• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Você já teve pena do Sméagol?

Sim eu já tive pena dele, apesar dele ter tentado matar o Frodo e o Sam para ficar com o Um durante um tempo ele lutou contra isso e realmente tentou ajudar os dois.
 
O Sméagol causa isso nas pessoas, uma hora você morre de pena e na outra já quer trucida-lo :)
Ele acaba fazendo com que tenhamos duas personalidades, mesmo que em momentos diferentes, uma que deseja sua redenção e resgate, e outra que quer chutar seu traseiro magro.
 
O normal seria eu sentir pena. Não que eu não sinta.

O problema é que nunca pensei muito nisso, quer dizer, tudo bem, o estrago que o Anel fez a ele e o sofrimento gigantesco que isso causou. Agora, quem pode dizer que a índole do Sméagol, no início, não era muito boa? De repente, se ele matou Deagol daquela forma, em um período de tempo tão curto entre o momento em que ele viu o Anel até o momento em que ele se sentia atraído daquela forma, demonstra que Sméagol era fraco de espírito...

Outros personagens resistiram muito mais tempo do que ele..e todos eram de índole boa. Sméagol foi o que sucumbiu mais rápido ao Um Anel. Isso sugere não inocência, mas inclinação a ter um comportamento distorcido.

No filme não deu muito para sentir pena..mesmo que pareça um personagem de carne e osso, talvez o problema seja o fato dele não ter passado, em nenhum momento, sinceridade sobre arrependimento ou boa vontade.


Mesmo que ele estivesse escravizado para sempre pelo Um, ele deveria dar cabo da própria vida em vez de tentar fazer mal aos outros. O problema é saber se ele ainda tinha uma parte boa dentro de si na trilogia...muito provavelmente não, pois a parte má que é o Gollum simulava a parte boa para atingir seus propósitos (fazer com que os outros confiassem nele, na sua sinceridade). Aquele Sméagol bonzinho deixou de existir de verdade muito antes dele matar Déagol. Talvez Sméagol só fosse inteiramente bom na adolescência, quando vivia em paz e no seio da família.
 
Concordo com o Roy.
O Smeagol tinha essa tendência...
Mas não dá pra deixar de sentir pena.
Tudo tem dois lados.
Frodo tentou ajudá-lo, tentou compreendê-lo... mas Frodo ficou cego também.
Sam enxergava a verdade.
Mas Sam não estava de todo certo, assim como Frodo também não estava.
 
Não tenho...e nunca terei, Sméagol matou seu melhor amigo no dia do aniverssario do mesmo, e depois disso usou o Um, para própositos egoistas. Tanto que foi expulso de casa.
Não tenho dó do Gollum, mas cho seu papel na destruição do Um extremamente necessária.
 
Sim, já fiquei com pena quando sua parte boa tenta por vezes superar a ruim e não ser dominada por ela.Nas vezes que ele tenta expulsá-la de dentro de si mas não consegue, isso sensibiliza, pois se ve que não é sua completa culpa e que esta tentado reverter esse estado.
 
Em nenhum momento senti pena dele, e nem tem como, ele é um personagem totalmente asqueroso, ele era um fraco, facilmente influenciável, tenho asco desse tipo de gente mas isso é no livro, mas no filme teve pena, a interpretação do ator me deu um pequeno quase minusculo sentimento de pena, no 2º filme.
 
Em algumas cenas do filme as duas torres é possivel sentir uma certa pena da criatura devido a forma como é tratada e manipulada. Assim como no começo do RdR porem da uma certa raiva tambem devido o assasinato de seu primo apenas para obter o anel.
 
A parte Sméagol é de dar pena, sim. Só que é um lado muito frágil que não consegue se opor à parte Gollum, que é o lado feio, mesquinho, ganancioso, que ele já tinha mas que foi exteriorizado e potencializado pelo Um.
 
Outros personagens resistiram muito mais tempo do que ele..e todos eram de índole boa. Sméagol foi o que sucumbiu mais rápido ao Um Anel. Isso sugere não inocência, mas inclinação a ter um comportamento distorcido.

Concordo plenamente.
Tanto que antes de ser descoberto e expulso pela avó ele usa o Anel para fazer mal a muita gente, se aproveitando de estar invisível. Roubando, fazendo intrigas, etc...

Só senti um pouquinho de pena dele no filme quando o Sméagol luta contra o Gollum, mandando-o embora... e logo depois quando ele passa a agir como um cachorro, agradadando o Frodo.

Maaasss... minha atitude perto dele seria igual ao Sam.
Desconfiança o tempo todo... E, no final, não sei se ainda teria pena dele depois de toda a traição. Mesmo que não tivesse coragem de matá-lo faria algo que o impedisse de continuar seguindo, como prendê-lo e abandoná-lo com a corda élfica.

Mas, não podemos esquecer que se não fosse pela obsessão dele o final teria sido trágico!
 
A parte Sméagol é de dar pena, sim. Só que é um lado muito frágil que não consegue se opor à parte Gollum, que é o lado feio, mesquinho, ganancioso, que ele já tinha mas que foi exteriorizado e potencializado pelo Um.
Concordo contigo, Herr Bauer.
A cena em que Smeágol diz a Gollum para deixá-lo e quando Frodo o engana para que os homens de Faramir o apanhem são, para mim, as cenas que mais me deixam sensibilizada pelo personagem. Dá muita pena mesmo! :(
 
É impossível acreditarmos que o Sméagol era um exemplo de caráter, mesmo antes da influência do Um... Como já foi dito aqui, muitos seres conseguiram resistir à influência por muito mais tempo que ele, então, podemos perceber uma certa fraqueza de espírito, uma facilidade à queda.

Mas ninguém é constituído por fraqueza somente, né? Acho que Sméagol era assim. A cena em que ele tenta calar Gollum e se submete a Frodo é sim, digna de pena. Acho que com o tempo, Sméagol começa a perceber oq era e oq está acontecendo consigo e tenta compensar suas atitudes passadas... mas não consegue, pq já é tarde demais e Gollum já é mais presente do que ele próprio.

Como disse a Elriowiel Aranel, seria impossível confiar cegamente nele, seguir suas indicações sem ter sempre um pé atrás. A postura de Sam é completamente compreensível, mesmo que pareça extremamente dura às vezes...
 
Já senti pena do Smeagol sim...
Mais confesso que meu ódio pelo Gollum é maior do que a pena pelo Smeagol, nunca gostei dele, des da primeira vez que o vi, e meu ódio só aumentou quando ele (mais do que esperado) traiu Frodo...
E além do mais o Smeagol é facilmente manipulado pelo Gollum.
 
Pena do smeagol nem do gollum.
Se pensa bem, o smeagol ficou como ficou, simplesmente por ter sucumbido a vontade do anel, demonstrando extrema fraqueza.
Acho que nenhum do dois merecem pena alguma.
 
No momento em que ele luta contra a dominação do Um e contra Gollum dá pena dele sim, porque ele é fraco, muito fraco até para enfrentar algo que está dentro dele (mesmo que tenha sido criado pelo Um).

Ele foi egoísta, assassino? Sim, mas o que somos se não aprendemos a perdoar? Frodo sempre teve razão nesse sentido, acreditava que Sméagol poderia voltar e ser bom, abandonar Gollum e sua obsessão pelo Um.
 
Ele ficou fora de si.Claro que sinto pena dele.E foi ele quem salvou a Terra-Média, apesar do esforço de Frodo e Sam, se naõ fosse ele não haveria correção para o sucumbir de Frodo que vacilou bem no último momento, e não iria destruir o anel, e não iria existir Terra-Média.

Smeagol, inconscientemente salvou a Terra-Média.
 
Com certeza ele é digno de pena... como disse o belfalas_77, não desejaria tal destino nem ao meu pior inimigo, pois tal condição de inferioridade e confusão interior, como o Gandalf falava, que ele ama e odeia o anel assim como odeia e ama a si mesmo, é muito mais que humilhante...Se tal dádiva o um anel pode dar, como a imortalidade, é uma dádiva amarga de se receber.
Bjos amiguinha!!!!

Até conccordo porém, ele matou por ganância ja tinha umpezinho na maudade, será se não fosse a influência do anel, acho qeue ele cairia na maudade de outra forma, a exencia já estava nele, por isso não sinto pena, ele teve tempo p/ se redimir!
 
É claro que fiquei com MUUUITA pena dele. Principalmente vendo os filmes.
Mas há horas em que quero estrangular aquele cabra da peste. Principalmente no filme O RETORNO DO REI, quando ele engana FRODO, pondo ele contra o fiel SAM, que cai das escadarias de Cirith Ungol!
Bi-bi-bi-bi-bi!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo