• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Como Compreender o Silmarillion

Para quem nunca leu O Silmarillion este resumo ai é muito bom! facilita muito mesmo para entender as coisas complexas ditas nos primeiros capítulos do livro, e lendo o livro e comparando com o que esta escrito ai vão ver que esta certo mesmo e vão entender melhor.
Porém para min que já sei dessa parte e que já li muitas vezes não ajudou muita coisa.
 
Adorei a ajuda para entender...

Eh como se limpasse uma janela para conseguirmos ver melhor...

Eu tinha acabado de comprar o Silma ai li o artigo de como compreender o Silma...

E foi otimo ja tenho uma ideia resumida...

Valew =)
 
nossa Silmarillion parece ser mto bom mesmo eu li a saga do anel e amei...obrigado eu queria saber + sobre o Silmarillion....e issu tem um tempo....mto bom
 
Deuses, acho que já li o Silmarillion umas quarenta vezes, um livro fascinante. Houveuma época em que eu o considerei melhor que a saga do Anel, mas depois eu reli esta umas 5 vezes e me arrpendi.
Mas ler o Senhor dos anéis após o Silmarillion é muito grtificante, especialmente por causa dos dois últimos contos (Akallabêth e Dos Anéis de Poder)
 
Gostaria de um material semelhante sobre a estória de Beren e Luthien, alguém sabe se existe algum material desse tipo?
Existe o Lay of Leithian, que é a forma do conto em versos. Está no Volume III do The History of Middle-Earth (o nome lá é Lays of Beleriand). Tem uma penca de versos XD
Pena que o conto é incompleto. Acaba quando o Carcharoth arranca a mão do Beren
 
Legal o resumo.

Mas, a meu ver, a idéia de cristianizar O Silmarillion foi ruim. Não se pode chamar Melkor de Lúcifer, ou os ainur de anjos. Isso pode fazer com que os que conhecem pouco (ou desconhecem) as obras de Tolkien pensem que a história é alegórica. Além do mais, os ainur estão mais para a idéia de deuses mesmo, como na mitologia. Era melhor ter chamado Melkor de Melkor e os ainur de ainur. Acho que essas duas palavrinhas "estranhas" não prejudicariam o resumo simplificador.

É só isso que achei que não ficou bom. De resto ficou um resumo bem legal, bem sintético (como era a intenção).
Olha..vou dar eco a esse post.

Eu juro que parei de ler quando vi "anjos" e Lúcifer.
Sim, Eru era um Deus. Mas anjos e Lúcifer nada tem com essa história. Nem se parecem.

Não dá para trocar isso nesse resumo.

A gente passa aqui na Valinor em vários tópicos informações que nada na obra é alegoria e essas informações ai vão confundir a cabeça do povo.
 
Eu não li ainda Silma, mais minha sobrinha que faz letras na UEM, leu! Estive numa livraria conversando a respeito de Tolkien, o dono me disse que ele é um escritor ímpar e seus livros são caros, devido ele ser um autor diferenciado.Tive a oportunidade de ver várias obras de Tolkien e de me surpreender com as saídas de suas obras.Sou nova e estou encantanda com as descobertas que estou fazendo a respeito de Tolkien, em breve abrirei um tópico para discutirmos as minhas pesquisas...É realmente decorar estes nomes é complicado, mais não impossível...
 
Bom o texto e engraçado também.

Concordo que o que dificulta muito no Silma são nomes, parentescos, lugares e muita escrita complicada e parecida. Pra tentar superar isso comecei fazendo anotações no começo, mas nem ajudou porque no meio do livro as anotações estavam enormes e eu me perdia mesmo assim. Então a saída foi ler sem me importar tanto em lembrar de nomes e associar com as histórias anteriores, só pra saber o desenrolar da coisa e depois reler, associando os nomes e tudo mais.
Mas claro que nem todo mundo tem esse animo, então acabam desistindo do livro. =(
 
Quando eu li o Silma pela primeira vez, esses nomes não me entraram na cabeça (também pudera, eu tinha 13 anos). E quando eu terminei, eu fiquei sem entender lhufas do livro. Eu tentei ler ele muitas outras vezes ao longo dos anos, e com o mesmo efeito. Eu só fui entender a história de fato quando eu comecei a tentar decorar os nomes. Pelo menos comigo foi assim.

O resumo é bem bacana sim, eu imagino que ajudaria muitas pessoas, mas se eu o tivesse lido quando tinha 13 anos, eu acho que não me ajudaria muito não. Mas este sou eu XD Euconcordo com quem disse aí em cima que você consegue entender o Silma melhor dependendo do seu estado de espírito
 
Quando eu li o Silmarillion pela primeira vez só tive um pouco de dificuldade com alguns nomes. Mas na segunda vez já foi bem mais fácil, quanto a compreensão das histórias não tive dificuldade alguma. Acho que é bem por causa do que falaram acima, depende do seu estado de espírito. Quando eu li eu estava louco para ler esse livro, por isso acho que me saí bem logo da primeira vez hehe.

Esse resumo do livro ficou bem legal, acho que pra qm esá começando a ler o livro ou não entendeu nada, vai ser bem útil!! :D
 
Quando eu li o Silmarillion.
Eu achei que não estava entendendo nada, até eu explicar para um amigo meu.
Não foi uma explicãção tão simplis, e facil de entender como essa dai.
Porem me surpreendi do como eu entendi, mas preciso ler mais vezes ele.
Vo volta minha atenção para O Hobbit, que ultimamente ta meio dificil eu ler, ainda Silmarillion que precisa de tanta atenção, vou reler ele mais tarde.
Achei uma leitura muito complexa, realmente comparada ao Antigo testamento da biblia, dificil de se copreender, porem possivel.
O mais dificil, que eu tentei fazer, é fazer a ligação das historias, como se em caixa no tempo, e com quem se encaixa, algo que queria fazer, e achei interessante pra entender melhor.
 
Adorei o resumo!

Simplifica tudo mesmo!

Eu já tinha feito algo parecido pra explicar a estória para meu pai, que vai ler o livro depois que eu terminar. rs

Eu não tento decorar os nomes, mas me sinto um pouco perdida quando não me lembro quem é quem. Por isso leio e releio algumas vezes só para entender melhor.
E o que piora a situação é que tudo tem pelo menos dois nomes, e o seu significado.
E o que piora ainda mais é que minha memória é pessima!

Mas, enfim, adorei o resumo, e ia adorar ler o resumo do resto da estória também. rsrs
 
Realmente é um livrinho bem complicado..eu lembro que no começo eu li as primeiras páginas 1 trilhao de vezes :lol:
mas é só presta atençao na primeira vez que o nome é citado..depois vai embora.. XD
no começo eu ia atrás dos apendices..mas até acabei desistindo..
e depois , qndo fui ler Contos Inacabados eu dava uma olhada rápida no glossário pra lembra daqueles que nem aparecem direito...
mas o Silmarillion pra mim é o melhor, complicado ou não ^^
 
De vez em quando vejo alguém nos fóruns, listas de e-mail ou rodas de
conversa dizendo que tentou, mas não conseguiu ler O Silmarillion. As
razões (não "desculpas", mas razões mesmo, porque são válidas sim!)
giram principalmente em torno dos nomes.






</ br>Leia Mais...
Muito bom este artigo! :mrgreen:
Eu estou lendo O Silmarillion ainda, parei na página 70, então não li todo o artigo para evitar os spoilers, se bem que já sei algo sobre Feänor e nessas alturas do campeonato o Melkor está começando a colocar suas asinhas pra fora novamente. :lol:
Não nego que tem sido um leitura difícil para mim, mas ainda assim não desisto e estou amando a história! Porém todas as noites sou obrigada a dar uma passada nas páginas anteriores para me contextualizar com tudo... Recorro todo o tempo ao glossário, pois nem sempre lembro das linhagens, de quem é quem, da onde vieram e tal... Tem sido fundamental para mim.
Sinto falta no livro é de um mapa de Arda. Em O Senhor dos Anéis e em O Hobbit os mapas eram uma referência constante, estava a toda hora indo para o final do livro para consultá-los e em O Silmarillion sinto mesmo falta disto. Acabei pegando uns mapas pela net, muitos deles aqui na Valinor, mas nem sempre posso identificar qual deles pertence a cada Era, :think: mas que já me faciliram e muito a vida! :beam:
Mas é isso! O Silmarillion é mesmo fascinante, é incrível e mágico!, me arrependo de só ter começado a ler agora!
 
ahh o Silma é o melhor livro de Tolkien *-*
já Contos Inacabados ;x to penando pra ler x.x
 
Tenho muita facilidade para decorrar nomes ,
apesar q estou me confundindo um pouco ..

Silmarillion è uma leitura difícil...

comecei ler a pouco tempo...

estou gostando muitooo...


^^
 
O Silmarillion não é um livro para se ler e "ponto final", é um livro de pesquisas... É sempre bom tê-lo por perto caso haja alguma dúvida... Ele te mostra aquilo que você nunca imaginou, é como se fosse a "bíblia" da TM. É mesmo um livro de difícil leitura, mas mesmo assim é um ótimo livro.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo