• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Morte Dramática de Boromir

Toda aquela cena da morte de Boromir não é completamente narrada no livro, mas ela aconteceu, de uma forma ou de outra. Acho q foi absolutamente necessário mostrar a morte, e isso deveria ser feito d uma forma digna e heróica, cm realmente foi. Tanto do livros livros qto dos filmes, é uma das minhas cenas favoritas. Mostra, de certza forma, a redenção dele, Boromir, homem suscetível ao erro mas q, antes de morrer, pôde rever seus conceitos, a ponto de reconhecer Aragorno como seu Rei. Apesar da cena toda não estar no lkivro, acho msm q foi mais ou menos aquilo msm q aconteceu. Estou errada?

De maneira alguma, cara My.

Boromir é um personagem que eu gosto bastante e a morte dele ficou muito bem caracterizada no filme. Concordo com a redenção, Boromir recuperou sua honra ao morrer para defender os hobbits, e ele é muuiito grande! Imagino o som de sua corneta! Deve ser algo muito belo e terrível!
 
De maneira alguma, cara My.

Boromir é um personagem que eu gosto bastante e a morte dele ficou muito bem caracterizada no filme. Concordo com a redenção, Boromir recuperou sua honra ao morrer para defender os hobbits, e ele é muuiito grande! Imagino o som de sua corneta! Deve ser algo muito belo e terrível!

busca na net o som de um instrumento chamado SHOFAR que vc vai ter uma ideia
 
Olá,amigos!

Estou aqui novamente me fazendo presente em mais uma discussão:
Tema- " A Morte De Boromir"!

Sou muito fã do personagem!E fiquei mais ainda depois de ver a atuação de seu intérprete no cinema:O ator Sean Bean!!
Sempre gostei do trabalho desse ator e fiquei satisfeito com a carga dramática e motivação que ele emprestou ao personagem!Conseguiu fazer com que o Gondorianoparecesse arrogante,porém manteve o caráter de nobreza e honradez que fazem com que o personagem não perca seu carisma e nem seus fãs,como eu!!!

Forte abraço à todos!!!

Tristão!
 
Re: Morte Dramática de Boromir.

Desculpe colegas vou puxar a turma do contra!

O filme, lógico foi bem feito, JP explorou uma parte que não ficou bem desenvolvida, acho que ele conseguiu prolongar bem e bastante aquele momento crucial na saga. Entretanto, também acho, que poderia ter sido mais estudado o comportamento de Boromir, por parte dos roteiristas. Não pelo ator, Sean Bean, ele é um bom ator, mas creio que faltou a nobreza dos numenorianos que tanto cercou nossa mente durante os anos que precederam ao filme, também isso vale para Aragorn, com Viggo Mortensen.

Boromir nos é apresentado um tanto violento, quase brigão, não destemido e guerreiro! Aqueles olhares entre Gandalf e Elrond no Conselho em Valfenda me chatearam... Por que aquilo, ele era algum bandido?!?... Ele seria o próximo Regente, filho de uma linhagem digna e de renome, nele não pousava a sabedoria de Faramir, mas também não estaria a ignorância nem a falta de dignidade... Ele não roubaria o Anel, ele esperava que Frodo entendesse a necessidade premente de ter uma arma, pra rechassar os exércitos de Mordor que rapidamente tomava Osgiliath, e que com isso acabaria por defender o restante da Terra-Média.

Enfim, acho que foi um tanto injusto a abordagem do personagem no filme.


Concordo com vc. A última frase resume exatamente o que eu penso. PJ errou feio nisso, porém o que ele fez com a cena da morte ficou muito bom. Ela não está tão detalhada no livro, mas faz jus ao caráter do personagem. E ficou ótima pra dar emoção ao final do filme.
 
Bom, a despeito de terem caracterizado Boromir de uma maneira mais grosseira do que aquilo que nos é apresentado no livro, o desenvolvimento do personagem é até acima da média para um filme de fantasia. Não bastassem as espetaculares atuações de McKellen, Lee, Bernard Hill, Mortensen, Astin, Weaving etc, Sean Bean interpreta de forma excelente aquilo que lhe propuseram, apesar de terem enfatizado-o no roteiro como alguém excessivamente impulsivo (no livro ele não é tanto, ou é mais fragmentado devido à extensão da obra). Pelo menos, ele nunca chega perto de ser um personagem caricato; fazendo uma analogia com outro personagem importante de uma outra estória fantástica: Agamenom, do filme Tróia: este é um personagem carrancudo e estereotipado. Já Boromir apresenta várias facetas, ampla profundidade psicológica e, no fim, sai de cena com uma das mortes mais comoventes da história do cinema.

A morte de Boromir ainda me faz derramar lágrimas (de verdade), de vez em quando! Tamanha sinergia perfeita entre diretor e ator, resultou em uma impecável interpretação dramática nesta cena em questão e em várias outras durante toda a trilogia! Como o Tópico não faz uma abordagem acerca da caracterização do personagem em comparação ao livro, digo que Sean Bean interpreta Boromir tão bem quanto McKellen interpreta Gandalf. Claro, são dois pesos diferentes, mas Boromi no filme é imprescindível para que acreditemos de forma definitiva no poder avassalador do Anel. É a tentação sofrida por Boromir sobretudo que nos faz crer o quão terrível significa apenas desejar ter o Anel para si!

E, não fosse por este personagem, humano e arquétipo de todos nós, o Anel não pareceria ter a importância que lhe é reservada.
 
A morte de Boromir foi, de fato, uma excelente cena! Mesmo nos mostrando um Boromir totalmente fraco e dominado pelo Um, talvez até mesmo um pouco brigão e representando uma pedra no sapato da Sociedade (pelo menos o encaro assim no filme), PJ nos mostrou a tempo, na cena de sua morte, o verdadeiro Boromir: valoroso e leal ao seu reino. Concordo com Roy quando ele diz que se não fosse pela tentação sofrida por Boromir, talvez não tivéssemos real noção do poder malígno do Anel.
 
Um pouco exagerada, mas o cinema é assim, eles tem de deixar as coisas dessa forma, para ficarem mais interessantes para o público. De certa forma é necessário.
 
Liricamente a cena é perfeita! Não há o que criticar....

É arte da mais pura qualidade...aliás, gosto do gênero épico-fantástico exatamente pelas proporções exageradas das imagens e da dramaticidade! Se a cena de Boromir fosse um pouco mais contida, a cena seria irrelevante! Aliás, toda cena desse tipo precisa emocionar, devido à natureza do fato! É algo bem lógico...o problema é que o clichê é sempre visto de forma negativa, sendo que, às vezes, ele é inevitável. Ex: câmera lenta e os ecos na cena supracitada!
 
bom, eu sou do tipo que pensa sobre o cinema na função de Entretenimento, antes das outras. Se houver cultura, crítica ou outros valores, tudo bem, mas deve entreter antes de tudo. Conhecimento, cultura e capacidade de opinião, prefiro obter lendo ou observando outras formas de arte. O cinema é diversão, antes de tudo.

É daí que acredito no valor do Exagero, do cliché e do caricatural. Nesse ponto, a cena foi um grande entretenimento, com um apelo para a redenção dos 'pecados' de Boromir de forma contagiante.
 
Toda Arte tem valor considerável, sendo o cinema uma delas. Como NÃO EXISTE arte maior ou menor, para mim, é inconcebível julgar cinema antes de tudo como mera diversão.

Mas entendo o ponto de vista de quem leve mais a sério literatura. Eu levo a sério as duas artes em questão, pois, o audiovisual tem um valor conceitual tão abrangente quanto o livro.
 
é fato que levo mais a sério a literatura...ehe Mas a palavra "meramente diversão" é meio forte, em relação ao cinema, mesmo no meu ver.
O que quis dizer foi que vejo a diversão, no caso do cinema, como essencial, e precedente de outros valores. É uma visão meio tradicionalista e tals, de quem aprecia o cinema em sua origem, tenho essa visão 'tiozona' em quase tudo. Mas não rejeito o cinema 'moderno'(pós 50) com suas vertentes cult e engajadas, claro.

Valorizo mais o poder do nosso cérebro em criar imagens, e nesse quesito a literatura é inigualável. O audiovisual faz o caminho inverso, as imagens são fornecidas prontas ou semi-prontas, mas 'arrancam' emoções e sensações, algo incrível também, claro.
 
Foi uma cena bem elaborada, a trilha sonora ajuda a deixá-la ainda mais bela e épica.

Ela não foi totalmente fiel ao livro, afinal, a única descrição de seu combate foi a pilha de inimigos mortos, porém sim, ele morreu com flechas, se não me engano o livro descreve que ele estava com flechas de plumas negras em seu peito.

Se formos analisar bem, essa cena nos ajuda a perdoar Boromir,.
 
é fato que levo mais a sério a literatura...ehe Mas a palavra "meramente diversão" é meio forte, em relação ao cinema, mesmo no meu ver.
O que quis dizer foi que vejo a diversão, no caso do cinema, como essencial, e precedente de outros valores. É uma visão meio tradicionalista e tals, de quem aprecia o cinema em sua origem, tenho essa visão 'tiozona' em quase tudo. Mas não rejeito o cinema 'moderno'(pós 50) com suas vertentes cult e engajadas, claro.

Valorizo mais o poder do nosso cérebro em criar imagens, e nesse quesito a literatura é inigualável. O audiovisual faz o caminho inverso, as imagens são fornecidas prontas ou semi-prontas, mas 'arrancam' emoções e sensações, algo incrível também, claro.


Então, a gente tem que separar o bom cinema do mau.

Por exemplo, como não pensar nos filmes de Bergman ou de Fellini, Kubrick, Godard e Truffault sem colocá-los como filosoficamente geniais???????

Contribuem artisticamente com uma riquíssima gama de reflexões acerca do homem e de suas relações, além de rondarem a questão dos valores da sociedade e seus comportamentos hipócritas e distorcidos...portanto, é possível que o cinema, mesmo com suas limitações e "corrupção" por causa das produtoras, que por trás precisam "vender" o filme e lucrar com isso, o bom cinema, aquele estetica e conceitualmente sério, quase sempre abarca um riquíssimo roteiro em termos de profundidade, seja o roteiro original ou adaptado...afinal, o cinema não é muito diferente do livro no sentido de expressar todas as angústias e imaginações de quem os cria!

SDA, para mim, passa o mesmo espírito do livro, com o mesmo alcance dos valores propostos e com a mesma beleza imaginativa...isso é o que realmente importa!
 
wow, apesar de já ter lido em blogs sobre esses gÊnios todos, nem de longe eu poderia falar com propriedade. Tive algum contato com Godard, e Kubrick, e li sempre ótimas críticas sobre Bergman. Vejo que há um mundo para ver ainda...

Mas na minha mente ficaram marcas mais profundas, desde a infância. Chaplin e Alan Ladd, dentre outros, moldaram meu gosto por coisas simples, singelas e sem ''camadas'' para descascar. Daí minha cisma em esperar entretenimento antes da reflexão, quando procuro por cinema.

A propósito, o gosto pela simplicidade fechou-se por completo ao bater de cara com Guimarães Rosa. Foi um susto e um alívio, ver que alguém tinha conseguido ''ler'' a vida e a lida do 'matuto' do Gerais.(putz, descambei pra literatura de novo...)

Compartilho da opinião sobre o espírito do Filme ser compatível com o da Obra. Aliás, a grandeza de cenários, e a tecnologia me permitiu construir imagens que ficaram confusas na minha cabeça, dada a riqueza de detalhes do livro. Como foi o caso do complexo de Orthanc.
 
Foi uma cena bem elaborada, a trilha sonora ajuda a deixá-la ainda mais bela e épica.

Ela não foi totalmente fiel ao livro, afinal, a única descrição de seu combate foi a pilha de inimigos mortos, porém sim, ele morreu com flechas, se não me engano o livro descreve que ele estava com flechas de plumas negras em seu peito.

Se formos analisar bem, essa cena nos ajuda a perdoar Boromir,.

Concordo, as falas foram perfeitas e a locação coincidiu com descrições do livro. A cena me ajudou a ver o quanto Boromir amava Gondor e me fez perceber que ele era humano, além de tudo....
 
Nas versões reduzidas dos filmes, Boromir - assim como Faramir - são personagens poucos desenvolvidos, quase simplórios. Boromir parece um simples falastrão, e aquele "my king" no final soa absurdo, sem sentido. Faramir parece um esquizofrênico. Num momento quer pegar o anel a todo custo, depois desiste sem mais nem menos.

Nas versões estendidas, eles se tornam personagens altamente elaborados. Boromir ganha nobreza, suas ações são explicadas; ele é um nobre guerreiro que deseja acima de tudo salvar seu povo; desconfia de Aragorn, porque este lhe parece demasiado alheado de Gondor; só antes de morrer percebe que Aragorn é o herdeiro de Isildur não só por sangue, mas também por valor - daí o "my king" ganha sentido. E de Faramir, nem se fala... para mim é o personagem mais interessante de O Retorno do Rei na versão extendida.

Eu particularmente achei que a morte dramática de Boromir foi uma das boas mudanças do filme em relação ao livro. Sempre achei estranho, no livro, que essa cena não fosse narrada.
 
Sempre tive um carinho especial pelo Boromir, acho que principalmente por ele ser incompreendido por muitas pessoas.

A cena no conselho, entre Elrond e Gandalf para mim, não demonstra a visão de Boromir como um "bandido", mas como um ser humano, que estava passando por um momento de grande preocupação por suas terras e que procurava um meio de fazê-las livres novamente. O anel sempre seria compreendido por Boromir como um trunfo, uma arma extremamente perigosa, mas ainda assim, um trunfo que serviria para seu objetivo final e acredito que Elrond e Gandalf sabiam disso.

O próprio Gandalf, sábio como era, jamais encostou no anel pois sabia o poder de atração que ele teria sobre ele... Então, se Gandalf admite isso, não acredito que o olhar entre ele e Elrond seja de reprovação. :think:

Sim, ele é demonstrado como um homem de pavil curto, mas acredito que esse tenha sido o modo encontrado para demonstrar no filme, o estado em que ele se encontrava em suas terras, já que o filme jamais seria tão detalhista como o livro... E ele estava desesperado, oq faz difícil continuar sendo uma pessoa muito racional, certo?

A cena da morte dele foi uma das melhores do filme, certamente. Eu sentia a dor de cada uma daquelas flechas e fico imaginando td oq passou na cabeça dele naquele momento, todos seus equívocos, mesmo que bem intencionado.

Qdo Aragorn ajoelha perto dele e ele fala "I would have followed you my brother, my captain, my king!", acredito que tenha sido quase como um pedido de perdão e um reconhecimento de Aragorn como futuro ocupante do trono de Gondor. Um momento em que ele demonstra o homem nobre que é, preocupado com o futuro da TM, tão preocupado que tem a coragem de admitir seu erro e deixar seu orgulho de lado. :yep:

Enfim, choro todas as vezes que vejo essa cena. (e tantas outras)
 
Última edição:
Eu acho que no filme O Retorno do Rei,Aragorn devia morrer e dar o colar da imortalidade para Arwen.Arwen morria de desgosto(igual a Romeu & Julieta).
Legolas ficava com o colar e a história continua.
_________________________________________________________________
you will not pass
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo