• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Homero terá sido o Tolkien da antiguidade?

A diferença se dá como nos filmes: um é ficção e o outro é baseado em fatos reais. Homero provavelmente escreveu sobre assuntos que lhe foram transmitidos por via falada por terceiros, o que ajuda no problema de continuidade (ele era um escritor e não o William Bonner), que aliado à imcapacidade de compreensão de certos fatos fisicos, quimicos, geológicos, etc, além de supertição e teologia, criaram histórias que possibilitam um entendimento aproximado de eventos passados, mas não uma reconstrução precisa.
A cultura de todos os povos é calcada neste tipo de história, e a adoção destas histórias como verdade é o que propicía assuntos e discussões sem sentidos sobre a história. Se você pegar uma incoerencia de uma das historias da Biblia e utilizar para questionar a Biblia como um todo (prática amplamente utilizada), você não se atem à menssagem do relato e sim aos detalhes, que via de regra, não tem muita importancia no todo.
Exemplo disso é a discussão se Jesus era mesmo Deus encarnado ou não. Isso interessa? Não seriam mais importantes seus enssinamentos que sua divindade. Por questões como estas iniciam-se guerras sem sentido, para determinar detalhes.
 
Exemplo disso é a discussão se Jesus era mesmo Deus encarnado ou não. Isso interessa? Não seriam mais importantes seus ensinamentos que sua divindade.

Tou totalmente de acordo.
É essa a minha visão do cristianismo. Não como um religião mas como uma forma de pensar, ver o mundo, uma filosofia.
Aliás, se Jesus chegasse a Roma e visse a opulência do Papa, dos Cardeias, dos Bispos, etc., por certo que ficaria no mínimo chocado 8-O
 
Ruims, cê falou agora. Tive uma educação católica, e valorizo muito do que aprendi. Mas nada me explica toda esse monumental patrimônio! É um paradoxo. Aliás, é algo que me parece endêmico mesmo em igrejas da "esquerda".
Perto de casa, tem um templo de uma igreja 'Global' que custou 10milhões de reais, e misteriosamente conseguiu autorização da prefeitura para demolir edifícios históricos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo