel, o mago deve ter passado apenas um pouco de sua força. Então, é isso! :D

P.S.: Se eu estiver errado em algum ponto, por favor, me corrijam. Não dá pra lembrar de tudo o que está escrito nos livros de Tolkien! xD
 
Para mim um cajado dum mago não me parece um simbolo da sua ordem, imaginem.

Uma patrulha de orcs vai a passar por uma terra e um deles diz:

- Olhem ali aquele home tem um cajado estranho, é um mago vamos mata-lo.


Se assim fosse os magos estariam sempre a ser emboscados por orcs.



eu acho que os cajados serviam como um mero objecto, uma bengala para se apoiarem, um bastão para baterem.

Lançar magias não tanto, eles conseguiam mandar magias por qualquer objecto acho eu.
 
Para mim um cajado dum mago não me parece um simbolo da sua ordem, imaginem.

Uma patrulha de orcs vai a passar por uma terra e um deles diz:

- Olhem ali aquele home tem um cajado estranho, é um mago vamos mata-lo.


Se assim fosse os magos estariam sempre a ser emboscados por orcs.



eu acho que os cajados serviam como um mero objecto, uma bengala para se apoiarem, um bastão para baterem.

Lançar magias não tanto, eles conseguiam mandar magias por qualquer objecto acho eu.

Um símbolo de uma determinada ordem nao é, necessariamente, de conhecimento público. Muitas vezes tais símbolos são criados com o proposito de identificaçao interna, para preservar a identidade do grupo. Dessa forma, apenas os integrantes de tal ordem, facçao, grupo identitario, que seja, sabem quem integra ou nao. Assim, um individuo externo aos Istari, tomando este caso como exemplo, enxergaria um velho com um cajado, integrante do grupo, apenas como um simples velho com cajado, fudido e tal.

Não que seja o caso dos Istari, mas apenas para elucidar essa questao.
De toda forma, pensando desta maneira, até que seria possivel incluir os Istari na lista de grupos que preservam sua identidade, pois seus integrantes (Gandalf, Saruman, Radagast, e os Azuis) precisavam manter sigilo sobre suas origens e alguns de seus propositos, para que nao se tornassem alvo do Inimigo.
 
Última edição:
O cajado serve pros Istari conseguirem andar numa boa, afinal, são todos bem velhinhos.

Eu ri :lol:


Tá...eu acredito que o cajado serviria para uma concentração de poder sendo o cajado utilizado como meio de transição do mesmo, não para todas as ações algumas que necessitasse.
 
Cajados muito provavelmente não serviam para concentração do poder subcriativo. São meros resquícios do tempo em que Tolkien ainda pretendia que a Obra não passasse de um mero conto de fadas. Exemplos disso encontram-se aos montem n'O Hobbit, livro inicial e com uma certa distância da imaginação final de Tolkien para Arda. Se Tolkien tivesse vivido mais, definitivamente teria revisto O Hobbit.
 
Não sei se já disseram aqui, mas às vezes um cajado pode ter um sentido fálico. É uma representação do subconsciente de uma virilidade do passado, que significou algo substancialmente importante durante a juventude e maturidade do homem. Então, numa determinada fase posterior, pelas limitações impostas pela idade, o homem passa a recorrer a símbolos de diversas formas para poder satisfazer seus desejos (o que, entendam, não necessariamente têm a ver com algo diretamente sexual, mas pode ser mesmo sentimental, afetivo...) numa fase em que o homem precisa de símbolos mais do que do seu físico para se sentir satisfeito!

Freud (ou Jung, não estou lembrado), sempre recorria a determinados comportamentos dos senhores de idade, para tentar adivinhar o significado de alguns "rituais" peculiares deles, como ficar muito calado ou ter alguma mania, inclusive, usar de um apoio, quando, na verdade, muitos senhores de idade (a maioria), não exatamente necessitam de bengala ou cajado como mecanismo natural para necessidades causadas pela limitação física: algumas vezes, um sentimento ou uma qualidade que foi característica de uma pessoa na juventude torna-se novamente algo presente sob um símbolo; como no caso do cajado ou qualquer tipo de apoio: algo fálico! (Abram o dicionário que vcs entenderão...:hihihi:)
 
Mas creio que os cajados da Obra, mais que um símbolo fálico, sejam apenas uma apropriação de Tolkien dos Magos de outras histórias. Posteriormente, o cajado deve ter apenas continuado na história para manter a continuidade, visto que provavelmente não tinham função específica nenhuma.
 
Creio eu q o cajado tanto é pra identificar o mago
quanto é onde ele focaliza todos os seus poderes ...

^^
 
O cajado tanto é importante na vida de um Mago que no filme de SdA podemos ver na luta de Saruman contra Gandalf que quando Saruman toma o cajado do outro ele fica incapacitado e não consegue resistir ao poder dele (apesar de essa cena não existir no livro, é óbvio que os produtores do filme pesquisaram muito acerca dos Magos e seus poderes), que fica de posse dos dois. E na conversa com Saruman, no segundo livro, como punição, Saruman teria que entregar o seu cajado a Gandalf, para que ele não pudesse praticar novas maldades e realmente poder provar que estava arrependido, se ele quisesse se redimir. Quando Saruman teve seu cajado quebrado e foi expulso da Ordem, o único poder que ele ainda tinha era o da voz, que obviamente, não necessitava de cajado.
 
Eu, sem me basear em algo grandioso, creio que o cajado serviria tanto para expor "o nível" do mago, sendo este cinza, branco, arco-íris, como para demonstrar a outrem que ele é um mago e um Istari e servir de apoio (dã).

Mas também creio que o cajado é um tipo de canalizador pelos tantos motivos citados nos posts anteriores. Como não detenho um grande conhecimento neste assunto eu não posso me aprofundar aqui. :D
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo