• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Que autor conseguiu criar um mundo "quase" tão perfeito como Tolkien?

Geoge Lucas: Um mundo fantástico que eu sempre admirei, porém ele peca pois não conseguiu criar uma grande obra de forma coesa, 90% do que existe sobre seu mundo não é Canônico, existem milhares de fãfics publicadas... a unica coisa que eu conheço do Universo Expandido é o desenho do Tartakovsk.

Essa eu tive que responder.. uhahuahua Na verdade, é apenas uma questão de seperar o que é fanfic do que é canônico - e tenho certeza que a proporção entre o que é canônico e o que é fanfic em relação à Terra-Média também é +- 1 pra 10. E o que é publicado em livro/HQs não é fanfic.

Star Wars tem um canon mais extenso do que o que ocorre no mundo de Tolkien. Existem mais de 50 livros (acho que já passaram 100) e mais de 500 gibis. Mas todas essa obras são canônicas (com excessão das devidamente marcadas). Isso ocorreu pq Star Wars deixou de ser uma obra de apenas um criador e se tornou uma franquia.

O canon de Star Wars é dividido em categorias de importância, mas HQs, livros e jogos são SIM canônicos em Star Wars.:

A Lucas Licensing, dona da Lucasarts, Lucasfilms, Lucasbooks, ILM e tudo que seja do GL, possui um base de dados, chamada de Holocron Continuity Database chefiada por um cara chamado Leeland Chee, cujo cargo é chamado formalmente de Keeper of the Holocron. Nessa database TUDO o que é lançado em Star wars é mantido, inclusive planos futuros para lançamentos, e existe uma boa noção de como cuidar do canon. Dentro do canon, os níveis são (do maior para o menor):

G-Canon: Canon estabelecido pelo Lucas: filmes (no caso, a versão lançada em DVD, com o Anakin novo e talz), textos introdutórios de qualquer lançamento (livro/hq/game) e notas de produção nunca vistas pelo público.
T-Canon: Canon estabelecido na televisão, através das séries Clone Wars (2D) e The Clone Wars (3D). Outras séries de TV antigas (Ewoks e Droids não entram aqui).
C-Canon: Jogos, livros e HQs, além dos filmes;séries Ewoks e Droids. Vários elementos do C-Canon viraram G-Canon na Nova Trilogia.
S-Canon: Trabalhos que a princípio não são considerados canon, a não ser que citados em trabalhos do C/T/G-Canon. As HQs da Marvel nas décadas de 70 e 80 estão aqui.
N-Canon: Obviamente Non-Canon. Histórias do tipo "What If...", trabalhos não lançados e cenas deletadas.

Embora existam esses níveis, e o GL tenha sim o direito de mudar coisas, a timeline é uma só. A diferença é que se um trabalho de nível superior nega o de nível anterior, faz-se um retcon (reposicionamento do fato, ou re-explicação em algum trabalho futuro). Por exemplo: inicialmente esses números 49 a 83 da HQ Republic se passavam durante todos os 3 anos que separam os episódios 2 e 3. Agora, com a série The Clone Wars, essas HQs foram "retconadas" para os primeiros meses logo após o Episódio 2. O mesmo vale para as aparições de Force Ghosts (fantasminhas da Força) em trabalhos pré-Episódio 1. O episódio 3 deixa implícito que Qui-Gon descobriu a técnica. Porém, existem lançamentos antigos ou que se passam em períodos antes do Episódio 3 que apresentam Force Ghosts. Ficou-se "retconado" que a técnica se perdeu cerca de mil anos antes do Episódio 3 e foi re-descoberta por Qui-Gon.

Sobre a linha do tempo, as histórias vão desde 5 mil anos antes do marco zero, o Episódio 4, até 137 anos após o marco zero. Vou tentar fazer um resumo:

Old Republic Era (25.000 BBY - 1.000 BBY)

- Existem poucas informações sobre o período antes do ano 5 mil BBY ("Before Battle of Yavin", sendo a batalha de Yavin a da destruição da Estrela da Morte), mas vários fatos ocorreram ainda nesse período.
- O nome Sith já existia desde a era Pré-República, onde eram uma raça, surgida cerca de 100 mil anos antes, que vivia em Korriban.
- A Velha República e a Ordem Jedi surgiram praticamente juntas por volta do ano 25.000 BBY. É dito que Ordem Jedi surgiu da unificação de algumas Ordens anteriores: Ordem de Dai Bendu, os Seguidores de Palawa e a Chatos Academy, embora ninguém saiba dizer ao certo.
- A primeira divisão entre lado negro e lado da luz ocorreu já por volta do ano 24.500, ainda sem gerar a Ordem Sith.
- Esta última surgiu por volta do ano 6.900, após um grupo de Dark Jedi ser exilado da Ordem e da República para um planeta desconhecido: Korriban.
- Estes Dark Jedi se tornaram líderes da primitiva civilização Sith, sendo tratados como deuses. Daí vem o título Dark Lord of the Sith, que viria a indicar membros da ordem futuramente.
- No ano 5.000, ocorreu o primeiro real contato entre civilização (agora Império) Sith e República. Ocorreu então a Great Hyperspace War, retratada no arcos The Golden Age of the Sith e The Fall of the Sith Empire da HQ Tales of the Jedi.
- No ano 4.015, começou o que depois seria chamado de as Antigas Guerras Sith, que foram na verdade um conjunto de várias guerras separadas que duraram até 3950.
- Dentro desse período, todos os outros arcos da HQ Tales of the Jedi contam o perído das Exar Kun Wars, que foi do ano 4.000 ao ano 3.996, em que dois aprendizes Jedi, Exar Kun e Uliq-Qel-Droma, jogaram a galáxia ao caos ao passarem para o Lado Negro. É interessante destacar que aqui os Sith ainda não costumavam utilizar o título Darth.
- O período a seguir foi um período em que os Jedi se tornaram paranóicos com relação ao Lado Sombrio, caçando tudo que tivesse a ver com ele. Parte disso é visto no último arco de Tales of the Jedi, Redemption, que mostra a morte de Uliq-Qel-Droma em 3986
- O período de paz durou até apenas 3976, data do início das Mandalorian Wars. Para os que não reconheceram, Jango e Boba Fett são parte dos últimos Mandalorians. A guerra durou até o ano 3960. Como acabou, até agora pouco se sabe. Algumas pequenas informações vem do jogo Knights of the Old Republic, que se passa logo após esta guerra. A hq Knights of the Old Republic, que teve até agora 34 edições lançadas, mostra o Padawan Zayne Carrick dentro desta guerra, embora ela sirva, por enquanto apenas de pano de fundo para a história do mesmo.
- Dois Jedi que foram contra a política da Ordem de não se envolver no conflito entre República e Mandalorians, o Jedi conhecido apenas pelo nick Revanchist e seu seguidor Alek Squinquargesimus, apelido Squint, em algum ponto do fim da guerra passaram para o lado negro, como os Siths Darth Revan e Darth Malak, fundando um novo Império Sith e criando uma guerra conhecida como Jedi Civil War. Esta, que foi dos anos 3959 a 3956 é mostrada no jogo Knights of the Old Republic.
- O jogo seguinte, Knights of the Old RepublicII - The Sith Lords mostra o Império Sith sobre novo governo, o Triunvirato Sith, composto por Darth Nihilus, Darth Sion e Darth Traya e o Primeiro Expurgo Jedi (sim, o do Episódio três não foi o primeiro, nem o último, apesar de ter sido o maior), entre os anos 3955 e 3951.
- O vindouro jogo The Old Republic mostrará a Guerra Fria Galáctica, em algum ponto após o ano 3656, onde a República havia sido derrotada em uma guerra de cem anos com o Império Sith.
- No ano 1.000, finalizando esta era, ocorre o fim das Novas Guerras Sith, onde apenas um Sith, sobrevive: Darth Bane, e cria a Regra dos Dois. A "Regra dos Dois" é a que determina a existência de apenas um Mestre e um Aprendiz, e só seria quebrada 30 anos após o Episódio 4. O fim das Novas Guerras Sith é mostrado na HQ Jedi vs. Sith, enquanto a vida de Darth Bane após o fim das guerras é mostrada em dois livros com o seu nome.

Rise of the Empire Era (1.000 BBY - 0 BBY)

- Desse período pouco se sabe. Tirando o segundo livro sobre Darth Bane, que se passa na primeira década dessa era, as primeiras histórias começam por volta do ano 80 BBY, com uma parte do treinamento do Conde Dooku por Yoda no livro Legacy of the Jedi
- O período entre os anos 44 e 40 é mostrado na série Jedi Apprentice que retrata o início do treinamento de Obi-Wan Kenobi por Qui-Gon Jinn. A HQ Qui-Gon & Obi-Wan mostra o ano 33.
- O Episódio 1 se passa no ano 32 BBY.
- Continuando a idéia de Jedi Apprentice, a série Jedi Quest mostra o treinamento de Anakin por Obi-Wan entre os anos 27 e 24.
- No mesmo período ficam as edições da HQ Republic dos números 1 ao 48 (algumas se passam antes do Episódio 1).
- O Episódio 2 se passa no ano 22 BBY.
- O período entre os Episódios 2 e 3 pode ser visto em várias fontes, principalmente a HQ Republic dos números 49 ao 83, a série de livros Clone Wars, as séries de desenho e a série de livros Boba Fett, que conta o que o jovem Boba fez da vida.
- O Episódio 3 se passa no ano 19 BBY.
- O período pós-Episódio 3 e pré-Episódio 4 tem poucas histórias.
- A atual série de HQs Dark Times se passa no ano 18 e é uma continuação dos arcos da HQ Republic (inclusive a Dark Times #1 tem internamente a inscrição Republic #84).
- Existe uma série para jovens leitores chamada The Last of the Jedi, uma para adultos chamada Coruscant Nights duas trilogias sobre Han Solo e uma sobre Lando Calrissian, além de alguns dos primeiros arcos da HQ Empire sobre esse período.
- A formação da Aliança Rebelde se dá no ano 2 BBY, e é retratada no projeto multimídia The Force Unleashed (jogo/HQ/livro).

Rebellion Era (0 ABY - 5 ABY)

- Esse é o período mais embaralhado e com vários lançamentos.
- O Episódio 4 se passa no ano 0 BBY/ABY (é o mesmo ano, sendo ABY = After Battle of Yavin).
- No período entre os episódios 4 e 5, valem citar a HQ Empire na sua segunda metade, a atual HQ Rebellion (continuação da Empire) e o livro Splinter of the Mind's Eye, primeira obra do UE, baseado no que seria a continuação para TV de Star Wars caso o filme não fizesse sucesso.
- O Episódio 5 se passa no ano 3 ABY.
- No período entre os episódios 5 e 6, vale citar o livro/HQ/jogo Shadows of the Empire, que ganhou até trilha sonora composta exclusivamente para ele.
- O Episódio 6 se passa no ano 4 ABY.
- O Império não é destruído totalmente em Endor no Episódio 6, o que nos leva à proclamação da Nova República no ano 5 ABY

New Republic Era (5 ABY - 25 ABY)

- O período entre os anos 5 e 19 ABY consiste de várias batalhas entre Nova República e Remanecentes do Império.
- A Trilogia de Thrawn (livros) é claramente o pior ponto para a Nova República, no ano 9 ABY.
- A trilogia de HQ formada pelas HQs Dark Empire, Dark Empire II e Empire's End mostra o Imperador Palpatine voltando (na verdade, seu espírito tomando corpos de clones dele) entre os anos 10 e 11 ABY. Aqui vemos Luke caindo para o Lado Negro.
- Os livros da trilogia Jedi Academy e a HQ de mesmo nome, além do livro I, Jedi mostram a primeira turma de aprendizes da Nova Ordem Jedi.
- Por volta dos anos 10 a 15, Han e Leia já tiveram 3 filhos: os meninos Jacen e Anakin Solo e a garota Jaina Solo. Jacen e Jaina são gêmeos.
- No ano 21, Luke Skywalker se casa com Mara Jade, sensitiva à Força e ex-agente do Imperador.


New Jedi Order Era (25 ABY - 39 ABY)

- A série New Jedi Order, de 19 livros, passada entre os anos 25 e 29 mostra a maior ameaça à Luke Skywalker e cia. Os aliens extra-galácticos, invisíveis à Força e anti-tecnologias "mortas" (tudo deles é vivo, desde naves à armas e armaduras) conhecidos como Yuuzhan Vong invadem a galáxia e tomam cerca de 60% dela em 2 anos, forçando o fim da Nova República. Anakin Solo é morto. Após 4 anos de Guerra, os Yuuzhan Vong são exilados par auma região não mapeada da galáxia. Após o fim da República, surgiria a Aliança Galáctica, e os Remanecentes do Império começam a ganhar mais Força. Ainda no fim da Guerra, Mara Jade e Luke tem seu filho: Ben Skywalker.
- A trilogia Dark Nest nos anos 35 e 36 mostra o início do declíno de Jacen Solo em direção ao Lado Sombrio.


Legacy Era (40 ABY - ad infinitum)

- A série Legacy of the Jedi, de 9 livros (40-41 ABY) mostra o ressurgimento dos Sith. Darth Lumiya, auto-proclamada Dark Lady of the Sith (ela tinha na época do Império, a mesma posição que Mara Jade Skywalker tinha), resolve continuar a Regra dos Dois, e escolhe como aprendiz o jedi Jacen Solo, mestre de Ben Skywalker. Jacen assume o título de Darth Caedus, enquanto Lumiya ajeita uma guerra separatista. Ao fim da Guerra, Darth Caedus é destruído por sua irmã Jaina Solo, Luke assume o treinamento de Ben, Han e Leia descobrem que Jacen teve uma filha: Allana. Luke coloca Jagged Fel, seu aliado, como chefe de estado do Império (ainda que não exista um Imperador).
- A futura série Fate of the Jedi, de 9 livros, deverá mostrar Luke e Ben viajando pela galáxia refazendo os passos dos 5 anos de solidão de Jacen Solo que o levaram ao Lado Negro, além de provavelmente mostrar Jagged Fel assumindo o título de Imperador e se casando com Jaina Solo.
- Em algum ponto, são criados os Imperial Knights, uma Ordem com treinamento Jedi (provavelmente vinda da união da Jedi Jaina Solo com o Imperador Fel) mas que não segue nem Lado Negro nem Lado da Luz, apenas as ordens do Imperador.
- Entre os anos 127 e 130 ocorrem as Sith-Imperial Wars. Ao mesmo tempo em que Lumiya selecionava Jacen Solo como continuação da regra dos dois, um ex-Jedi da época das Clone Wars, A'Sharad Hett encontra um holocron Sith. Com os ensinamentos do holocron, ele é treinado por um espírito Sith e assume o título de Darth Krayt, e monta uma nova Ordem Sith, novamente com milhares de Sith, no planeta Korriban. Por quase um século eles ficam reclusos no planeta. No ano 127, Kol Skywalker, descendete de Luke, está tentando usar tecnologia Vong para devolver vida à planetas mortos e fazer os Vong serem aceitos pela galáxia. Mas uma das experiências é sabotada pelos Sith. A Aliança Galáctica e os Jedi entram em guerra com o já potente Império. A Aliança começa a perder planetas, que não apoiam os Vong. Alguns passam para o Império e outros ficam neutros. Ao fim, a Aliança Galáctica é derrotada e volta a ser uma milícia como a Aliança Rebelde um dia fora. Após a guerra, Darth Krayt dá um golpe e toma o trono do Imperador Roan Fel, além de fazer um ataque ao último reduto conhecido dos Jedi: o planeta Ossus.
- A atual HQ Legacy se passa no ano 137 ABY, mas possui partes no mostrando as Sith-Imperial Wars. Nela, Cade Skywalker, filho de Kol, é um pirata espacial procurado pelo Império Sith, pela parte do Império fiel à Roan Fel (conhecido como Império-em-Exílio) e pela Aliança. Cade acaba descobrindo no meio do caminho um Templo Jedi perdido com centenas de Jedi exilados. Como curiosidade, dois dos três membros do Conselho Jedi nesse Hidden Temple são sobreviventes das Clone Wars.

Aliás, GL importou algumas coisas do UE: o planeta Coruscant, a Jedi Aayla Secura (uma gostosa azul), a habilidade de Force Speed (quando Obi-Wan e Qui-Gon a usam pra escapar de droidekas no Episódio 1), Hutt serem uma espécie e não um título, o sabre-duplo de Darth Maul, o sabre-de-luz conseguir refletir o Force Lighting (Episódios 2 e 3), o Jedi Quinlan Vos (esse apenas mencionado por Obi-Wan no Episódio 3), a wheel bike (aquele veículo que o General Grievous usa ao tentar escapar do Obi-Wan), a 501st Legion (originalmente um grupo de fãs, primeiramente transformado em C-Canon em livro e por fim em G-Canon no Episódio 3 - o grupo que Anakin comanda ao atacar o Templo Jedi).

M'Y
 
Eu acho a sétima torre (um dos melhores livros que já li), se aproxima de criar um mundo como o de Tolkien.

Já as crônicas de Nárnia, achei legal, mas o fim é um pouco mal-explicado, não gostei muito do último livro.
 
Não conseguimos ler todos os comentários deste tópico, mas, mesmo q repetido, precisamos colocar: A BÍBLIA!!! E, sinceramente, sem desmerecer o brilhantismo de Tolkien, substituímos sem receio o "quase" do título do tópico por "totalmente"...
Sugestão de apenas uma breve descrição do "novo mundo" bíblico: Isaías 65...
 
Engraçado ninguém praticamente mencionar a Bíblia, embora saibamos que apesar do seu valor literário, são também livros históricos...

Isso diminui um pouco o valor literário, apesar de seu enriqueciemnto com o pesado simbolismo religiosos, algo que o católico Tolkien mais evitava.

Ele DETESTAVA alegorias, segundo conta no Prefácio do SdA, assim como creio que detestava respingar religiosidade nos seus textos, apesar de poucas e óbvias influências cristãs, e algumas pagãs mais escondidas...

A verdadeira religião de John parece ser mesmo a Filologia.
 
Olha tolkien era genial magnifico ..
um outro escritor que tenha criado um mundo tão perfeito quanto o dele naum conheci nenhum ate agora ..

mais acho que J.K Rowling fez um trabalho interessante em harry potter ..
 
Harry Potter é de uma ingenuidade sem tamanho, talvez seja esse o motivo de seu sucesso...


as vezes oq precisamus é um pouco de ingenuidade .. ja que vivemos num mundo tão sem escrupulos ...so assim para viver coisas novas , naum que eu ache que harry potter é magnifico e tudo mais , mais acho um trabalho diferente e sim interessante ^^
 
Foi o que quis dizer. Ingenuidade não é pejorativo. Excelente qualidade no que diz respeito ao carisma dos personagens (chorei tanto quando Sirius morreu, o Dumbledore então), amarração de relações afetivas, históricas e místicas...

Fora uma criatividade sem tamanho na relação entre as mitologias e sua adaptação a um mundo completamente novo. Isso nem Tolkien conseguiu...

Mas sem comparações...
 
Eu cito o Star wars e harry potter. Star wars por exemplo é uma historia fantastica criada em uma epóca em que pouco se conhecia sobre o espaço e a galaxia. Era quase uma coisa de louco na decada, que fez um enorme sucesso. Aquela famosa cena de Darth Vader revelando pra Luke que é seu pai foi parodiada inumeras vezes em muitos filmes, seriados e desenhos animados. Assim como que o "espirito" de Star Wars continua ate hoje, tanto que são lançados filmes e jogos constantemente.
 
H.P. Lovecraft...

Não exatamente um mundo, mas uma mitologia (Cthulhu Mythos), composta de personagens marcantes, um panteão de divindades cósmicas, criaturas ancestrais, cenários bizarros (DreamLands e planetas distantes) etc. Tudo isso permeado por uma atmosfera fantástica, terrível e inverossímel.

Uma legião de escritores adotaram a mitologia de Lovecraft em seus livros, e até hoje inspira escritores, roteiristas e diretores de cinema.

Depois de Poe, o considero como ícone máximo da literatura do sobrenatural.
 
É claro que para muitos de nós Tolkien foi o mestre de todos e acho que o mais detalhista em suas literatura. Eu gosto muito de tambem de C.S. Lewis foi um genio tambem na criação do mundo de Narnya, eu gostei muito do ultimo livro achei o final muito legal, é claro que Lewis deixa o seu lado religioso falar mais alto para quem acompanhou a saga ate o final deve ter ficado expantado como eu fiquei(curiosos leiam o livro e vão saber do que to falando)... gosto também do fantástico mundo de J.K. Rowling com o famoso Harry Potter, no qual ela mistura um mundo de mágia e realidade, por causa da repressão que os "trouxas" fazem das pessoas mágicas e virce-e -versa. Acho que cada criador se saiu muito bem em seus mundos, além de causar a admiração de várias pessoas!!!! :yep: Ah e tem tambem o Phillip Pulman, com a trilógia As Fronteiras do Univérso, que são otimos... mas não gostei muito do primeiro filme (a Bussola De Ouro) não achei ele muito fraco em comparação com o livro.
 
Warcraft não é bem um livro, mas possue uma complexa e fascinante mitologia. O Warcraft 1 pode parecer inspirado por Tolkien, mas o War 3 e o Wow...
 
Eu acho que a J.K. Rowling conseguiu criar um universo super interessante tb... tanto que não conheço mts pessoas que começaram a ler e não gostaram. Eu mesma, tinha um baita preconceito com os livros e quando comecei a ler, não consegui mais parar de ler! :P

Mas, IMO, GL ganha o prêmio... Sou fã de SW e acho que o universo criado por ele é complexo, intrigante, envolvente... Adoro! :D
 
Além do Tolkien, George Luccas e Phillip Pullman criaram mundos também bem detalhados, convincentes e coerentes. As obras do Tolkien e também o que foi baseado nelas (filmes, jogos, etc.) são muito boas, assim como G.L.
Já o Phillip Pullman.... O universo que ele criou em seus livros (A Bússola de Ouro, A Faca Sutil e A Luneta Âmbar) é ótimo, mas o filme estragou tudo, quem o assite tem a impressão que os produtores cortaram tudo para caber no orçamento. Ou na indicação de faixa etária.

Exemplo disso abaixo, cuidado, spoiler do Livro e do Filme.

No livro, o amigo de Lyra, Roger, morre ao ser seccionado para gerar energia, enquanto no Livro, ele não sofre nenhum arranhão, participando de um final idiota e "feliz"
 
George Lukas kras.... tipo, dp do mundo criado por Tolkien, o meu preferido com certeza e Star Wars, e tem ateh uma verção estilo Silmarillion, q eh o Universso Espandido, q George criou para esplicar de onde vem... como eh e o q eh esse tal espaço onde ocorre o Start Wars, mais eu ahco q Tolkien criou um mundo perfeito, penssandu em todos os detalhes... portanto acho q naum ha nenhum mundo ficticio q c compare a Ëa...
 
Última edição:
Tolkien criou uma mitologia. Adoro Harry Potter, foi o primeiro livro que li. Terry Pratchett traz um universo perfeito também na sua série, extensa por sinal, Discworld, apesar de mais sarcástico e bem humorado. Mas isso não os equipara a Tolkien.
 
Última edição:
Ver opniões diferentes da minha me diverte, por isso que adoro esse fórum.

Eu mesmo parei de ler "Harry Potter" no primeiro livro, pois quando li uma parte sobre "elfos domésticos", parei por ali, ri horrores ao saber que no novo filme o objeto de influência do Valdemorth seria um anel, até preparei uma camisa do Frodo para ir ao cinema.

Sinceramente sempre apreciei o universo de Tolkien. Mas admiro Sir Arthur Ignatius Conan Doyle, Robert E. Howard, C.S.Lewis. Mas encaro a Rowling como uma escritora que pode não me agradar, mas criou um mundo ao qual muitos apreciam e talvez se identifiquem. Não acredito na teoria da cópia, pois as criaturas mitológicas, são justamente "públicas" e podem ser usadas na estória de qualquer um (qualquer um no fórum pode pegar um centauro ou um orc e criar uma fábula com este ser sendo o personagem principal. Até por que, a magia no universo Tolkieniano, é algo mais sútil, ninguém sai por ai soltando fireball a torto e a direito.
 
Bom, posso despertar muita briga com isso, mas é minha opinião: detesto J.K.Roling!

Consegui ler apenas os três primeiros HP (após ter lido Tolkien) e achei uma série de obras muito pequenas perto, por exemplo, de SDA....digo: todos o SETE livros que ela publicou, não chegam è genialidade da trilogia de Tolkien!

Gosto de C.S. Lewis; embora seja uma história mais infantil e menos requintada que obras de Tolkien, mas não deixa de atrair a qualquer um, em qualquer idade!


Enfim, cada autor escreve com uma complexidade diferente, embora de todos que citei, Tolkien é mais complexo.
 
O título do tópico é "Que autor conseguiu criar um mundo "quase" tão perfeito como Tolkien? ", e J.K Rowling não pode nem fazer parte do debate, por que:

1-Ela não criou um mundo, mas criou (poucas, já que a maioria foram adaptações ou plágios) e ambientou criaturas míticas e elementos mágicos na Europa principalmente, diferente de Tolkien que criou realmente um mundo à parte.

2-Ela não foi autora genuína, sua obra "Harry Potter" foi baseada nas histórias de um outro bruxo que inclusive tinha uma coruja de estimação:

http://fazendavirtual.wordpress.com/2009/05/25/harry-potter-x-tim-hunter/

J.K Rowling não foi nem 1/20 de genio comparado a Tolkien.Essa é minha opinião pessoal, eu já vi alguns livros mas naõ tive paciência de le-los todos e nm ver a todos os filmes.Quem gosta de Senhor dos Anéis tem um gosto bastante apurado.

Fora que os livros dela fizeram sucesso muito por terem sido lançados juntamente ou praticamente nos mesmos períodos que seus filmes, ou seja, este é um tipico trabalho que é vendido por causa da fama do filme (tal como Crepúsculo por exemplo), diferentemente de Tolkien, qu criou seu mundo e inspirou filmes, seus livros já eram sucesso antes mesmo das versões cinematográficas serem feitas.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo