• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Emblemas e Heráldica

Deriel enviou um novo Artigo

Emblemas e Heráldica

melian.gif

Elfos, Homens, Anões e mesmo Maiar na Terra-média são todos conhecidos por terem usado emblemas, armas e brasões de vários tipos.


Estes eram utilizados para diferenciar reinos, grupos de pessoas ou indivíduos, em grande parte da mesma forma que na Europa medieval. Abaixo eu discuto e dou exemplos de brasões e emblemas conhecidos de Arda. As ilustrações são ou baseadas em material publicado ou reconstruídas a partir de descrições.





Os Eldar

As Regras da Heráldica e Suas Aplicações...
Continue lendo o Artigo original
 
Última edição por um moderador:
Nossa! Esses emblemas dos povos são muito bonitos e super legais mesmo.

Adorei todos, principalmente a dos dias antigos, dos homens de Beleriand, mas claro, os brasões dos elfos são muito bonitos também.

Até mesmo os emblemas de Mordor, Harad e Isengard são bem legais. É uma pena que não haviam brasões das casas de Rhûn e de Khând.

Bem legal!
 
Achei bem legais!!
O de Thingol foi o que achei mais bonito, o de Fingolfin também é interessante.
Das mulheres, o de Lúthien é bonitão e o da Idril também .. e vários outros que não vou ficar citando.
Enfim ..
 
Brasões como o de Elendil e a Mão de Saruman me facinaram logo quando eu começei a ler SdeA.
Enfim, são bem diferentes dos Brasões que estamos acostumados a ver, um tanto mais simples, porém cheios de significados e cores vivas. Gostei bastante do material.
 
Muito bom e completo artigo!
Sem duvida um dos brasões mais bonitos e admirados são o de Fëanor
feanorst.gif
Esse eu ja conhecia, como foi dito, é encontrado na porta oeste de Moria assim como os emblemas de Durin.
Porta%20di%20Moria.JPG
E o segundo de Lúthien
luthien2.gif
 
Última edição:
Bom artigo. Gostei bastante da maneira como foram apresentados e representados os brasões.
 
Não conhecia ainda este artigo! Já tá nos favoritos para consultar sempre que precisar. Junho de 2005...? Parabéns pela tradução, Deriel. :yep:

Gostei mais disso:

O emblema de Elendil e seus herdeiros eram sete estrela de cinco pontas, cada uma representando um dos palantiri que Elendil trouxe de Númenor. Em Gondor eles foram colocados em um escudo negro junto com a Árvore Branca, a qual representava qualquer um dos descendentes de Nimloth que cresciam em Minas Ithil e mais tarde Minas Tirith. A este brasão os Reis da linha de Elendil adicionaram a Coroa Prateada, que era o principal sinal de realeza. Quando a linha norte de herdeiros de Isildur terminou as estrelas em Arnor foram substituídas por uma única estrela de cinco pontas, a Elendilmir, representando a Estrela de Earendil. Em Gondor o brasão incluindo a Coroa Prateada saiu de uso geral até o tempo de Elessar e do Reino Reunificado. [6] A coroa de Gondor é mostrada mais claramente na Carta #211 do Letters of J.R.R. Tolkien. A árvore aqui é baseada na árvore contida em uma proposição de sobrecapa para O Retorno do Rei feita pelo Professor Tolkien.


É sabido que Elendil usava o próprio nome, escrito em tengwar sem as marcas de vogal, como "um sinal e um aparato sobre seus selos." Este sinal era encontrado em seu túmulo em Amon Anwar.

Não sabia que as 7 estrelas representavam as palantiri.:think:
 
Última edição:
Mas se eu não me engano no poema que Gandalf declama quando está levando Pipin a minas Tirith é feita uma referência as sete estrelas e as sete pedras.:think:

Tem razão, procurei e encontrei uma alusão a isso no O Retorno do Rei (Minas Tirith, p. 11, Martins Fontes, 2002), quando Pippin vê os uniformes dos Guardas da Cidadela e a Árvore pouco antes de conhecer Denethor.

"Sete estrelas, sete pedras e uma árvore branca"

Mas acho que quando li isso não fiz a ligação entre as "pedras" e as palantiri. :mrgreen: Fail!
 
Muito bom e completo artigo!
Sem duvida um dos brasões mais bonitos e admirados são o de Fëanor
feanorst.gif
Esse eu ja conhecia, como foi dito, é encontrado na porta oeste de Moria assim como os emblemas de Durin.
Porta%20di%20Moria.JPG
E o segundo de Lúthien
luthien2.gif














concordo plenamente,aadrei tods mas gostei bastante desses dois
principalmente do 1º
 
Tem razão, procurei e encontrei uma alusão a isso no O Retorno do Rei (Minas Tirith, p. 11, Martins Fontes, 2002), quando Pippin vê os uniformes dos Guardas da Cidadela e a Árvore pouco antes de conhecer Denethor.

"Sete estrelas, sete pedras e uma árvore branca"

Mas acho que quando li isso não fiz a ligação entre as "pedras" e as palantiri. :mrgreen: Fail!

A minha memória pode estar a falhar a estas horas da manhã! Mas se as palantiri forem ou as sete estrelas, ou as sete pedras, o que serão as outras! Ou seja, se forem as sete pedras, o que são as sete estrelas? E vice-versa! São a mesma coisa?

;D
 
Adorei que desenterraram este artigo, que para mim era totalmente desconhecido!
Me apaixonei pelos brasões delicados de Lúthien. Redondos e com motivos florais... muito delicado! Combinaram perfeitamente com a beleza dela!
E é interessante também saber um pouco mais sobre os motivos de cada um.
Parabéns pelo artigo, Deriel!
 
A minha memória pode estar a falhar a estas horas da manhã! Mas se as palantiri forem ou as sete estrelas, ou as sete pedras, o que serão as outras! Ou seja, se forem as sete pedras, o que são as sete estrelas? E vice-versa! São a mesma coisa?

;D

Estranho, né? Talvez devêssemos ler "Sete estrelas, sete pedras e uma árvore branca", assim: sete estrelas = sete pedras e uma árvore branca. Mas posso estar redondamente enganado. :lol:
 
Última edição:
A minha memória pode estar a falhar a estas horas da manhã! Mas se as palantiri forem ou as sete estrelas, ou as sete pedras, o que serão as outras! Ou seja, se forem as sete pedras, o que são as sete estrelas? E vice-versa! São a mesma coisa?

;D


As sete estrelas podem ser uma representação de Valacirca, a Foice dos Valar!!
 
As Heráldicas de Sauron e do povo Haradrim é muito interessante, o Grande Olho e a serpente do Sul (Harad).

Legais e sinistros...
 
Obrigado por ter desenterrado esse artigo, achei muito legal mesmo! :lol:

De longe os meus emblemas preferidos são o emblema de Elendil (a Árvore Branca com as sete estrelas e a coroa, que coisa linda!) e a Mão Branca de Saruman (essa sempre me deu medo, não sei o motivo :lol:).
 
Esse artigo é realmente muito bom, e estava perdido por causa de problemas técnicos.

Graças ao Lagduf, que avisou pelo Fale Conosco, foi possível recuperar o artigo.

No entanto, há alguns brasões e runas que não ficaram perfeitamente visíveis por causa do fundo preto da Valinor. São os seguintes:

Casa da Toupeira:
mole.gif


Tengwar de Elendil:
elendil.gif


Tengwar dos Regentes de Gondor:
arandur.gif


Certh de Gandalf:
gcerth.gif


Tengwa de Gandalf:
gtengwa.gif


Certh de Saruman:
scerth.gif



Mão de Saruman:
saruman.gif



Emblema dos Anões:
durin.gif



Olho de Sauron:
sauron.gif



Emblema de Minas Morgul:
morgul.gif
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo