• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ciência da Terra-média: Dragões!

Olá Imrahil!

Já tô até fugindo do assunto do tópico, mas tenho que discordar de você sobre não ser possível conciliar criacionismo com ciência moderna. É mais difícil conciliar o evolucionismo, eu diria (eu sei, isso parece loucura se formos olhar pra diferença de aceitação entre evolucionismo e criacionismo entre os cientistas atualmente), mas o Evolucionismo é considerado hoje praticamente um fato científico, ao invés de uma teoria cheia de conjecturas simplesmente improváveis.
Pra mim ele é uma doutrina, um dogma. Não preciso ir longe pra encontrar diversos evolucionistas antigos e atuais dizendo que todas as teorias devem tomar o evolucionismo como base, independentemente de provas... ¬¬

Mas também respeito sua opinião, e sua crença. Mas convenhamos: criacionismo não é simplesmente incorreto.

Atélogo!
 
Cara, como ciência, infelizmente é. Não acho que a teoria da evolução seja dogmática -- é simplesmente a melhor maneira de explicar a diversidade e a história da vida. Mas não vamos brigar, nem fugir do tópico ;-) Abração,
 
Discordo de novo :lol:

Mas você tem razão, os dragões já foram pra cucuia nessa discussão, então...

[fim dos posts anti-evolucionistas.. hahaha]

Atélogo!
 
"poliesculhambose congênita"??? Muito bom! :lol:

Agora, esquecendo os desenhos que existem nos livros e no imaginário geral. Tudo bem que os dragões não poderiam ter 3 pares de membros, mas e se as asas dos dragões fossem semelhantes às dos morcegos como postou o TorUgo? Acho que rola!

Agora sobre o dispositivo cuspidor de fogo do dragão, me lembro do filme Beowulf quando ele arranca o coração de um dragão. Parecia que o fogo do bicho vinha do estômago! Isso sim é que é azia... :lol:
 
Bom... Lendo o artigo me lembrei de uma notícia que vi recentemente sobre um bezerro que nasceu com 5 patas. Se isso é possível (lógico que isso foi uma mutação espontânea e, provavelmente, deletéria), acredito que Morgoth poderia forçar a criação de um novo par de membros nos lagartos primitivos de Arda que, depois, seriam ligados ao tronco com uma membrana e, depois, transformados em asas, como foi o caso dos quirópteros.

O único problema que vejo aí é o tempo... :think:
 
O único problema que vejo aí é o tempo... :think:

Olha, se fosse no mundo real, isso levaria alguns milhares ou milhões de anos, mas na Terra-Média, onde o tempo não passa, se arrasta (menos para os humanos :lol:), e com uma pitadinha do poder (reduzido, mas ainda tem...) de Vala do Morgoth, acredito que isso até não seria um problema...
 
huahuahua muito legal.

Acho que esse processo de mutação não é tão complicado como se pensa. Sauron mesmo criou lobisomens apartir de espíritos malignos aprisionados em corpos de feras, mutilar alguns seres até que adquiram a forma desejada me parece bem típico de Morgoth.
 
Então, o que acontece com bezerros de muitas patas em geral é um parasita que bagunça o desenvolvimento embrionário. Portanto, não é hereditário, que é o que a gente gostaria pra criar uma linhagem de dragões.

Abraço,
 
Aliás, adoraria conseguir lembrar-me de um documentário que vi uma vez num canal de TV daqui sobre isso mesmo! Sobre a possibilidade de Dragões existirem e cuspirem fogo! Realmente eles mostraram algumas hipóteses! Mas eu era bastante mais novo e nem lembro direito, o que é uma pena! Espero encontra-lo.

Se eu não me enano Torugo, eu assisti esse comentário também, passou na Discovery Channel. Era um especial sobre a possibilidade da existência de dragões. Quando eu vi o post eu lembrei na hora do programa.
O programa também abordava o lado biológico dos dragões, lembro até que tinha um especialista que dizia que o vôo dos dragões era quase impossível, já que as asas não alçariam vôo com tanto peso. Parece que só seria possível se o pulmão deles armazenasse hélio...

Sei lá, faz tempo que eu assisti também!
 
Esse artigo beira à perfeição. Só não é perfeito porque nada é perfeito, penso eu. É realmente interessante pensar em dragões como répteis que evoluiram normalmente, e não como seres mágicos, etc e tal. Já ouvi falar de documentários que tentam provar a existência de dragões, com justificativas para o fogo, tamanho, asas, mas nunca soube de nada tão brilhante como esse texto. Fascinante. Meus parabéns.
 
Excelente artigo, Imrahil! Joga um pouco (eu disse, um pouco!) de luz sobre as crias de Morgoth. De Glaurung até Ancalagon é conhecida suas origens... já Smaug e os demais alados do Urzal Seco são um nó no cérebro.
 
Dragões são fascinantes, gostei muito do ''cuspe de fogo", confesso que não imaginava essa possibilidade. Vi no natgeo no inicio do ano um documentário sobre a biologia de algumas lendas e teorias para sua origem.

Mas é preciso lembrar que 'dragões' biológicos (grandes repteis como o de Komodo) foram nomeados como tais, apenas por lembrarem em parte as descrições físicas dos seres mitológicos.

Há tanta significância na simbologia dos dragões, numa gama tão variada de culturas, que fica empobrecida qualquer tentativa de analisar biologicamente suas origens. Há uma mescla de caracteres religiosos, sociais, psicológicos, e biológicos variados demais para se buscar abordagens unilaterais.

Quanto à inteligência dos dragões ''Tolkenianos'', não parece ser um problema. Aliás, o fato de usar dragões inteligentes não foi uma invenção do Mestre. Era quase lugar-comum nos mitos dragonáceos a descrição de seres portadores de parcelas abundantes dessa virtude(inteligência), de forma que falar era algo irrelevante, até. Alguns dragões possuiam capacidade para prever ou modificar o tempo, fertilizar os campos, transfigurar-se em humanos, ou outras capacidades sobrenaturais. Lembrando que Tolkien carrega suas obras de elementos simbólicos e filosóficos, da primeira à ultima página.

Quando se diz: deixando o folclore de lado, ou fato da inteligencia..., na verdade estaria-se dizendo: deixando milênios de mitologias de lado, bem como milhares de anos de cultura...

Definitivamente, um assunto polêmico.
 
Última edição:
Aistano,

Concordo plenamente que a simbologia cultural e histórica dos dragões é muito rica. Mas, lembre-se, a série se chama CIÊNCIA da Terra-média ;-) Por isso a escolha de abordar os aspectos biológicos. Foi apenas um recorte.

Abraço,
 
Não pude deixar de observar que todos se interessaram pela possibilidade de haver seis membros nos dragões Tolkianos. Bem, sou estudante de biologia, e recentemente li alguns artigos sobre regiões homeobox. São partes do genoma que definem o local e o número de membros em uma espécie... Bom, esse mecanismo as vezes falha, e (principalmente em insetos, mas as vezes em humanos) ocorre a formação de membros extras e/ou em local errado.
Isso abriria espaço para uma mutação nos Dragões, desencadeando o surgimento das asas e das pernas dianteiras.
Seria algo muito complexo e raro, mas se fosse herdavel genéticamente, poderia ter dado mais um par de membros aos dragões.
 
É muito interessante essa matéria. A maioria das pessoas conhecem dragões pelo que as pessoas falam, ou histórias infantis. Animais terríveis que soltam fogo pelas narinas, e tudo mais.
Nunca tinha parado para pensar em um lado biológico dos Dragões, todas as teorias apresentadas são incríveis.
Agora já da para ter uma noção melhor de como é um dragão :lol:
 
Já vi um documentario na animal planet sobre a existencia de drações, tudo prova que é pocivel,mas não tem muitas provas :/
 
Caraca, muito interessante o artigo, mostrando apartir da biologia que um ser ficticio possa ter existido e explica uma de suas principais caracteristicas.

Daria até pra pensar sobre aquela lei que não lembro de quem é: O que usa, desenvolve, o que não usa, atrofia.

Legal pensar que um dragão não teria o PODER de lancar chamas pela garganta e sim, a CARACTERISTICA BIOLÓGIA de fazer isso.

Parabens pelo artigo.


Adoro quando a fantasia salta para explicações científicas!
A Ciência é muito "nova" em relação a imaginação humana. O que acreditamos ser fictício ou, hoje, é dado uma explicação religiosa, um dia (espero que não muito tarde), possa ser provado pela Ciência (não só as Exatas, mas com boa contribuição das Humanas)




Ótimo o artigo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo