• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[EVENTO] A Grande Batalha - 31° Combate: Fingolfin vs. Fëanor

Quem foi o maior guerreiro de todos os tempos?


  • Total de votantes
    72
  • Votação encerrada .
Minha nossa...eu sou totalmente Fëanor,mas neste caso devo analizar perfeitamente antes de votar,estou sem saber o que fazer x.x uashaushs
 
Fingolfin!
Este Elfo deixou Morgoth manco para o resto da vida, sem falar no trabalho que deu antes de ser morto. Fingolfin era muito ágil e tinha muita destreza com armas. Não adianta só um espírito de fogo para ser um grande guerreiro, Fingolfin tomava atitudes mais sensatas, pensava no melhor para o seu povo, não era egoísta que nem Fëanor, era melhor líder e incomparável no domínio de armas.
 
Engraçado...ao menos aqui não abriu imagem alguma, e nem apareceu nada entre os comandos de spoiler. :think:

Se a culpa é do meu navegador, então por favor ignorar meu post. :mrgreen:

Pra mim não aparece, mas pode ser algo com o Safari.

Ele é meio fresco.

Denoite testo no FF

Eu também não vi nada, e uso o FF.


Bem... acabei de ver aqui com o FF e não apareceu mesmo, não sei o que saiu errado.

De qualquer forma, anexei a imagem lá e é para funcionar dessa vez.
 
Negativo. No Silmarillion Tolkien afirma que Fingolfin fora o elfo mais forte no quesito físico, e o maior guerreiro. =]

Como eu já disse da outra vez, Tolkien não menciona isso no Silmarillion, é coisa da sua cabeça.


Já sobre Fëanor:

O Silmarillion disse:
Pois em todas as partes do corpo e da mente, em valentia, em resistência, em beleza, em compreensão, em talento, em força e em sutileza, no mesmo grau, Fëanor havia sido o mais poderoso de todos os Filhos de Ilúvatar, e nele ardia uma chama brilhante.
 
Dificil... :think:

Mas sou mais Fingolfin... :yep:

Entre os Filhos, não havia guerreiro igual, e muito menos melhor do que Fingolfin.

Me dê um F! :cheer:
Me dê um I! :cheer:
Me dê um N! :cheer:
Me dê um G! :cheer:
Me dê um O! :cheer:
Me dê um L! :cheer:
Me dê um F! (mais um :dente: ) :cheer:
Me dê um I! (outro :mrgreen:²) :cheer:
Me dê um N! (de novo :obiggraz:³) :cheer:

FINGOLFIN!!! :cheer::cheer::cheer:

:iei:

:dente:

Eu ri muito... :lol:
 
Última edição:
Como eu já disse da outra vez, Tolkien não menciona isso no Silmarillion, é coisa da sua cabeça.

Não, da outra vez você me perguntou onde eu havia lido isso, e depois não falou mais nada.

E, como você deve ter notado, eu não sou o único a pensar assim.

De qualquer maneira, amanhã procurarei no Silma o trecho sobre o Fingolfin, e posto aqui.

Edit:

Achei algo ainda hoje:

Silmarillion disse:
Fëanor era o mais hábil tanto na palavra quanto no trabalho manual. Era mais instruído que seus irmãos. Seu espírito ardia como uma chama. Fingolfin era o mais forte, o mais firme e o mais valente. Finarfin era o mais belo e o de coração mais prudente.

Tem esse pedaço de um artigo também, na Valinor mesmo:

Fingolfin disse:
Fingolfin era o segundo filho de Finwë; o primeiro era Fëanor, seu meio-irmão, filho de Míriel e o mais poderoso dos elfos de antigamente. A sua relação com o irmão sempre foi conflituosa, principalmente por parte de Fëanor, que não sentia grande estima por Indis e pelos seus irmãos, diferentes dele tanto em aparência como em disposição. Tinha ainda duas irmãs, Findis e Irimë, e um irmão, Finarfin. Apesar de ser menos poderoso que Fëanor, diz-se que Fingolfin era o mais forte dos seus irmãos.

Se eu não me engano, tem mais um trecho no Silmarillion ainda, mas quanto a isso minha memória é confusa. Isso sim eu procuro só amanhã. :mrgreen:

Ah, só um importante porém: o número da página do Silma de onde tirei a citação é referente a um arquivo em PDF. Como meu livro fiocu na casa da minha mãe, tive de cometer um pequeno ato ilícito para poder cita-lo. :mrgreen:

De qualquer modo, caso a dita pagina não seja a mesma no livro de verdade, o trecho referido ainda está no capítulo V, mais ou menos no começo. =]
 
Última edição:
Não, da outra vez você me perguntou onde eu havia lido isso, e depois não falou mais nada.

E, como você deve ter notado, eu não sou o único a pensar assim.

De qualquer maneira, amanhã procurarei no Silma o trecho sobre o Fingolfin, e posto aqui.

[...]

Ah, só um importante porém: o número da página do Silma de onde tirei a citação é referente a um arquivo em PDF. Como meu livro fiocu na casa da minha mãe, tive de cometer um pequeno ato ilícito para poder cita-lo. :mrgreen:

De qualquer modo, caso a dita pagina não seja a mesma no livro de verdade, o trecho referido ainda está no capítulo V, mais ou menos no começo. =]

Esta lá no Silma a sua citação: Quenta Silmarillion, Cap V, De Eldamar e dos eldalië, pág 63.
O meu Silma é da Martins Fontes, 4ª tiragem(2003) da 1ª edição(1999).
 
Não, da outra vez você me perguntou onde eu havia lido isso, e depois não falou mais nada.

Você é que não viu a resposta, olhaí:


Fingolfin, com certeza absoluta. O próprio Tolkien já disse que ele fora o maior guerreiro dentre os filhos de Eru.



No Silmarillion

Não, não fala. Menciona que ele era o mais valente e firme dos filhos de Finwë etc, mas em nenhum momento menciona ele como "maior guerreiro dentre os filhos de Eru".

E, ainda que mencionasse isso, não se esqueça que as obras do Legendarium são os eventos registrados e narrados pelos próprios habitantes de Arda, isto é, sujeitos às avaliações e julgamentos destes, e não uma verdade última a respeito dos fatos e/ou personagens.

Seria diferente se Tolkien mencionasse em alguma carta algo como "Fingolfin era de fato o maior guerreiro dentre os filhos de Eru etc."


E, como você deve ter notado, eu não sou o único a pensar assim.

E onde que isso é um argumento? :lol:


Achei algo ainda hoje:

Sim, aí menciona que ele era o mais forte entre seus irmãos. E isso não necessariamente refere à força física. E, ainda que fosse, somente a força não fará dele o maior guerreiro, como você, em seu post, insiste em afirmar que Tolkien escreveu.

Já no trecho que eu citei, menciona que Fëanor era o maior entre os filhos de Ilúvatar, nos mais diversos sentidos. O que conta mais?
 
Ok, mas temos que levar em consideração que a disputa é sobre quem foi o maior guerreiro de arda, e não sobre quem tinha potencial pra o ser!
O que podemos usar pra definir um guerreiro? Combates, estratégias de guerra, etc...
Olhando o historico de ambos, torna-se claro que Feanor fez um punhado de confusão, mas não e citado nenhum combate dele, a não ser sua morte pelos balrogs. Alias, Feanor apenas lutou contra Teleri e orcs. Os Balrogs o mataram.
Se não me engano o fea disse anteriormente que Melkor teve medo de Feanor, e não quis lutar contra ele. Mas onde na obra isso é especificado? é apenas uma hipótese derivada de quando o mesmo bateu nas portas de Angband. Não é dito nada a respeito do que Melkor planejou ou sentiu.
Já o Fingolfim, bem, não é preciso dizer muito sobre ele, o silmarilion ja diz tudo. alias, vejo que vários votos foram justificados pelo fato de não conhecerem o historico do fingolfim.
quero dizer que por esse motivo foi feito um resumo da vida dele, que pode ser lido clicando no nome do mesmo na primeira pagina do topico, sugiro que antes de votar, quem nao conheço ambos, leia pra poder votar com mais conciencia.
 
Você é que não viu a resposta, olhaí:

Verdade. Não tinha visto mesmo. E o engraçado foi que procurei por ela ainda. :mrgreen:

E onde que isso é um argumento? :lol:

Não é um argumento, mas dá mais credibilidade ao que estou dizendo. São menores as possibilidades de que isso seja uma confusão se duas pessoas concordarem com isso, do que se apenas uma sair afirmando.

Sim, aí menciona que ele era o mais forte entre seus irmãos. E isso não necessariamente refere à força física. E, ainda que fosse, somente a força não fará dele o maior guerreiro, como você, em seu post, insiste em afirmar que Tolkien escreveu.

Já no trecho que eu citei, menciona que Fëanor era o maior entre os filhos de Ilúvatar, nos mais diversos sentidos. O que conta mais?

E ele seria o mais forte no que então? Força de espírito? Acho que não. Está claro que isso é referente à força física.

Você tem razão, ser o mais forte fisicamente não o torna necessariamente o melhor guerreiro, mas ajuda, e muito. Batalhar contra Morgoth, feri-lo sete vezes, e ser vencido pelo cansaço, além de deixar o Vala traumatizado, isso sim o torna o maior guerreiro.

Quanto a afirmação do que Tolkien haveria escrito, como eu disse, eu acredito ainda haver mais um trecho no Silma, mas não dou certeza. Pode realmente ter sido confusão da minha memória, mas irei procurar pra confirmar isso.

Quanto ao trecho que você citou, ele menciona apenas habilidades inatas, de corpo e mente. Em nenhum lugar fala que ele fora o mais habilidoso na arte do combate, ou qualquer coisa do genero.

Além disso, no seu post de resposta ao meu anterior, lá atrás, você mesmo coloca o Silmarillion como uma obra dos habitantes de Arda, assim estando sujeito à subjetividade deles. Isso se aplica tanto ao trecho que citei sobre Fingolfin, quanto o que você citou sobre Fëanor. Qualquer um dos dois pode ter sido escrito por algum elfo "apaixonado" (deu pra entender o sentido).

Mas eu tenho muito mais confiança num trecho que relata as capacidades de cada um dos filhos de Finwë, do que em um que coloca Fëanor em um pedestal como o melhor-em-tudo.

De qualquer modo, o que conta aqui de verdade então são os feitos, e ao meu ver, nenhum denota de forma mais clara quem era o maior guerreiro, do que o já mencionado combate com Morgoth.
 
Depois de analisar alguns fatos (reler alguns trechos da obra do professor) cheguei a conclusão que, apesar do Fëanor ter sido um grande guerreiro o Fingolfin se mostrou maior.
 
Fingolfiiiiiin! :cheer:

Fëanor era um elfo muito mais habilidoso na confecção de jóias e objetos preciosos, mas sem dúvidas o fato de ter deixado Morgoth manco já vale por tudo! :joy:
 
Fui de Fëanor. Acho que ele tinha mais de guerreiro que o Fingolfin, apesar de ter morrido prematuramente. Se ele tivesse se controlado, poderia ter sido muito mais útil na guerra contra Morgoth.

O Fingolfin é um grande guerreiro também, a luta kamikaze contra Morgoth deve ter sido de arrepiar.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo