• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quem foi mais fiel dentro de seu proposito??

A lealdade de Samfoi maior do que de qualquer outro, pelo menos no Senhor dos Aneis, segui seu mestre até o fim, fazendo valer a sua promessa de que nunca deixaria Frodo sozinho. Mesmo sendo expulso por Frodo, Sam percebeu o perigo que seu mestre corria e voltou para ajuda-lo.
Faramir e Eomer são outros que considero com bastante lealdade... Eomer continuou a serviço de Rohan mesmo sendo banido e ao ser requisitado para lutar ele foi e lutou por seu rei e seu país. Faramir foi um pouco diferente, ele queria mostrar que poderia fazer aquilo que seu senhor e pai havia ordenado a ele e por isso ele foi para sua quase morte.
 
Nossa, esse tópico me deixou com os 'zói' brilhando. São tantos exemplos incríveis de lealdade na obra! (uso lealdade no lugar de fidelidade).

Vi belos exemplos citados aqui. Gostaria de reforçar um já citado: Faramir. Por ser humano, saber que era mortal, e ainda sim obedecer a ordem combater uma batalha já perdida. E o livro o mostra como alguém livre de ânsias por glória pessoal, sendo fiel à Causa sem esperar por tesouros em troca.
 
Última edição:
É dificil medir a lealdade de alguém, mas acho que Sam foi o mais fiel de todos, porque Eomer e Faramir fizeram juramento e eram subordinados aos seus reis, mas Sam não, não devia satisfação a ninguém, ele foi movido pelo amor e pela amizade.
 
Foram realmente muitas as demontrações de Lealdade, mas acho que quem se mostrou mais leal foi Arwen. Não só pelo amor, mas creio que demonstrou lealdade em suas juras de amor eterno em Cerin Amroth feitas para Aragorn que foram futuramente cumpridas com a sua deisão de não ir embora e permanecer com ele.

Poderia muito bem ter ido embora, e era aquilo que estava a fazer, pois grande era a pressão exercida pelo seu pai e por seu povo. contudo preferiu ficar com Aragorn, mesmo sendo uma escolha bem mais difícil, preferiu viver uma vida curta e limitada, entretanto ao lado de seu grande amor.
 
Acho que foi Sam. A força e coragem que o hobbit demonstrou no RdR foi implacavel. Mesmo quando destratado por Frodo continuo a ser leal e quando percebeu que estava em perigo se lançou numa jornada e enfrentou perigos apenas para salvar seu amigo.
 
Esqueceram-se de Gollum.

Desde o começo da sua participação na história ele se manteve fiel ao seu propósito de ter o precioso.

Logo quando viu o Anel pela primeira vez o desejou profundamente a ponto de matar um parente.

Fez uso dele para seus propósitos escusos ainda na comunidade Hobbit até ser expulso e se forçar a um exílio.

O manteve consigo nas profundezas das cavernas.

Quando foi "roubado" por Bilbo ele não saia à luz do dia há, pelo menos, uns 180 anos. A primeira coisa que ele fez foi sair atrás do ladrão para recuperar seu precioso.

Acabou indo parar nas mãos de Sauron e suprtou a tortura o máximo que pode até revelar o paradeiro do Anel. Conseguiu "escapar" de Sauron e seguiu procurando pelo Anel.

Foi capturado novamente por Aragorn e mantido em cativeiro pelos Elfos, que não foram muito espertos e deixaram ele fugir novamente.

Seguiu a Comitiva do Anel por todos os lugares se expondo a riscos extremos de ser novamente capturado e/ou morto.

No final, lutou brava e desesperadamente para reaver seu precioso e morreu junto dele. Sem contar que, de quebra, ele foi co-responsável pelo sucesso da Demanda do Anel... ou alguém aqui acha que Frodo teria chegado até a Montanha da Perdição apenas com a companhia de Sam???
 
Bingo, ALF! :clap:
Concordo em gênero, número e grau. ;)
Gollum fora o mais fiel e o mais persistente dentro de seu propósito.
E tanto o fora, que não mediu meios e consequências para seus fins.
Para Gollum, de nada importava moralidade, pois ele atendia única e exclusivamente seus desejos e objetivos. E o que era o seu propósito ou objetivo de fidelidade? O Um Anel.
Jamais aquietou-se quando teve seu precioso roubado por Bilbo Bolseiro e o perseguiu até seu último minuto em vida. Sua determinação pela posse do Um Anel já começa quando tem que matar o primo para consegui-lo e daí em diante, tudo fora feito para manter este vínculo com o seu precioso.
Tanto o é, que se Frodo tivesse jogado o Um no fogo da Montanha da Perdição, muito provavelmente Gollum se atiraria lá sem nenhuma hesitação.
 
Bom, na minha opinião sem sombra de dúvidas foi Finrod Felagund o mais fiel.

Em conversa com sua irmã (Galadriel) ele teve a premonição que no futuro iria fazer um juramento, e que esse juramento significaria a sua morte. Pois bem, veio a 4° batalha onde ele foi salvo pelo sacrifício dos homens e ele jurou prestar ajuda a qualquer um da casa de Bëor, o velho caso alguém se encontrasse em necessidade.
Eis que surge Beren, e conta a ele sobre suas aflições. O que que Finrod faz? Simplesmente junta as coisas e parte numa missão secreta em direção a Angband, o inferno de ferro somente com Beren e mais 10 companheiros! Vale lembrar que nessa investida ele acaba abdicando de seu trono. Que cara altruísta!
Resumindo, eles são capturados por Sauron e Finrod enfrenta o próprio na torre que ele havia construído para proteger as terras de Beleriand, justamente contra Sauron e seu senhor, Morgoth. Sendo derrotado, ele e seus companheiros são trancados nas masmorras. Todo dia Sauron enviava um lobisomem para que devorasse um dos companheiros, com a ordem de deixar Finrod por último. Todos os 10 morreram sem trair seu senhor. Quando chegou a vez de Beren, Finrod arrebentou as correntes e enfrentou o bichano com unhas e dentes. E foi assim que morreu, na torre que ele próprio ergueu para combater o mal, ao realizar seu juramento de ajuda aos da casa de Bëor.

Desculpem esse texto enorme, mas como muitos podem não conhecer o personagem, acabei estendendo um pouco. Mas vai, ele merece!
 
Foram realmente muitas as demontrações de Lealdade, mas acho que quem se mostrou mais leal foi Arwen.

Não tinha pensado nela, com relação à isso. Mas acho que vocÊ tem razão Nina, ela renunciou à uma vida eterna GARANTIDA. Mais não foi só isso.

Muitos foram os que perderam sua vida em guerra ou no calor da batalha(inclusive Elfos, que depois retornariam em outro corpo). Mas ela abraçou a morte humana calma e conscientemente, sabendo que viria lentamente, e não num golpe rápido de uma lâmina. Aragorn não recebeu, na minha opinião, demostração maior de lealdade, de nenhum de seus súditos.

Esqueceram-se de Gollum.

Desde o começo da sua participação na história ele se manteve fiel ao seu propósito de ter o precioso.

Quando se fala do Um, é dificil dizer qual a participação da vontade própria nas atitudes de alguém que o busca ou que foi possuido por ele. No caso do anel, uma demonstração realmente contundente de fidelidade ao propósito, seria aquela de um ser que resolva não mais buscá-lo, e que o dê de bom grado a outra pessoa. E tenha êxito nessa empreitada.
 
Última edição:
Pow eu voto no gollum também, ele foi muito fiel ao que buscava.
Concordo tambem com a opinião do Passo Largo, a fidelidade dele com Frodo foi sem duvida nenhuma, algo muito interessante e inusitado, sendo destradado dessa maneira e continuando a servi-lo.
 
Eu achei o Golum pelo fato dele ter sido totalmente fiel ao desejo dele de possuir o seu precioso e também o já citado Sam que não tinha nenhum dever de seguir e ajudar o Frodo mas o fez pela sua amizade e amor a ele.
 
Três exemplos de fidelidade no propósito que considero, são Sam auxiliando Frodo na jornada do Anel; Gandalf na fidelidade e amor aos Valar; e Fëanor no intuito de reconquistar as Silmarills, destruir Melkor e vingar a morte de seu querido pai; sem contar os filhos de Fëanor que após sua morte ficaram encarregados de cumprir o juramento.
 
Os dunedain foram os mais fieis na minha opinião pois sempre protegeram as terras do norte mesmo sem serem reconhecidos por isso e mesmo depois que aragorn virou rei continuaram com o seu trabalho arduo no norte
 
Realmente acho que Sam foi o que mais demonstrou fidelidade, seja no sentido de perseverança, amizade...em tudo. Como muitos já falaram, se não fosse pelo Sam, o destino da Terra Média poderia ter sido outro. ^^
 
Bom, na minha opinião sem sombra de dúvidas foi Finrod Felagund o mais fiel.

Em conversa com sua irmã (Galadriel) ele teve a premonição que no futuro iria fazer um juramento, e que esse juramento significaria a sua morte. Pois bem, veio a 4° batalha onde ele foi salvo pelo sacrifício dos homens e ele jurou prestar ajuda a qualquer um da casa de Bëor, o velho caso alguém se encontrasse em necessidade.
Eis que surge Beren, e conta a ele sobre suas aflições. O que que Finrod faz? Simplesmente junta as coisas e parte numa missão secreta em direção a Angband, o inferno de ferro somente com Beren e mais 10 companheiros! Vale lembrar que nessa investida ele acaba abdicando de seu trono. Que cara altruísta!
Resumindo, eles são capturados por Sauron e Finrod enfrenta o próprio na torre que ele havia construído para proteger as terras de Beleriand, justamente contra Sauron e seu senhor, Morgoth. Sendo derrotado, ele e seus companheiros são trancados nas masmorras. Todo dia Sauron enviava um lobisomem para que devorasse um dos companheiros, com a ordem de deixar Finrod por último. Todos os 10 morreram sem trair seu senhor. Quando chegou a vez de Beren, Finrod arrebentou as correntes e enfrentou o bichano com unhas e dentes. E foi assim que morreu, na torre que ele próprio ergueu para combater o mal, ao realizar seu juramento de ajuda aos da casa de Bëor.

Desculpem esse texto enorme, mas como muitos podem não conhecer o personagem, acabei estendendo um pouco. Mas vai, ele merece!
Finrod foi fiel até o fim em sua amizade aos homens.
Até o meu último post, ainda não havia lido sobre os feitos dos noldor na Terra Média em O Silmarillion
Agora já os conheço e diante disto, tenho que concordar com vocês dois. Ainda considero Gollum um dos mais fiéis, porém o que difere estes personagens e dá a Finrod um título honroso, é a causa que impulsiona sua fidelidade: enquanto Gollum é movido pela sua adoração pelo Um Anel, Finrod manteve fiel todo o tempo, devido ao seu espírito sempre nobre e leal.
Assumi Finrod Felagund como um dos meus personagens favoritos, o elfo que mais gosto, pois até então, apesar de gostar da raça, não havia um personagem com o qual me identificava.
Finrod manteve-se fiel o tempo todo, jamais vendeu-se ou deixou seus princípios e compromissos para se promovor-se ou mesmo salvar a pele. ;)
 
Última edição:
Todos foram muito fiéis, mas especialmente Samwise Gamgi, se nao fosse por ele, Frodo nao teria chegado nem ate a metade de onde chegou, que dirá a montanha da perdiçao!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo