• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O hobbit parece com harry potter

Já tinha visto o vídeo sim, também achei ingraçado (e concordo com o vídeo XD)

Acho que o tópico já está respondido, mas só pra deixar minha opinião: não acho que Harry Potter seja parecido com O Hobbit (li os dois livros muito bem). O tipo de texto escrito pela J.K. Rowling (mesmo que tenha se baseado em Tolkien) é completamente diferente do texto de Tolkien (este muito superior, por sinal, se bem q gosto dos 2). VocÊ está equivocado em dizer que os dois se parecem, mas poderia dizer que ambos têm pontos em comum.
 
Última edição:
Já li ambos e nunca percebi nada..e mesmo vendo as comparações aqui, não tem nada haver.
Até a linguagem usada por Tolkien em O Hobbit é melhor, fazendo vc viajar mesmo na história..não que em HP não aconteça, mas, não é tão intenso quanto no hobbit, na minha opinião. =)
 
Existe certo clichê para histórias de fantasia, os autores se baseiam em "N" coisas, dentre elas lendas, estórias, História, Mitologia, contos, crônicas, outros autores e afins. Acho que no mundo de hoje, não necessariamente em tudo mas na maioria das coisas, não existe mais originalidade e sim inovação. Desde que você não copie descaradamente e que seus fundamentos sejam feitos inocentemente, além de inovar, você se dá bem na publicação de uma obra. Se ela tivesse plagiado alguma providência já teria sido tomada pela parte de Tolkien, como não foi o caso não cabe a nós especular sobre a autenticidade da obra milionária de Rowling. É uma história legal quando se lê, ela consegue prender o leitor embora que quando discutimos abertamente a qualidade parece ser reduzida.
É exatamente o que eu penso. Histórias fantásticas precisam de aguns elemento que as encaixem nessa categoria. Tolkien foi o pioneiro. É natural que os elementos expressados por ele sejam encontrados em outras histórias. Ele é objeto de inspiração! E isso é bom! Não tomemos tudo isso como plágio!
Mas como eu já fui o primeiro a dizer e volto a dizer: HP e O HObbit não tem nada a ver!
 
Para quem leu a biografia de J.K. Rowling, tudo fica explicado...ela é a maior fã de Tolkien...e "baseou" os seus livros nessa paixão....Aragog...Aratorn...coisas assim.
 
Para quem leu a biografia de J.K. Rowling, tudo fica explicado...ela é a maior fã de Tolkien...e "baseou" os seus livros nessa paixão....Aragog...Aratorn...coisas assim.

Oi!
Eu acho que é levemente baseado, mas muito sutil... de resto eu acho que são gêneros muito diferentes...
Abraços!:abraco:
 
Eu comecei a gostar do O Senhor dos Aneis por causa do Harry Potter, NAO ME PERGUNTEM POR QUE! 8-O, entao eu sou muito suspeita para falar das coisas que se assemelham!
:D
 
Muitas coisas são semelhantes: Coca-cola e Pepsi, Jass e Blues, plasma e LCD, mas Harry Poter e o Hobbit, só vejo semelhança pelo fato de serem livros de histórias fantásticas, mesmo a passagem que vc citou ser semelhante tem lá muitas diferenças não acha?!
 
só uma mudança na ordem do título: Harry Potter se parece com O hobbit, é o que acho mais certo.

E sim, uma vez que J. K. é admiradora inconteste das obras de Tolkien, seus livros são repletos de alegorias e referências às obras do Mestre. Notadamente O Hobbit, com seu caráter de escrita mais singela, quase infantil, livre de explicações detalhadas e cheio de estímulos à imaginação. Tá, não é possível ir além disso, é óbvio que o enredo e a estrutura são diferentes, e eu não diria o contrário.

Creio que fãns mais chiitas sintam-se incomodados com esse tipo de citação, mas não acho que seja algo negativo para nenhum dos lados. Harry Potter cumpriu um papel incrível nessa geração: Trazer o gosto pela leitura, que estava virando algo obrigatório e chato.

Além disso, imagino que para alguns foi um passo em direção à outras obras. Foi meu caso, quando aos 13anos comecei a ler a série Potter. E dois anos depois o matutinho estava a ler o Silmarilion e tinha no ''currículo'' obras de Charles Dickens, Walter Scott e outros grandes mestres, além de algumas dezenas dos famosos livrinhos das séries "Vagalume" e "Reencontro" (alguém lembra disso?heuhe).


Salve Tolkienzão, e salve a "escadinha" da literatura infanto-juvenil.
 
Última edição:
Sou pottermaníaca assumida. Conheci os contos antes de conhecer Tolkien... viciada ao extremo, já li cada um dos 7 umas 3 ou mais vezes fora os livrinhos extras.... viciei em tolkien, fiz a mesma coisa com a leitura dele.... e pra falar a verdade... embora sim, Rowling tenha copiado inúmeras coisas, como dizem q George lucas tbém o fez em S.W., nenhum dos livros tem qquer semelhança com os de Tolkien...
um é mágica para crianças, e o fato do bruxo se esconder atras da capa não o iguala bilbo ao anel... até pq bilbo, o usasse para suas aventuras e travessuras, e embora HP seja arteiro, usava sua caba para se esconder qdo precisava....
Semelhanças em personagens tem em qquer história... sendo assim, posso citar o desenho caverna do dragão q tem a doida com a capa da invisibilidade dela...
pra deboxar da coisa toda o lanterna verde tem um anel do poder rsss
Na boa.... histórias de fantasias sempre tem coisas semelhantes como personagens e utensílhos, mas a história não tem absolutamente NADA a ver!
 
Uia, num sabia dessa dona Indy,

bão, como disse, o enredo e a estrutura não são nada iguais. Mas perifericamente a J. K. fez sim um uso sistemático do universo tolkieniano(que por sua vez fez uso de outros universos, mas de uma forma mais consistente e embasada, dado o público alvo a que se destinava). Claro que J.K. desvirtuou as coisas (até porque, caso contrário tudo não passaria de plágio, ou talvez ela não conseguisse alcançar o público - suposed to be- pretendido).

Coisas desvirtuadas, claramente oriundas do universo de Tolkien:

Nomes parecidos, ou que soam parecidos, a presença de Gigantes, Trolls, "elfos"(tá, eu sei que é sacanagem essa alegoria, mas não deixa de ser uma), dragões. A presença de um mago de caráter.

E não é só um ou outro detalhe casuais, como acontece em muitas obras, mas uma batelada de referências(todas desvirtuadas do sentido original, yeah) propositais. Bom, além do que, a Propria disse ser essa a intenção, como já disseram por aqui.
 
Última edição:
Mas aí é que ta... toda história de fantasia que se prese tem esses noms... se tolkien os criou (elfos, trolls, gigantes e dragões) sim, ela o copiou descaradamente, mas se ele não foi o criador dessas expressões então não é cópia!
Que ela se baseou em tolkien pra mta coisa é fato inegável! Pra mim o sonho dela era que aragoque fosse filho da laracna rs E que os elfos domésticos são "filhotinhos de orcs" (feios iguais) domesticados... tem coias que lembram e é fato... não tem nem cabimento negar. Sou fanática mas não besta rs
Mas o uso de criaturas mágicas não pode ser tomado como base nunca! Uma vez que elas são usadas em todos os contos voltados pra fantasia que conhecemos por aí.
 
bom, ela se baseou em tolkien, então estamos de acordo.

CS Lewis usou algumas coisas(Tolkien foi recíproco). Steve Jackson fez um inventário de dados de mundos fictícios no GURPS(e nisso se baseou em Tolkien, mais do que em qualquer mitologia anterior) mas a literatura dele (RPG) é difícil de comparar, já que mais descritiva e inacabada (o leitor/jogador é quem faz o resto da história).

Esse é meu argumento para dizer que a dona moça mãe do Potter fez um uso mais sistemático e agrupado de nomes, lugares, fatos que todas as obras que de fantasia que eu tive a oportunidade de ler ou saber do que se trata. Sempre adaptando as coisas para um prisma infantil e coisitalis e talicoisas.

ps.: Indy disse: ''Sou fanática mas não besta rs". Ah, sinto contradizer, mas cê é besta sim viu...mas isso não é assunto pra esse tópico.

tézim
 
Só sô besta só pq to ti pakerando descaradamente! Seu mineirim lindim!

Mas, se o que vc queria era que a Rowling imitasse Tolkien, eu admito que imitou sim e muito... mas a história em si, o contexto, não, em nada! =)
 
pois é, ando ciscando nesse terreiro dai também né, dona infame.

Enfim, acho que eu dei a entender "imitação", mas não era minha intenção exata. Era só mostrar que é possível fazer paralelos nas obras(de pequenas coisas soltas e aleatórias.

zé fini.
 
Não sei a quem se refere o "vocÊ".
Se for comigo eu recomendo gastar um cadim mais de neurônios ao ler algo. Talvez te faça entender o que realmente eu disse.

argumentos são sempre bem vindos, em um fórum. Um ''cadim'' de educação(caso saiba o que é) também.

Seu saitor é um cara gente fina e que sabe argumentar. Um exemplo a seguir, não?
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo